ACT 2014/15: sindicatos realizarão assembleias para votação da proposta da Copel

A diretoria da Copel apresentou nesta sexta-feira (12) nova proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos trabalhadores da estatal. Após a recusa das entidades que compõem o Coletivo Sindical da Copel à proposta realizada pela empresa na quinta-feira (11), a Copel recuou e decidiu avançar em alguns pontos oferecidos nas rodadas de negociação com os sindicatos. 

vitrine

Apesar de não atender plenamente as reivindicações dos mais de 8,5 mil trabalhadores da estatal paranaense, a proposta da Copel, por definição dos sindicatos do Coletivo, será levada para votação das categorias.

Confira abaixo a proposta que será votada nas Assembleias:

  • REAJUSTE SALARIAL: 7,5%

  • AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO: reajuste para R$840.

  • VALE LANCHE: será incluído no ACT com reajuste para R$100.

  • AUXÍLIO CRECHE: reajuste para R$400 para mães empregadas e pais que detenham a guarda dos filhos.

  • AUXÍLIO EDUCAÇÃO: reajuste para R$700 e manter o teto de 70%. A Copel se compromete a inserir uma cláusula no ACT para que seja possível a renovação dos créditos.

  • ABONO DE FÉRIAS: 2/3 da remuneração, com piso reajustado para R$2200.

  • ABONO SALARIAL: 1 (uma) remuneração (mês 09/2014) acrescidos de R$4.000 fixos.

  • DIÁRIAS DE ALIMENTAÇÃO: A Copel se compromete a reajustar a partir de 01/10/2014.

  • PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: Auxílio reajustado para R$520.

  • APARELHOS AUDITIVOS: a cobertura de aparelhos auditivos será inclusa na cláusula de “Pessoas com Deficiência” do ACT.

  • ALEITAMENTO MATERNO: As empregadas com filhos recém nascidos, após o período de 180 dias de licença maternidade, poderão ter a jornada de 8 horas reduzida em até 2 horas diárias para amamentarem seus filhos.

  • PCS: A Copel se compromete a revisar o Plano de Cargos e Salários durante a vigência deste Acordo. Da mesma forma, outros adicionais solicitados pelos Sindicatos em Pauta de Negociação serão avaliados no momento da elaboração do PCS e confrontados com Pesquisa de Salários.

As datas e locais das Assembleias da Campanha Salarial Unificada serão divulgadas pelas sindicatos às bases. A apuração das assembleias será realizada no dia 1.º de outubro, em Curitiba.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

58 respostas para ACT 2014/15: sindicatos realizarão assembleias para votação da proposta da Copel

  1. resiti disse:

    Coletivo, e as clausulas administrativas, tais como o horário flexível??

    • sifoes disse:

      Vejam o ACT da Compagás => http://www.sinaep.org.br/acordos/act-compagas-2014-2015.pdf

      Eles tem vários benefícios a mais que nós (auxilio-creche para homens, auxlio eduação para dependentes), além de uma abono maior..
      A “dona” da Compagás fez esse acordo, porque a mesma “dona” tem outra postura conosco ??

      Temos que aproveitar essa oportunidade: acordo X antes das eleições.

      Estamos recebendo um “cartinha” do Beto onde é só elogios para a Copel. Então que tal reconhecer nosso esforço agora no ACT !!!!

  2. Se vir com essa proposta até o PA é NÃO! Nem tocaram no assunto sobre os 4 hrs, e ainda acreditam nessa ladainha de rever os PCS mais p frente!! O sindicato só sabe comer parte do salario e mais nadaaa

  3. Roger Xavier disse:

    Sobre os funcionários 4 horas que estão atendendo call center nada? Sou um dos que restam ainda na COPEL.

  4. angusjovem disse:

    Na Publicação anterior o coletivo afirma que rejeita a proposta da Copel e agora comunicam que irão realizar as votações para a proposta????
    Meio confuso…

    NÃO aceitem qualquer votação ANTES do Coletivo apresentar a proposta com TODAS as cláusulas discutidas…

  5. Por que essta discriminação quanto ao auxílio-creche ser ofertado somente para as funcionárias e funcionários que detenham a guarda dos filhos? Direitos iguais a todos os funcionários.

