Está no ar o Jornal do Trabalhador da Copel 2013; vamos juntos fazer história novamente

Captura de Tela 2013-09-18 às 10.46.03

Clique na capa para ler e baixar o jornal

2012 foi um ano histórico para o trabalhador copeliano. Pela primeira vez desde 1989, entramos em greve geral por melhores salários e condições de trabalho. A mobilização de todos nós obrigou a empresa a rever sua “proposta indecorosa” e a oferecer aumento real de 1% a partir de maio passado.

Pois chegou a hora de fazermos de 2013 um ano ainda melhor. Nossa campanha para o Acordo Coletivo de Trabalho 2013/14 já está nas ruas. Os 13 sindicatos que permaneceram unidos ao lado dos copelianos até o fim da paralisação do ano passado irão, mais uma vez, juntos para a negociação salarial.

Como no ano passado, a parte econômica da pauta será prioritária. Ou seja: discutiremos primeiro essas questões, e defenderemos com firmeza o direito dos copelianos a um reajuste real nos salários. Algo perfeitamente possível, segundo análise econômica do Dieese. E, também, segundo a própria Copel, como você verá nas próximas páginas.

As votações também seguem o formato adotado com sucesso em 2012. Não teremos a divulgação dos resultados separadamente, por sindicato. Em vez disso, eles serão conhecidos de forma unificada, tendo como base todo o corpo de empregados da empresa. Porque o que vale é a palavra da maioria, não importa qual a função na empresa ou o sindicato a que se está ligado. Vale o que pensam e querem os copelianos, unidos.

Para evitar armadilhas, solicitamos, em ofício entregue à Copel, que toda a negociação seja registrada em ata, e que trabalhadores possam acompanhar pessoalmente o desenrolar das negociações. A bola, agora, está com a Copel. De nossa parte, queremos transparência total para o processo de negociação.

E será, ao que tudo indica, uma negociação dura, como a empresa já transpareceu no fim do ano passado, ao apresentar, na última hora, uma cláusula que tratava o aumento real que conseguimos como nossa mobilização como “antecipação do próximo ACT”.

Para reverter intransigência e insensibilidade, os trabalhadores sempre tiveram uma arma poderosa: união e mobilização. A campanha do ano passado demonstrou isso na Copel. Se formos tão ou mais unidos e mobilizados que em 2012, poderemos ir além de onde conseguimos chegar na última campanha salarial.

O destino está, portanto, em nossas mãos. Bote o adesivo da campanha no peito, leia e compartilhe nosso jornal com seus colegas, participe das assembleias, acompanhe a negociação na internet neste blog e nos endereços www.sindelpar.com.brwww.sintecpr.blogspot.com.br e www.sindenel.com.br.

E, fundamental, nos ajude na tarefa de cobrar nossas reivindicações da empresa. Força, nós já mostramos que temos. Então, é hora de nos prepararmos para usá-la novamente.

Esse post foi publicado em ACT 2013/14, Notícias do Coletivo. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Está no ar o Jornal do Trabalhador da Copel 2013; vamos juntos fazer história novamente

  1. copelianoz disse:

    Vamos fazer história, a maior greve que a copel já viu. Vamos parar tudo em protesto a essa
    diretoria incompetente e corrupta.

  2. pacman171 disse:

    de que adianta jornal?????????

    vamos nos mobilizarrrrrrr

  3. loucocwb disse:

    Maravilha. Resta a pergunta: e as reuniões marcadas para essa semana?

    O sindicato pede, a Copel ignora e nós esperamos a natureza seguir seu curso?

    A pauta foi apresentada para a empresa há 30 dias. Onde está a ação, coletivo?

  4. loucocwb disse:

    Vale lembrar que as subsidiárias integrais estão saindo do forno.

    Se juntos não somos ouvidos, que dirá separados.

  5. Pingback: Negociações do ACT 2013/14 começam na próxima terça (1.º) |

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s