Desembargador quer ouvir Copel antes de se decidir sobre pagamento de PLR

Por entender que se faz “necessária a instauração do contraditório”, o desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca quer ouvir a Copel sobre a PLR antes de tomar uma decisão sobre o caso.

Assim, ele negou, “por ora”, o mandado de segurança em que o Ministério Público do Trabalho (MPT) pedia o pagamento imediato da PLR conforme o último acordo coletivo de trabalho que aceitou realizar para tratar do assunto – ou seja, o de 2010.

“Entendo que não restou evidenciada, de plano, a existência de direito líquido e certo do impetrante, pela ausência de prova pré-constituída e robusta nesse sentido, fazendo-se necessária, portanto, a instauração do contraditório”, escreveu.

“[Por isso] Indefiro, por ora, a liminar requerida, por não vislumbrar o abuso de autoridade ou ilegalidade. Intime-se o impetrante e notifique-se a autoridade apontada como coatora, para que, em dez dias, preste as informações que entender necessárias”, determinou o desembargador.

O que isso quer dizer? Que a Justiça considera que é preciso ouvir a Copel a respeito da questão antes de tomar qualquer decisão. Era algo esperado. E, finalmente, será preciso que a empresa se manifeste, perante a Justiça, e explique porque desrespeitou a lei ao impor um “acordo” sobre a PLR.

É bom lembrar, a esse respeito, que a juíza Luciene Cristina Bascheira Sakuma já afirmou que “o pagamento da PLR 2012/2013 nos moldes estipulados pelas reclamadas (a Copel e suas subsidiárias) não pode ser procedido no momento sem a participação das entidades sindicais representantes dos empregados, devendo ser respeitadas as disposições do art. 114, §§ 1º e 2º, da Constituição Federal de 1988 e do art. 2º, I e II, da Lei n. 10.101/2000 no particular.”

Como tanto ela quanto o desembargador deram prazo curto para que a Copel e o MPT se manifestem, deve haver novidades sobre a ação civil pública nos próximos dias.

Esse post foi publicado em Notícias do Coletivo, PLR. Bookmark o link permanente.

96 respostas para Desembargador quer ouvir Copel antes de se decidir sobre pagamento de PLR

  1. aldrilobato disse:

    kakakakakakakakakakakakakakakakaka

  2. Juliano Hubel disse:

    Cade meu PLR???
    AAAAHHhhhh!!!

  3. kotzenn disse:

    Coletivo, quando sair essa resposta já será uma decisão final?

  4. A Copel não quer conversar com os sindicatos,e pelas vias judiciais adotadas, a Copel ainda faz render em sua conta o que é nosso por direito e já deveria estar no nosso bolso há mais de 30 dias atrás. Imagino o ACT desse ano …..

  5. poisze56 disse:

    Trocando de assunto para analisar
    O que está acontecendo na empresa gente.
    Descrédito, desmotivação, Jovens estudando e indo embora.
    As pessoas estão deixando o tempo passar, ninguém quer assumir nada, pensar então não precisa pois o salário é o mesmo. Falta de conduta e exemplos de muitos dirigentes. A empresa mostra poder em vez de autoridade. diálogo difícil

    Muita gente comentando assim.

    Olhem que coincidência
    5 motivos pelos quais os funcionários procuram outra empresa.

    http://br.financas.yahoo.com/noticias/5-motivos-funcion%c3%a1rios-procuram-outra-121500292.html

    • joker2013 disse:

      Faz bem quem está estudando…. fazendo outros concursos… procurando coisa melhor. Vou fazer a mesma coisa… deixar de me preocupar com os problemas da minha agência… controlar cortes? inadimplência? medidores instalados em UCs desligadas? etc…. Pra quê? Ninguém valoriza os esforços que fazemos e os únicos que levam o crédito por uma agência “redondinha” é o “gerente”.

  6. eletricistasdo disse:

    copel já era….vão sucatear e vender a DIs,,,,,só cego não ve.

  7. inri11 disse:

    Onde estão os sindicatos do coletivo? será que está difícil postar ou aparecer nas antigas regionais para fazer a manutenção das bases? aqui eles estão desaparecidos desde essa coisa que fizeram com o pl, vamos lá sindicatos, tem muita coisa pra falar pro pessoal, vocês parecem que esqueceram de quem mantem vocês? os empregados querem vê-los e ouvi-los, ou será que não precisam de mais de nós? só de vez em quanto no blog não é coisa de sindicato interessado em manter o apoio da base, na minha regional esta acontecendo muitas reuniões e vocês não dão nem as caras, o que está acontecendo?

  8. thomas disse:

    Eu já to achando que isso não vai dar em nada… só to achando

  9. copelino disse:

    a verdade é que ninguem a não ser nós (copelianos) temos interesse no PL, sindicatos e empresa só estão um fazendo manobra politica e outro defendento seus interesses, tambem politicos e no meio ficamos a ver navios, para no final recebermos a mesma quantia.

  10. Lembrem-se, não se ganha batalhas sem enfrentamentos… já perdemos muito…justiça seja feita.
    A todos os que querem uma PL digna…
    Os justos o verão, e se alegrarão, e todos os maus se tapará a boca.
    Salmos 107:42

  11. semdireitoaopcao disse:

    Ontem descobri que o Beto tem uma cunhada que é Juiza Titular do TRT PR em uma vara de Curitiba, ela é esposa do Zé Richa Filho.

  12. semdireitoaopcao disse:

    Muitas PRECES e joelho no chão pessoal!!! Quem pode fazer Preces, que comece.