  6. NÃO, NÃO, NÃO, ACORDO FRACO… SÓ UM CALA BOCA MESMO…

  7. mudacopel2014 disse:

    E as demais cláusulas? Auxílio educação aos dependentes por exemplo. Segundo o diretor sr. Wladimir a culpa do não recebimento do aumento salarial não eh da empresa pois dinheiro tem.pergunto…Então eh de quem? Ademais a ladainha de sempre postergar a discussão do pós continua? Estão subestimando a inteligência dos empregados.

  8. Xandy Menegon disse:

    Tá e sobre os 4 hrs????? No acordo 2013/2014 haviam informado que o Sebastiani (se não me engano) tinha se comprometido a solucionar o “PROBLEMA” dos 4 hrs, passou-se um ano e nada de bom, somente mais serviços e nenhum benefício, chega de “SE COMPROMETER”, tem que estar no papel, se não for assim esqueçam, falar até papagaio fala. Estou ha 3 anos na COPEL e até agora nada, ha três anos ouvindo que seremos passados para oito hrs, que teremos PCS….
    A COPEL está ganhando prêmio atrás de prêmio graças aos seus colaboradores e como somo gratificados???? com um acordinho um pouco melhor que o passado aparentemente e nada mais, olhem o lucro deste ano como já está e cadê o reconhecimento.
    E a votação vai ser aquela vergonha que é todos os anos??? Em que boa parte dos funcionários não podem votar???? Vai ser isso coletivo???
    Lembrando que não quero nada que não seja do meu direito, quero trabalhar oito hrs para ter os mesmos direitos que todos vocês meus companheiros.

    • faça concurso para 8 horas depois converse
      ou passe para leiturista e seja esquecido no armario

      • Roger Xavier disse:

        Olha aqui meu senhor dono da razão…. espero que esteja medindo suas palavras antes de falar essas besteiras que acabou de falar… sou funcionário 4 horas e trabalho fora da COPEL até as 22:30 da noite. Poderia te falar de duas profissões que tenho fora da Copel…. mas você com sua ignorância, e mania de sentar em seu próprio rabo e ficar olhando a vida dos outros, não iria entender. Deve ser mais um daqueles que acham que funcionários 4 horas, só existe pra cumprir tabela. Saiba o sr que isto é passível de penalidades dentro da empresa. Que por sinal não é sua, a Copel é nossa. Ok.

  9. pieter30 disse:

    Aonde estão as cláusulas administrativas???????? E sobre o PDV para todos os funcionários independente de tempo ou idade como ficou????????

  10. Proposta ridícula! Nem 1% de ganho real!
    Esse abono não presta para nada.
    Queremos aumento real e um plano de cargos e salários digno!

  11. Edson Kiko disse:

    Vocês não acham que agora é a hora de brigarmos por um acordo melhor? Temos tempo, é ano eleitoral, o Beto quer fechar essa fatura antes do dia 05, basta ver no coletivo, a apuração das assembleias será dia 01/10. Estou há 25 anos na Copel e nunca vi uma chance tão clara de brigarmos por melhorias. A nossa hora é essa meus amigos. Vamos votar NÃO na primeira assembleia.

  12. mariatns disse:

    A Copel se compromete com o plano de cargos a 4 anos…. Somente por esta clausula meu voto é não!…. Ah, e é claro que o sr. Beto Richa não terá o meu voto…

  13. vamosaluta123 disse:

    O presidente da Copel disse que ficaríamos contentes com o acordo desse ano, pois nós fomos responsáveis em colocar a Copel em primeiro lugar e receber vários prêmios. Fica a pergunta…Cadê esse acordo….o que vi foi o aumento de 700 reais no abono nada mais, o resto é o mesmo do ano passado….Não dá mesmo para acreditar nessa diretoria…

  14. loucocwb disse:

    Vamos ter que, mais uma vez, como no ano passado, implorar pela publicação do acordo completo?

  15. juu86 disse:

    Ae Roger, Xandy e tantos outros que são explorados, em um periodo de 4 Hrs pela empresa… uma Sr. que sempre responde com prepotencia, as perguntas no Face, do coletivo qto do Sindenel, foi indagada sobre o Vale alimentação ser integral para tds… sabe oque ela respondeu? Nada? ou seja… nem tocaram na tecla… eles nem comentaram nada sobre alg de 4 Hrs… ou seja… nem percam seu tempo aqui tentando externar isso… pq ngm esta nem ai com a gente, e ainda somos taxados de vagais por maioria destes tiozões que ficam pagando d peões super heróis, mas q na realidade ficam sugando os mais novos… no maximo fazem cortes e batem chaves.

