Copelianos aprovam proposta negociada entre sindicatos e empresa para ACT 2013/14

Os copelianos aprovaram por 3.257 votos a 868 a proposta negociada entre os 13 principais sindicatos que representam os trabalhadores e a Copel para o Acordo Coletivo de Trabalho 2013/14. Outros 84 colegas votaram em branco, anularam ou se abstiveram de opinar nas assembleias realizadas pelos sindicatos em todo o Paraná.

A contagem dos votos foi realizada na sede do km 3, em Curitiba. O ACT 2013/14 será assinado por alguns sindicatos ainda nesta sexta-feira (18). Outras entidades, com sede no interior, referendam o documento no início da próxima semana. O salário reajustado e o abono serão pagos no próximo dia 25.

Ao contrário dos dois anos anteriores, os 13 sindicatos que representam os trabalhadores que se mantiveram firmes e unidos até o fim da greve de 2012 encontraram na mesa de negociações uma empresa disposta a, de fato, negociar, inclusive com a presença de um de seus diretores.

Nesse ambiente de respeito e maleabilidade, foi possível, por exemplo, chegar a um aumento real de 1,24% nos salários dos copelianos. Sem impasse, e com tolerância, foi possível construir um acordo em que todos saem ganhando.

Isso não quer dizer, é claro, que não haja mais reivindicações e insatisfações dos trabalhadores. Muitas das cláusulas da pauta que não foram atendidas pela empresa serão reapresentadas pelos sindicatos em futuras negociações. E temos pela frente, ainda este ano, algumas discussões de cláusulas administrativas.

E, para o futuro, esperamos encontrar na direção da empresa a mesma boa vontade em ouvir os pleitos dos trabalhadores, discuti-los e ceder em suas posições, sempre que possível. Assim, podemos construir um ambiente de trabalho melhor para os copelianos.

Esse post foi publicado em ACT 2013/14, Notícias do Coletivo. Bookmark o link permanente.

64 respostas para Copelianos aprovam proposta negociada entre sindicatos e empresa para ACT 2013/14

  1. atendente4h disse:

    Isso mesmo talvez ano que vem conseguimos melhorar um pouco mais a próxima act, lógico sem sonhos muito alto que isso é impossível, mas sabemos a hora que devemos parar ou continuar e que ve nha a Plr…. Abraços a todos..

    • resiti disse:

      Coletivo, aproveite que irão discutir até dia 30 de Novembro as clausulas administrativas com a copel, para tentar novamente a questão horário flexível para os setores que não trabalham em horário comercial, visando maior segurança e menor trânsito em determinados horários, como sugerido: entrada das 07h00 às 10h00 e saída das 16h00 às 19h00

  2. sickboy disse:

    E sobre a promoção dos 4hrs para 8hrs, vai ser oficial quando?

    • joker2013 disse:

      hahahahaha…. vai esperando!

      • kotzenn disse:

        A unica coisa que a gente pode fazer é esperar meu caro! Enquanto você está com o burrinho na sombra, outros ainda tem esperança!

      • sickboy disse:

        Só pra constar, gerentes já estão se reunindo entre si para ver qual a melhor utilidade dos atendentes 4hrs após esta promoção. Parece que alguns PA’s atenderão por 8hrs e outros provavelmente funcionarão nas outras 4hrs apenas para atendimento via chat. Então eu to esperando sim, joker2013. E fique tranquilo que você não é o patrão, logo, o dinheiro desta “promoção” não sairá de vosso bolso. OBRIGADO DE NADA.

    • weare4h disse:

      Em assembléia, meu sindicato disse que está sendo estudado ainda pela empresa, que, se ocorresse mesmo, seria a partir de dezembro, e os atendentes seriam gradualmente transferidos para agencias maiores, e o serviço que é feito nos PAs 4h seria terceirizado!

      • joker2013 disse:

        Exatamente! foi a mesma resposta dada pelo sindicato aqui.
        Contudo, como grande parte das agências estão sendo transformadas em PA também…

      • sickboy disse:

        Mas estão estudando também abrir alguns PA’s por 8hrs. Acredito que seja em cidades com equipes de eletricistas e que abrangem 2 ou mais cidades.

      • weare4h disse:

        Tomara que sim sickboy, pois não queria sair aqui da minha cidadezinha. Nem que eu fique realizando atendimentos via chat, seria espetacular! Agora é esperar..

