SEM VOTOS PARA APROVAR, GOVERNO ENGAVETA MP DA ELETROBRAS

não deu

Não deu para as intenções do governo Temer. Na noite da última terça, 22/05, a Medida Provisória – MP 814, que tratava da privatização da Eletrobras, foi retirada da pauta de votações na Câmara dos Deputados e arquivada. Quem anunciou a desistência de votar a MP foi o presidente da Câmara, Rodrigo Maia – DEM-RJ.

Não havia votos suficientes para aprovar a Medida Provisória 814 na bancada de apoio do governo, porque muitos deputados governistas não engolem essa privatização, conforme já havíamos comentado aqui, no blog COLETIVO. Governadores estaduais e segmentos empresariais também se mostravam descontentes com aumentos de tarifas previsto na MP.

A Medida Provisória precisava ser votada até o dia 1º de junho pelos deputados, para não perder sua validade, o que não vai mais acontecer. A derrota do governo não se deu apenas porque havia dissidências em sua base de apoio, mas porque houve intensa atuação do Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE e de outras entidades e movimentos, junto com a bancada de oposição, denunciando a privatização da Eletrobras como nociva ao país.

A derrota do governo no caso dessa medida provisória não significa desistência da intenção de privatizar a Eletrobras. Ainda tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei – PL 9463/18, que permite alterar o controle acionário da Eletrobras, também promovendo significativo aumento de tarifas. Além disso, o governo deve reenviar os termos previstos na MP 814 para votação no Congresso, em forma de projeto de lei.

A luta do movimento sindical eletricitário contra a privatização vai continuar, alertando a população de que se trata da entrega de um grande patrimônio por valor irrisório, com impactos diretos no aumento do custo de vida. Também continuará o trabalho dentro do Congresso Nacional contra as intenções do governo, informam o Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE e a Federação Nacional dos Urbanitários – FNU.

Valdir Grandini, jornalista, pela Assessoria de Comunicação do CSEC
Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s