ACT 2013/14: Copel atrasa início de reuniões e diz que ainda trabalha em proposta aos sindicatos

Os 13 sindicatos que representam os copelianos que se mantiveram unidos até o fim da greve de 2012 pediram à Copel, em agosto, para que as reuniões iniciais de discussão do Acordo Coletivo de Trabalho 2013/14 fossem realizadas entre 16 e 20 de setembro – ou seja, até esta sexta-feira.

Aos sindicatos, a Copel pediu mais algum tempo para elaborar uma proposta a ser apresentada na mesa de negociação. Em contatos diários com a SRH (Superintendência de Recursos Humanos), diretores das entidades cobram a empresa sobre o andamento.

De nossa parte, esperamos que esse atraso seja sinal de que a empresa se dedica a construir uma proposta que atenda plenamente às reivindicações de seus trabalhadores.

Assim que estiverem definidas as datas das primeiras reuniões de negociação, avisaremos aos colegas.

Esse post foi publicado em ACT 2013/14, Notícias do Coletivo. Bookmark o link permanente.

27 respostas para ACT 2013/14: Copel atrasa início de reuniões e diz que ainda trabalha em proposta aos sindicatos

  1. Olha o golpe ai genttttttttttttttteeeeeeeeeeeeeee.

  2. padzin disse:

    Vai ser na mesma data da reunião da PLR

  3. Se dedicando kkkkk…Tão é fazendo a divisão de quanto e pra quem vai a grana da privatização, o governo tá muito bem articulado, dessa vez eles não perdem a chance não. Eu já estou me conformando.

  4. pacman171 disse:

    Sindicato organize uma operação tartaruga que a peaozada vai doce…
    Ja vamo por logo as cartas na mesa!

  5. eletricistasdo disse:

    aqui na minha região o gerente falou quem não atingir a meta dos 87% de produtividade ele vai “lavar as mãos”.ou seja p um bom entendedor meias palavras basta,…queria saber sobre essa pesquisa ABRADE porq os gerentes ganharam novamente uma linha 1000 cada um , ou seja se quem faz a copel é a mão de obra…atendentes,tecnicos,eletricistas..gerente só serve p encher linguiça.e punir quem trabalha.porq os queridinhos dele que faz churrasquinho na casa dele no final de semana,aqueles que apresentam as “Primas”. esses sim tem valor agoram que realmente trabalha é perseguido,tem advertencia,ganho.por motivos exdruxulos….Por que o sindicato não coloca uma clausula nessa negociação sobre o poder acionario se passar p iniciativa privada garantia de emprego pelo menos de 5 anos ,salvo a justa causa.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • plantao10 disse:

      Aqui na avaliação o gerente esta dando nota baixo para todos e pedindo mais empenho, querendo que damos o sangue pela empresa, e a empresa vai nos dar oque?
      Sobre produtividade, quando vc pedia uma SS para justificar algum trabalho demorado ela vinha na hora, agora estão filtrando e não deixa fazer as SS, eles cancela elas antes de chegar no tablet, eu já abandonei produtividade avaliação quero mais que se exploda tudo.
      Se o gerente querer dar nota não apto, que de, se a produtividade der 40% que de, o que importa é minha consciência tranquila de saber que estou fazendo minha parte direito.
      Agora de uma coisa eu tenho certeza, não vou me doar nem uma gota de suor a mais do que o normal por essa empresa, irei trabalhar dentro do tempo hábil de trabalho sem correr risco de acidente.

      • quepateta disse:

        Uma empresa em que o gerente é avaliado pelas pessoas que o indicaram, é um loop. Logo, todos competentes. Ah claro, tem os resultados. já é alguma coisa. Não vamos esquecer que se a Copel é 10, (lucro), foram os gerentes, se é 0(prejuízo), foram es empregados.
        Mas, não entendi direito, vão criar mais diretorias em cada nova copel? A que salários? De onde vem o dinheiro para os novos diretores? Não é da negociação que vão tirar é?
        A estabilidade deve ser bem negociada em caso de privatização.

