Negociações do ACT 2013/14 começam na próxima terça (1.º)

As negociações para o Acordo Coletivo de Trabalho 2013/14 começam na próxima terça-feira (1.º), em Curitiba. Nesta primeira rodada, as negociações se estendem até a quinta (3). Nos três dias, as reuniões se estendem das 9h às 17h. Como em 2011 e 2012, você pode acompanhar o desenrolar das negociações neste blog, no Facebook e no Twitter.

Os 13 sindicatos que representam os trabalhadores que se mantiveram firmes e unidos durante a greve de 2012 esperam que o atraso de 15 dias em relação à data inicialmente proposta à Copel signifique que a empresa preparou uma proposta que atenda às reivindicações dos trabalhadores (clique aqui e leia).

Se, ao contrário, a empresa trouxer à mesa de negociações intransigência e insensibilidade, os trabalhadores já sabem como responder: com união e mobilização. A campanha salarial de 2012 já demonstrou isso. Força, nós já mostramos que temos. E estamos prepararmos para usá-la novamente, se precisarmos.

Esse post foi publicado em ACT 2013/14, Notícias do Coletivo. Bookmark o link permanente.

13 respostas para Negociações do ACT 2013/14 começam na próxima terça (1.º)

  1. eletricistasdo disse:

    o que vcs esperam????estão cortando tudo ……vão dar 5% de reposição, abono de 2 linhas mil. e vale boia de 765 pila,,,duvidam???…leiam.
    Em relatório, o BTG apresenta dois cenários para Cemig, Copel e Celesc: o primeiro pressupõe que a empresa teria que demitir todos os seus funcionários e o segundo, que os funcionários seriam transferidos para o novo concessionário. A Cemig perderia nos dois cenários (cerca de 4 reais e 2 reais por ação) e, para a Copel, o primeiro cenário seria um pouco negativo e o segundo poderia elevar o valor da ação em até 7 reais, de acordo com o relatório.

    Quem ganha

    Alguns operadores poderiam se beneficiar da novidade, caso ela seja confirmada. O BTG cita Equatorial, CPFL, Neoenergia “e outras”, mas faz a ressalva de que há algumas questões que ainda precisariam ser respondidas, quanto a quem seria o responsável pelo passivo das concessões e em quais termos eles poderiam operar os ativos.

    De acordo com o BTG, a notícia preocupa mais por causa da volatilidade que pode criar para alguns nomes no curto/médio prazo. “O setor teve um ano acidentado desde setembro de 2012 e mais barulho não ajudaria”, afirma o relatório. Opinião parecida com a de Ricardo Correa, da Ativa Corretora, para quem a notícia deveria repercutir negativamente sobre o setor, “em especial pelos recentes atos do governo que deterioram o sentimento dos investidores quanto às empresas”, conforme afirmou em comentário diário.
    http://exame.abril.com.br/mercados/noticias/eletricas-voltam-a-apanhar-na-bolsa-com-possivel-regulacao

  2. pacman171 disse:

    Estamos de olho e aguardando orientações do sindicato, so espero que nao deixem para os 45 do segundo tempo iniciarem um processo de mobilizaçao.

  3. Adriano Sutil disse:

    MEU DEUS… ATE PARECE QUE FOI UM DIRETOR QUE DEU ESTA RESPOSTA ACIMA…

    • Adriano Sutil disse:

      REFIRO AO SR ELETRICISTADO

      • loucocwb disse:

        E você já viu, Adriano, um especulador querer o bem de alguém que não seja o dele próprio e dos clientes dele?

        O “X” da questão de toda privatização é esse. Você transforma em deficitário um negócio que até ontem estava dando lucros astronômicos, faz o povo acreditar que a solução é vender, chegam os urubus, esses BTG’s da vida, e fazem a festa.

        Essa é a versão básica da fórmula para se criar uma destas prestadoras de serviço básico que estão em rankings de reclamações nos Procon’s de todo o Brasil.

  4. José Scheler disse:

    VAMOS TORCER PRA DAR TUDO CERTO….NÃO ESTOU SEGURO DISSO….ESPERO QUE REALMENTE OS “13” SINDICATOS ESTEJAM DO NOSSO LADO SE O QUE TODOS TEMEMOS (PRIVATIZAÇÃO) ACONTECER…..PQ PRESSÃO ESTAMOS SOFRENDO TODOS OS DIAS E DÁ UMA TOTAL SENSAÇÃO DE ABANDONO…TEMOS QUE FICAR UNIDOS…..

