Pauta administrativa: alguns avanços, alguns recuos

Terminou com alguns avanços e outros tantos recuos por parte da Copel a rodada de negociações sobre a pauta administrativa do Acordo Coletivo de Trabalho 2012/13, realizadas no início de abril em paralelo com as reuniões quadrimestrais entre empresa e sindicatos.

Por um lado, a pedido dos trabalhadores e após extensos argumentos dos sindicalistas, a Copel concordou em melhorar questões como segurança no trabalho e uniformes de leituristas.

A direção também irá permitir a compensação fracionada de horas abonadas, ou seja, em períodos mais curtos, para atender às necessidades do trabalhador. A alteração depende, no entanto, de ajustes no sistema da Copel, o que irá levar algum tempo.

Por outro, a Copel reafirmou que irá mudar a fórmula do adicional de periculosidade, calculando-o a partir do salário-base, e não do total da remuneração. Para justificar sua posição, a empresa diz que segue nova legislação a respeito do tema.

Diante disso, os sindicatos que, juntos, defendem os interesses de cerca de 95% dos copelianos informam que já trabalham junto a outras entidades de defesa dos trabalhadores para forçar uma revisão nessa mudança, que trouxe prejuízos aos trabalhadores.

Participação nos lucros

A Copel também reafirmou sua intenção de manter, em 2013, a mesma sistemática de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados que adotou em 2012. Quanto a isso, somos irredutíveis. Para haver PLR, é preciso que acha acordo entre patrão, trabalhadores e seus sindicatos. Quem diz isso é a lei.

Assim, somos obrigados a buscar caminhos para que a empresa deixe de lado sua intransigência e para obter avanços para os trabalhadores, com orientação do Ministério Público.

Esse post foi publicado em ACT 2012/13, Notícias do Coletivo. Bookmark o link permanente.

19 respostas para Pauta administrativa: alguns avanços, alguns recuos

  1. personavenia disse:

    Com a atual administração ainda não aprenderam que é coma força da lei, greve etc.
    Não percam tempo que a empresa quer enrolar. Chegem com a lei primeiro que a conversa muda, infelizmente ,,, N/ao é o que a empresa faz ?
    A forma da PLR tem que mudar.
    O empregado peão, tá lá pendurado na linha vejamos horas ao dia, pra trazer lucro. Se não trouxe é que teve um gerente ruim. Logo, se os administradores não trouxeram mais lucros, pois a MP, foi insignificante, como a Copel bradou. Se o lucro foi menor, não é justo tirar do pequeno. tem que mudar as regras, metas, se não atingiu, por exemplo PL menos para os gerentes apenas, e mais para o que arriscou a vida. Se atingiu, igual para todos se superou, outra regr,a mas que benefiicie mai quem está carregando a empresa e logo o salário da direção também. certo? Ou seja o Valoroso Peão.

  2. desrespeitado disse:

    Como é bonito ver que a COPEL esta preocupada em seguir a lei, vai reduzir a folha em cima de nossa periculosidade, então se o negócio e seguir a lei, pague o sobre-aviso integral conforme lei… mais uma vez a empresa ira mexer no nosso salário, mais uma vez seremos ferrados… mas como só um bando de sem voz que leem estes comentários fica aqui meu desabafo…

  3. desrespeitado disse:

    Só para completar, acho quem esta escrevendo sobre os avanços da proposta deve ser alguem que esta mamando na teta, que avanço que teve, uniforme é obrigação e ponto, compensar horas fracionadas que avanço… ta uma M…, e tão acachando melhoria… sem ter o que escrever acaba enchendo linguiça, é tudo que a empresa quer….kkkkkkkkk.

  4. A cada ano que existe negociação com sindicato, os trabalhadores perdem cada dia mais. Se a briga pela periculosidade através dos sindicatos for igual a “briga” que tiveram no acordo salarial no ano de 2012, então pode dar como causa perdida, pois aquilo que aconteceu não foi briga, e sim um acordo de comadre que prejudicou mais uma vez o trabalhador no final da linha, não contemplando todo o quadro funcional e somente os interesseiros. Como disse o amigo desrespeitado, alguém esta mamando na teta!
    E quanto aos ganhos do fracionamento das horas extras, qual será a finalidade? Será um benefício para o trabalhador ou uma redução de pagamento de horas extras por parte do empregador? Fica a reflexão.

