LEVANTAMENTO DO DIEESE MOSTRA RETOMADA DE GANHOS SALARIAIS ACIMA DA INFLAÇÃO EM 2017

reajustesO Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos – DIEESE, publicou neste junho o Balanço das negociações e reajustes salariais de 2017, onde foram analisados os reajustes resultantes de 643 negociações de categorias de trabalhadores brasileiros, na indústria, comércio e serviços, tanto do setor privado quanto de empresas estatais, detectando tendências dessas negociações.

Tomando o INPC medido pelo IBGE como referência de perdas inflacionárias, o balanço do DIEESE aponta que 63% das negociações resultaram em reajustes com algum ganho real de salário, ou seja, ficaram acima da inflação acumulada nos últimos 12 meses. Os reajustes que ficaram apenas na reposição das perdas inflacionárias foram 29% dos casos analisados. Já os reajustes inferiores à inflação, foram 8% dos casos.

Dentre os 407casos de reajustes acima da inflação, 80%, ou 319 casos, tiveram reajustes de até 1% acima da inflação. O DIEESE avalia que, comparativamente a anos anteriores, as negociações salariais ano passado foram melhores que as de 2015 e 2016, quando houve maior recessão econômica. Em 2017 foi menor o pagamento de reajustes em parcelas. Se em 2016 houve parcelamento em 30% dos reajustes, ano passado caíram para 3% esses casos.

A retomada de negociações com algum ganho real é importante para que os trabalhadores tenham perspectivas de melhorar a qualidade de vida. Na opinião dos coletivos sindicais que representam os trabalhadores da Copel, as políticas salariais da empresa não podem se basear apenas numa meritocracia onde a maioria fica de fora e não se valoriza o conjunto dos trabalhadores. A luta por reajustes acima da inflação é um dos objetivos da negociação do ACT 18/19.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE foi fundado em 1955, visando desenvolver estudos para subsidiar as demandas das lutas dos sindicatos de trabalhadores. São mais de 60 anos desenvolvendo este serviço, o que conquistou credibilidade nacional e internacional como instituição de pesquisa, assessoria e formação.

Veja a íntegra do estudo do DIEESE clicando no link abaixo:

Pesquisa reajustes 2017

Valdir Grandini – Jornalista da assessoria dos coletivos sindicais
Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s