HORA DE GARANTIR ORGANIZAÇÃO PARA DEFENDER NOSSOS DIREITOS

Olá copelianos e copelianas

Estão em andamento as assembleias que decidirão sobre o ACT 18/19. Elas começaram no dia 06 e irão até 13/11. No dia 14, no Km 3, em Curitiba, as votações em relação a proposta da Copel serão apuradas, a partir das 9:00h.

Estamos publicando no link abaixo a minuta apresentada pela empresa para o ACT, para que todos possam conhecer e analisar, na íntegra.

Minuta ACT 18 19

SINDICATOS COBRARÃO 1 DIA COMO CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL

sindicatoAs entidades sindicais cobrarão de todos os empregados da Copel, como Contribuição Assistencial, o equivalente a um dia de trabalho de cada um.

Essa contribuição cobre custos de mobilização, divulgação, deslocamentos e atividades de negociação e defesa dos direitos dos trabalhadores, bem como de luta por reconhecimento por seu desempenho, PLR e por boas condições de trabalho.

A contribuição cobre tanto gastos realizados dessa negociação do ACT quanto as negociações quadrimestrais e atividades de nossa luta em 2019.

Os dias que virão são incertos e de risco aos direitos dos trabalhadores. Riscos aos direitos de aposentadoria e até ao 13º salário podem entrar na agenda governamental no país. No setor elétrico a ameaça de privatizações e a consequente insegurança em relação aos empregos estará presente.

Precisamos que os sindicatos tenham condições de cumprir seu papel de informar, organizar os trabalhadores e defender seus direitos. Não há sobrevivência da luta sindical sem recursos financeiros.

Em anos anteriores, foi negociado no ACT que a Copel repassaria aos sindicatos o relativo a dois dias de trabalho de cada trabalhador, de modo a suprir essa necessidade, com o compromisso dos sindicatos de não descontarem do trabalhador essa Contribuição. Esse ano isso não ocorreu, o que faz com que o trabalhador deva se responsabilizar pela manutenção sindical, em seu  benefício.

Vale lembrar que tanto as conquistas salariais, abonos e outros benefícios, como Auxílio Creche, Auxílio-alimentação, Vale lanche, benefícios diferenciados de férias, entre outros, surgiram das negociações e do trabalho sindical. Nada caiu do céu.

As lutas beneficiam a todos os trabalhadores representados, sejam ou não sindicalizados. A responsabilidade pela manutenção das atividades sindicais é também de todos.

Vamos garantir nossa luta.

ORGANIZAÇÃO É FUNDAMENTAL!

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

4 respostas para HORA DE GARANTIR ORGANIZAÇÃO PARA DEFENDER NOSSOS DIREITOS

  1. quepateta disse:

    1 dia parece justo.
    Mas o trabalho é o mesmo para todos. E o voto tem o mesmo valor.
    Por que quem ganha mais paga mais ou menos paga menos?
    Discriminatório?
    Nas próximas negociações digo que deve ser um contrato à parte. Como se fosse um advogado.
    Sem misturar cláusulas sindicais com os da empregadora.
    De forma que haja concorrência. O sindicato que cobrar ou oferecer melhor serviço é contratado.
    Assim a transparencia e concorrencia e competencia leva a uma negociação melhor.

    É época do pura energia. O que o sindicato pode oferecer de serviço para melhorar a honestidade do processo, das avaliaçãoes e ouvir as reclamações e cobrar da empresa por que os gerentes discriminados na hora da divisãolevam a melhor, se são empregados iguais a todos e ja tem o GF?

    • João Carlos disse:

      Temos um problema na minuta do acordo, o aumento do abono de 0,50 para 0,60 não está bem explicado. No blog se fala em 0,6 da remuneração de outubro e na minuta do acordo está 0,60 de setembro, isto representa um abono 2,4% menor. O que realmente foi negociado ?

  2. Oslaf Ekaf disse:

    O que diz a LEI Nº 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017?

    “Art. 611-B. Constituem objeto ilícito de convenção coletiva ou de acordo coletivo de trabalho, exclusivamente, a supressão ou a redução dos seguintes direitos:

    XXVI – liberdade de associação profissional ou sindical do trabalhador, inclusive o direito de não sofrer, sem sua expressa e prévia anuência, qualquer cobrança ou desconto salarial estabelecidos em convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho;

    Ou seja, o empregado tem o direito de não sofrer, sem sua expressa e prévia anuência, qualquer cobrança ou desconto salarial estabelecidos em convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho;

    Somente pode haver desconto caso o empregado seja consultado e aprove o desconto salarial.

    Não concordo em pagar nada ao sindicato sem que este demonstre lisura, ética e transparência em suas ações e afirmações, a maneira como o assunto foi exposto aqui demonstra somente que o sindicato tenta induzir o profissional ao pagamento sem o conhecimento de que este não é obrigado a efetuar tal contribuição. Não concordo em usar o meu dinheiro para ações de militância política. Mostrem resultados satisfatórios e eu contribuirei caso contrário… perdem a teta.

    • Eu concordo com nossa colega acima, não concordo em contribuir com um sindicato vendido igual esse, é necessário trocar toda essa corja atual que não serve nem pra digitar a minuta de forma correta, ou será que ninguém viu o “erro” no trecho na página 4 de 20 onde se escreve 0,6 por extenso??????

      “….. OUTRAS GRATIFICAÇÕES
      CLÁUSULA DÉCIMA – ABONO
      Será pago a título de abono, não incorporável ao salário, o valor equivalente a 0,6 RB (zero vírgula cinquenta e dois) da remuneração básica e individual do empregado, de setembro de 2018, acrescido do valor fixo de R$ 4.702,09 (quatro mil setecentos e dois reais e nove centavos), maisum abono extra, em dezembro de 2018, no valor de R$ 861,00 (oitocentos e sessenta e um reais) a todos os integrantes do quadro de empregados das Empresas em 30 de setembro de 2018.
      ….”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s