  13. dark0513 disse:

    quer saber, a maioria dos juizes são da elite! duvido que els decidirão a favor do trabalhador!

  14. Eclesiastes 3:vers. 1 a 8

    Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
    Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
    Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
    Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
    Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
    Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
    Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
    Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

    Este é o tempo de justiça, aguardamos com fé…

  15. eletricistasdo disse:

    acordem povo isso é tudo p bloquear a PL.tudo manobragem politica p encher os bolsos dos ILUMINATIS…pesquisem pedras na georgia no google………………….acordem aproveitem e façam outros concursos é que nem o colega falou acima,eletricista não tem valor nenhum so aquele que puxa o saco e entrega os outros…tem colega meu que leva gancho por nada só porq o gerente não vai com a cara dele, e tem outros que pintam e bordam só por q faz churrasquinho e aprsenta as amiguinhas p ele………PL já era,,,copel já era..compraram essa massa falida grupo rede, e ficam fazendo reuniaozinmha que a copel ta no vermelho.vão se fude. se querem mandar embora que mandem,já tenho bagagem suficiente p arrumar outro emprego na minha area,…tem eletricista de empreiteira tirando 3 conto limpo por mes,eu tenho 4 anos de copel não tiro nem 2 conto limpo…..me arrebentei uma vez qdo teve temporal, fiz 20 hrs sem parar em 1 dia,..dae levei gancho por motivo que nem sei direito.por q o fulano de tal me viu ai parado com a iveco sei lá fazendo o que., que era p tar trabalhando e eu estava me divertindo….a vão catar coquinho..que babaquiçe por isso que essa copel ta assim.muito dedo duro e quem trabalha mesmo é punido,,,por mim pode vender essa joça.fome não passo.

    • araponga31 disse:

      Sua indignação é a de muitos. O sabor das derrotas que temos sofrido é muito amargo e a sensação é a de que a melhor coisa a ser feita é sair da empresa. É triste escrever isso, mas é a realidade.

  16. Caro eletricistasdo, vc diz que tem 4 anos de copel, vc é de outra geração… a realidade hoje é outra… não passou pelo processo de privatização da empresa em 2001 e não sabe que muitos dos nossos companheiros tiveram que assinar PDV sem ter outra opção…muitos perderam sua aposentadoria… perdemos o anuênio… vivemos um periodo de trevas de incertezas de opressão… Oque estamos fazendo hoje? lutamos pelos nosso direitos…como por exemplo a dupla função em 2007…
    Mateus 11:12 O Reino dos Céus é tomado por força.

  17. Souza Silva disse:

    se o betinho tem cunhada juiza no trt9 não tem problema, bola pra frente e apelamos ao TST e “pau” neles, mas vamos a um assunto interessante e urgente tambem que já deveria ter uma atenção dos sindicatos:

    ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-
    ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-
    ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-
    ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-
    ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-

    ACT 2013-2014
    proposta para a act 2013-2014 cláusulas economicas: reposição da inflação, MAIS aumento real de 8% , VA de R$ 900,00, que a copel patrocine inteiramente o plano de saúde, coparticipação nas consultas e exames de 10%,manutenção mínima de 50% da remuneração bruta na analise de pgto, opção do empregado em destinar até 12% da renda para o plano previdenciario com participação da copel na mesma percentagem, auxilio-educação de R$ 1000,00 extensivo aos dependentes para o ensino fundamental, médio, técnico e superior com participação de 80% da Copel no valor das mensalidades.
    auxilio creche de R$ 900,00 independente do sexo do empregado
    volta do anuenio;
    volta do PAMA, com cobertura equivalente ao dos dependentes;
    manutenção das conquistas anteriores, entre as quais a manutenção por 5 anos dos empregados e da fundação copel em caso de privatização, federalização ou unificação de subsidiárias.

  18. pevermelhoo disse:

    Convocando aldrilobato, pacman171 e arapongas 31…
    Vamos voltar postar aqui porque o IBOPE tá fraco!!… Hehehehe…

    Brincadeiras a parte, gostaria de colocar 3 sugestões:
    – PLR: assunto já resolvido = agora é só aguardar a decisão da justiça… ou seja, postagens com este tema é perca de tempo e infrutifero (a COPEL esta errada e ponto final. Vai ter que responder sobre seus atos)
    – Sobre sair da empresa – já esta mais que comprovado que a Copel, para os mais novos, é só um trampolim para algo melhor… assim sendo, aproveite a oportunidade de fazer uma faculdade ou um curso técnico e/ou abrace a ideia de fazer outros concursos. No sistema capitalista, os salários não sobem porque sempre vai ter alguém pra colocar no seu lugar, traduzindo, você nunca vai ser valorizado, porque tem milhares de pessoas querendo ganhar a micharia que você ganha hoje, basta a Copel fazer outro concurso.
    – ACT – é nossa realidade no momento, e deveria ser melhor trabalhada. Este ano a paralização é evidente, porque além da baixa remuneração, temos ainda as pressões que estamos sofrendo por metas, estamos sendo culpados por uma possível má administração e etc, etc, etc…

    A paralização não será considerada um direito (caso venha a ocorrer); é sim uma questão de honra! Se o sindicato não esta se manifestando, façamos nossa parte, discutindo em nosso grupo local.

  19. aldrilobato disse:

    Essa copel…. bom avisamos, mas voces nao levam a sério… tai o resultado….
    Dia 26 esta chegando… grande dia, não é sindicato….prque o sindicato não nos informa o que vai acontecer dia 26? será que eles tem algo haver? bom, já dei bola de muita coisa aqui no blog, por mais que ninguem aqui me escute, dia 26 é mais uma da rede copel… (rede copel? um… que sugestivo!)