  5. bau2005 disse:

    Se liga aí gente, pra que privatizar se posso criar um cenário de terror aproveitando se do momento, “cuidado se não não teremos como renovar a concessão, não podemos gastar, não podemos dar aumento, não pode isso não pode aquilo até renovarmos em 2015”. E ainda culpar o governo federal pela situação, queimando desta forma o governo federal e eu ainda sair como marido traído (governo estadual em relação ao federal).
    Lembrando que foi dada a chance de renovação mas não quiseram e alegaram prejuízo, apenas para utilizarem os mesmos argumentos dos últimos 10 anos nas negociações. O que acontecerá agora? Perde se a concessão, levando um caixinha gordo por baixo dos panos, e uma grande empresa mundial que já está de olho assume. E ainda vai poder dizer que não privatizou e que foi o governo federal que favoreceu para que tudo isso acontecesse. Bom fim de semana e fiquem com Deus.

  6. se tiver greve, a população vai entender que os empregados da Copel são preguiçosos, não querem trabalhar, o que seria bom pra muita gente. É tanta podridão que cansa. Tem muita coisa errada dentro da Empresa.

  7. araponga31 disse:

    Não vejo outra saída se não a greve, ainda mais em ano pré-eleitoral. Só que deve ser uma greve organizada, não aquela bagunça do ano passado. Ir nos órgãos de imprensa e falar o que está acontecendo, divulgar os podres.

    Tem muita coisa errada, mas não sabemos nem 10% do que acontece. Já apareceram umas 20 teorias aqui sobre a privatização e como estamos caminhando para ela, todas com sentido.

    Politicamente, estamos abandonados. Não tem ninguém para mostrar na Assembleia Legislativa o que estão fazendo com a Copel. Depois, aparecem na Copel para pedir voto. Aliás, até o PMDB do Requião está do lado do piá de prédio. E o PT? Bem, o PT agora é de direita, não se suja mais pelo povo.

  8. dark0513 disse:

    depois desse ultimo acidente que envolveu um eletricista de linha viva que era querido pelos chefes, a copel entoou loas ao acidentado, enquanto quando quem morre não desfruta da estima dos chefes eles esculacham. e para que isso nao mais aconteça(os acidentes) os genios da copel de curitiba que ganham salario de 5 digitos e que tem de justificar sua existencia fizeram uma tempestade cerebral na qual voou merda para todo o lado, mas acabaram escolhendo uma merda a mais na copel para inibir acidentes. Vejam a idéia digna de um teatro do absurdo; em, cada serviço comercial ou emergencial que se for executar teremos de tirar fotos do colega trabalhando, como se isso fosse inibir alguuma coisa: Copel: mudando para melhor! (melhor para quem , cara pálida).

  9. José Scheler disse:

    REALMENTE ESSA IDEIA IDIOTA DE FOTOS VEIO DO ALTO ESCALÃO, QUE QUER MOSTRAR SERVIÇO DEPOIS QUE NOSSO COLEGA MORREU…MEUS AMIGOS TÉCNICOS DE CASCAVEL DISSERAM QUE UM DOS PARTICIPANTES DESSE PROJETO, UM TAL DE MARCELO DE PONTA GROSSA, QUE SE INTITULA TÉCNICO DE SEGURANÇA, MAIS NÃO PASSA DE UM APADRINHADO DO SENHOR DANIEL. DE TÉCNICO ELE NÃO TEM NADA. E É POR ESSAS E OUTRAS QUE VIVEMOS SITUAÇÕES DESTE TIPO…CIDADÃO PAGANDO PAU DE TÉCNICO E SÓ FAZ MERDA. TEMOS QUE FICAR ATENTOS….A CADA MOMENTO NOS FAZEM ENGOLIR NOVAS IDEIAS MIRABOLANTES…..PRECISAMOS NOS UNIR OU MAIS ACIDENTES ACONTECERÃO, DESTA VEZ FOTOGRAFADOS.

  10. Esse cenário apocalíptico que o colega eletricistasdo aterrorizou aí, é apenas em caso de a Copel não conseguir renovar a concessão da DIS… e como o loucocwb comentou embaixo, esses colunistinhas liberais adoram pintar cenários de privatização e arregaçamento de tudo que é estatal. O negócio é lutarmos pela renovação da concessão em 2015, e a partir daí apenas nos preocuparmos com privatização, afinal de contas, como o colega bau2005 comentou, ninguém vai querer investir em algo tão incerto.

  11. copalhaço disse:

    Parece piada, esse negocio de fotos só pode ser piada, ainda não acredito que isso possa estar acontecendo.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s