  6. bau2005 disse:

    Cês tão loucos com essa idéia de privatização, se liga copelianada, a copel perde a concessão em 2015, nenhum louco compraria uma barca com o casco avariado (com apenas 1,5 ano para vencimento da concessão e sem indicativos de renovação por parte da aneel), a não ser se fosse um costa concórdia, para vender a sucata….
    Tá na cara ching ling entrando na briga do leilões para conseguir esta consessão de 2015, ou pra que tanto curso de mandarin sendo pago pela copel. Aguarde e vejam. Assim caminham os copelianos. Espero estar muito errado. Mas recentemente estive em Ctba e tinham um grupo de engenheiros e técnicos hospedado no mesmo hotel que eu estava com minha família, perguntei se eram investidores do calçadão para o recepicionista do hotel, e para minha surpresa me informou que se tratava de um grupo de engenheiros e técnicos de uma tal STATE Grid, que estavam conhecendo todo o Paraná e SC e interior de SP. Nem falei que trabalhava na copel somente desconversei e sai de fininho e foi pesquisar o que era essa tal de state grid. Só mais um detalhe a viagem deles era a para pesquisa de investimentos. Que Deus nos dÊ uma lugar ao sol. Abraço a todos.

  7. plantao10 disse:

    HOJE ESTAMOS COM UM ÍNDICE DE 1 MORTE POR ANO DE ELETRICISTA DA COPEL POR ACIDENTE DE TRABALHO, me corrigem se eu estiver errado.
    Ano retrasado foi um colega que se acidentou puxando um cabo dentro do rio.
    Ano passado foi um colega que se acidentou em um RA.
    Esse ano foi esse acidente atual.
    Agora eu me pergunto em que segurança a copel investiu? oque esta ocasionando a distração dos nossos colegas de trabalho? isso na minha opinião esta com cara de pressão psicológico.

  8. plantao10 disse:

    Acho que o sindicato devia aproveitar essa triste fatalidade para acabar com esse cronometro de tempo de execução das atividade energizadas, ir direto ao MP do trabalho e dizer que essa atitude pode provocar acidentes com vitimas fatais.

  9. bau2005 disse:

    Concordo em Gênero número e grau, nestas palavras do colega plantao10, a muito a copel busca punir, e não revê seus procedimentos que estão a muito estagnados, será que somos nós que nos acidentamos porque estamos errados ou alguns procedimentos é que estão na hora de serem revistos e implorando para que sejam mudados exatamente em cima do instante da atividade em que houve o acidente?
    Se os procedimentos fossem tão seguros será que realmente continuaríamos a ter acidentes? Vamos botar lenha na fogueira, na avaliação quem for denominado como quem não atinge as metas, que demora demais para execução das tarefas, solicitem via notes ao seu gerente, em quais atividades teve baixo desempenho, e qual seria desempenho esperado por ele ou pela empresa, se for o tempo este deve ser descrito em quanto tempo é o ideal aos olhos dele e da empresa. E aguardar e postarmos aqui no blog quantos responderam o notes. E após isso solicitar o acompanhamento deles nas atividades referidas, e executá-las 100% dentro dos padrões GSST e solicitar que o mesmo faça tomada e registros dos tempos, e ao termino da atividade, perguntar se ele garante que é totalmente seguro realizar no tempo estipulado pela empresa.
    Devendo levar se em conta que cada atividade é um ambiente diferente, com situações diferentes, e sempre o cliente está por perto e solicitando informações, que acabam demandando um tempo para o atendimento in loco deste cliente.
    E, devemos sempre lembrar que a segurança é nosso compromisso com nossa família, que sempre nos espera no final do dia ou termino e nossa jornada de trabalho. Bom final de semana a todos e fiquem com Deus.

  10. plantao10 disse:

    E isso ai bau2005, temos que tomar uma atitude.