    • juu86 disse:

      o nome dela Monica Gullaff

    • kirk27 disse:

      É vergonhoso como a Copel trata os empregados 4 horas.
      Mas pior do que isso, é ridiculo como os “mais antigos” de Copel nos tratam! Ganham 5x mais do que a gente e quando pedimos algo para e empresa, eles acham que não merecemos! Todo benefício deve ser dado unicamente a eles! Eles acham que não estamos trabalhando 8 horas na empresa simplesmente pq não queremos! “Façam concurso pra 8 horas” é o que dizem! Ridiculo! Até onde eu sei, há um tempo antes de entrarmos na Copel (mais de 3 anos), eletricistas não ganhavam a “fortuna” que ganham hoje, era bem menos! E quando fizeram o concurso sabendo que o salário era mais baixo! Aposto que ficaram muito contentes quando o salário aumentou! Então (muito bem dito anteriormente), pq os TIOZÕES QUE FICAM PAGANDO DE PEÕES SUPER HERÓIS se revoltam tanto quando querendo uma melhoria?

      • binholondrina disse:

        Caro irmão Copelianos!
        Sou eletricista há 20 anos na Copel e concordo em muitos pontos contigo!
        Se eu estivesse no seu lugar eu também estaria lutando para melhorar ou evoluir na empresa. Isto eh muito justo.
        O que eu não concedo eh a forma como todos os irmãos da Copel Se comportam em relação aos outros que estão em cargos/funções diferentes, acredito que todos olham para o acordo coletivo com interesse próprio e isto temos que respeitar e concordar, pois quem não quer melhorar a sua condição de vidA.
        O que não devemos eh generalizar. Apoio o desejo de todos os irmãos Copelianos de 4 horas que estão lutando para integrar o quadro funcional de 8 horas eu também luto por vocês pois acho que vocês fazem parte da mesma empresa que eu e somos companheiros de luta não importando o cargo/função que exercemos.
        Não posso concordar com você quando me generaliza que pagamos de PEOS SUPER HERÓIS, mas entendo seu desabafo pelo calor do debate, também fui assim, mas os meus 20 anos me fez respeitar a todos que me cercam e fazem parte do meu mundo.
        Também não concordo com os companheiros que criticam vocês por estarem lutando para melhorar suas vidas, estes companheiros não estão olhando para a coletividade e estão estrados, isto do meu ponto de vista, porém, devo respeitar.
        Para finalizar devemos nos irmanar na mesma luta, não apenas por uma Copel melhor, ou o MEU MUNDO MELHOR, mas para que todos ao nosso redor – O BRASIL E O MUNDO – seja um mundo com oportunidades para todos.
        Deixemos os rancores de lado e lutemos por todos… Lutemos pela galera das 4 horas, por aqueles que desejam auxílio educação aos seus filhos, por um vale alimentação maior… Enfim, sejamos verdadeiramente irmãos em CRISTO e vedadiramente companheiros de COPEL.
        UM BRANDE ABRAÇO E FIQUEM TODOS COM DEUS

      • binholondrina disse:

        Ah me desculpe por alguns erros de digitação, mas os olhos depois dos 40 não ajudam muito. Ehehehehehe

  16. Edson Kiko disse:

    Vejam a diferença entre o acordo coletivo da Compagas e o nosso. Porque essa diferença toda? Qual o mérito da Compagas em relação ao nosso?
    Acessem o link abaixo e vejam vocês mesmos.
    Não acham que deveríamos aproveitar a situação e brigar por isso?
    http://www.sinaep.org.br/acordos/act-compagas-2014-2015.pdf

  17. no meu ponto de vista devemos pegar firme na clausula de auxilio educacăo p dependentes quando o funcionario nao usar o credito,o filho passa a ter direito

  18. coletivoget disse:

    Colegas 4 horas, para mudar para 8 horas é necessário a mudança do cargo, então se querem ser 8 horas façam concurso para tal. Existem muitos eletricistas, técnicos, etc, que tem formação superior, seria o mesmo que eles reivindicassem um cargo de nível superior, pois seria necessário outro concurso. Portanto façam outro concurso para o cargo que quiserem de 4, 6 8 ou 24 horas só parem de reclamar sem razão.

