SINDICATOS TRAÇAM RUMOS PARA O AVANÇO DAS NEGOCIAÇÕES

preparaçãoOlá copelianos

Os sindicatos que compõem o Coletivo Sindical dos Trabalhadores da Copel reuniram-se na tarde desta quarta-feira, dia 30 de setembro, preparando a retomada das negociações visando o Acordo Coletivo 2015/16 com a Copel, amanhã, 01/10.

O objetivo foi traçar estratégias para o avanço das negociações, uma vez que a proposta da Copel, como foi apresentada na última reunião, está muito abaixo de qualquer expectativa aceitável e reprovada na mesa de negociação.

Participaram da reunião os seguintes sindicatos, que integram o Coletivo Sindical dos Trabalhadores da Copel: Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná – Senge, Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Energia Elétrica de Maringá e Região Noroeste do Paraná – Steem, Sindicato dos Trabalhadores nas Concessionárias de Energia Elétrica e Alternativa de Londrina e Região – Sindel, Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Produção, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Fontes Hídricas, Térmicas e Alternativas de Foz do Iguaçu – Sinefi e Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Concessionárias de Energia Elétrica de Fontes Hídricas, Térmicas ou Alternativas de Ponta Grossa – Sinel.

Os sindicatos aprovaram algumas diretrizes que entendem ser necessárias para dar às negociações um rumo de valorização dos copelianos:

ilu 11- Retomar as negociações colocando para a Copel que é inaceitável qualquer parcelamento de reajuste para repor perdas salariais. As negociações precisam ser retomadas nesta quinta tendo como base mínima a reposição das perdas, agora, de uma única vez, partindo daí para a discussão de ganhos salariais reais.

Para os sindicatos, a Copel reajustou preços das tarifas acima da média nacional, em todas as oportunidades recentes. Se fez isso visando proteger sua arrecadação e sua posição no mercado, é justo que aplique o mesmo critério para os trabalhadores. Eles merecem ter os salários e benefícios atualizados, e com ganhos que compensem sua produtividade crescente.

ilu 22- Os auxílios alimentação, creche, educação, vale lanche e outros também merecem reajustes acima da inflação, visto que quase todos tiveram aumentos acima da média da inflação medida pelo INPC. No Paraná os preços aos consumidores, segundo o INPC do IBGE (medido em Curitiba) nos últimos meses ficaram acima da média nacional, ou seja, o custo de vida aqui subiu mais, o que torna justo reajustes acima da inflação para os salários e benefícios dos copelianos.

3- No que diz respeito ao Abono, os sindicatos vão se posicionar amanhã no sentido de que as negociações deste ponto comecem tendo como mínimo o que foi praticado no último acordo, sem diferenciação entre os níveis salariais, partindo daí para mais.

ilu 34- Os sindicatos querem o compromisso da Copel em rever os critérios recentes de PCCS, que diminuíram os níveis salariais de ingresso, e estabelecimento de uma política de valorização salarial para as carreiras, sem discriminações seletivas nos enquadramentos salariais.

5– Os sindicatos querem que a Copel respeite entre seus trabalhadores o piso mínimo de categorias específicas, como os engenheiros, por exemplo, garantindo que não fiquem aquém das conquistas dessas categorias.

6- Além desses pontos que tratam das remunerações, os sindicatos consideram importante que a negociação avance conquistando novos benefícios. Uma das medidas que acham fundamental nesse sentido é que os trabalhadores possam eleger pelo menos metade dos diretores da Fundação Copel. Pela Fundação passa a gestão das aposentadorias e dos direitos à saúde. Como participantes, os trabalhadores devem ter também a oportunidade de escolher e garantir na Fundação a gestão de seus interesses.