      • sickboy disse:

        Pois é, weare4h… trabalho num pa que tem equipe de eletricistas e eles tem que cuidar de mais duas cidades e uns 5 distritos, por mais que nas outras duas cidades tenham PA, o atendimento centraliza todo aqui. Aqui seria interessante abrir por 8 horas. A cidade é pequena e não passa de 12.000 habitantes, porém o número de atendimento é grande.

      • sickboy disse:

        Isso que não da… ser gradualmente promovido. Se for depender do gerente daqui isso nunca vai acontecer. Ele já ferrou com minha transferência e me “despromoveu” de 8hrs pra 4hrs por motivos de preguiça de agilizar a papelada. Eu só acho que se for rolar a promoção, ja tem que rolar pra todos de uma só vez

      • weare4h disse:

        Aqui no meu PA devo ter uns 80 atendimentos por semana e ele só atende minha cidade, com cerca de 10 mil habitantes. Unico jeito de continuar por aqui seria esse atendimento via chat, ou outros serviços internos, como centralização de digitação de leituras da Agencia, calendários rurais, cobrança de debitos por telefone, ou algo do genero. Mas nem alimento tantas esperanças sobre o assunto pra não cair do cavalo depois. Estou estudando pra vários outros concursos, quero muito continuar na Copel, mas se até meio do ano que vem não tivermos nada de novo, acho que não fico. Por enquanto vamos esperar e torcer!

      • sickboy disse:

        Acabaram de me chamar pra exames médicos no concurso de atendente do correio que passei. Os exames estão marcados para o dia 16/12… se não me promoverem até lá e o Correio já me contratar, adeus Copel. Sim, é na mesma cidade que moro.

        Ah, aqui da de 30 a 50 atendimentos do dia, acho que é pq nas cidades vizinhas só tem atendimento na parte da tarde e duas vezes por semana.

      • bom, pra começar, não acredito que a copel vá pagar uma empresa terceirizada. no “meu” PA,atendo segunda e quinta, e os outros dias eu participo do projeto piloto do chat. acredito que essa seja a função que a copel de para nós os 4h.

      • sickboy disse:

        Pois é, Gabriel. Se a copel terceirizar o atendimento e nos passar para 8 horas, o custo destes PA’s triplicariam ao invés de duplicar não é mesmo?

        Eu acredito que a copel vá nos promover apenas para 8 horas e iremos continuar em nossos PA’s normalmente. Alguns atendendo por 8 horas e outros atendendo por 4 horas no atendimento presencial e 4 horas no chat.

    • Sonha mas com os pés no chão. Pois na atual conjuntura será difícil.

  3. resiti disse:

    Coletivo, aproveite que irão discutir até dia 30 de Novembro as clausulas administrativas com a copel, para tratar novamente a questão horário flexível para os setores que não trabalham em horário comercial, visando maior segurança e menor trânsito em determinados horários, como sugerido: entrada das 07h00 às 10h00 e saída das 16h00 às 19h00

    • sickboy disse:

      Cara… desista. Em todo post vc comenta a mesma coisa e em todo post o coletivo te rejeita. Só desista.😉

      • Sickboy!
        Sou solidário com essa luta, que não eh somente sua, mas de dezenas de irmãos de companhia! Não lhe conheço, contudo, seria uma grande perda nos, você deixar a Copel para assumir os correios. Digo isto porque percebo em suas palavras a garra e o desprendimento, sentimento e desejo este, que todos deviam ter na Copel. Vontade de permanecer. Vontade de crescer. Vontade de lutar e construir um estado ainda melhor do que já eh.

      • sickboy disse:

        Valeu, Sandro.

        Só tô na Copel porque sou muito insistente. No começo deste ano recebi uma proposta de transferência para outra cidade e outro setor com a tão sonhada promoção para 8 horas. Fiz a entrevista, acertei todos os detalhes salariais, meu gerente daqui liberou, o gerente que me ofereceu a vaga liberou a PMP, a PMP veio para o meu gerente e ficou dependendo dele para passá-la para frente para que o RH pudesse abrir a vaga do PA daqui para que pudessem contratar o segundo colocado do concurso. Pois bem, o meu gerente daqui ficou enrolando por meses, daí chegou o mês de abril e o gerente que tinha me oferecido a vaga ligou para o meu gerente cobrando, daí sim ele deu andamento, só que daí já era tarde, a diretoria havia sido trocada e com isso todas as PMP’s bloqueadas.