    • kirk27 disse:

      Sem razão?!?!?! Larga mão de ser ridiculo e olhar o próprio umbigo! Olhe para a própria empresa que trabalha!! Muitos já receberam promoção para 8 horas (merecido ou não) e não precisaram fazer outro concurso!!! A sua comparação é tão ridícula quanto você!

      • pieter30 disse:

        é complicada essa parte pois tem gente na agencia da vila hauer de curitiba trabalhando e tirando sobreaviso de tecnico e assinando documento com crea de tecnico e é concursado como eletricista e dai eu pergunto quantas coisa tem que ser revista. os sindicato tem q ve isso.

    • Xandy Menegon disse:

      Colega 8hrs, acho que você está um tanto quanto desinformado, se você tempo e vontade, procure o edital do nosso concurso e veras que está especificado que podemos sim mudar para um cargo de 8 hrs, e você sabe muito bem que não é a mesma coisa que mudança de nível de ensino e sim de cargo/função, o nível continua o mesmo, então definitivamente não é a mesma coisa. Portanto estamos reclamando COM RAZÃO. Mas eu não lhe culpo, é bem mais fácil responder desta forma, criticando, do que lutar pelos DIREITOS seus e de seus pares ou buscar alguma informação para entender o por que estamos lutando por isso.
      E outra, se não fosse legal, a COPEL estaria agindo em desacordo com a lei, pois vários já passaram para cargos de 8 hrs, lembrando, eles mudaram de cargo, não de nível de formação, também não teria feito uma pesquisa para saber quem gostaria de mudar de cidade para virar teleatendente.

      Enfim, ninguem está reclamando sem razão e sim COM RAZÃO.

  19. A COPEL é dona de 51% da COMPAGÁS que teve 5.118 fixo de abono + 1 remuneração que inclui periculosidade e adicional de função.
    Foi concedido auxilio creche tambem aos empregados – homens
    Foi concedido aux educação para filhos no valor de 340,00 reais para escola particular
    concedido aux educação de 680,00 anuais para filhos em escola publica
    Por que nós não temos os mesmos beneficios??
    As eleições estão aí pessoal, é o momento de conseguirmos mais beneficios

  20. Edson Kiko disse:

    Temos que brigar por mais, o momento está a nosso favor.

  21. poisze56 disse:

    CAL MA

    Colegas, muita calma nesta hora, é apenas mais uma rodada, não vamos nos precipitar. A proposta esta boa, mas pode ficar melhor melhor, está aquém do que necessitamos.
    O lucro foi bom, inclusive a empresa adquiriu e investiu, visando um lucro de ao menos 8%, que é mais do que os 7.5 oferecido, logo, está investindo menos nos empregados e exigindo mais, pois está comprando e quem vai controlar isso?
    Eu acrescentaria uma cláusula no acordo de multa de 10.000,00 por empregado e para o empregado caso ela não faça um PCS aprovado por nós e sindicato.Isto porue há decada que promete e não cumpre. Depois vem falar de empresa ética no mercado que se insere.

    Hoje, há muito disparate nos cargos e salários, isto pois não é um plano. Pessoas com vários anos ganhando quase o mesmo dos recem ingressos. Consultres demais numa área e de menos na outra o que dificul a ascenção e coisas assim.
    CAL MA, merecemos mais. Sindicato e as perdas anteriores? e sobre o anuênio? Volta?
    Acho que devemos pedir algo mais, 10% reposição estaria do agrado

  22. henryfiat disse:

    Boa proposta… Passa no primeiro turno….quanto as reivindicações. Penso que, a insatisfação deve ser cobrada por outros meios….

  23. henryfiat disse:

    Boa proposta… Passa no primeiro turno….quanto as reivindicações. Penso que, a insatisfação deve ser cobrada por outros meios….como o espaço aqui é democrático, não se ofendam. É a minha opinião.

