SINDICATOS E COPEL INICIAM NEGOCIAÇÕES DO ACT 18/19 NESTA TERÇA

Olá copelianos e copelianas

Nesta terça e quarta-feiras, 11 e 12 de setembro, os sindicatos que representam os copelianos e a comissão de negociação da Empresa começam as reuniões com vistas ao Acordo Coletivo de Trabalho ACT 18/19.

Nesses dois dias, as reuniões estão previstas para acontecer no período da manhã e da tarde, com objetivo de esclarecer o entendimento sobre a Pauta Unificada de Reivindicações apresentada pelos coletivos CSEC e CSMEC, bem como as expectativas das duas partes em relação a essa negociação. Também deve ser definido e o calendário geral de reuniões até a definição de uma proposta para submeter a avaliação dos copelianos.

SINDICATOS PREPARADOS E UNIDOS

Os sindicatos dos dois coletivos se reuniram na tarde dessa segunda (10/09), na sede do Sindicato dos Engenheiros – Senge-Pr, definindo uma linha unitária de argumentação e atuação na reunião. Além do ACT 18/19, os sindicatos vão levantar junto à Copel problemas que estão acontecendo com o Aplicativo (APP) que permite o registro de ponto e a nova escala de sobreaviso.

esc 1esc 2

PRIMEIRA NEGOCIAÇÃO DEPOIS DA REFORMA TRABALHISTA

act 1Este será o primeiro Acordo Coletivo de Trabalho depois da entrada em vigência da reforma trabalhista, em novembro de 2017. Duas coisas se destacam nesse novo ambiente de negociações.

A primeira delas é que a legislação e o judiciário trabalhista, agora, não garantem mais aos trabalhadores os direitos que foram conquistados em suas lutas e negociações no correr do tempo, se não forem formalizadas no Acordo Coletivo. Não se assegura mais a ultratividade, ou seja, os direitos antes existentes.

Vai valer como direitos aqueles que estiverem escritos e garantidos no ACT. Por conta disso, a Pauta Unificada de Reivindicações dos Copelianos para o ACT 18/19 tem 24 cláusulas que visam registrar direitos já conquistados em negociações anteriores. Assim eles ficam garantidos.

Além desses 24 itens, a Pauta Unificada de Reivindicações tem 17 pontos que se referem a assuntos já presentes em acordos anteriores, onde se prevê alterações buscando melhorias, e 14 reivindicações visando novos direitos, benefícios e garantias aos trabalhadores.

A nova realidade exige muita atenção dos copelianos e a organização sindical é fundamental, tanto para evitar perder direitos quanto para as conquistas pretendidas.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para SINDICATOS E COPEL INICIAM NEGOCIAÇÕES DO ACT 18/19 NESTA TERÇA

  1. William Felipe Seccon disse:

    Bom dia, sou copeliano da carreira técnica, como faço para contribuir com ideias que podem entrar na pauta de negociação?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s