REUNIÕES DIAS 20 E 21 TRATARAM DA PLR/17 E DA NEGOCIAÇÃO QUADRIMESTRAL

neg quad 3

Os sindicatos que representam os copelianos e a Comissão de Negociação da empresa estiveram reunidos dias 20 e 21/06, tratando da PLR 2017 e realizando a negociação quadrimestral de assuntos de interesse dos trabalhadores.

O teor dessa negociação e as conclusões pode ser conferido por todos nas atas, cuja cópia reproduzimos ao final da matéria. A ideia de lavrar uma ata no próprio correr da negociação foi um pedido dos copelianos, defendido pelos sindicatos na reunião e acatado pelos representantes da empresa.

Os sindicatos do COLETIVO CSEC querem também comentar aqui o ambiente da negociação de modo geral, para melhor compreensão dos copelianos, pois as atas não contém estas informações.

PLR 17/18:

Duas coisas preocupam os sindicatos:

A primeira delas é que as metas sejam possíveis de serem atingidas e não fiquem sujeitas a mudanças bruscas de mercado ou oscilações das condições de investimento da empresa. Só assim o esforço dos copelianos não será destruído por circunstâncias imprevisíveis.

A segunda é que se ampliem as possibilidades de crescimento da PLR a ser distribuídas aos empregados, para além dos limites atuais, que impedem na prática que se atinja os 25% dos dividendos distribuídos aos acionistas, limite previsto legalmente. É claro que isso não pode ficar também sujeito ao humor dos governantes que aumentam ou diminuem o repasse aos acionistas, conforme dá na telha. O que os sindicatos defendem é uma possibilidade segura de crescer o montante para os trabalhadores.

As pressões do CCEE – Conselho de Controle das Empresas Estaduais, que exigem sempre crescimento nas metas em relação ao ano anterior, e da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, ameaçando suspender a concessão caso a Copel não diminua seus custos, são fatores que limitam as posições da empresa. Os sindicatos estão pressionando para que a vontade dos dirigentes da Copel não fiquem atadas e intimidadas, possibilitando avanços nas negociações.

NEGOCIAÇÃO QUADRIMESTRAL:

As negociações quadrimestrais são previstas em Acordo Coletivo, para tratar de assuntos diversos de interesse dos copelianos, muitos deles exigindo acompanhamento do que se passa nos locais de trabalho.

Nesta reunião, foram tratados os seguintes temas:

  1. Locação de Frotas
  2. Política Salarial e pesquisa salarial
  3. Liberação de Dirigentes Sindicais-remuneração
  4. Sistema otimizador
  5. Sobreaviso e reflexo DSR
  6. Sobreaviso
  7. Fundação COPEL (parcelamento em tratamento odontológico)
  8. Fundação COPEL (taxas de empréstimos)
  9. Fundação COPEL (Comunicação)
  10. Punição de empregado multados no trânsito
  11. Convênios bancários (empréstimos consignados/ tarifas de manutenção de contas)

O que o COLETIVO CSEC observa sobre assuntos como o sistema otimizador, o sobreaviso, multas de trânsito e as situações relacionadas com a Fundação Copel é que falta para a empresa uma preocupação com a vida real dos copelianos nos vários pontos do Paraná. Demorou muito até que a empresa admitisse, por exemplo, que na prática muitas vezes o Sistema Otimizador estava piorando a dinâmica de trabalho, até que finalmente atentassem para a vida real.

No que diz respeito ao sobreaviso, coisa parecida acontece: enquanto os responsáveis pela gestão de RH falam em uma situação ideal, onde só acionariam quem estivesse de sobreaviso, na prática acontece coisa diferente.

Do mesmo modo, quando a Fundação Copel deixa de possibilitar tratamento odontológico parcelado, a Copel demora a perceber que na vida real muitos empregados vão enfrentar dificuldades para custeá-los em uma só vez. E providências simples como favorecer convênios prevendo parcelamentos deixam de ser providenciados.

A única forma de fazer o que acontece na Copel real ser levado em conta é insistindo nisso a cada negociação. O COLETIVO CSEC vai seguir firme em seu papel de organizar e apresentar as dificuldades vividas pelos copelianos e lutar por benefícios que reconheçam o papel dos trabalhadores.

CONFIRA ABAIXO AS ATAS DAS REUNIÕES DOS DIAS 20 E 21/06:

 

ATA DA REUNIÃO DA PLR:

ata plr 1ata plr 2ata plr 3

 

ATA DA NEGOCIAÇÃO QUADRIMESTRAL:

ata quad 1ata quad 2ata quad 3

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para REUNIÕES DIAS 20 E 21 TRATARAM DA PLR/17 E DA NEGOCIAÇÃO QUADRIMESTRAL

  1. Ótimo

    E sobre os índices da PLR 2016?
    Quando será divulgado o IDG para que possamos verificar como foi o atingimento dos índices?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s