  24. Seus imbecis, então pela logica os que trabalham mais hrs tem direito ao vale maior que os demais? Os eletricistas de plantão entao merecem 2 vales pelas horas extras que fazem… ENTENDÃO O VALE ALIMENTAÇÃO é um BENEFICIO, logo todos devem receber igual!!! Como a PLR.. ou vcs querem que a pl volte a não ser linear pros chefões la de cima embolsem tudo? Aposto que vc q está contra os 4 hrs é um pançudo que não faz nada os dia inteiro, muitas vezes nas costas dos 4 hrs que exercem função de atendente presencial e 0800 ( que por sinal estão sendo muito pressionados a atingirem metas de 600 ligaçoes por mês… ngm aki quer ganhar que não merece por favor se vc não é a favr da causa cale-se até agora não vi nenhum 4 hrs ir contra a causa de nenhum copeliano

    • plantao10 disse:

      Eu sempre apoiei os funcionários que trabalham 4hs acredito que eles merecem ganhar mais, como vale alimentação integral, 30 dias de ferias, e outros benefícios, mas se querem promoção e passar a trabalhar 8hs, devem fazer outro concurso para 8hs, porque isso é o mais justo.
      Conheço pessoas que fizeram concurso para 8 hs um pouco antes de vcs, passaram bem colocados e não foram chamados, e vcs fizeram concurso para 4 hs, passaram e foram chamados, os que fizeram para 8 hs perderam a oportunidade de ser chamado, logo se vocês forem promovidos para 8 hs a Copel estará sendo injusta com quem fez concurso para 8hs.
      Resumindo, vocês tem direito de pedir um reajuste melhor, um vale alimentação melhor, mas não querer exigir ser promovido para 8 hs e ficar xingando os colegas de trabalho.

      • Xandy Menegon disse:

        Concordo que não se deve perder a classe, xingar não vai levar a nada, não podemos nos rebaixar a este nível, pessoas assim são assim por que não tem argumentos.
        Não acho injusto por que estava em nosso edital essa mudança de cargo, lembrando que é uma decisão da empresa mudar ou não, mas isso não nos impede de lutar por isso, segundo, se pensarmos desta forma, não vai ser justo que ninguém mude de função, por que por exemplo, se um leiturista vira eletricista, ele vai estar tirando a chance de alguém que fez concurso para eletricista e abrindo vaga para leiturista que teoricamente não teria essa vaga, pois a primeira vaga a ser aberta foi de eletricista e não de leiturista, foi só um exemplo, poderia ser com qualquer cargo desde que fosse de mesmo nível e carreira.

      • binholondrina disse:

        Caro irmão Copeliano!
        De certo modo o seu comentário não estah totalmente equivocado, mas esta questão devemos deixar para as autoridades competentes.
        Mas estendamos a situação.
        Houve um concurso público para ambos os cargos, 4 horas e 8 horas. Chamaram a galera das 4 horas, de quem eh o interesse? Da COPEL! e eles não estão pensando em ninguém, somente na empresa.
        Infelizmente quem fez o concurso para 8 horas, se não foi chamado em função do concurso de 4 horas, não nos cabe discutir. O que nos cabe eh apoiar quem estah dentro da Copel, pois está galera jah incorporou o patrimônio humano da empresa, e mais! Não há óbice legal quanto a alteração da jornada de trabalho dos irmãos de 4 horas, pois no edital de convocação, se não me falha a memória, permite que, se de interesse da empresa, a jornada de trabalho poderá ser alterada para 6 ou 8 horas.
        Portanto eles estão em uma justa luta pelos seus interesses, e convenhamos, todo o treinamento que a empresa investiu neles seria muito imprudente por parte da empresa não aproveitar essa galeriana para compor o quadro deficitário das 8 horas.
        Vamos lá, faça parte desta luta.
        A propósito eu não faço parte da galera das 4 horas, mas estou junto com eles. Venha com a gente… Lutemos juntos por eles que com certeza se fosse o contrário desejaríamos que eles lutassem por nos.
        Um grande abraço e fique com DEUS.

      • binholondrina disse:

        Belo raciocínio Xandy, não tinha pensado a respeito dos leituristas, que logo logo farão parte do quadro dos eletricistas, e sejam bem-vindos, com certeza!

