POR UMA NEGOCIAÇÃO UNIFICADA

coletivoCopelianos,

O início das negociações visando o Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2016/17, que estava previsto para os dias 14, 15 e 16 de setembro, está temporariamente adiada pela Copel.

Para que todos tenham o correto entendimento dos fatos e do que está em questão, o COLETIVO CSEC esclarece o seguinte:

1- Visando uma boa preparação para o Acordo Coletivo, em março deste ano os sindicatos do COLETIVO CSEC convidaram os sindicatos do Coletivo CSMEC para uma reunião de planejamento e encaminhamentos unificados, na cidade de Foz do Iguaçu. Os sindicatos do Coletivo CSMEC não compareceram e não manifestaram interesse em uma preparação unificada;

2- O COLETIVO CSEC, a partir da reunião em Foz do Iguaçu, encaminhou a preparação para o ACT 2016/17, divulgando eixo de pauta, realizando avaliações preparatórias e realizando dezenas de assembleias nas localidades de sua base sindical, para que os copelianos pudessem opinar e participar efetivamente;

3- No dia 28 de julho, o COLETIVO CSEC protocolou junto à Copel a pauta de reivindicações unificada aprovada pelos copelianos de suas bases, 60 dias antes do período previsto para início do processo negocial, como prevê a legislação. Nessa ocasião, os sindicatos do COLETIVO CSEC deixaram claro para os representantes da Copel sua posição por uma negociação unificada;

4- No dia 5 de setembro, no período da tarde, os sindicatos do COLETIVO CSEC receberam convite da Copel para as reuniões de início das negociações do ACT 2016/17. Nesse convite, a empresa deixava claro que não haveria mesa unificada de negociações e que iniciaria as reuniões de negociação primeiro com o Coletivo CSMEC. Só depois se reuniria com o COLETIVO CSEC;

5- Os sindicatos do COLETIVO CSEC consideraram discriminatório esse procedimento. Consideraram que essa divisão das negociações era discricionária e prejudicial aos copelianos, que não teriam um momento unificado de defesa de seus interesses e ficariam, assim, enfraquecidos na negociação;

6- Por essa razão, o COLETIVO CSEC comunicou a Copel, através de carta protocolada às 12h:59min do dia 13/09, informando que estaria nas mesas de negociação desde seu início, no dia 14/09, como entendia ser de seu direito e de seu dever como representante legítimo de parte expressiva dos copelianos;

7- A Copel, através de suas Relações Sindicais, comunicou aos sindicatos do COLETIVO CSEC, as 18h, que as reuniões previstas para os dias 14, 15 e 16 estavam canceladas e que seriam posteriormente reagendadas. Às 18h28min comunicou essa decisão aos empregados;

8- Os sindicatos do COLETIVO CSEC consideram importante que as negociações sejam UNIFICADAS, como tem defendido desde o início. É muito importante que não exista qualquer diferença de tratamento em relação aos sindicatos e que os sindicatos efetivamente possam exercer, em pé de igualdade, a defesa dos trabalhadores que representam;

9- O COLETIVO CSEC aguarda o reagendamento das negociações por parte da Copel. Nossa posição é por uma negociação unificada, transparente e efetiva, onde os copelianos tenham suas reivindicações defendidas com vigor e convicção.

10- Consideramos que a satisfação dos trabalhadores copelianos virá a partir do momento em que seus direitos e sua valorização possam ser efetivamente defendidos nas negociações.

VEJAM ABAIXO CÓPIA DA CARTA ENVIADA PELO COLETIVO CSEC À COPEL, ONTEM:

carta-1

carta-2

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

10 respostas para POR UMA NEGOCIAÇÃO UNIFICADA

  1. DaniOak disse:

    Onde está a cláusula que nos protege em caso de privatização?! Na pauta do outro grupo sindical tem… Por que desta vez foi excluída da pauta do csec?

    • popular1real disse:

      tem que privatizar mesmo..proteger quem do que?..quem trabalha, trabalha..pelo menos não ia ficar os gargantas sindicalizados, os mochilas e esse monte de cacique nas costas dos que realmente trabalham e não ganham sequer meio estágio de “verbinha”

    • Não foi excluída. Veja a primeira cláusula: Manutenção das conquistas anteriores. A cláusula consta em ACT já assinado. Ao solicitar a manutenção, ela também se mantém.