Para que as negociações avancem, é fundamental que os copelianos estejam atentos e dispostos a lutar. Bons argumentos são importantes, mas não resolvem sozinhos. É a organização e disposição de luta que podem “sensibilizar” a Copel.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

9 respostas para SINDICATOS TRAÇAM RUMOS PARA O AVANÇO DAS NEGOCIAÇÕES

  1. quepateta disse:

    Sindicatos,
    Boa contraproposta de atitude
    Não aceitem menos de 10%. Amávelmente agradeçam e retirem-se. Pois é a cláusula mais importante.
    Até agora ninguém entendeu direito o compromisso do presidente com o PCCS. E a turma que está ficando amaldiçoada de 2011 eagora nova maldição em cima de 2015?
    A propósito, uma pessoa comentou que seu chefe ganhou mais que todos em estágios, por que ele cumpriu a meta. Mas para isso alguns teve que ficar sem, (foi algo assim). E pelos dizeres, ele só teve elogios para todos o ano inteiro? O que pensam a respeito deste valor da Pessoa? Foi transparente, Mas do caráter o que pensam? Será que a família de quem não ganhou vai entender? É a família Copel tem estas aberrações como chefe.
    Com relaçã aos benefícios, proponho uma pateteada em outras empresas para saber se a Copel tem os melhores. Se tiver, daí fica mais fácil entender a posição da empresa.
    Dizeres sobre o salário do concurso. Ta meio estranho. Alguém sabe o que de fato está ocorrendo

    • poisze56 disse:

      Colega, Qpateta
      Um conselho, não reclame, será rotulado e não ganhará mais nada no futuro.
      Sempre acharão alguma picuinha e retirarão de sua família a verba cujo destino deveria valorizar a sua melhora, o seu resultado no ano.
      É notório a ganância e o desvio de conduta ética deste gerente. Use o programa promessa de remanejamento, se existir um dia e caia fora.
      O PCS é o principal motivo de remanejamento, brigas e diria até de doenças na empresa. Perde-se experiência, conhecimento, cursos pagoc. Mas o ganacioso fica. e normalmente incompetente. Enttendeu po que é péssima para se trabalhar?
      A gerência, somente com indices de avaliação semestrais na área, pelos empregados, será séria;
      Boa sorte.

  2. gerenteAg disse:

    tem que levar até a diretoria essa distribuição de estagio, só os puxa que ganham, isso não é justo, pia com 5 anos de copel ganhando mais ( a linha 1000) de cara de 14 anos de empresa que absurdo é esse?????????

    • poisze56 disse:

      Caro Ag,
      Com certeza, mas chegará um momento em que estes novos, que merecem ganhar bem, deixarão de receber estágios, pois eles estarão velhos. e não terão futuro. Depois a empresa assina pacto onu e sei lá mais o que contra discriminação. disso e daquilo.
      A empresa usa estes estágios para muitas outras finalidades, menos a da ética, pois dar pros novos não é o objeto anual deste merecimento.
      Faça uma denúncia de quem é o puxa.

  3. gerenteAg disse:

    região oeste esta acontecendo isso, tem que fazer uma auditoria interna e averiguar esse tipo de situação,que torna o ambiente de trabalho desigual ,competitivo e arbitrário,aqui nessa região manda quem pode e obedece quem tem juizo, que absurdo estamos em uma empresa de economia mista e não privada em que certos ” gerentes ” se acham donos da empresa.abusam de seu poder e fazem o que querem e com q

  4. Região noroeste está do mesmo jeito tem gente de 26 anos de empresa ganhando menos do que os funcionários de 5 anos. Virou uma puxação de saco danado.

  5. resiti disse:

    Informem também as clausulas administrativas. Não adianta só trazer a parte financeira, quando podemos avançar também nessa área!!

  6. coletivocopel disse:

    Pessoal: a questão do PCCS e dos enquadramentos na Copel está mesmo séria. Hoje na negociação os sindicatos vão pressionar para que o assunto seja discutido na empresa. É muito importante quebrarmos a imposição de cima para baixo e quebrar igualmente o poder que dão aos gerentes de decidir quem “merece” e quem fica de fora. Vamos à luta!!

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s