  20. araponga31 disse:

    Ih pevermelhoo,
    ando até meio desanimado de vir aqui postar, ainda mais diante das derrotas e porque o debate anda fraco. A bancada oposicionista sumiu, justo agora que estão “ganhando a guerra”. Até o aldrilobato sossegou.
    Mas enfim, como você comentou, acho que as bases locais devem começar a se mobilizar, mas isso também depende dos sindicatos e assumir a frente e incentivar a discussão do que vem ocorrendo.
    É como essas manifestações em São Paulo: não é por 20 centavos de aumento da passagem. É tudo que está por trás, das injustiças que o povo sofre diante dos abusos das autoridades.
    Contextualizando, não só a PL que será paga incorretamente, mas a política que a Copel adotou nos últimos anos, política esta de austeridade para os direitos dos funcionários e para custos que representam pouquíssimo no global (papel, café, materiais de segurança), mas de libertinagem com os demais gastos, como compra de avião, altos salários para o topo da pirâmide, compra de massa falida, etc.
    E tem muitos funcionários, principalmente os que amam a Copel acima de tudo, agindo como mulheres de cafajestes, não veem o mal que estão sofrendo e se acham até culpadas pelos problemas maiores da empresa, inclusive do maldito prejuízo da DIS.

    • quepateta disse:

      Oh Ara,
      Vamos com calma, sem inflar, estou de acordo que o movimento em Sampa. É resultado de falta de educação, seja dos policiais, dos manifestantes, dos políticos. Mas aqui, a empresa está mudando, mas tartarugamente, pra sobreviver centenas de anos.
      É fato que muitos gerentes usam do chicote da hipocrisia no comando. Pois são políticos e pessoas despreparadas, compreendeu? A educação !.
      É fato que a alta direção anda insulflando mais produtividade com menos motivação. Mas produtividade??? A empresa precisaria ter um saco bem maior, pois puxa-saco produz o que mesmo? Ah sim bota o nome no trabalho dos ouros e tem, apoio e aliado os superiores.
      Mas vamos com calma. Na DIS, por exemplo, as coisas estão em ajustes. É necessário, se não a coisa afunda.
      A hipocrisia inflama as pessoas, revolta, seja numa indicação para uma gerência ou viagem, numa promoção
      A energia é primordio de subsistência hoje.
      Seria legal, um diretor dizer que cortou seu salário, como exemplo de economia, sabe como é Educação.
      Vamos com calma.

      • quepateta disse:

        Ocorreu-me que a empresa não possui algo contra a ferramenta muito usada por alguns da direção ou gerência, a ferramenta da hipocrisia.
        É muito fácil identificar. vejam indicações, sobrenome, processos de cursos de promoções, o aquário tem quem os alimente.
        Hipocrisia é um custo altíssimo que pode ser economizado.
        A empresa precisa de gente que faça e que seja valorizada.
        De mais gente honesta, responsável ao assumir um cargo.
        Como vai ficar quem perdeu um cargo devido as resestruturação que devem ainda acontecer em toda a Copel. O que farão? Mais encostos com certeza?
        E os desafetos, aliás, muitos, competentes, estão na geladeira, e isto custa centenas de mlhares de reais ao mes.
        Coisas assim tem que parar na empresa.
        Conduta gente.

  21. zaarr disse:

    só falta o pacman171 voltar!

  22. araponga31 disse:

    Esse aldrilobato tem muita informação privilegiada, porém só compartilha por meio de códigos. Desse jeito, vai escrever o “Código aldrilobato”…
    Fala direto, meu filho,pf.

  23. pacman171 disse:

    to na area!
    muito trabalho aki no oeste… essa semana ficamos por conta de nova tebas…
    vamo junta as forças pra puxar a corda para o mesmo lado e nada de gastar o cala boca!!
    Vamo que Vamo peaozada!!!!!
    abç´s

  24. plantao10 disse:

    Acredito que até final do mês temos uma resposta judicial.

    12/06/2013 REMETIDO À E.C.T. NESTA DATA Nº: 1279230 / 2013 – CITAÇÃO – AÇÃO CIVIL PÚBLICA :COPEL Telecomunicações S.A.
    12/06/2013 REMETIDO À E.C.T. NESTA DATA Nº: 1279185 / 2013 – CITAÇÃO – AÇÃO CIVIL PÚBLICA :COPEL Distribuição S.A.
    12/06/2013 REMETIDO À E.C.T. NESTA DATA Nº: 1277569 / 2013 – CITAÇÃO – AÇÃO CIVIL PÚBLICA :COPEL Geração e Transmissão S.A.
    12/06/2013 REMETIDO À E.C.T. NESTA DATA Nº: 1277510 / 2013 – CITAÇÃO – AÇÃO CIVIL PÚBLICA :Companhia Paranaense de Energia – COPEL
    12/06/2013 DOCUMENTO EMITIDO Nº: 1279230 / 2013 – CITAÇÃO – AÇÃO CIVIL PÚBLICA :COPEL Telecomunicações S.A.
    12/06/2013 DOCUMENTO EMITIDO Nº: 1279185 / 2013 – CITAÇÃO – AÇÃO CIVIL PÚBLICA :COPEL Distribuição S.A.
    12/06/2013 DOCUMENTO EMITIDO Nº: 1277569 / 2013 – CITAÇÃO – AÇÃO CIVIL PÚBLICA :COPEL Geração e Transmissão S.A.
    12/06/2013 DOCUMENTO EMITIDO Nº: 1277510 / 2013 – CITAÇÃO – AÇÃO CIVIL PÚBLICA :Companhia Paranaense de Energia – COPEL
    12/06/2013 DOCUMENTO EMITIDO Nº: 1277376 / 2013 – INTIMAÇÃO – DESPACHO :MINISTERIO PUBLICO DO TRABALHO – CURITIBA (1ª INSTANCIA)