    • sifoes disse:

      Infelizmente ninguém da direção tem coragem de dizer que fui uma “burrada” a abertura dos PA’s de 4 horas com mão de obra própria… Os que passam para 8 horas a maioria foi por QI …
      O injusto é vc prestar concurso para uma cidade pequena (4 horas) e depois conseguir transferencia para uma cidade maior (8 horas), sendo que muitos não fizeram o concurso pq não queriam trabalhar numa cidade pequena e somente 4 horas.
      Não é ilegal… mas é imoral…

      • juu86 disse:

        Imoral… e vc ficar toda hora tentando argumentar contra pessoas que buscam algo melhor para suas familias… tds que ficam inventado essas histórias que não devia passar, não devia pegar vale alimentação integral, nem imaginam que muitos destes que trabalham 4 hrs tem filhos… CRIANÇAS… e imoral vc pensar em sim msm, com o agravante de que é a proprio empresa que teria que desembolsar algo para nós… não vc! E qto a passar para 8 Hrs é direito nosso sim… esta no edital, logo não é nada imoral… lembrando que ngm de 4 hrs declarou guerra contra ngm… outras pessoas que toda vez que externamos nosso descontentamento, sempre postam algo nos depreciando! como disse anteriormente somos taxados de vagais… mas repito… trabalhamos mais (em 4Hrs), do que 70% desta empresa! Há que Deus lhe abençoes, e seus filhos estejam bem confortáveis, alimentados, em um padrão de vida bom!

  25. binholondrina disse:

    binholondrina disse:
    15 de setembro de 2014 às 19:37
    Caro irmão Copelianos!
    Sou eletricista há 20 anos na Copel e concordo em muitos pontos contigo!
    Se eu estivesse no seu lugar eu também estaria lutando para melhorar ou evoluir na empresa. Isto eh muito justo.
    O que eu não concordo eh a forma como todos os irmãos da Copel Se comportam em relação aos outros que estão em cargos/funções diferentes, acredito que todos olham para o acordo coletivo com interesse próprio e isto temos que respeitar e concordar, pois quem não quer melhorar a sua condição de vidA.
    O que não devemos eh generalizar. Apoio o desejo de todos os irmãos Copelianos de 4 horas que estão lutando para integrar o quadro funcional de 8 horas eu também luto por vocês pois acho que vocês fazem parte da mesma empresa que eu e somos companheiros de luta não importando o cargo/função que exercemos.
    Não posso concordar com você quando me generaliza que pagamos de PEÕES SUPER HERÓIS, mas entendo seu desabafo pelo calor do debate, também fui assim, mas os meus 20 anos me fez respeitar a todos que me cercam e fazem parte do meu mundo.
    Também não concordo com os companheiros que criticam vocês por estarem lutando para melhorar suas vidas, estes companheiros não estão olhando para a coletividade e estão errados, isto eh meu ponto de vista, porém, devo respeitar.
    Para finalizar devemos nos irmanar na mesma luta, não apenas por uma Copel melhor, ou o MEU MUNDO MELHOR, mas para que todos ao nosso redor – O BRASIL E O MUNDO – sejam um mundo com oportunidades para todos.
    Deixemos os rancores de lado e lutemos por todos… Lutemos pela galera das 4 horas, por aqueles que desejam auxílio educação aos seus filhos, por um vale alimentação maior… Enfim, sejamos verdadeiramente irmãos em CRISTO e vedadiramente companheiros de COPEL.
    UM GRANDE ABRAÇO E FIQUEM TODOS COM DEUS

    • Xandy Menegon disse:

      Parabéns pelas belas palavras, este é o espirito, da coletividade, ao invez de estarmos lutando por mais benefícios, alguns estão guerreando entre si, essa é a hora, temos que lutar pelos benefícios, aumento real, PCS e para esta votação que o sindicato sabia que iria acontecer ser feita o quanto antes, para termos um resultado antes do dia 01/10, quando sair o resultado vai ser tarde demais, se for votado NÂO, a Copel vai pedir mais alguns dias para a nova proposta, enquanto isso o 1º turno acontece, se ganhar no primeiro turno vai deixar fazer greve e o o que quiser por está eleito, se ir para o segundo a proposta melhora para não ter greve.

      • binholondrina disse:

        Valeu Xandy, este eh o espírito. Se a maioria entender ser um bom acordo vamos votar sim, se entender ruim votem não, mas respeitemos os interesses da coletividade, porém, jamais baixar a guarda ou se render, mas também lutar de forma honrosa e democrática.

  26. vamosaluta123 disse:

    Galera, temos lutas diferentes, os amigos 4h tem todo direito de lutar para passar para 8h, assim como nós que temos mais de 10 anos devemos lutar por um plano que valorize o tempo de empresa. Além de outros setores da empresa que precisam de melhorias. Para conquistarmos melhorias, temos que nos unir e lutar juntos. Como vamos conseguir mudar se entre nós há tanto ódio, inveja e brigas????? Pensem, sem união, ninguém vai conseguir nada….