        PS: nesse meio tempo o gerente daqui e o de la já tinham me liberado para alugar algo lá pq a transferência iria ser rápida. Nessa brincadeira eu morri com DOIS aluguéis de R$1.200,00… sem contar que na cidade onde moro tive que continuar pagando aluguel, ou seja, minha PLR foi só pra repor o pouco dinheiro que tinha na poupança.

      • copel4h disse:

        acho que todo pedido é válido. nós não estamos lutando para ter uma promoção para 8hrs? não vejo nada de mais em pedir essa flexibilização de horário. claro que dependendo do cargo fica inviável. mas não tem problemas (na minha opinião) pra quem não tem contato com o público.

  4. Pior do que isto. É a vida dos leituristas
    O sindicato não faz nada! O que a copel fala eles aceitam!
    Falta até uniforme, no dia de chuva se tiver guarda chuva, tem sorte,se não é a água mesmo.
    Falam de Promoções, é p/ rir mesmo. em quase dois anos somente vi uns 10 de 180 saírem da leitura.
    O pior, são os Aux. Comerciais fazendo serviço de Leituristas, pois foram contratados em carreira administrativas.
    E pior ainda, todos aceitam e ficam quietos, pois ficam na esperança de promoções.
    E o sindicato?
    Não são somente os atendente de 4 Hrs que estão perdendo.

    • Jonas França!

      Meu irmão, isso que você está nos dizendo eh, no mínimo, desumano! Aí galera vamos nos manifestar, pacificamente eh claro, em solidariedade a estes que estão nas ruas todos os dias, faça chuva ou faça sol, ateu porque, fiz muita leitura abaixo de chuva, e na minha peça eh no rol de leitura. Papel, caneta e guarda-chuva… Sim senhor. Cafelandia e Nova Aurora.
      Essa galera merece um mínimo de condições para o seu trabalho,

      • É pra rir, mas em dia de chuva temos que colocar as faturas em saquinhos plásticos para não molhar,imagine a cena ( PDA, guarda-chuva,impressora,espelho,fatura,saco plástico,cachorro,chuva e pior tem que terminar antes das 16:00 horas, pois esta proibido fazer hora extra.

  5. pacman171 disse:

    Que VERGONHA de ser COPELIANO!!!!

  6. Leituristas e aux comerciais, não tem direito a nenhum tipo de adicional, não podemos contar com Plano de cargos e salários, pois nem sabemos o que isto significa.

  7. Mas o que mais me indigna, é que os leituristas tem medo de falar, medo de repressão, medo sei lá do que! sempre fui contra, e não tenho medo de mostrar a cara,

  8. E ai escuto, não esta bom, saia da empresa….
    Mas porem quando fiz o concurso a copel manobrou o edital e lançou o cargo de aux. comercial , que assim como eu outros 2.500 pessoas achavam que era para trabalhar no adm. mas a copel no ano de 2013 lanço o edital para leiturista com a mesma função do tal aux. comercial, então o erro não foi meu, só quero meus direitos. desculpe o desabafo, mas falei. e aimda tenho muito para falar………..

  9. Concordo com o Jonas!!!!!!!!!!!! O mínimo que deveria ser feito era lutarmos seriamente por melhores condições de trabalho! Mas, infelizmente, a maioria se cala devido a mordaça chamada “pseudo-promoção” (a saber: Grande parte dos leituristas tem medo de lutar por seus direitos pois tem medo de perder a tal promoção que nunca vem, e, quando vem, ainda dizem que não somos “dignos” dela.)

  10. copeltur disse:

    Senhores do Sindicato.

    Por favor,

    Esclarecam minha duvida,

    Acabei de ler a “copia” do acordo (Pra mim é uma vergonha ser divulgado nos 45min. do 2° Tempo), e gostaria de um melhor esclarecimento sobre a clausula que trata da manutenção dos nossos empregos.
    Pelo que eu entendi, a Copel poderá nos mandar embora sem justa causa? Tenho pra mim que nos acordos anteriores isto não era possivel.

    Sinceramente,

    Estou sentindo que “talvez” não houve transparencia neste acordo. Assembleia? Que assembleia? nos aqui do meu setor, não ficamos sabendo de nenhuma assembleia para discusão/avaliação da pauta. Que houve?