  11. José Scheler disse:

    PODEM TER CERTEZA QUE TODOS OS COLABORADORES DE TODAS AS FUNÇÕES EXERCIDAS NA COPEL (ESTOU FALANDO DAQUELES QUE RALAM E NÃO DA MEIA DÚZIA DE ENGRAVATADINHOS) CONCORDAM COM OS COMENTÁRIOS POSTADOS ACIMA…ESSAS MORTES VEM DA PRESSÃO QUE ESTAMOS SOFRENDO TODOS OS DIAS…..E NINGUÉM FAZ NADA PRA MUDAR ISSO….A NÃO SER COBRAR MAIS EMPENHO PARA OS GANHOS SABE SE LÁ DEUS DE QUEM……ENGRAÇADO QUE QUEM DEVERIA CUIDAR DE NOSSOS INTERESSES PARECE ESTAR SENTADO ASSISTINDO A TODO ESTE CIRCO PENSANDO NO SEU INTERESSE PESSOAL….PQ ALGUÉM TÁ LEVANDO GRANA NISSO….PQ TODO ESTE SILÊNCIO DAQUELES QUE TEM QUE NOS DEFENDER? EU EXECUTO MINHAS ATIVIDADES SEMPRE FOCADO NA EXCELÊNCIA DOS PROCEDIMENTOS E ATENDIMENTO AO CLIENTE…MAS A PRESSÃO É TANTA PARA ATINGIR AS METAS DA EMPRESA QUE ME VEJO AS VEZES PRESSIONADO PARA QUEIMAR ETAPAS. MAS QUE SE EXPLODA…NÃO VOU DAR MINHA VIDA PRA QUE OS GERENTES LEVEM TAPINHAS NAS COSTAS….BOM FIM DE SEMANA A TODOS…FIQUEM COM DEUS..

  12. José Scheler disse:

    EM TEMPO….OUVI DIZER QUE AS INSPEÇÕES DO PPV VÃO SER SURPRESAAA….OU SEJA…JÁ ESTAMOS SOB PRESSÃO DESGRAÇADA POR CAUSA DE TEMPO, DESEMPENHO E PRIVATIZAÇÃO, AGORA VÃO FAZER ISTO COM A GENTE???? ISSO COM CERTEZA FARÁ O RISCO DE ACIDENTES FATAIS AUMENTAREM ESTRONDOSAMENTE……AH…CUIDADO COM AS MOITAS…..VAI TER GENTE DE TOCAIA (LEIA-SE BINÓCULO) NA ESPREITA…

  13. dark0513 disse:

    pra se ter uma idéia, empresas do setor eletrico de sergipe e do ceará foram consideradas pelos funcionarios como boas empresas para se trabalhar(nada contra Sergipe e Ceará, pois tenho o maior apreço pelos nordestinos) mas aqui na nossa “europa Brasileira” duvido que em um apesquisa isenta se algum funcionario diz que a copel é uma boa empresa para se trabalhar. Em certa ocasiao, um guarda municipal e em outra um bombeiro com mais de 15 anos de serviço, me perguntaram se valeria a pena abandonarem a farda para entrarem na copel, eu fui categorico,: “NAO VALE A PENA”.

    • araponga31 disse:

      Cara, os gerentes, o pessoal das antigas e uns novos vislumbrados dizem que a empresa é boa para se trabalhar, não duvide. Somam-se a eles uns que tem viagens pagas para jogar dominó, frescobol, truco, bets e outras porcarias dessas nos JICs e estão felizões.
      Mesmo assim, o resultado da pesquisa de satisfação dos empregados desse ano deve ter sido tão fiasquento, mas TÃO fiasquento, que nem mais se falou sobre essa pesquisa na Copel. Eles só publicam na Intranet criança rindo no colo de diretor e notícias positivas, algo para enganar bobo. E como tem bobo nessa Copel, que acredita no que a diretoria fala.

  14. copalhaço disse:

    Sabe até que me da uma tristeza de ver td isso, não me preocupo com gerencia me dando nota baixa ou minha produtividade baixa, se precisar carpir eu vou, me revolta certas atitudes, hoje por exemplo, temporal, trabalhando desde madrugada e nenhum mto obrigado, ou algum outro reconhecimento, muito pelo contrario, amanha vou as 8 da manhã fazer relatorinho para justificar o motivo de tantas horas extras e ainda escutar se realmente era necessário fazer tantas, gostaria de saber onde está meu sindicato que ainda não tomou providências sobre essa palhaçada de 87% de produtividade? Mas bola pra frente…

    • quepateta disse:

      Bom, se o negócio é tempo, anote tudo que a HE é justificada
      – estrada mais barrenta, logo menos velocidade(segurança)
      – visibilidade ruim, com chuva tudo é mais liso (segurança)
      Assim a empresa tem mais anotações e rever seus prazos de atendimento.

