NEGOCIAÇÃO DA PLR 2016/17 AVANÇA. PROPOSTA IRÁ PARA AVAL DO CCEE

SEL 4As negociações entre os sindicatos e a Copel, realizadas na manhã desta terça-feira, 23 de fevereiro, construíram os parâmetros para a Participação nos Lucros e Resultados – PLR, relativa ao período 2016/17. A proposta de metas e critérios que definirão a PLR será agora encaminhada pela Copel para avaliação e aprovação no CCEE – Conselho de Controle das Empresas Estatais. Esse Conselho foi criado pelo governo Beto Richa para controlar assuntos relacionados aos gastos das estatais paranaenses. As negociações de PLR, bem como acordos coletivos, agora precisam passar por ele.

Com as preocupações e garantias exigidas pelos sindicatos nas três rodadas de negociação – dia 28 de janeiro, dia 11 de fevereiro e dia 23 de fevereiro – a proposta incorporou critérios que deram maiores garantias para os trabalhadores. As informações dadas pela Copel deram maior tranquilidade sobre duas questões principais que influenciam o montante e o atingimento das metas para a PLR: as previsões de balanço e as metas ligadas a receita operacional líquida – PMSO.

Com relação a garantias de balanço, Adriano Fedalto, da contabilidade da Copel, relatou as ações e precauções da empresa com a contabilidade, visando bons resultados na lucratividade, como evitar o crescimento de litígios, evitar também crescimento de dívidas a receber, monitorar os retornos de investimentos e acompanhar os benefícios bancados pela empresa com aposentadorias e plano de saúde. Os sindicatos cobraram da Copel que fortaleça ações de monitoramento no consumo de energia, investindo no controle das fraudes que diminuem a arrecadação.

Outra cobrança dos sindicatos, que melhorou os critérios de metas colocados pela Copel, está relacionado ao desempenho da Copel Telecom. Antes, os critérios estavam dependendo muito das vendas de mercado, que estão sofrendo retração com a crise econômica. Agora, essa meta está relacionada ao desempenho das atividades operacionais da Telecom de modo mais geral.

A forma de cálculo dos percentuais colocados nas metas e o percentual do lucro pago aos acionistas também melhorou, ampliando as possibilidades de montante a ser distribuído. Os sindicatos conseguiram quebrar a barreira que limitava o montante da PLR a 15% do montante distribuído aos acionistas. Abriu-se a possibilidade de conseguir uma distribuição maior, que depende de as metas serem atingidas e superadas.

MELHORAS FORAM CONQUISTADAS

Os sindicatos fizeram um balanço das negociações e ficaram satisfeitos com o resultado da insistente defesa que fizeram de alternativas que melhorassem a proposta de PLR. Para eles, houve de fato uma negociação, que fez os critérios evoluírem.

Há duas coisas para as quais os sindicatos alertam os trabalhadores. As negociações da PLR agora não estão se dando antes de saírem os resultados do balanço, de modo que o desempenho dos copelianos seja estimulado e a PLR possa ser maior, se as metas forem cumpridas e ultrapassadas. Porém, as negociações estão condicionadas ao CCEE criado pelo governo e dependem, legalmente, do aval deste conselho. A Copel irá encaminhar a proposta ao CCEE nos próximos dias e espera que seja avaliada por ele até o final de abril. Depois disso, será oficializada para os sindicatos e para a avaliação dos trabalhadores.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para NEGOCIAÇÃO DA PLR 2016/17 AVANÇA. PROPOSTA IRÁ PARA AVAL DO CCEE

  1. Anonimous disse:

    Ontem saiu uma informação no facebook sobre a votação da proposta da PLR assim:
    Total de votantes: 1.984
    Sim: 1423 (72%)
    Não: 515
    Branco: 6
    Nulo: 1
    Abstenção: 39
    Tendo em vista a aprovação pela maioria simples, os sindicatos assinarão o acordo com a Copel. O balanço será divulgado até o dia 17/03 juntamente com os valores.

    Primeiro aprova depois negocia a proposta?

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s