  25. O eletricistado usou uma palavra que resumiu todo o resultado do que vem acontecendo na Copel, os ILUMINATIS!… Ou melhor, masônicos…… Vocês conhecem algum chefe da Copel que não esteja inserido nessa seita, ou melhor, corja? Essa sociedade só deixa entrar no grupo quem eles querem, segundo seus critérios. Então, esta auto-explicado porque peão só é ferrado nesta empresa. Meu respeito aos que fazem parte desse grupo e que não são iguais aos que estão ai comandando a empresa, mas na Copel só da merda. Senhores chefes, vão ILUMINATAR os quinto dos infernos. Vão para a igreja rezar e aprender a ter irmãos como irmãos. Aprendam o que é Cristo e comecem a viver. Somos filhos de Deus e apesar do que fazem contra nós, cremos que os senhores tem jeito.

    • thomas disse:

      Bem inútil e preconceituoso seu comentário. Sou masônico e posso garantir que não to no topo desta “cadeia alimnentar”.

    • Os Iluminatis estão bem acima da Copel! Agora se são maçons, temos TODA a certeza!!! A maçonaria tem como um dos princípios ajudar ao próximo, ter ética e respeito (na prática sabemos a quem servem). Mas então, se por ideologia pessoal ou por princípios éticos profissionais, por quê estariam sucateando a empresa? Claro, isso muda alguma coisa?
      Quanto à 1ª dama da copé, o que se salva é o fato de ser Atleticana.

  26. araponga31 disse:

    vergonhasempre,
    95% dos gerentes conquistaram seu cargo puxando sacos. Aí, para agradar os donos dos sacos, fazem tudo o que são mandados fazer, sem pensar, inclusive importunar a vida dos subordinados que só querem trabalhar em paz e ganhar o que lhe é de direito.
    Nem trabalhar sossegado dá mais, porque tem toda hora um “iluminati” falando em redução de custos, em poupar material, em metas inatingíveis, em trabalhar “por amor”…ah, vão para o inferno.

  27. Araponga31
    Não sei sua opinião, mas eu tenho uma saudade muito grande do Ronald Ravedutti. Tive a oportunidade de conhece-lo, principalmente no Rodeio. Ficava se escondendo atrás dos peões para sair de perto da cambada de puxa sacos que eram os gerentes (palavras dele!). Dava para ver em seus olhos o entusiasmo com a Copel, a vontade de mudar…..começou como nós, peões, e chegou onde chegou. Foi mas deixou boas lembranças.
    Quanto aos que estão ai mandando, melhor, acham q sabem alguma coisa de administração…é de dar pena.
    Hoje passamos um tempo que expressa a mais clara projeção de ditadura, censura, desrespeito com os seres humanos, e pior, incompetência total.
    A dona da Copel, d Yara, era uma encostada, segundo ouvi, na prefeitura de Curitiba. Odiada por todos. Penso no que uma mulher dessa irá enfrentar quando ter que se explicar a quem a criou, ao juiz do universo. Faltara mármore no inferno para ela torrar. Pensam que escaparão do julgamento final.
    Mas nesses 18 anos de trabalho dedicados a essa grande empresa, confesso que nunca vi tamanha palhaçada conosco. Saudade daquela mãe Copel, daquela que nos tratava como grandes pessoas, que confiava, que ouvia, que enxergava o que somos e fazemos para a população paranaense. Ainda fico feliz por ver nos olhos das pessoas que atendemos que somos importantes, que fazemos a diferença. Quanto a esses dirigentes esticadores de bolsas escrotais, somente nosso desprezo.
    Desculpem o desabafo, mas o sentimento esta até estranho em falar. Não entendo porque tanta necessidade de enfiar essa empresa na merda, não entendo.
    Abraços.

    • araponga31 disse:

      vergonhasempre,
      “os bons morrem cedo”. Parece que quanto mais ambiciosa a pessoa é, mais ela se cria e sobrevive. São os psicopatas, não sentem culpa por nada.
      Temos presenciado que essas pessoas estão se proliferando pela empresa. Quantos comentários comprovam isso.
      Eu também acredito no julgamento justo após essa fase do jogo. Há quem saiba jogar, com lealdade, mesmo na derrota, e há os trapaceiros, que vencem a todo custo. Estes, serão os derrotados na próxima fase.