    • coletivocopel disse:

      Caro, a garantia de emprego foi extinta no ACT de 1998. Este ano, como em anos anteriores, o tema foi trazido à negociação e defendido com inúmeros argumentos pelos sindicatos. Mas empresa se recusa a aceitar sua reinclusão no ACT. Quanto as assembleias, o calendário completo foi informado neste blog e nos locais de trabalho pelos sindicatos. Nelas, todos os pontos do ACT discutido entre sindicatos e empresa foram explicados, discutidos e votados por 4.209 copelianos. Não nos parece, portanto, que houve falta de transparência, não é mesmo?

      • Uma das grandes “conquistas” do coletivo, acabar com os terceirizados, já foi colocada em pratica aqui na região. Já havíamos perdido a equipe de manutenção e uma comercial , e agora perdemos a ultima equipe comercial. Para quem isso vai ser bom?, pois não será contratado ninguém para suprir esta deficiência, os que ficam tem que dar conta do serviço, manter as metas, para se enquadrar no “pura energia”. Vamos ver se agora alguém pode obrigar a empresa a contratar mais pessoas. É só pressão. Vamos ver se no as próximas votações as pessoas sejam capazes de analisar o “todo” e não apenas “o cala boca”.

    • A demissão sem justa causa já pode ocorrer. Não é novidade do ACT deste ano.
      A própria Copel regulamenta este assunto na NAC 40301, item 3 (Disposições Específicas), subtitem 3.2 c (Dispensa):
      “Aplicável, pelo gerente de nível 6, quando o empregado cometer falta grave ou for reincidente em atos cuja conseqüência contrarie disposições legais, do contrato de trabalho, de normas corporativas ou do Código de Conduta, que por sua natureza ou gravidade torne impossível a manutenção do vínculo empregatício, em razão da quebra do vínculo de confiança.”
      Especifica ainda o procedimento para que a dispensa seja realizada:
      3.3 – Deve ser reunida pela gerência imediata o máximo de informação sobre a falta cometida pelo empregado, incluindo evidências, declarações do próprio empregado, testemunhas internas ou externas e parecer de empregado especializado no assunto, para apoio técnico, se necessário. Apurados os fatos e verificado que não se trata de falta grave, deverá ser aplicada a punição adequada.
      3.4 – Em se tratando de falta grave e após devidamente apurados os fatos pela área, o gerente de nível 6 encaminha a documentação à SRH para análise e orientações.
      3.4.1. Se a falta considerada grave representa risco relevante à imagem ou ao patrimônio da Companhia, a SRH, em conjunto com a Auditoria Interna – PRE/AUD, deve orientar quanto aos procedimentos de afastamento do empregado e intervenção da AUD ou da Coordenação de Segurança Empresarial – DGC/CSE.
      3.4.2. O Superintendente do empregado deve solicitar, justificadamente, ao diretor da área para que a AUD ou CSE seja acionada, conforme o caso.
      3.5 – Depois de concluídos os levantamentos dos fatos pelo gerente, ou AUD, ou CSE, o gerente de nível 6 da área de lotação do empregado encaminha a documentação à SRH.

      Certamente não aceitaríamos um ACT com uma cláusula com perda de um direito tão importante. Lutamos sempre para “ir pra frente” e não para trás.

      Importante relembrar que no ACT 2010/2011 foi incluída uma cláusula em que os empregos ficam garantidos por 5 anos em caso de mudança de controle acionário. Esta cláusula vem sendo mantida desde então. Os Acordos 2010/2011 e 2011/2012 estão na Intranet da Copel. O ACT 2012/2013 não está lá. Mas a cláusula está transcrita abaixo:
      Cláusula Trigésima Primeira – Manutenção do Quadro Funcional:
      No caso de alteração do controle acionário majoritário por qualquer motivo, as Empresas do grupo COPEL ficarão impedidas de realizar dispensas sem justa causa de empregado, pelo prazo de 05 (cinco) anos, a contar da alteração do controle acionário. O descumprimento implicará no pagamento de indenização correspondente a 04 (quatro) remunerações do empregado por ano trabalhado.

