GOVERNO TEMER QUER FAVORECER PRIVATIZAÇÃO DAS ESTATAIS ESTADUAIS NA RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS COM A UNIÃO

corridaMais um risco de privatização ronda a Copel e exige que os copelianos fiquem de olho e se mobilizem. O risco vem das negociações conduzidas pelo governo interino de Michel Temer com os governos estaduais, em torno da renegociação das dívidas dos estados com a união.

O governo Temer já anunciou algumas as intenções do acordo com os governos estaduais. Primeiro, a suspensão do pagamento das parcelas das dívidas até o final de 2016. Depois, uma pretensa disposição em alongar o prazo para o pagamento das dívidas por mais 20 anos e, como um ingrediente a mais, possibilitar linhas de crédito junto ao BNDES por 10 anos, enquanto as dívidas estarão sendo “pagas”. O governo federal está colocando a privatização de empresas estatais estaduais como uma das “alternativas” para abater essas dívidas, estimadas em R$ 400 bilhões.

Uma das possibilidades aventadas é aprovar, no Congresso Nacional, uma legislação que permita aos estados repassarem controle acionário das estatais para a União, em abatimento a dívidas. A união, por sua vez, conduziria a venda das ações no mercado acionário.

As medidas são um chamariz para que os governos estaduais se sintam atraídos para a venda das ações de empresas controladas pelos estados. Junto com essa medida, há, ainda, intenções de congelar gastos com os salários de servidores e trabalhadores das estatais e passar o controle dos fundos de pensão das aposentadorias para empresas do mercado financeiro. Todas as medidas mencionadas apontam para facilitar o controle dos grupos privados.

Vamos informando no Blog COLETIVO qualquer novidade em torno desse assunto, que merece estado de alerta.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s