COLETIVO CSEC PROTOCOLOU A PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DOS COPELIANOS

prot 1

Os representantes do COLETIVO CSEC e da Copel, no protocolo da Pauta Unificada de Reivindicações

Os sindicatos do COLETIVO CSEC protocolaram perante a Copel a Pauta de Reivindicações Unificada dos copelianos de suas bases de representação. A pauta foi entregue no dia 28 de julho, em reunião com essa finalidade, onde estiveram os representantes dos sindicatos que compõem o coletivo e, pela Copel, o Diretor de Gestão Empresarial, Gilberto Mendes Fernandes, acompanhado de Luiz Carlos Cavanha Junior e Ana Letícia Feller, do RH e da comissão negociadora da empresa.

prot 4

Sindicalistas e representantes da Copel conversam sobre as expectativas e cronograma para as negociações

Além de entregar a pauta, os sindicatos sugerem, em ofício, que as negociações visando o Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2016/17 se iniciem na semana de 12 a 16 de setembro. Até lá, a Copel irá analisar as reivindicações dos trabalhadores e preparar sua proposta para o ACT.

A pauta dos copelianos representados pelo COLETIVO CSEC contém 39 reivindicações, agrupadas em três blocos. No bloco inicial estão as

prot 5

A pauta é formalmente recebida pela Copel, que agora irá analisá-la.

reivindicações que são inerentes ao Acordo Coletivo, como a manutenção de conquistas anteriores, reuniões periódicas de avaliação, garantia de emprego e outras. No segundo bloco estão os itens econômicos, como reajuste salarial e reajustes nos demais benefícios que formam a remuneração. No terceiro bloco estão os itens administrativos, como licença maternidade e paternidade, jornada de trabalho e questões de saúde e segurança, entre outros.

Para os sindicatos do COLETIVO CSEC, o período de agora até o início das reuniões de negociação será de mobilização e organização dos copelianos para lutar por suas reivindicações. Os sindicatos têm convicção de que, quanto mais ativa e atenta estiver a categoria, mais fortes estarão os sindicatos na mesa de negociações.

A pauta de reivindicações entregue para a Copel está disponível na íntegra no link abaixo. Confira:

Pauta Unificada ACT 2016-2017

 

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

8 respostas para COLETIVO CSEC PROTOCOLOU A PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DOS COPELIANOS

  1. personavenia disse:

    Parabéns ao Acordo, está muito melhor, se conseguirem isso valeria os 2/30.
    Sou daqueles que o serviço deve ser pago pelo que vale. Mas tenho as minhas dúvidas,, como outros sobre este valor pelo simples fato que é grana do povo e deve ser valorizado seu dispêndio.
    A antecedência na proposta esta boa. Mas vejo que havia muito tempo antes para colocar cada bloco ou cláusula para ser discutida aqui neste blog. Estranho a forma como foi feita pois é sabido que muitos tem compromissos e não podem comparecer aos encontros, muitos em férias.Muito estranho, Há sindicatos que fazem a votação eletronicamente pela internet.
    O sindicato compromete-se em melhorar há anos e pouco acontece. Repudia-se o PCS atual que diminuiu expectativas e o sindicato também nada consegue além de propor cláusulas escritas. Repudia-se o caso da Yara que prejudicou e envergonhou muitas famílias. a minha inclusive, mas estou me virando fazendo bicos e trabalhando duro em outra atividade e sendo inclusive motivo de piada de colegas que tem menos experiência e resultados e estão com o mesmo salário e inclusive insatisfeitos. isso foi o maior menosprezo que uma empresa fez com os empregados, humilhou-os, promessas não cumpridas.
    É, vamos em frente ver o que dá, Mas por favor não tirem do empregado e procurem se adaptar aos novos tempos. Inovação, transparência, estar mais juntos aos empregados, pois afinal quem pagam seus salários na real são os empregados, e parece que o sindicato ainda quer o suor também? Todo mundo comenta que o sindicato não sabe liderar para uma luta por melhoria e e se desculpa falando que tem que haver união. ou algo parecido.
    Há ainda uma clara noção de que na real, os gerentes são muito bem mais e melhor valorizados que os “demais”, em áreas que não precisariam existir e mal preparados ou mesmo incompetentes, muito cacique indicado, amigo. Gerência não é cargo para amigo, Um tópico bacana deste acordo é que isso foi passado e sentido pelo sindicato.
    Como andam os processos existentes\pendentes? Repudia-se os fracassos que o sindicato teve com as perdas históricas em ganhos reais.
    O sindicato deve ouvir o que a Copel diz. A pesquisa de clima disse para a Copel e para o sindicato.
    Tem tanta coisa acontecendo na empresa, muitas boas mas que podem melhorar e onde está o sindicato e seus dirigentes? Escrevo isso pois vejo o sindicato distante na real, e os sindicalizados se afastando.
    Peço a todos mais participação, pois no resultado do sindicato elegeram este blog como o melhor para comunicar. A intenção é de que o que descrevi aqui é esperar que os colegas também se manifestem e que cada colega post seus pensares e isso muito se aprimora a relação empresa sindicato sociedade e nós.