      Quanto à Assembléia, muito me espanta você não ter tomado ciência. Foi divulgado neste mesmo blog com a antecedência necessária. Aliás, você nem sequer menciona onde trabalha. Fica difícil avaliar assim.

      Ainda fico preocupado com a postura de muitos funcionários. Muito fácil se postar contra quem quer que seja que tome alguma decisão. Muito cômodo “culpar” os outros por uma interpretação falha. Seria muito mais correto e todos ganharíamos mais se cada um de nós fosse atrás de informação. Estas informações que postei acima são públicas. Estão na intranet da Copel e neste mesmo blog. Portanto, alguns minutos de pesquisa sanariam muitas dúvidas. Espero que antes de atirar mais pedras, os colegas de empresa se municiem de informação. Assim as discussões ficam mais “ricas” e construtivas.

  11. copeltur disse:

    Para os entendidos,

    Se a maioria, após a divulagação deste acordo, e com base da não informação em tempo habil, quiser anular este acordo, eh possivel?

  12. cronono disse:

    Aceitaram a miséria, é deprimente ser copeliano… vejam os petroleiros como são unidos em suas greves, os correios, os bancários… culpa desses babaovos da copel que eu muitos outros sairemos cedo ou tarde desta empresa que não nos merece como trabalhadores.

    • vamosaluta123 disse:

      Cara, acho que você está na empresa errada, sabe que na copel greve não vira, e além disso, o que os bancários e os correios ganharam??? Pediram 13% de aumento real e quanto ganharam, você viu…é piada né….claro que merecemos mais, porém, leve em consideração essa foi a melhor proposta depois de muitos anos….outra coisa, eu votei sim, e exijo respeito, e não generalize dizendo que todos que votaram sim é babaovo.

      • vamosaluta123 disse:

        Hã, esqueci, você não acha melhor fazer um concurso para trabalhar nos correios ou então para o Banco do Brasil, Caixa Econômica, lá vc vai poder fazer greve e ganhar o aumento que vc tanto deseja….

    • copel4h disse:

      petroleiros, correios, bancários… todos trabalham em empresas de nível federal. claro que tem um sindicato mais forte que os nossos (sem desvalorizar os nossos). e todos sabem que se pararem atingem MUITO mais gente que nós, e também atingem mais o bolso do governo que a gente. por isso são tão unidos, diferente da gente

  13. José Scheler disse:

    QUERO PARABENIZAR OS 868 (UM FOI MEU) COPELIANOS QUE VOTARAM “NÃO). NÓS ATÉ PODERÍAMOS AGORA DEITAR TRANQUILOS, COM A CONSCIÊNCIA LIMPA POR TERMOS FEITO O MELHOR POR TODOS OS OUTROS….PORÉM…TEMOS VERGONHA NA CARA….E VAMOS LUTAR POR AQUELES QUE VOTARAM SIM POR MIGALHAS….SIM…MIGALHAS….UM ABSURDO OS DESCONTOS…UM ABSURDO ACEITAREM ISSO….A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR É…..QUEM SAIU GANHANDO NESSA…PQ OS COPELIANOS NÃO FORAM…E NÃO VENHAM COM PAPINHO DE “AH MELHOR ESSE ACORDO E TENTAR MELHORAR ANO QUE VEM”…PAREM DE SER OTÁRIOS…..SÓ VAI PIORAR….ATÉ A VENDA DESTA EMPRESA….SÓ VAI PIORAR……ACEITAMOS ESSA MISÉRIA…PRA MEIA DÚZIA SAIREM COM OS BOLSOS CHEIOS……MAIS UMA VEZ PARABÉNS AOS 868, COPELIANOS QUE TIVERAM CORAGEM E VERGONHA NA CARA DE NÃO ACEITAR ESMOLAS……

  14. vamosaluta123 disse:

    Meu caro, durma bem, e faz um favor para os copelianos que votaram sim, faça um novo concurso e procure uma empresa que te valorize, que você ganhe o que merece e seja feliz….