  15. araponga31 disse:

    E ae pessoal, como vão? Pelo que li, estamos mais ou menos, né.
    Sobre a privatização, já apareceu um milhão de histórias diferentes, mas acho que não escaparemos, assim como aconteceu com a Sanepar.
    Vocês perceberam que estão fazendo de tudo para a DIS dar prejuízo? Falam tanto em metas de PMSO e em Dis_Aí, e depois incham a DIS com mais um monte de funcionários de outras diretorias extintas (TI e Jurídica).
    Com isso, os desavisados que olham o PMSO da DIS serão totalmente a favor de uma venda e os possíveis compradores irão rir.
    Sobre as negociações do ACT: ano passado, os sindicatos pisaram na bola, mas esse ano, ao meu ver, estão trabalhando bem. Porém, precisam de apoio de todos os funcionários da empresa. O sindicato é o espelho dos seus representados. Se não colocarmos, todos nós, a cara para bater esse ano, depois de tanta sacanagem que estão fazendo conosco, é dar razão ao Requião, que dizia que éramos todos uns frouxos.

    • quepateta disse:

      Empresa ruim, preço baixo, hora de comprar?
      Renovação. A empresa está numa sinuca ou o governo que não sabe o que faz, e tá a todo momento fazendo trapalhadas, tira dinheiro daqui bota ali, não fecha, e assim vai.
      Lembrando que o tira daqui e bota alí é dinheiro do povo.
      A empresa é A+, é isso?, Daí tem crédito no mercado, logo consegue dinheiro pra qualquer coisa, daí por que não para uma motivação em ganhos reais?rá rá rá esta foi ilusória.

      • araponga31 disse:

        Não estou vendo situação financeira ruim na Copel. Estou vendo é gestão incompetente para não fazer a empresa não dar lucro, ainda mais no monopólio. E eu acho que isso é proposital. Quem é do setor privado vem babando comprar se colocarem à venda, essa joça dará dinheiro como água, sem o cunho social e a política interferindo.
        O Richa não quer ficar com a DIS, todo mundo já sabe disso, quer ficar com as subsidiárias que dão lucro com menor esforço e por isso mesmo vão fechar diretorias e enfiar mais funcionários na DIS.
        Para as empresas privadas, futuramente, número de funcionários não é problema. É muito tranquilo fazer com que estes funcionários saiam, só fazer pressão psicológica, realizar remanejamentos, transferências para outras cidades, tudo o que aconteceu no Banestado.
        Para mim, não tem drama privatizar. Não será meu primeiro, nem meu último emprego. A única vantagem de trabalhar na Copel era o sossego e os benefícios, que estão se deteriorando com o tempo. Ou seja, não se tem mais vantagens.

  16. plantao10 disse:

    Por mim a greve já iniciava no dia 01/10/2013 já que a empresa não quer negociar aumento salarial.

  17. plantao10 disse:

    e como o copalhaço disse trabalhar de baixo de chuva, de madrugada o domingo inteiro e ainda ouvir se era necessário fazer esse tanto de HE.
    COPEL pior empresa para se trabalha, você não vive e sofre pressão 30 dias por mês.

  18. Vergonha. De novo essa enrolação da COPEL.
    SINDICATOS, tenham vergonha na cara e marquem logo uma greve caso a COPEL não negocie o ACT até dia 01/10/2013, data de nossa database.
    Meu pai foi copeliano e fala que nunca viu a negociação do ACT passar de setembro. Sempre que iniciava outubro eles já sabiam quanto iriam receber de aumento, e caso precisasse renegociar, nunca passava de outubro. Até quando vocês irão favorecer o prejuízo dos copelianos, uma vez que pagar aumento atrasado já causa danos a saúde financeira dos mesmos.

  19. copalhaço disse:

    Nossa que engraçado, estão postergando para depois da avaliação da “Pura Palhaçada”.
    Nesse circo tem muito palhaço.

Deixe uma resposta