  5. Amigos, vamos esclarecer uma coisa bem simples: SOMOS MUITO TROUXAS!!
    Essa é a mais pura expressão de necessidade de revolução dos direitos trabalhistas. Somos ridicularizados a todo o instante, feitos de burros ou analfabetos, sem caráter, passa fome e ainda tratados como pessoas de desenvolvimento intelectual lento.
    É de revoltar o que estamos passando há tempos.
    Vejam isso, há alguns anos nos tiraram nossa Dupla função, os salários caíram absurdamente e tivemos que ficar uns 4 anos mendingando aumentos nos acordos tentando recuperar o que perdemos. Veio os cortes na PL e continuamos a perder. Agora vem essa de corte na forma de pagamento da periculosidade e o que mais vem por ai???
    Só se vê falar em aumento de gratificação de gerentes, cargos para os chegados, para os parentes dos parentes, pequenos aumentos nos salários dos diretores de 20 para 90 mil, aumentos de diretorias que não sei para que servem, remanejamento de chegados dizendo que estão diminuindo cargos mas que encostam os tais ganhando os mesmos salários, e cadê os cortes para quem é responsável por quase todo o aumento da folha de pagamento??? O nosso salário só diminui, vão querer tirar mais o que???
    Continuem tirando dos trouxas! Esses mesmos que geram riquezas para a empresa. Não, não disse que sugam a empresa, mas que geram riquezas!!!
    Então senhores, aqui não somos nada, vocês que estão lendo isso não são nada, eu não sou nada. Acha que alguma coisa mudará? Mudará sim, algum outro corte virá, certamente!! E sabe onde??? Mas há uma explicação bem simples no porque de os cortes virem em nós. Somente nós fazemos cortes nas casas de bandidos, loucos, caloteiros, traficantes. Então como esse serviço é facílimo, maravilhoso e todo mundo adora, inclusive os diretores todos os dias saem com 70 cortes (formas de diminuir os salários de trabalhadores), continuem a cortar da massa falida, ou seria ao ver deles, sem massa encefálica?? Justificar que a queda de lucro foi devido a mudança do setor elétrico foi a melhor do ano. Dizer que os gastos com diretores, gerentes, aviõezinhos, aumentaram absurdamente e vergonhosamente ninguém fala.
    Gravem isso, vão diminuir nossa periculosidade e depois aumentar o pagamento do sobreaviso para integral, como já deveriam estar fazendo há tempos. E ainda sairão falando aos 4 cantos que estão melhorando os salários.
    Vocês acreditaram que o 1% de maio viria de graça? Já viram de onde sairá, da nossa periculosidade.
    E outra coisa, se mandarem uma certa pessoa da copel responsável por essa carnificina conosco para o Coreia do Norte, ela vence os EUA. É muito inteligente. Acordem!

  6. patriciave disse:

    Ola pessoal dos sindicatos, gostaria de informações mais claras!!!! Como ficou a situação do sobreaviso? A Copel irá seguir a lei? Pois o que sabemos é que o sobreaviso continua desigual na Copel. Na Copel DIS o sobreaviso é de um jeito, na Copel Tele é de outro, na Copel Geração é de outro…o pessoal da DIS gostaria que isso fosse igual para todos!
    Outro assunto é sobre Plano de cargos e sálarios, em julho fará 2 anos que foi implantado o PCS na Copel, com certeza muitos pessoas terão direito a promoções no mê de julho. A Copel terá verba para atender todos os casos? ou dará uma desculpa de que estão com redução de custos e não irá ter essas promoções “automáticas”?
    Como ficou o caso do Programa de remanejamento solicitado no ACT 2012/2013? Pois muitos colaboradores que trabalham no interior gostaria de oportunidades.
    A Copel relatou algum estudo para aumentar o valor da diária? Pois todos os dias estamos verificando nos canais de comunicação que para fazer uma alimentação no estado do Paraná, principamente em Curitiba o valor é de R31,00, o valor que a Copel paga de meia diária é R$25,00. O vale lanche também tem que ser verificado urgente.
    Em qual mês que irá entrar em vigência a periculosidade somente no salário base na Copel?

    Agradeço antecipadamente.

    Ass. Patricia

  7. acarlosfs1963 disse:

