PRESSÃO POR AUTORIZAÇÃO DE ACESSO A DECLARAÇÕES DE IR NA COPEL, OUTRA VEZ

métodos gerenciaisNo final do ano passado o COLETIVO CESEC já questionou a Copel por agir impositivamente para obter dos copelianos uma autorização de acesso às suas declarações de imposto de renda. A legislação obriga ao empregado o fornecimento de informações de bens patrimoniais, não a assinatura de autorização de acesso a Declaração de IR. Pela legislação, o empregado tem opção de diferentes formas de prestar as informações:

A Lei nº – 8429/1992, que prevê ao servidor público e aos demais trabalhadores prestar declaração dos bens, direitos, valores e obrigações que integram o respectivo patrimônio, prevê mais de uma opção para atender essa exigência. Uma delas é a autorização de acesso às informações da Receita Federal. Outra é uma Declaração de Valores e Bens, que o empregado preenche e entrega. Essas possibilidades estão previstas e descritas tanto no “Portal do Servidor” do governo paranaense quanto no portal de comunicação da Copel, onde há perguntas e respostas” com orientações sobre o assunto.

O trabalhador pode optar pela forma que melhor lhe convier para emitir tal documento e atender a Lei em questão. Ocorre que, na prática, a Copel tem optado no lugar do trabalhador, com gerencias interferindo impositivamente. No final do ano passado, o assunto já foi discutido com a empresa, que ficou de mudar seu procedimento e informar o quadro gerencial sobre os direitos dos empregados, evitando pressões sobre eles. Pelo jeito, no entanto, essa orientação não foi feita, ou foi falha, já que os sindicatos estão recebendo reclamações de copelianos que se sentem constrangidos e pressionados a assinar autorizando acesso à Declaração.

Os sindicatos vão retomar o assunto com a Copel e orientam os trabalhadores a não aceitar constrangimentos, optando pelo que considerem o melhor procedimento para declaração de seus bens.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

6 respostas para PRESSÃO POR AUTORIZAÇÃO DE ACESSO A DECLARAÇÕES DE IR NA COPEL, OUTRA VEZ

  1. Marcio Teruel disse:

    E como não aceitar? Pois, está escrito que se não autorizarmos o acesso ao IR, poderemos ser até demitidos. Acho que vocês demoraram demais para tomar alguma atitude, pois a Copel mandou está solicitação há alguns meses. Infelizmente, agora não tem mais jeito. Autorizamos ou…autorizamos. Não temos saída.

  2. ladainha1985 disse:

    Esse livre arbítrio para as declarações que o sindicato comenta, na verdade, não ocorreu.
    Seria melhor solicitar que a Copel realizasse novamente o processo, desconsiderando as autorizações impostas anteriormente.

  3. poisze56 disse:

    Bom entendemos que é só sobre os bens e não sobre investimentos como poupança, empreśtimos, etc. Certo?
    E de novo, desta vez o sindicato escreve sobre gerentes. Mal treinados?. Mas o que pode ser feito sobre isso se tem colegas que aceitam departamentos e até superintendência com 2 ou tres subordinados. Isto é ético? é gerir bem o erário público? Daí desejam mostrar serviço presionando ou cobrando algo que nem sabem exatamente do que se trata?
    Como se ve nas mídias, nem tudo que é legalizado ou normatizado é uma atitude correta, pois a origem de uma decisão ou pressão pode ser pessoal e não profissional

  4. nato sanches disse:

    alguem pode informar alguma coisa sobre o PLR 2015, pois o sindicato nao informa mais nada….

  5. poisze56 disse:

    Pois é uns falam em até 9000 percapita para inicio de junho.,
    SIndicato escreva aqui por favor, afinal depois vcs dizem que suam a camisa em nosso favor.
    Sobre o que ocorre na empresa, muito bem vindo o programa de remanejamento. Mas haverá oportunidade para vagas para gerente? Com requisitos que não seja apenas o do “conhecido”? Tipo assin: MBA, sênior: aprovação pelos empregados da área, resultados trazidos..
    Isto porque tem o curso anticorrupto, e sabenos que indicação não é bem visto em programa anticorrupto no Brasil. Aliás, continuam áreas com gerente não sei do que, de uns, dois ou uns 5 no máximo, Tem áreas que poderiam estar em baixo de diretorias,tipo Unicopel e CIC. Isso não é estranho em uma empresa que inclusive se candidata a ser a melhor. A empresa é boa,mas como ser a melhor se os mesmos gerentes continuam, Não foi esse o fator de que no ano passado perdeu valorosos pontos? Falta de liderança e gerentes incompetentes?
    Gerentes cujo treinamento é só gasto e nada mostram de novo
    É pra discutir o assunto povo, O de selecionar melhor as gerências.

  6. quepateta disse:

    Pergunto com tanta coisa acontecendo na empresa nada aqui acontece,– comentarios,
    – Eleição na FC, falta transparência. Dizem que fica o salario de quem for eleito entre 6 a 10000 reais por mês. É fato? É justo pela responsabilidade? Deveria ser voluntario?
    – Trabalhar nas 150 melhores. -transparência- pois dizem que os gerentes sempre ganham estágios tirando inclusive de merecedores(concorrência desigual). Por que nao há verbas proporcionais iguais (para empreg e chefes) e os gerentes concorrerem entre eles? Assim melhora-se o ambiente e a gerência pois todos se esforçaram para merecem o seu estágio concorrendo entre eles. Pois como está é desistimulante pra engenheirada não gerente.Esta é apenas uma situação que desanima.
    – Estrutura mais enxuta. oportunidade para gerencia como dito acima.
    – Passaram uma mensagem sobre um colega que irá recorrer na justiça pois perdeu a 1 instancia, sobre a questão de valorizar os mais novos empregados em 2011, ele é antigo e se sentiu desigual, pois o mercado da pesquisa da empresa não é transparente. A empresa esqueceu este ferimento em muitos dos colegas trabalhadores que ela fez?
    Tem tanta informação circulando e não se diiscute.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s