PROFESSORES FAZEM GREVE A PARTIR DE SEGUNDA, 17/10

tiago-tavares-app

Foto de Tiago Tavares – site da APP sindicato

Em resposta a decisão do governo Beto Richa de suspender o reajuste acordado com o funcionalismo no ano passado, os professores da rede estadual de ensino decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta próxima segunda-feira, 17/10. A decisão foi tomada em assembleia estadual realizada em Curitiba dia 12, com a participação de aproximadamente 4.000 professores.

Os professores querem o pagamento e implantação de promoções e progressões; a equiparação de salários dos funcionários das escolas com o salário mínimo regional; o abono das faltas registradas no dia 29 de abril de 2015 e o reajuste do vale transporte dos professores contratados em regime de Processo Seletivo Simplificado (PSS). Também querem a retirada das emendas da Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO) do Executivo que afetem o cumprimento da data base da categoria.

No dia 11, percebendo a força do movimento, o governo estadual comunicou aos professores que suspenderia a tramitação de seu projeto que suspendia a data-base e o pagamento de promoções e progressões. Os professores, no entanto, consideram essa promessa uma manobra de desmobilização do movimento, uma vez que o governo não falou em retirar o projeto, apenas em suspender sua tramitação.

GREVE TAMBÉM É EM APOIO AOS ESTUDANTES QUE OCUPAM ESCOLAS, DEFENDENDO A EDUCAÇÃO

Outro motivo que impulsiona a decisão dos professores de entrar em greve é apoiar os estudantes do ensino médio que já ocupam cerca de 300 escolas em todo Paraná, contra a medida provisória do governo federal –  MP 746, que altera o ensino médio. Os estudantes se rebelam contra as medidas que desumanizam o ensino, sem que o assunto tenha sido discutido pela sociedade, feitas por um governo que nem foi eleito.

Os sindicatos do COLETIVO CSEC são solidários aos professores e estudantes, que também sempre foram solidários e comprometidos com nossa luta contra a privatização e dilapidação da Copel e da Sanepar. Convidamos os copelianos e copelianas, que são pais, mães e cidadãos, a acompanhar e apoiar os professores e estudantes nessa luta, que é também em defesa da educação pública com qualidade.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para PROFESSORES FAZEM GREVE A PARTIR DE SEGUNDA, 17/10

  1. personavenia disse:

    Sindicato, pediria mais atenção com os copelianos,
    A Colega abaixo:

    Elizabeth Stryzakowsky disse:
    14 de outubro de 2016 às 15:18
    E com relação a segunda votação que houve neste mesmo dia (desconto do sindicato do copeliano ou da empresa. Como ficou?

    Ficou sem uma resposta e isso é um descuido do sindicato.
    E ainda mais este post dos professores é para outro blog do sindicato.
    Aqui é Copel. Ou não é?
    Da a impressão de que p sindicato fez de propósito para não responder.
    Marketing do sindicato faça no site do sindicato.
    Aqui é assunto Copel.
    Muito obrigado

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s