  28. araponga31 disse:

    Em outro comentário postei sobre os protestos em São Paulo e até cheguei a contextualizar com o “nosso” movimento na Copel.
    Tentem relacionar preço das passagens com a desvalorização dos copelianos e abram a mente, sem preconceitos.
    Quem acompanhou essa onda de protestos desde o início pode verificar a tendência de crescimento. Começou em Porto Alegre, chegou em São Paulo e atingiu outras cidades grandes. No início, todo mundo falava mal dos manifestantes sem ver que aquilo não era só reivindicação de um serviço de qualidade ou passagem mais barata. No meio de dúzias, só viam a meia dúzia que gosta da bagunça.
    A Copa do Mundo gastando bilhões na nossa cara, um oba-oba infernal em torno da Selecinha (que já foi Seleção), a Dilma e o PT defendendo a não-inflação e enquanto isso tem gente morrendo em fila de hospital, outros perdendo suas terras para índios de araque (migrados) e com a violência batendo na porta de casa. Será que continuarão pensando que a revolta do povo é por causa de 20 centavos? Meus amigos, o nosso Estado é tão incompetente que a paciência está acabando.
    A repressão aos protestos foi tão grande, mas tão grande, que gerou inconformismo. Precisou membros da mesma imprensa que era contra o movimento levar tiro de borracha na cara em SP e a população comum cheirar spray de pimenta vencido para enxergarem algo que está a um palmo na frente dos olhos. Hoje, entre as notícias do circo do futebol, até o Jornal Nacional foi contra a repressão pelos donos do poder, o Estado, personificado na polícia que nem atendeu ao pedido de “sem violência”. Agora, até alguns moralistas de plantão, tiveram a vergonha de assumir que atirar em estudante ajoelhado é irracional. Ou seja, houve uma sensibilização ao movimento.
    Quando tenta-se modificar o status quo, há normalmente resistência por quem deseja mantê-lo. A política da Copel é justamente a mesma da polícia: reprimir todo e qualquer movimento, imprimir suas táticas de dispersão. Quando veem que não há indignação, impõem ainda mais seu regime, conforme seus interesses.
    Porém, a maioria dos copelianos continua achando que a greve do ano passado e a ação movida pelos Sindicatos contra a Copel devido a PLR é coisa de vagabundo, é coisa de quem não tem mais o que fazer, mais ou menos como o início dos protestos que estamos presenciando.
    O ACT desse ano será decisivo. A corrente yariana vem com batalhão de choque e tudo, vamos ver qual a reação.
    A esperança é que a desvalorização dos copelianos não chegue num nível tão insuportável que os conservacionistas precisem levar tiro na cara, no rabo e nos demais orifícios corpóreos para só então levantar da cadeira. Aí, só então, alguns se sensibilizarão ao atual movimento de luta pelos seus direitos e outros ainda defenderão a ação autoritária de quem está no poder, sem enxergar um palmo na frente dos olhos.
    Obrigado pela atenção (ou não).

  29. Depender da PL pra complementar a renda já é coisa do passado! Até então, a PL ainda era fator decisivo entre ficar na Copé ou sair para iniciativa privada.
    De todas as categorias da Copé, a mais discriminada e sofredora são os técnicos administrativos, os tais profissionais de Nível “Médio”, nome mais medíocre, que deixa implicito que você será taxado de funcionário MEDIANO, caso não fizer concurso para nível superior, por melhor que você seja. Dependendo o setor, quando se atinge o nivel IV (tem setores que se estaciona no III), vc NUNCA MAIS terá aumento salarial, se não conseguir uma supervisão ou chefia.
    Mas cadê o crescimento horizontal? Cade os estágios adquiridos antes??? UTOPIA!!!!!
    TECNICO ADM IV: Faixa Salarial: S099 até S136. Como chegar até a S123??????? Alguém pode me responder?
    Isso sem contar que muitos, como eu, tem nível superior… Sim, fiz concurso para Analista Comercial. Passei, e estou esperando ser chamado! Mas a esperança é a última…
    O lance é continuar estudando sim e fazendo concursos aí afora, pois, como disse, depender da PL (direito nosso) pra complementar a renda já é coisa do passado!

    • joker2013 disse:

      Amigo a carreira administrativa na COPEL só serve pra quem está fazendo ou pretende fazer faculdade ou pós graduação (pra aproveitar o auxilio educação, pelo menos).

      Concluiu os estudos… tem de meter o pé na copel imediatamente antes que a “sensação de estabilidade” te faça hesitar, pois já percebi que aqui nessa empresa, o único talento que se é valorizado é sua capacidade de “puxar” o caso. Alguns gerentes estão aí pra ilustrar o que estou falando.

      A Copel não demonstra o mínimo interesse em manter pessoas inteligentes ou que trabalham de verdade. Aqui não tem “plano de carreira”, mas sim um plano de “cargos e salários” que, como você mencionou acima, sequer funciona, pois não leva em consideração a capacidade intelectual/profissional de ninguém.

      Aqui, infelizmente é assim: Quem trabalha automaticamente não tem tempo pra “puxar” o saco de ninguém e, consequentemente, não vai pra frente.

      • joker2013 disse:

        ops… “PUXAR O SACO” no segundo parágrafo! rsrsrs

      • Qdo fiz o concurso ainda estava estudando… Então fiz pra nível médio.
        Concordo contigo que quando estamos na Copel (no cargo/função que não é o que desejamos), o comodismo bate e a gte acaba reclamando (pois existem motivos de sobra) ao invés de se arriscar mais no mercado de trabalho aí afora…
        Como puxar saco não é do meu perfil, então adoraria descobrir como funciona o tal utópico “crescimento horizontal”:
        – Porque determinam faixas salariais para um mesmo nível, como citei antes, se são inalcansáveis? Meritocracia? Metas cumpridas? Quem determina as regras? Por que não trouxemos os estágios do antigo para o atual plano de cargos? Por que perdemos os “estágios” quando mudamos de nível?
        Tantas perguntas que estão no vazio. Já questionei a muitos mas ninguém soube responder…
        Devido a tudo isso, contava-se sim com esta PLR. Não por dívidas, necessidade de trocar de carro, comprar um, novo gadget ou torrar em fast foods, nada disso, mas sim, como uma espécie de compensação, complementação da diferença de renda que o mercado aí fora paga…
        Sindicato? Você está aí???