    • vamosaluta123 disse:

      Outra coisa, mais respeito com os mais de 77% dos copelianos que votaram sim, será que todos estão errados, e por favor otário é aquele que acha que é o bom. Acho que vc ganha muito bem, pois reclamar do desconto do imposto de renda, seu salário deve ser de engenheiro….Tem todo direito de ficar revoltadinho, mas tenha respeito e meça as suas palavras…

    • José Scheler disse:

      MEU CARO VAMOSALUTA123 (NÃO SEI PRA QUEM TÁ LUTANDO PQ PARA OS COPELIANOS QUE NÃO É) PROCURAREI OUTRO CONCURSO QUANDO EU QUISER, SE ME MANIFESTEI É PORQUE FOI UM PÉSSIMO ACORDO SIM….MEREÇO MUITO MAIS…..ALIÁS VC DEVE GANHAR MUITO BEM…DIFERENTEMENTE DE MIM E MUITOS…PRA DEFENDER TANTO…..SE VOCÊ FIZER AS CONTAS VAI VER O QUANTO ESTAMOS PERDENDO…..E AINDA ACHA QUE TÁ CERTO…ESPERO QUE VOCÊ DURMA BEM…COISA QUE EU DUVIDO…..BOA NOITE…

      • José Scheler disse:

        AH, PRA CONSTAR…NÃO ME CONSIDERO O BOM….APENAS SEI QUANDO ESTAMOS SENDO SACANEADOS E NÃO TENHO MEDO DE ME POSICIONAR E NEM PRECISO BABAR OVO DE CHEFE…NÃO ABANDONAREI O “TITANIC”, APESAR DE SABER PRA ONDE ELE VAI….SÓ ESPERO QUE QDO ELE ESTIVER AFUNDANDO VC NÃO VENHA SE “ESTAPEAR” POR SALVA VIDAS….POIS AVISADO ANTES VC FOI….VC DEVE SER DAQUELES QUE HA TEMPOS VENDEU SUA ESTABILIDADE, SE BOBEAR VENDE ATÉ SUA ALMA….DEPOIS NÃO VENHA RECLAMAR…MAIS UMA VEZ PARABÉNS AOS 868 PELA CORAGEM…..

  15. cronono disse:

    Vou fazer outros concursos sim…. mas não de bancos nem correios…. tem coisa muito melhor me esperando… A questão maior deste acordo é que este é o último acordo antes das eleições. Você acha que vai ser como ano que vem se o Betinho ganhar ou não ganhar? O resultado não vai importar, o acordo vai ser depois e não ganharem.os ganho real nenhum. Pode anotar o que tou te dizendo, se ganharmos vai ser na luta!!! Esse era o ano coringa pra conseguir coisa boa, mas coisa boa mesmo. E não é de abono que estou falando, pois como você disse, o abono foi bom pra muita gente. A questão é, ganho real de 1 porcento e alguns quebrado não quer dizer nada, essa “inflação oficial” há muito tempo sabemos que é manipulada, vai comparar os preços de tudo para ver se aumentou só 6%. Mente quem pode e acredita quem quer.

  16. cronono disse:

    E outra, vou mesmo fazer outros concursos, pois a copel é apenas uma empresa de muitas que já passei e ainda tem coisa melhor me esperando. Não vou ficar acomodado não, como muitos que tem 30 anos de empresa e ficam chorando porque ganham a mesma coisa que os novatos!!! Por que isso? Porque não vão a luta exigir seus direitos, porque se venderam trocando o adicional de tempo de serviço por um aboninho da vida, venderam todas as vantagens antigas por um aboninho da vida e vão continuar vendendo.

  17. pacman171 disse:

    oq acharam da facada do leao??? eu avisei… perceberam a diferença nos valores que a COPEL informou para oq vc vai receber?
    Aproveito mais uma vez para manifestar total decepção com os fracos vendidos!

    • vamosaluta123 disse:

      Se vc está decepcionado com o desconto do imposto de renda, sinal que vc ganha muito bem…porque nós que temos o salário baixo não tivemos tanto problema assim….e se vc se considera tão forte, porque ainda está na copel. Forte são aqueles que buscam melhorar suas vidas buscando novos caminhos quando não estão satisfeitos onde estão, e fracos são aqueles que se acomodam e só sabem reclamar e não fazem nada para mudar o seu caminho…digo isso porque todos estão cansados de saber que não há união entre os funcionários da copel e por mais que vc lute não sabe que não vai mudar nada na copel, o melhor caminho para os descontentes é buscar novos caminhos e serem felizes…

      • pacman171 disse:

        Se eu ganho mais ou menos que meus colegas nao importa, é uma questao de escolha, eu escolhi fazer faculdade, escolhi estudar e entrar na copel como engenheiro, isso nao me faz melhor ou pior que ninguem, acho uma injustiça as pessoas se venderem por migalhas, acho injustiça prejudicar seus colegas de trabalho por enxerga apenas seu umbigo. Estou aprovado no concurso para perito da PF, mas ate eu chegar lá sou copeliano e continuo fazendo parte da vida de meus colegas e ele da minha.
        reintero aqui profunda vergonha em ser copeliano.