    Esses sindicatos são todos comprados, não teen mais nada pra escrever ficam fazendo essas reportagens idiotas ao invés de agirem em defesa dos trabalhadores. Em quantas coisas que a COPEL desrespeita a lei pra levar vantagem? E agora os sindicatos vem falar em a empresa cumprir a lei???? Pelo amor de Deus, estão mais uma vez afirmando que somos uns otários e engolimos tudo. Vou me desfiliar do sindicato, não tenho vantagem nenhuma em estar filiado a ISSO. E aquelas ações que o sindicato afirmou que já estava batido o martelo, que a copel teria que pagar, mas que iriam receber só os afiliados ao sindicato, tudo papo furado pra levar mais trouxas para se filiar. Como disse o colega aí, cada ano que passa perdemos mais, e os sindicatos ainda ficam se vangloriando por nada. Pra mim chega, tenho muitas coisas pra receber da copel nesses meus 25 anos de luta e se arriscando. Mas só receberei através da justiça porque se depender de SINDICATOS, “TAMO TUDO FERRADO”, como se diz entre peões.
    Embora sabendo que desabafando aqui não resolva nada, porque ninguém da moral para o que escrevemos aqui, mas é um desabafo de qualquer forma. A Palavra da vez é CORTAR GASTOS, Mas só para o nosso lado, Só cobram resultados e cada vez menos estão favorecendo para que os resultados apareçam. Trabalhamos com carros sucateados andando por lugares que nem estradas existem, apenas carreiros de bois, se arriscando com veículos caindo aos pedaços. E não vá pra ver.Em 25 anos de COPEL, nesses últimos 10 anos foram os piores, onde a classe trabalhadora, corpo de frente da copel. só perdeu. Não levou vantagem nem sequer uma vez em acordos, reposição? nem pensar, só perdas e mais perdas. Estamos sozinhos, não temos representantes para a nossa classe. Querem maior exemplo do acontecido no acordo de 2012? Porque acham que este ano vai mudar? Vai mudar sim, e vocês já estão vendo pra onde… Desculpem se extrapolei mas, infelizmente é a realidade…

  8. Na boa… é melhor aproveitar o pagamento a PLR, como foi feito ano passado mesmo, o sindicato não ganha mesmo… e do jeito que foi feito anteriormente até que foi legal!

  9. djcmancha disse:

    Gente, depois que as empresas descobriram que comprar os sindicatos fica mais barato que tentar comprar os funcionários, acabou a função dos sindicatos, mas eles existem e não podemos fazer nada. Se vc desfiliar, eles não estão nem aí, um dia de trabalho seu eles vão pegar de qualquer jeito. Em relação a nós copelianos, já dizia Requião “Somos um bando de frouxos”, cada um busca seu interesse, com exceção de alguns que lutaram e botaram a cara a tapa na greve no ano passado, os outros se esconderam…somos um grupo desunido e pronto…isso não vai mudar…infelizmente…
    Agradeço a Deus pelo emprego que tenho, hoje é o meu ganha pão, mas se eu quiser melhorar é só mudando de emprego, não adianta ficar batendo em ponta de faca e dando a cara para bater, pois já está provado que não vai mudar nada na copel eu fazendo isso. A mudança tem que ser minha, ou aceito ou caio fora…infelizmente….
    Vocês perceberam que todas as lutas que realizamos não alcançamos nenhum ganho, ou estou errado….
    É isso aí galera….
    Deus nos proteja….

  10. Antes de falarmos em aceitar PLR ou não, primeiramente temos que nos colocar no lugar de todos para saber se é justo ou não. Ficar falando que a PLR é boa, e que ano passado foi legal, ficando somente sentado em uma cadeira no ar condicionado é fácil. Vamos parar e pensar um pouco no todo e não somente no próprio “umbigo”. E o amigo djcmancha está mais do que correto. Falou pouco, mas falou bonito!

  11. quepateta disse:

    A empresa está plantando. A colheita resultará em desmotivação, perda da qualidade, maquiagem desfeita da administração, revolta das famílias, imagem e reputação.
    Antes havia mais coleguismo, hoje o individualismo impera. o eletricista está preocupado com a família e menos com o colega durante o trabalho. Inflação sendo contida por alta de juros.
    Tá assim la dentro. eu por mim e vc que se f…erre. Hipocrisia de alguns, inclusive chefia chega a ser convincente apesar de asarcástica
    Tetas pros amigos vai acabar, mas enquanto tiver o leite, a turma estará lá.
    Como diz o ditado. Não existe milagre se dá pra alguém tirou de outro.
    O sindicato sem moral. mobilizou uma greve que deu em nada, enrolação. 1% não pagou nem a inflação da espera. Muita gente saindo com bolada e gente ficando sem PL, é o que dizem, a empresa ainda não colocou na intranet nada sobre a PL. Só coisas bonitas. Ponha uma família de um eletricista e pergunte se ela está satisfeita com o futuro que espera o jovem ingressado?
    É isso.
    Aprendam e caiam fora da empresa. Nunca antes na estória e não na História …

  12. Uma conta simples: Se as despesas, pelo que ouvi, com os poucos diretores, são absurdos anuais R$ 15.400.000,00, se pegarmos uma média de salario dos eletricistas de R$ 3.000,00 (poucos ganham isso, mas vamos supor), acrescentemos uns 50% de encargos trabalhistas, o que daria uns R$ 4.500,00 por empregado mês, sabe o resultado? Daria para pagar por um ano, salário de 285 eletricistas. ISSO MESMO, 285!!! Onze ou doze diretores consomem valores referentes a 285 peões. Se colocarmos salários dos atendentes de 4 horas com encargos de 50%, pagariam 1258 atendentes por um ano. E os cortes ainda querem fazer nos nossos salários. Cortem as nossas cabeças!! É menos covarde.