  2. popular1real disse:

    19 sindicatos e NENHUM nos representa verdadeiramente e se preocupa com o bem estar REAL dos trabalhadores…fazem todo ano uma pauta irreal que não condiz com a realidade e nunca conseguiram avanços significativos, preferindo sempre colocar seu fracasso na intransigência da empresa. Gostaria de saber da vontade real dos trabalhadores e não de meia dúzia de sindicalistas que não ajudam em nada!!!
    Jajá virão com discursos que devemos lutar por “aumento real” e toda a baboseira de sempre, sendo que sabem que 95% dos empregados sabem que o momento todo ano é de abono(CALA BOCA ou como queiram chamar) e de reajuste pela inflação e o auxilio alimentação.
    Gostaria muito que convidassem empregados para participar e respeitassem a opinião REALMENTE da maioria..e não do meia dúzia de Vermelinhos investidos de cargo!
    Todos precisamos de abono e reajuste o mais rápido possível..a não ser que vcs queiram ter uma greve decente até as ultiams consequencias…ou entao devem gostar de ver o pessoal pedindo emprestimos e mais empréstimos na FCOPEL ou bancos para quitar seus compromissos….sei que o desabafo não vai adiantar de nada, mas…quem sabe, vocês alguma vez na vida colocam a mão na consciência e pensam no povo que vocês dizem tanto defender e na sua vontade!

  3. grandenm1 disse:

    Isso é uma vergonha.
    A Copel está sendo vendida e o sindicato não fez nenhuma manifestação. Tipo, se fosse um coletivo sério, teríamos parado a empresa, incendiado pneu na frente da AL, parado rodovia e tudo mais…

    • Hein?!
      Como assim, não fazem nada!
      Estávamos na Assembléia Legislativa. Estivemos em passeata logo após a votação pelo Centro de Curitiba. Passamos na empresa convocando os empregados. Sabem quantos foram? NENHUM!
      A grande maioria dos empregados não tem coragem de participar de um ato sequer, onde quer que seja. Não adianta culpar sindicato A ou B enquanto os copelianos não saírem do comodismo!
      Sindicato forte se faz com empregados unidos. Se preferem ficar na zona de conforto, não há mobilização que funcione.
      Desculpe a forma clara de colocar as coisas, “grandenm1”, há anos você se esconde atrás de um pseudônimo para reclamar e atacar quem tenta lutar por você. Seja maduro o suficiente para fazer seus comentários de cara limpa. Ou, se não quer se expor na internet, procure seu sindicato e mostre a cara. Não nos opomos a conversar e discutir com quem quer que seja. Só não entendo ser justo se esconder atrás de um nickname.

      • Anonimous disse:

        Eu até entendo a decisão do CSMEC em não querer unificar a pauta, eles sempre sãoos primeiros a assinarem, os primeiros a receber, e os avanços que o CSEC consegue depois eles também ganham…
        outra coisa, pode por favor esclareceras trancrições:
        BLOG COLETIVO:”a empresa deixava claro que não haveria mesa unificada de negociações e que iniciaria as reuniões de negociação primeiro com o Coletivo CSMEC. Só depois se reuniria com o COLETIVO CSEC;”
        INFORMATIVO COPEL NOTES: “3. Ressaltamos que houve por parte da COPEL, antes deste agendamento, o interesse maior em buscar pessoalmente entre os representantes desses Coletivos, a condição da manutenção da mesa única de negociação.”
        ta meio contraditório isso

  4. adamovieira disse:

    Os caras não tem coragem de usar nem o próprio nome e vem falar de mobilização, greve. Cadê a coragem dos revoltados? Mostra a cara! Depois cobra dos outros! Amarildo Adão Vieira.

  5. Isso é a mais pura verdade,criticar é mais fácil do que batalhar,falar em greve,quebrar tudo é moleza,mas ir ,encarar de verdade,na hora H todos somem,infelizmente é a mais pura verdade.

  6. popular1real disse:

    Então o SINDEL marca uma assembléia para definir os rumos da Negociação?..os rumos serão quais?..enrolar até Novembro pra todo mundo ficar com a corda no pescoço ou pegar empréstimos na FCOPEL?..coloquem a mão na consciência..usem o blog para atualizar os funcionários…vao marcar assembléia para quem for ser massacrado se tiver ponto de vista diferente do de vcs?

    coloquem a mão na consciência…precisamos desse ACT e do abono..e rápido como foi ano passado…!

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s