  30. Aaah!!! como era bom ver a Copel e ter vontade de trabalhar na maior empresa do Paraná!!!
    “Nossa!!! a empresa paga PLR, cala boca, abono de férias, tem plano de carreira (onde você pode crescer com a empresa, “piadinha de mau gosto”), vale alimentação etc……..”
    kkkk agora que estou dentro, e vejo toda esse palhaçada que vem acontecendo, uma migalha PLR, o ACT “melhor nem comentar”, a desvalorização de funcionarios e inumeras coisas desanimadoras que todos estão vendo. O jeito é tentar continuar estudando,(porque pra peão eles só dificultam, até agora só fui prejudicado e não me ajudaram em nada) então o jeito é fazer concursos aí fora, porque a vaca tá indo pro brejo.

    • Já vi mto copeliano fazer a seguinte conta, pra ver se valia a pena ficar na empresa, diante de alguma proposta externa:

      salário X 13 + Abono de férias + VA/VR + “PLR” / 12 = R$ X por mês… kkkkkkkkk

      Quanta enganação!!! Conta pra anestesiar a consciência de que o comodismo de ficar foi uma “atitude” bem pensada!

  31. zaarr disse:

    Hoje conheci um copeliano com 3 dias de empresa. Foi contratado dia 14/06/2013.
    Pensa num menino animado. Cheio de planos, querendo ser como um tio que se aposentou na Copel.
    Claro que não quis desanimá-lo, mas tava cheio de veteranos em volta dele tentando convencer o moleque a pular fora, continuar a faculdade de engenharia e mandar a COPEL à M….
    É triste ver uma empresa que até há algum tempo atrás era sinônimo de estabilidade e orgulho para seus empregados estando nessa lástima, chorando as migalhas, cortando tudo, absolutamente tudo.
    Até o cafezinho tá sendo racionado aqui no Oeste. Daqui a pouco teremos que trazer uma garrafinha de água de casa.
    Os veículos estão sendo recolhidos, contratos de serviços sendo extintos, etc
    Até quando, Meu DEUS?

    • thomas disse:

      3 dias??? Engraçado… todas as contratações, promoções e PMP’s estão bloqueadas até outubro… comentário no mínimo estranho, fera…

      • zaarr disse:

        Quer o registro?

      • zaarr disse:

        Pra sua informação, a COPEL contratou sim, neste mês de Junho. Pra ser mais específico foram exatamente 14 contratações.
        Portanto, comentário nada estranho. Teria razão pra mentir?
        Se ainda duvida, ligue pro RH, fera…

      • thomas disse:

        Eu liguei la, fera… me informaram que estes tinham sido contratados antes do dia 12/04… já que as contratações e PMP’s foram bloqueadas no dia 12/04, isso explica a confusão de vossa parte. Eu já tava ficando puto, já que estou só aguardando a liberações das PMP’s para ir para outro setor.

  32. Bruno Zoca disse:

    Pô, o pessoal devia aproveitar para protestar, quem está na capital levar cartaz demonstrando a indignação contra esse Governo pilantra!

  33. henryfiat disse:

    Reitero minhas postagens anteriores.
    Somos enganados reiteradas vezes. Mesmo com essa Ação contra a empresa, criando uma falsa expectativa de recebermos um pouco mais, ainda temos a certeza de que, a referida Ação foi má fundamentada (além das sentenças desfavoráveis, pois ainda não recebemos nada, mesmo com a Instauração do Contraditório, está claro que houve ausência de Atitude Sindical, que deveria ter convocado Assembleia para tratar do assunto no ano passado, se assim tivesse procedido, teria sido mais efetivo quando propôs que a empresa entrasse na negociação). Isso mostra que os negociadores tem outros interesses ou negociam muito mal, ou ainda as duas hipóteses. de nada adianta ficar indignado com a empresa, sinceramente quem esta descontente, passe noutro concurso, encontre outro emprego…essa história de ficar agitando é pouco inteligente, ninguém é obrigado a trabalhar onde está insatisfeito. E dia 26 está chegando.

    • plantao10 disse:

      Vc henrufiat quer passar por cima da lei igual a copel esta fazendo com os copelianos, existe lei ela deve ser cumprida, não existe outra forma se não seguir a lei e o sindicato esta fazendo certo, seguindo a lei.
      E deixa ser pucha saco, e tem outra se vc falar isso para um subordinado seu sera processado por danos morais, não existe isso esta satisfeito procura outro emprego, isso e assedio moral, cabe indenização.
      Se não tem capacidade para adm e encontrar uma solução não jogue a culpo nos subordinados, eles estão te passando o problema, se não consegue resolver pede ajuda a quem tem competência para o fazer, pelo menos estará fazendo seu papel de adm.

    • pevermelhoo disse:

      Antes que alguém te critique henryfiat…
      Infelizmente a Copel chegou no ponto de que “quem esta descontente”, a solução é passar em outro concurso.
      Não sei vocês… mas eu me identifico com a maioria dos comentários aqui (as dificuldades, as pressões, os descontentamentos, etc… até a continha salário+PLR+cala boca+2/3 férias / 12 =… eu já fiz, hehehehe). A coisa tá feia!…
      Se ficarmos de braços cruzados só aceitando tudo a tendência é aumentarmos as vendas de calmantes e remédios de depressão no Paraná, hehehe… é uma VERGONHA!
      Confesso que o PLR hoje é a menor das minhas preocupações aqui na empresa!