    • quepateta disse:

      Cheira Isquisito na cláusula dos 2/30 enfatizarem que ela foi aprovada em assembléia, Por que nas outras cláusulas não tem a mesma explicação?? Ou as demais não foram aprovadas? Foi aprovada em separado? Deveria ser assim? Alguém me explica?
      Parece que há culpa no cartório.
      Gente o dinheiro tem que vir pra nós, o sindicato por não arrecadar ou querer mais, arranjou esta explicação e joga em uma assembléia que tem que decidir tudo em minutos. Não deu tempo pra pensarmos e discutir na empresa. iSSO É ISQUISITO

      Outra: Na cláusula 33, o cedido para o sindicato tem 1 estágio garantido (?) É isso ou entendi errado?
      Uai sô!!!! Quem trabalha com linha viva arriscando sua vida em temporais não precisa ter um estágio garantido anualmente então então ????
      Por que esta discriminação?
      Dirigentes da Copel, Todos tem famílias e merecem iguais, independente de cargo tempo de serviço, ou REPRESENTANTES disso ou daquilo. Copel por fineza, não discrimine função ou atividades, todos são importantes. O sindicato não sabe disso pelo que acho.
      Sindicato forte é aquele que tem trazido ganhos aos empregados, este é o lema. O QUE NÃO QUER DIZER SINDICATO CHEIO DOS n/30
      Saudações

  2. A Cláusula de Manutenção do Quadro Funcional, com indenização de 4 remunerações por ano trabalho do empregado, permanece ? Essa é cláusula 30º do acordo vigente.

    • loucocwb disse:

      É curioso como o Coletivo esquece dessa cláusula, Prestes. Todo ano é assim. Sem contar que, todo ano também, temos que cobrar a publicação da pauta completa que vai pra votação. A publicação acaba sendo feita sempre na véspera das assembléias.

  3. poisze56 disse:

    Olá Prestes.
    Clausula primeira: Mantido as conquistas anteriores.
    Acrescento aos inconformados com algumas cláusulas, que o nosso direito por lei de recusa de pagamento foi novamente ultrajado pelo acordo. A coisa é simples: Do meu dinheiro eu também tenho direito a decidir pra isso tem uma lei. E Pago se valer a pena. Esta história de dizer que daí o empregado fica dispensado não cola.
    Quadro de avisos? Isso é coisa pro acordo? Mesmo neste bloq não há quase notícias ou acompanhamento. Avisos? Com tanta mídia por aí? O sindicato tá meio perdido que precisa disto?
    Vemos hoje muita manobra na política, por exemplo partidos dizendo que as doações foram legais. Foram mesmo?. Legal talvez, mas imorais, pois a justiça diz que foi propina e não legal. Por isso convocamos a todos pra ficarmos de olho em negociações e possíveis manobras, Afinal qualquer empresa tem meta e penalização,menos o sindicato. Se não conquista a culpa é de quem?
    Qual é a meta do sindicato? Seus indicadores? Salários? E se não conseguir sua meta?

  4. Vale cultura?! Show de bola!! Adorei!

  5. Luiz Moreira disse:

    Pauta unificada?
    No site do sindenel há uma outra pauta, com outras reivindicações, com valores abaixo das do CSEC.
    Como pode isso? Qual valerá para o acordo?
    sindicato de m…

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s