Salários: queremos inflação reposta. E aumento real de 3%

Captura de Tela 2013-09-18 às 10.46.03Pedimos à Copel a reposição da inflação acumulada entre outubro de 2012 e setembro de 2013 medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do IBGE. O Dieese estima que ela ficará em 6% (veja tabela abaixo).

Também queremos aumento real de 3% nos salários de todos os copelianos. Em 2012, a união e a luta dos trabalhadores, que pararam a Copel pela primeira vez desde 1989, fez com que a empresa reavaliasse sua “proposta definitiva e final” e concedesse aumento real de 1% a partir de maio passado.

Na hora de assinar o acordo, a empresa tentou apresentar esse aumento real como antecipação do ACT 2013/14. É por esse motivo que os sindicatos pediram à empresa que as reuniões de negociação sejam registradas em ata e testemunhadas por um grupo de trabalhadores.

Além disso, a “antecipação de ganho real”, como ficou registrado naquele ACT, é uma expressão vazia. E só indica que a direção da empresa tinha intenção de conceder aumento real agora, em 2013. O que vai definir a conquista de mais um aumento real de salários, e o tamanho dele, é a mobilização e a união dos trabalhadores e sindicatos neste momento de luta.

E não se trata de um pedido fora da realidade. “Apesar das medidas implementadas pelo governo federal para antecipar a renovação das concessões e reduzir os custos da energia elétrica no país, a Copel apresentou resultados expressivos no primeiro semestre de 2013. O lucro líquido atingiu R$ 650 milhões, crescimento de quase 30%, e a receita operacional líquida chegou a R$ 4,482 bilhões, aumento de 10,61%, demonstrando que a empresa foi pouco afetada pelas medidas – mais que isso, foi até mesmo beneficiada pelas novas regras do setor elétrico”, afirma documento elaborado pelo Dieese (clique aqui para ler).

Esse post foi publicado em ACT 2013/14, Notícias do Coletivo. Bookmark o link permanente.

17 respostas para Salários: queremos inflação reposta. E aumento real de 3%

  1. niquelnausea disse:

    Os bancários já começaram suas reivindicações http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/09/19/greve-dos-bancarios-afeta-agencias-em-todos-os-estados-do-pais.htm
    Pedem 5% de ganho real, será que os 3% que pedimos é muito?

  2. pacman171 disse:

    Eu fiz greve ano passado ( com direito a churra e refri que tava muito por por sinal) por 1% logo esse ano faço por 10%, pq migalhas se o negocio ta errado faz tempo? a tal MP q iria aterrorizar a COPEL nao foi la grandes coisas, a prova é o lucro acumulado no trimestre… Vamo logo pras cabeças!!!

  3. plantao10 disse:

    Eu quero saber oque os sindicatos estão fazendo em relação as privatização, porque não falam nada sobre esse assunto e nem toma nem uma medida preventiva sobre isso.

  4. plantao10 disse:

    Na reunião do sindicato na minha região pedimos 5% de ganho real, não sei de onde tiraram esse 3%, como já temos 1% que foi adiantado sobra só 2%, e fazer greve por pedida de 2% esquece.

  5. padzin disse:

    Podia por o papel higiênico na pauta também, hoje aqui no KM3 nem papel higiênico tem…

  6. cronono disse:

    Vamos ver se fazemos só voto fechado desta vez. Nada de decidir votação de última hora pros puxa sac*s dos gerentes aceitarem qq acordo migalha!!

  7. cronono disse:

    Afinal, copel é no paraná, e não só em curitiba, portanto devemos fazer votações em urna para todas as decisões do acordo, não só a primeira votação como no ano passado.

  8. poisze56 disse:

    Pois é gente.
    3% no mínimo.
    Alguns pontos:
    – Com a movimentação de subsidiárias, como fica a “Nova copel” que voce esta trabalhando?
    – A Nova DIS, tem que ajustar a regulamentação para quem sabe, continuar a concessão. O que isso afeta as reinvidicações?
    – Querem diminuir o quadro, mas estima-se um crescimento na demanda de energia em uns 30 para os próximos 5 anos, sem contar que estão exigindo redundância em tudo. Como fica quem fica?
    – A empresa silencia, igual a PL, como fica? Vai dar o que propos como na PL? Como fica?
    Outras:
    – A empresa fez uma pesquisa interna. Como ficou?
    – Como fica a promção este ano? Na energia de quem? Nossa? da empresa? dos sem energia (puxa?)
    E quem tem perdido %% devido as ultimas feitas da empresa, aquela com o mercado que supervalorizou uns e outros estão na mesma e outros prejdicados Como fica?
    – Este movimento das subsids. Como fica de fato? É só regulamentação? Era obrigatório?
    Já estão convidando, defazendo areas, ou mesmo já enquadrando alguns colegas. Estão sendo consultados?
    As greves por aí tem dado uns 2 a 3 % real.
    Basta gente
    Vou chegar proutras bandas. tchau

  9. José Scheler disse:

    PRECISAMOS FICAR ATENTOS A ESTE FANTASMA DA PRIVATIZAÇÃO QUE ESTÁ GANHANDO FORÇAS…JÁ É NOTÍCIA EM ALGUNS SITES DE ECONOMIA….DO QUE ADIANTA REAJUSTE SE FORMOS TODOS PRO OLHO DA RUA….CLARO QUE PRECISAMOS SIM DE UM AUMENTO REAL…MAS PRECISAMOS MESMO É QUE ESSE TEMOR QUE NOS ASSOMBRA QUE É A PRIVATIZAÇÃO SEJA ELIMINADO….PRECISAMOS COMEÇAR A AGIR….SE NÃO LOGO NÃO TEREMOS MAIS NEM O QUE REIVINDICAR…

  10. plantao10 disse:

    E o que eu venho cobrando aqui faz tempo José Scheler, como já disse os sindicatos estão com a bunda colada na cadeira, já pedi informação, mas eles não tem coragem de posta nada aqui, porque não estão fazendo nada.

  11. plantao10 disse:

    Os sindicatos estão sem moral, estão comprados para aceitar a privatização calados.

  12. plantao10 disse:

    pessoal já começou as avaliações, como os gerentes estão avaliando a regiões de vocês, aqui eles estão dando notas baixas, para tentar fazer que os eletricistas deem o sangue pela empresa.

  13. plantao10 disse:

    No parâmetro que o seu gerente achar certo, eles estão com toda liberdade para avaliar, no caso da minha região foi dado nota baixa e cobrado mais empenho.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s