      • plantao10 disse:

        pevermelhoo, se vc ou qualquer outro colega chegou a conclusão que o negocio é passar em outro concurso te dou o maior apoio, oque não pode e vc falar para os outros colegas de trabalho que se ele não esta contente que passe em outro concurso (isso foi oque o henryfiat fez). Tem muito colegas que ama a profissão que tem, gostam de trabalhar na Copel e quando você fala isso para ele esta mando ele trocar a profissão que gosta por outra, simplesmente pq a diretoria da copel esta sendo ditadora, e força a nos copelianos a acreditar em mentiras descaradas.
        Pelo contrario se nos não estamos contentes com esse governo que colocou essa diretoria temos que lutar contra, correr atras do nossos direitos na justiça e seguir a lei.

  34. henryfiat disse:

    Meu Caro, não se trata de passar por cima da Lei. Mas, utilizar a Lei em benefício próprio, o que, o Sindicato não fez, e a empresa fez. Procurar outro concurso, pressupõe que deve ser mais inteligente nas reivindicações, dar murro em ponta de faca fere as mãos e impede a luta. Assim como, tem muitos colegas que amam a profissão, tem muitos que julgaram ser conveniente trabalhar na empresa, (falo desses), vcs se ofendem fácil…O descontentamento foi manifestado na Greve, (diga-se; mau sucedida – Assinatura de Acordo para descontar o 1% no próximo ACT, e isso foi postado no blog pelo coletivo)…então…antes de falar asneiras, procure se informar… Colocaram na tua cabeça um tal de Puxa-saco, e você acreditou e hoje sequer tem capacidade de neutralizar aqueles que voce chama de Puxa-saco, Imagino que você até sonha, (ou melhor, tem pesadelos com isso). Adentrar ao Portal da Reclamação não resolve nada, é a Ação que define os bons. Ahahahahahahah!!!!!!!!!!!!!!!!!! O sindicato está fazendo o certo. Está tentando mascarar os erros do passado, isso chama-se incompetência. Você deve estar acompanhando as manifestações por todo o país…no mínimo você pensa que os mensaleiros são inocentes,

    • araponga31 disse:

      “O sindicato está fazendo o certo. Está tentando mascarar os erros do passado, isso chama-se incompetência.”
      Com respeito a sua opinião, discordo dessa última frase. Para mim, o sindicato está fazendo o certo. Está tentando CORRIGIR os erros do passado, isso chama-SABEDORIA.

    • plantao10 disse:

      Meu caro colega de trabalho, por favor me respondas alguma perguntas:
      “de nada adianta ficar indignado com a empresa, sinceramente quem esta descontente, passe noutro concurso, encontre outro emprego…essa história de ficar agitando é pouco inteligente, ninguém é obrigado a trabalhar onde está insatisfeito. ” essas são palavras suas, se isso não for ficar do lado da empresa oque então?
      Oque é ser pucha saco para vc?
      O pessoal que esta fazendo manifestação estão errado? eles deveriam procurar outro pais para morar?

  35. joker2013 disse:

    Para quem deseja estudar e, talvez passar em algum outro concurso, fica como sugestão assistir o vídeo abaixo. Na verdade, serve pra todo mundo.

    parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=cVVg_T_vSbc
    parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=1w-1XMmMdHc

    Os videos são longos, mas bem interessantes!

  36. araponga31 disse:

    Concordo que todo mundo deve evoluir profissionalmente e buscar o melhor para si, nem que seja em outra empresa. Mas não concordo que tenhamos que aceitar todo e qualquer disparate só porque trabalhamos na Copel e a Copel virou isso que está aí. Enquanto estiver ligado a esta empresa, não aceito redução de meus direitos e quero ser respeitado.

    • joker2013 disse:

      Concordo contigo araponga31. Não devemos aceitar as atitudes da empresa!!!
      Quando me refiro a procurar melhores oportunidades, outros concursos, etc, não tem nada a ver com deixar de lado tudo isso que vem ocorrendo e aceitar as intransigências da COPEL. Procuro ver o lado bom das coisas. Muita gente acordando e percebendo que a COPEL não é “aquelas coisas”. Gente deixando de lado o comodismo e a “falsa” sensação de estabilidade e correndo atrás do que considera melhor pra sí.

  37. inri11 disse:

    Vamos lá sindicatos, as coisas estão acontecendo e nada aqui!!! a ação está com um mandato de segurança desde ontem e vocês nem deram as caras por aqui… isso sim é que é sindicato, ah me esquecí, vocês devem estar muito ocupados com o desfile dos outros na rua….kkkkkkkkkkkkkkk

  38. thomas disse:

    Esse estagiários não são fáceis… hahahaha

    Galera de Curita marcou de não ter participado do protesto com cartazes sobre a Copel… tudo marcão mesmo…

  39. eletropel disse:

    A Copel é uma boa empresa, quem comanda ela é que estão mau intencionadas, temos que nos unir e votar não até a chegar a uma proposta aceitável, ano passado na primeira foi não e na segunda sim, eu continuei em não mas a maioria escolheu essa vergonha, fiquei sabendo essa semana que a PLR da Sanepar demorou um ano mas em vez de 4 mil e pouco veio mais de 7 mil por isso digo vamos nos unir protestar (sem violencia) pois está na moda, até conseguir o que merecemos.

