Os coletivos CSEC e CSMEC protocolaram junto à Copel na manhã desta quinta-feira, 19/07, a Pauta Unificada de Reivindicações dos Copelianos para as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 18/19.
A Pauta tem ao todo 55 itens, ou cláusulas, divididas em:
– 24 cláusulas a serem mantidas sem alterações no acordo coletivo, visando garantir direitos já conquistados ao longo dos anos nas negociações;
– 17 cláusulas que se referem a assuntos já presentes no acordo anterior, mas onde se prevê alterações, buscando melhorias;
– 14 novas cláusulas, visando novos direitos, garantias e benefícios aos trabalhadores.
As 55 reivindicações envolvem assuntos diversos das relações de trabalho, como garantir direitos já conquistados, melhorias remuneratórias e salariais, benefícios aos empregados e dependentes, garantias para o emprego, melhorias nas relações de trabalho e garantias e direitos sindicais.
A pauta protocolada pelos sindicatos será agora estudada pela diretoria da Copel e pelo corpo técnico envolvido nas questões diversas, para posterior início das negociações. O calendário das reuniões de negociação será definido em breve. Os sindicatos sugeriram, em ofício dirigido à Copel, que as negociações se iniciem na semana de 10 a 14 de setembro.
Os copelianos e copelianas podem conferir abaixo a íntegra da Pauta Unificada de Reivindicações.
Minha sugestão de incluir o vale Cultura na pauta foi aceita. Obrigado Coletivo.
E sobre a isonomia com o que se aumenta a gerência? Não ficou claro.
O acordo ta muito bom para o sindicato
Quando vão colocar clausulas relacionadas pcs como:
– Indicação de gerencia aclamada pelos empregados.
– pesquisa de clima com políticas de consequências imediatas