  13. Fico pensando como seria estar em um cargo mandatório, decidir o que eu quiser, sem estar nem ai com ninguém, só com os acionistas, que não puxam um ramal sequer a não ser o do telefone, aumentar o meu próprio salário para quanto eu quiser, fazer o que quiser, do jeito que quiser, na hora que eu quiser. Comprar o avião que eu quiser, a captiva completíssima que eu quiser, falar o que eu quiser, afinal eu posso, pois a imprensa não da voz a peões. Isso deve ser legal…Tem um juiz incontestável nos altos céus que esta anotando tudo isso que nunca aconteceu conosco, na nossa empresa, graças a Deus!!! Aqui é tudo maravilhoso, só acontece em Minas Gerais…

  14. Pessoal, atentem ao seguinte:”Dessa forma, todas as atividades perigosas serão reguladas pela CLT. A base de cálculo do adicional para todas as atividades, inclusive ados que se expõem ao risco de energia elétrica, será o salário-base, diminuindo por via de consequência o valor do adicional de periculosidade para os novos empregados, já que a nova lei não pode atingir situações pretéritas já consolidadas. Isso, com certeza, provocará uma alteração na jurisprudência do TST e rotatividade da mão-de-obra nas empresas que buscarão uma base de cálculo menor e menos custos.” Informação do site: http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/colunas/59643/nova+lei+consolida+o+adicional+de+periculosidade.shtml

  15. Diante do que aconteceu no act passado é legal sim… ficou a grande enrolação, muita conversa, o minimo de ação… para uma segunda votação induzirem para tds os colegas que 1 % de aumento real era um feito histórico!!! Cara sindicato naum presta para nada, e ainda me pegam um dia trabalho para pagarem a m…………… que foi toda a negociação do act!!!! e Vc ainda acredita que bater o pé vai valer alguma coisa? então seja feliz e acredite em contos!!! pq para mim tanto faz, tanto fez!!! não espero mais nada da copel!

  16. ha só para constar antes que pensem que tenho algum cargo maravilhoso!! Eu sou uma droga de atendente 4hrs e tenho o menor salario da empresa!!! só estou aqui ateh aparecer algo melhor!

  17. poisze56 disse:

    A Copel está perdida. Não sabe o que está fazendo, me parece.
    Criam cargos etc, enquanto outras empresas diminuem memdros de todas as hierarquias para melhorar a empresa.
    É tanta mudança nas caixinhas que o empregado vai trabalhar e quando volta nem sabe mais quem é o seu chefe.
    O Organograma tá um retalho político, Custo alto este hein? Nossa caixa de entrada notes enche de nomes ou sobrenome designados, mudam trocam dançam cadeira quebrou? Cmanda fazer uma nova.
    A empresa é coisa séria, e não joguete de políticos. Semana que vem tem mais? Quantas caixinhas no organog da empresa, tira daqui, promove ou cria nova ali.
    Não votem no Richa, nem que ele de PL igual a que outras empresas darão, que com certeza será maior.
    Um VER GO NHA, merecimento só para os, já muito tão escrito aqui, amigos, ou parentes de quem já é gerente ou de político.(Peixinhos, camaradas, companheiros, afilhados, aconchavos)
    Será que o Min Público sabe desse uso político dentro da empresa?
    Dinheiro no lixo, pois quem precisa ser indicado tem competência??? Será?? Pela rádio peão, rarississimos.

  18. poisze56 disse:

    Ia esquecendo.
    E quanto ao sindicato, ou falta inteligência, ou é ingênuo ou é conivente.
    Mas nos ultimos anos não souberam negociar. Então senhores, por favor, larguem OSSO, ou dizendo melhor, o FILé, (pois com o osso nós estamos) larguem a TETA, abandonem o barco, pois so mostraram incompetência. Ou Reajam.
    Ou será que há algo a mais por tras disso tudo?
    É apenas uma pergunta

  19. loucocwb disse:

    E a negociação do ACT, Coletivo? Parou?

Deixe um comentário