ORGANIZAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA O ACT 18/19, AVALIAM SINDICATOS

arte acordo 1Os dois coletivos sindicais que representam os copelianos, CSEC e CSMEC, reuniram-se em Curitiba no dia 05 de junho, iniciando a preparação unificada para as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 18/19.

Na reunião, aprovaram tanto o calendário geral visando as negociações quanto uma pre´-pauta de reivindicações para basear as discussões e decisões dos trabalhadores nas assembleias sindicais onde será formada a pauta que será encaminhada à Copel.

CONFIRA O CALENDÁRIO APROVADO PELOS SINDICATOS:

– De 11/06 até 09/07: Assembleias para aprovação das reivindicações dos copelianos para as negociações do ACT 18/19;

– Dias 10 e 11/07: Formação da PAUTA UNIFICADA DE REIVINDICAÇÕES, a partir das várias reivindicações aprovadas nas assembleias;

– Dia 12/07: Protocolo na PAUTA UNIFICADA DE REIVINDICAÇÕES na Copel, para apreciação da empresa;

– Os sindicatos buscarão definir junto à Copel, em breve, o calendário das reuniões de negociação;

– Daqui até o final das negociações, os sindicatos manterão informações constantes sobre os assuntos relacionados a ela.

NOVA REALIDADE JURÍDICA E NEGOCIAL

Este será o primeiro Acordo Coletivo de Trabalho depois da entrada em vigência da reforma trabalhista, em novembro de 2017.

A nova realidade exige muita atenção e organização dos copelianos. A legislação e o judiciário trabalhista, agora, não garantem mais aos trabalhadores os direitos que foram conquistados em suas lutas e negociações no correr do tempo. Vai valer como direitos aqueles que estiverem escritos e garantidos no Acordo Coletivo.

O advogado Marcos Meneguin, da assessoria jurídica dos sindicatos, foi enfático na reunião com os sindicatos ao dizer: “Não há mais a garantia da ultratividade, ou seja, dos direitos antes existentes. Agora, ou escreve, ou esquece!”

ORGANIZAÇÃO É TUDO, E PEDE PARTICIPAÇÃO

Os sindicatos consideram mais importante que nunca a organização dos copelianos em torno de seus sindicatos. Organização é fundamental.

As conquistas acumuladas pelos copelianos no correr dos anos, como o nível salarial, vale-refeição, adicional de férias, auxílio-creche, licença maternidade e licença paternidade melhores do que o garantido em lei, direito à dupla-função, auxílio-educação, entre outros, não nasceram da vontade dos dirigentes da Copel. Foram conquistados nas negociações.

Organização é fundamental, porque essas conquistas nasceram da organização dos copelianos e da ação de seus sindicatos.

Organização é fundamental, porque muitos direitos foram assegurados através da assistência jurídica dos sindicatos, em ações individuais e ações coletivas onde representaram os trabalhadores.

Organização é fundamental porque arbitrariedades e desmandos praticados na empresa foram e são resolvidos pela atuação e insistência dos sindicatos.

Organização é fundamental, porque após a reforma trabalhista os trabalhadores correm riscos de pagar honorários em reclamações, se não contarem com a assistência jurídica dos sindicatos.

Organização é fundamental, porque estando organizados cobramos da empresa que os procedimentos e equipamentos de segurança sejam garantidos.

Organização é fundamental, porque quando mudanças organizacionais e administrativas são implantadas de cima para baixo, como o atual enxugamento de quadros, geram sobrecarga de trabalho. Os trabalhadores precisam ter quem levante a situação e lute por eles.

Organização é fundamental, porque nesse momento os interesses de mercado querem modelar e privatizar a Copel, pouco se importando com a qualidade dos serviços. É preciso lutar e valorizar quem fez e faz a mais reconhecida empresa do setor no país.

arte acordo 2

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s