    • kotzenn disse:

      Mas pensa num menino rico e inteligente. Se está reclamando tanto e desvalorizando outros copelianos, devolva o dinheiro que recebeu como abono e faça greve sozinho. Se quiser eu passo o número da minha conta.

  18. cronono disse:

    Eu tenho a consciência tranquila, pois meu voto foi NÃO.

  19. quepateta disse:

    Bom,
    Não há um modelo.
    Alguns sindicatos, um com uns 200, outros perto de 1000, tem situações diferentes.
    Um está solicitando a cobrança pelo rabalho com a negociação. alegando falta de dinheiro. Outros não vão cobrar.
    Por favor. não sejam com o algumas empresas que fazem marketing do “bonzinho”. do tipo “viu como sou legal”.
    Pelo que se sabe, a empresa desenbolsou para com o sindicato e seria por este motivo que não vai ser cobrada. e os indicato está usando a famosa “cortesia como chapéu alheio.”
    Muitos não confiam no sindicato. trabalho mole dizem, outros dizem que uns poucos trabalham e os outros penduram-se ou algo assim.
    Para melhorar o crédito, favor divulgarem aqui no blog, quanto cada sindicato recebeu da copel,(recebeu?) e o que a um nível maior, irão fazer com o dinheiro. e Por favor, nada de resposta de que o balanço está à disposição. (isso deveria estar aqui também). Mas intenções futuras. Afinal o dinheiro do sindicato seria dos trabalhadores também ???? Há repasse do governo para os sindicatos? Favor esclarecer numa cartrilha. Transparência gera fofoca na RP
    muito agradecimento.

  20. quepateta disse:

    Descurpa gente:
    Transparência gera fofoca na RP

    corrigindo:
    A falta de transparência gera fofoca na RP.
    Transparência gera credibilidade

  21. quepateta disse:

    Parabéns a empresa.
    -Pagou pouca PL para depois dar o aumento real. Que foi amortizado pelo baixa PL. Bom quem ganhou? A empresa que “gastou” mens no montante e o empregado sobre a questão de futuro com o aumento real.
    Quem perde, o empregado sobre o poder aquisitivo de pagar suas dívidas, considerando baixa a PL, perdeu no geral no ano. Em valores totais.
    – Pagando pouca PL deixou os empregados apertados e foram ao sim rapidamente
    . Golpe de mestre. Dois coelhos com uma cajadada Copel 2 x sindicato 0

    Com relação ao 10% dos item 8, 1000 empregados, nem receberão a promoção na época e nem tiveram as perdas repostas, logo não estaria correto ou ético a justificativa da empresa. Castigo sob qual critério para esses 10%? O de mercado e não da experiência?
    Com relação a estabilidade, acho que a empresa deve demitir, porém sob maior vigilância e mais regras de controle para que isso ocorra. A gente fala da administração, mas existe o coceba, que quer encosto no empreguismo público. Este não tem jeito mesmo, tem que ser ou reconduzido ou demitido.