    • vamosaluta123 disse:

      Acho que você está mal informado, o pessoal da Sanepar demorou 10 meses para receber o PL, e só recebeu porque no último acordo coletivo aceitou tirar a ação da justiça por 180 dias, e só receberam 100 reais a mais pelo juros. Inclusive a votação do sim bateu o recorde mais de 90% votaram sim. E o nosso PL vai acontecer a mesma coisa, vai virar moeda de troca no acordo coletivo, esperem para ver…

    • copelino disse:

      caro, desconheço isso…pelo que fiquei sabendo (func. da sanepar)foi somente o reajuste de poupança, não ganharam nada a mais…7 mil se somar o ACT, mas ai não é PL.

  40. vamosaluta123 disse:

    Vamos lutar sim, mas infelizmente no final o pessoal que está em dificuldades financeiras vão abrir as pernas, pois as contas que iriam pagar agora com o PL, com certeza tiveram que fazer mais empréstimos para cobrir as despesas. E não os culpam, apesar de achar que deveriam aprender a controlar melhor seus gastos. De uma coisa eu tenho certeza, quando estamos em apuros financeiros não adianta, nada convence a mudar a opinião para lutar, Infelizmente.

  41. santosxavier disse:

    Alguem tá sabendo de uma conversa de que o PL será pago amanhã?

  42. copelino disse:

    hiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii…..parece que o movimento foi pros kiabo …. ta um zum zum …. acho q acabo as espectativa (mais cedo que eu esperava, uma pena!)
    ps.: só boatos da radiopeão!

  43. copelianofake disse:

    Pessoal, relutei muito para escrever aqui. Mas acredito que o que estamos vivendo é uma briga única e exclusivamente política. Não se trata de o sindicato estar interessado em protejer ou ajudar os funcionários. Na minha opinião, não é e nunca foi o interesse deles.
    Pensem bem, quem sempre assina os acordos por primeiro: Engenheiros, Advogados, Secretárias, Administradores e assim vai. Só fica por último o sindicato da peãozada, o qual me incluo. Se nesta PL os engenheiros não assinaram, será que não tem alguma briga politica por trás.
    Fora isso não acredito que iremos receber PL tão cedo. Os advogados podem dizer isso com certeza, quanto tempo demora uma ação para sair? 3, 4 anos? Até mais se duvidar. Acho que o que a Copel fez foi um sacanagem, mas acho que os sindicatos estão sacaneando mais ainda. Tomaram decisões sem consultar a categoria! Alguem aqui foi consultado se queria acionar a Copel na justiça? Isso é sacanagem, ir lá e “me representar” sem ao menos me consultar! Pô ainda cobram um dia de meu salário para isso. Lamentável. Assim como é lamentável a apresentação desta PL or parte de nossa empresa.
    Não fiquem bravos comigo, pois é apenas a minha opinião (e opinião é que nem bunda, cada um tem a sua! :-). Meu desabafo. Não sou a favor dos sindicatos e nem contra.
    Apenas quero uma explicação Justa e Honesta do que esta acontecendo!

    Fui…..

    • thomas disse:

      O que está acontecendo é tudo isso aí que você falou… E na minha opinião, é melhor esquecermos de PLR e esquecermos também do “cala-boca”, pois do jeito que o sindicato está agindo, não seremos consultados novamente e com toda certeza eles irão rejeitar a proposta da Copel e iremos receber isso somente ano que vem. Grave o que estou escrevendo.

  44. copelino disse:

    dia 27.06.2013 Shopping Estação – EBS (reunião sindicatos x copel) … qual vai ser a posição sindicatos????? vão fazer igual fizeram com o ACT passado ???? ta ficando estranho isso heim??!!! é nosso direito que nos mantenham informados … copelianofake postou algo que acho que é o mesmo pensamento de muitos …

    • thomas disse:

      Vocês aí de Curitiba teriam que se mobilizar e fazer um protesto em frente ao Estação no dia da Reunião. Daí sim eles nos informariam de algo, caso contrário só seremos informados dois dias antes de receber…

  45. enzosuriel disse:

    E quem vai pagar o juros desse tempo que estamos sem nosso devido dinheiro?
    BETO, TIRA A YARA DA COPEL, PARA O BEM DOS COPELIANOS!

  46. eletricistasdo disse:

    tem que acabar com esses gerente de agencia que se acham os bonzão;;;;puts tive uns 9 gerentes mas nenhum se salva é tudo cara querendo fod o eletricista, put q pari..u será que esses cars não tem o que fazer ,que só ficam perseguindo quem trabalha., conheço plantão colega meu que se arrebenta de trabalhar não tem um cristo p ajudar o cara trabalha com caminhonete velha ainda..tem que fazer desde corte ate trocar transformador..dae o fulaninho acha umas irregularidades no cartão que ele pensa que esta errado,,(se for p justiça dae quero ver) e lhe taca 10 dias de gancho….é o fim da picada mesmo…não se tem dialogo nessa copel esses caras só sabem punir…punir. e punir…são tudo pau n c……..dae ficam ,falando merda em reunião.aiii vc não podi fazer isso com a caminhonete por vou te dar advertencia…ai vc ta com o cuturno desamarado.vou te punir assina aqui a advertencia…ai vc pulou a lombada o fulano do atendimento me contou ,assina aqui a carta alerta…..aiii vc não cortou o meu primo da lojinha da esqwuina ,,,porque????te mandei vc cortar.,,,,,,sabe é tanta babaquiçe….que ta loco..só doido mesmo p aguentar esses cablocos…..agora eles podem sair a hora que quiser ir na casa da Amante..ou do amante,,.combinar com a estagiaria p tomar um chopinho depois da 6,

Deixe um comentário