COPEL APRESENTA NOVA PROPOSTA E NEGOCIAÇÃO CONTINUA AMANHÃ

esc 6esc 2esc 5As negociações do ACT 18/19 entre a Copel e os sindicatos chegaram, nesta quarta, 03/10, ao ponto central das expectativas dos trabalhadores: as questões salariais e remuneratórias.

Após um dia de intenso debate, ao final do dia a Copel apresentou novidades em sua proposta:

– Reajuste salarial apenas pelo INPC (a empresa estima que o INPC acumulado de outubro/17 até setembro/18 fique em 3,64%. A estimativa do DIEESE para os sindicatos é que fique em 3,94%);

– Abono de 0,25 de uma remuneração básica, mais o valor linear fixo que foi pago no ano passado, de R$ 4.522,94 ( a proposta anterior estava no valor fixo de R$ 2.261,27);

– Auxílio Alimentação: correção pelo INPC (a proposta anterior era correção pelo INPC-alimentação, com percentual menor);

– Vale Lanche: correção pelo INPC (a proposta anterior era correção pelo INPC-alimentação, com percentual menor);

– 13o Auxílio Alimentação: a empresa aceitou incorporar o valor da 13a parcela em 12 vezes, e a forma dessa incorporação sera discutida nesta quinta, 04/10. Essa incorporação é uma forma de preservar os valores conquistados, diante da advertência do Ministério do Trabalho para a impossibilidade de mantê-la pela legislação do Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT;

– Auxílio Educação: o valor sera reajustado pelo INPC e a empresa pretende, no periodo do ACT 18/19, alterar as normas do benefício;

– Auxílio Creche: a empresa mantém sua posição inicial de não reajustar o benefício, em função de ações trabalhistas pleiteando sua ampliação aos pais. Alega que a legislação inicial visou facilitar o trabalho da mulher que é mãe.

Essa proposta da empresa foi apresentada ao final da reunião de hoje e entrará em debate amanhã.

SINDICATOS DEFENDERAM AS EXPECTATIVAS DOS COPELIANOS

O debate do dia mostrou as diferenças de visão entre os sindicatos e a Copel no “X” do problema em torno dos recentes acordos coletivos: a reivindicação de ajuste salarial.

Enquanto a Copel fala apenas em reajuste salarial pelo INPC acumulado desde outubro/2017 (estimado por ela em 3,64% e pelo DIEESE em 3,94%), os sindicatos reivindicaram reajuste de 6%, mais o reajuste de 2 steps da tabela salarial para todos os empregados e um abono superior ao do ano passado..

O debate foi grande. Os sindicatos iniciaram colocando para a Copel o tamanho da expectativa, hoje, entre os copelianos e copelianas, por um reajuste acima do INPC. Lembraram que a exigência de produtividade aos empregados pela empresa só aumenta, enquanto o quadro efetivo diminui, sem que até agora fosse feito um ajuste salarial recompensador.

Os sindicatos relembraram que desde 2011 estão trazendo para a mesa de negociações a necessidade de um crescimento salarial para o benefício do conjunto dos empregados, em favor do esforço coletivo. Ressaltaram que as reajustes meritocráticos praticados pela Copel individualizam a compensação, que não é apenas mérito de um ou outro. Isso desmerece o esforço e o compromisso do conjunto dos copelianos e termina premiando seletivamente.

Os sindicatos igualmente lembraram que fazem quatro anos que ouvem na mesa de negociações que o CCEE – Comitê de Controle das Empresas Estatais não tem autorizado reajustes acima da inflação e que já é hora de superar isso, com a empresa sendo mais ousada e recompensando seus empregados.

A empresa diz que reconhece essa produtividade, mas que negocia dentro de limites, tanto do CCEE quanto do modelo adotado no setor elétrico.

As discussões da proposta remuneratória continuarão amanhã. Outros pontos administrativos foram tratados na reunião de hoje e serão relatados pelos sindicatos amanhã, quando deve sair a proposta da Copel para apreciação dos copelianos nas assembleias sindicais.

Vamos acompanhar e avaliar!!

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

6 respostas para COPEL APRESENTA NOVA PROPOSTA E NEGOCIAÇÃO CONTINUA AMANHÃ

  1. quepateta disse:

    Reconhcece a produtividade?
    Joga a resposabilidade para a CCEE.
    Porque não deu estágios 2% para todos? Pois o que enviam fica desviado no meio do caminho sob os vieses legais, no bolso de não se sabe quem. Alguem investiga isso.?
    15% pra gerencia ?
    Se a empresa quisesse teria dado antes independente de acordo.
    Desculpa sem ética isso sim.
    Ponham uma clausula de 1% para cada empregado para cada trofeu que a empresa ganhar por ano. Na hora de buscar a medalha em viagens, a diretoria enalta os empregados que mal conhece. Teve diretor recem indicado que foi viajar pra buscar a medalhinha e nem sabia direito do que se tratava. Só queria aparecer como um bom administrador. (medalha, medalha medalha).
    Não peçam aumentos peçam estagios trimestrais, sendo que gerente so recebe se cumprir meta de bem tratar os empregados, sem mentiras e avaliados por eles. Aíh sim a coisa muda
    Tem senior há 15 anos se aposentando e foi vendo consultores de puxação pendurados no cabides isso sim. Gerentes que pedem cargos viram assessores e isso a empresa não fala. pra isso tem dinheiro.
    E o PCS como fica? tá uma vergonha atras da outra esta propposta. Vale calaboca de sempre.
    O sindicato ao menos esta melhorando na postura é isso aÍ!!! Firmeza.
    Os leituristas como ficam. Periculosidade?
    É não

  2. Luiz Hendrigo Chiaretto disse:

    Só uma dúvida, e os 10 meses de décimo do vale alimentação que já estava garantido até outubro 2018? perdemos ou vamos receber proporcional o ano de 2018?

  3. henryfiat disse:

    Pelo menos o abono seja de um código 1000, mais ATS, mais $ 4.522,00. Reposição do INPC. Nesse momento não é saudável expor ressentimentos. Se o Sindicato apresentar uma proposta de negociação para o próximo ACT, que tenha início imediato com reuniões bimestrais para os empregados. Com a finalidade de montarmos uma pauta melhor ou até mesmo mostrar para a empresa que estamos nos mobilizando com mais assertividade. Eu me filio ao sindicato.

  4. Eduardo Sjöberg Borini Mansur disse:

    Ow, 6 reuniões e o cara não termina o caça palavras. Revoltante.

  5. Eduardo Sjöberg Borini Mansur disse:

    Imagina uma da coquetel nível picolé…

    Negociar ACT então…

  6. Elmar Finkler disse:

    E quando serão marcadas as assembléias?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s