  27. poisze56 disse:

    Gente, vamos seguir a receita de bolo de quase sempre pra dar certo.
    Funciona assim:
    = Leve a proposta da massa.
    = A Empresa mistura valores com cálculos e risadas e humilha os empregados.
    – Nós revoltados chamamos de indecrorosa, ridícula . Levamos ao forno para ver se sai uma ameaça de greve;.
    A Copel olha a massa, dá umas quirerinhas a mais, (às vezes 1% ou melhora o abono), sem pcs e reposição de perdas históricas.
    – Sindicato fica feliz dizendo que foi muito suor e difícil e uma grande conquitsa. Suor na massa? urgh
    – Vota-se não.Deixa mais um pouco em banho maria
    – Sindicato leva resposta de que a coisa ainda está no forno, os colegas fervente para greve.
    -Daí, num passe de mágica, aquilo que a empresa dizia ser o máximo, o limite, um esforço sobrenatural da anterior, repensou, bateu, liquidificou diz que fez uma esforço sobre humano, de mãae e aumenta uns milhos a mais na ração, mais farinha no fubá.
    Votamos sim. mas sem pcs e perdas históricas.
    Depois a Copel tira da PL a diferença, Afinal os consumidores do bolo, os acionistas, não querem ficar comr o fermento.
    Em que fase estamos?

    • pieter30 disse:

      caro, a história se repete ao longo dos anos, e mais, só divulgam parte econômica. A parte administrativa como horário flexível, pdv para todos, pcs, educação para filhos e tantos outros me parece que não é importante ou não interessa. Sem a correta e completa divulgação não há meios de escolher sim/não com clareza e responsabilidade!

  28. grandenm1 disse:

    O pessoal das 4h acha que quem trabalha 8h é rico. Tenho colegas com mais de 20 anos de empresa que ganham 2,7 mil. Eu trabalho há 10 e ganho 2. Parem com essa bobagem de ficarem brigando entre si, se tiverem que brigar, briguem com os sindicatos e a Copel. Aliás, os empregados 4h poderiam viabilizar a formação de um sindicato que represente a categoria.
    A tática da Copel é dividir para conquistar.
    Sobre a votação: vai dar SIM, copeliano não pode ver dinheiro na frente que já pega a migalha, ainda mais aqueles que só porque trabalham na Copel tem o rei na barriga e as dívidas no banco.

  29. pieter30 disse:

    SINDICATOS COMO FICARAM AS CLÁUSULAS ADMINISTRATIVAS?????? O QUE FOI APRESENTADO/PROPOSTO E O QUE A EMPRESA OFERECEU?????? FAVOR DIVULGUEM OS DADOS!!!!!!! SÓ CLÁUSULA ECONÔMICA NÃO É SUFICIENTE POIS GRANDE PARTE DAS REIVINDICAÇÕES SÃO ADMINISTRATIVAS!

  30. tiraram isto ? -REEMBOLSO PARA COMPRA DE ÓCULOS (ARMAÇÃO E LENTES) E APARELHOS AUDITIVOS: a cobertura de aparelhos auditivos será inclusa na cláusula de “Pessoas com Deficiência” do ACT.

  31. eu se divirtu disse:

    coletivocopel é o muro das lamentações.

  32. ladainha1985 disse:

    E qual o posicionamento do sindicato? Dá pra conseguir mais? É uma boa proposta? Qual é o interesse do sindicato, devemos batalhar por mais? Greve? E as demais clausulas?

    Apenas nos jogam uma proposta e aguardam a votação, enquanto o deles já está garantido!

    Mobilização sindical ZERO!

  33. Johnny Derp disse:

    Engraçado que nossas agências não economizam a contratar serviços de limpeza terceirizados (Diaristas que vão ao P.A. dois dias na semana e ficam no máximo uma hora), estagiários sem necessidade, sendo que basta colocar um aparelho para gerar senha ja economiza cerca de R$ 1.000,00 por mês por Agência, mas não valoriza uma das funções que mais colaboram para a Copel receber as dezenas de premiações que recebe anualmente, não sei como a Copel consegue todo ano estar entre os 5 melhores atendimentos ao cliente do Brasil se o seu funcionário atendente não possui nenhum valor dentro da empresa

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s