Governo mostra força e aprova projeto da Sanepar

(12/09/2013 – Gazeta do Povo) O governo estadual usou sua força na Assembleia Legislativa do Paraná e conseguiu aprovar em um dia o projeto de lei que autoriza o aumento do capital social da Sanepar e permite a venda das ações preferenciais (sem direito a voto) da empresa.

Na terça-feira, o governo conseguiu que o plenário fosse transformado em comissão geral para a sessão de ontem. O expediente regimental permite, desse modo, que as comissões da casa (Finanças, Constituição e Justiça) analisem a matéria no próprio plenário e que o projeto seja votado no mesmo dia, em sessões extraordinárias.

Dessa forma, a base governista antecipou a aprovação de um projeto que poderia levar semanas tramitando no Legislativo.

A proposta permite que o governo emita ações preferenciais e possa vendê-las no mercado. Essas ações também poderão ser dadas pelo governo estadual como garantia em operações de crédito e financiamento. Pressionada pela oposição, a liderança do governo fez uma emenda ao texto original. O parágrafo único do artigo terceiro estabeleceu que “o Estado do Paraná deve deter sempre, no mínimo, sessenta por cento do total das ações ordinárias”.

O acréscimo parece ter convencido de forma definitiva a base do governo. Ao longo da semana, deputados próximos ao governo mostraram-se receosos com o projeto. Foi preciso a entrada em cena do governador Beto Richa para convencer a base. Ele almoçou com os deputados para convencê-los dos benefícios que o projeto, caso aprovado, traria ao governo. Diretores da Sanepar também foram escalados para conversar com deputados do PMDB.

No final da tarde, depois de uma votação em três turnos, o projeto foi aprovado por 32 votos a 16 e segue agora para a sanção do governador.

Clique aqui para ler a reportagem de Guilherme Voitch.

Esse post foi publicado em Saiu na imprensa. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Governo mostra força e aprova projeto da Sanepar

  1. araponga31 disse:

    A Copel Dis será a próxima. A diretoria está fazendo de tudo para aumentar os custos da PMSO e induzir a todos ao pensamento de que está falida.
    Fico triste em ver o que estão fazendo com a empresa, vão jogá-la aos crocodilos do mercado. Uma empresa que sempre esteve ao lado da população, estará ao lado de quem apenas quer seu lucro selvagem e o resto que se dane.

  2. polacao88 disse:

    Este aumento do capital social, e consequentemente a possibilidade da venda de novas ações, escutei ontem dia 11/09 na radio, que é devido a divida que a sanepar tem com o Estado e precisa sanar. confere?

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s