    O que vejo é que em uns 4 meses o pessoal irá sentir o resultado desta negociação, pois o 13 etc, vem com IPTU,IPVA, conselhos, mensalidades escolares maiores que a inflação, entre outros.
    Pelo que falam foi maravilhosa negociação, a maioria entendeu assim. Vamos aceitar de boa.
    Agora, os dois lados, sindicatos e empresa estão abusando. Ambos se dizem que foi o melhor para o empregado. Mas o que fica é o desânimo, mesmo de quem votou sim, pois foi apenas pelo momento. São 20% dos nãos que querem qualidade e acreditar na empresa.
    Mas a empresa está os poucos percebendo e indo de encontro ao empregado este ano. O que ainda existe são os ditos da radio peão é:
    – Na minha área muda todo ano,no mínimo uma vez, muda meu gerente, e nada muda para mim, ou para a área, o que comprova que é só cargo para distribuir dinheiro público, ao agraciado.
    – meu gerente faz coisas particulares , ninguém o controla, chega quando quer.
    – A rapaziada parente de políticos, esses novatos já gerente na empresa, ficam pedindo ajuda por não saber o que fazer. São sorridentes e ficam angariando puxa-sacos para sua proteção. Afinal um grente inexperiente ou incompetente tecnicamente sabe que precisa de pelo menos dois, um puxa e o idiota, que fará o trabalho pelos outros dois.
    – E continua em muitas subsidiárias, um número excessivos de gerentes, que não são necessários, mas pouco sabem fazer além de ficar no puleiro, Ou seja, produtividade baixíssima. Mas o PMSO é para os peões. Isso gera descrédito e desmotiva.
    – Meu colega que resolvia tudo, agora, não se voluntaria mais em resolver, diz que é atrinbuição de outra área. E o gerente tem que concordar.
    – Ninguém tá a fim de esquentar a cabeça, pois não acredita na atual adminisração.

    Ô do sindicato, acordem e continuem o que faltou com mais atenção.

    Ô da Administração, vocês neste requisitos estão meio perdidos não estão?

  22. Thiago R disse:

    Sacanagem esse valor…achei que ia receber 3300 + salario…. Mas nao deu nem 2500 no total.
    Ninguem tinha me falado que quem entrou esse ano ia ganhar proporcional.
    Pq proporcional se o acordo é referente a 2013/2014? Isso não está certo….

    E outra coisa…Se é proporcional, pq quem mudou de função foi desligado e feito um novo registro recebeu integral?

    Por acaso quem já saiu da Copel vai receber esse abono tbm proporcional, pra se usar essa lógica?

  23. aldrilobato disse:

    a analise do quepateta merece uma curtidinha…

    • quepateta disse:

      Opa valeu o comentário Aldri

      Muita coisa apenas escrevo o que comentam. Digamos que é ser um escritor\formalizador, dos copelianos. Da Rádio Peão,

      1.Comenta-se que deve vir algo mais, ou seja, o preço do voto. Será?

      2.A empresa vai dar um jeito de marquetear, seja de uma PL ou algo pra fazer os empregados pensar que asituação é melhor. Inclusive, compreensivamente das perdas, liberou uns percent a mais.
      Na prática divulga que está cada ano investindo mais no mercado e esquece de investir mais a cada ano nos empregados. Falo de valor total em números de sálários anuais(abona + PL +) e aumwento real e merecimento.
      3. No PSDV, as pessoas tem a opção de não processar a empresa e receber 5 “salgados” a mais. Isso pois se houver reposição das perdas, por exemplo das perdas históricas salariais. Quem se aposentou dança com esta opção. Ou seja, deve-se pensar se os 5 salgados, aplicados, renderia mais que as perdas repostas e inseridas nos salário(do já aposentado) e que se repostas, inseridas na sua aposentadoria todos mês, enquanto aposentado, valer mais ou menos que os 5 recebidos quando se aposentou.
      5. Nã há interesse em maiores salários para a empresa e nem para a F.C., pois quem entra fica no estável. Ou seja, quem está para se aposentar daqui a uns 5 anos em diante, receberá cada ano menos, pois o salário vai ficando estável e a inflação real não. Logo após se aposentar, em uns anos. Estará ”ferrado”. Pois um simples merecimento ou aumento real que não ganharam, além de um cala a boca. Deixará quem vai se aposentar sem futuro e talvez tenha até que voltar a trabalhar após aosentado. Era essa a sua expectativa?
      5. O mercado está precário em técnicos, hora de colocar isso na mesa da negociação, e ainda mais com os custos de treinamento que apenas ensina a medir, mas não ensina o ambiente da experiencia, do conhecimeno amplo. Logo a empresa irá perceber que o mecado absorverá os já experiente e também treinados
      6. item 5 do acordo:
      poxa gente, o sindicato terá, consideramos este exemplo: digamos 1000 colegas da carreira profissional, digamos base do engenheiro, uns 4500 reais cod.1000, logo 1/30x 4500x 1000empregado nível superior=. Dá uma boa grana aos sindicatos. O que o sindicato nos mostrará aqui no blog o que pretende realizar para os empregados da copel com este dinheiro? Afinal este dinheiro é para os empregados e não para o sindicato. Muitos estão querendo saber.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s