PLR: como a Copel tenta transformar em bondade uma decisão judicial que é obrigada a cumprir

Após a Justiça do Trabalho determinar que a Copel pague imediatamente a todos os trabalhadores o dinheiro que pretendia distribuir, sem negociar, como PLR, a empresa emitiu um curioso comunicado aos funcionários nesta quinta-feira (11).

A bem da verdade dos fatos, cabem algumas correções ao texto produzido pela empresa:

1. É falso dizer que o pagamento se dará “diante da determinação do acionista majoritário”. Em respeito aos fatos, o pagamento da PLR será feito por determinação do juiz titular da 20.ª Vara do Trabalho, Carlos Martins Kaminski, conforme Ata de Audiência do Processo número 16898-2013-029-09-00-3, no qual a Copel é ré.

2. O comunicado mente ao afirmar que “a Copel (é) sensível à vontade dos empregados de receber a PLR”. Mente descaradamente. Há dois anos que sindicatos e uma comissão formada por trabalhadores tentam, em vão, negociar o pagamento da PLR. Nunca, nesse período, a direção da empresa se mostrou “sensível”. Pelo contrário. Mesmo recusando-se a negociar, a Copel tentou condicionar o pagamento da PLR à assinatura de um “acordo”.

3. Mais mentira: a nota da Copel diz que “na audiência, o Juiz Carlos Martins Kaminski, da 20.ª Vara do Trabalho, autorizou a Copel a realizar o pagamento da PLR 2012 aos empregados.” Kaminski não autorizou o pagamento, mas determinou que ele fosse feito até o dia 17/07/2013, de forma linear a todos os empregados, prosseguindo a ação civil pública com relação às demais matérias”.

Em bom português, autorizar significa permitir. Já determinar é mais forte: quer dizer mandou, obrigou, ordenou. Uma grande diferença, não? Outra coisa: a ata deixa claro que, independente do que a Copel irá pagar agora, a PLR seguirá sendo discutida na Justiça, com grande possibilidade dos trabalhadores receberam um valor maior do que o previsto no “acordo” que a empresa gostaria de nos impor.

4. Última mentira do breve comunicado: “a Copel se comprometeu a realizar o pagamento até o dia 17 de julho”. Não. A verdade é que o juiz determinou (ou seja, mandou, obrigou, ordenou) que a empresa pague os R$ 28 milhões até 17 de julho. Em novo comunicado, emitido nesta quinta à tarde, a Copel anuncia que o pagamento será feito até dia 12. Ótimo. É assim que tem que ser: determinação judicial é para ser cumprida.

Esse post foi publicado em Notícias do Coletivo, PLR. Bookmark o link permanente.

55 respostas para PLR: como a Copel tenta transformar em bondade uma decisão judicial que é obrigada a cumprir

  1. Eu que estou sensibilizado com a sensibilização da Copel….Alguém tem um nariz de palhaço ai para me emprestar?

    • benzolla disse:

      Eu tenho cara! Aliás, a cada noticia que vem deles eu vou comprando uma peça para montar a fantasia completa. Já tenho o nariz de palhaço, a peruca, a máscara, a roupa, as bexigas o sapato e a flor que chora. Só estou esperando voltar aquele comunicado ( 3, 2, 1 ..) para eu me vestir e sair na rua Pô, isso é um ASSÉDIO MORAL não é possível!! Tão tirando a gente para um bando de néscio, ignorante, analfabeto funcional. Sempre querendo nos ludibriar.

    • forayara2013 disse:

      Quem não está achando bom que peça a conta e vá trabalhar entregando gás ou na construção civil e verá se recebe PLR lá.
      A coisa não tá boa mas tbm não vamos criticar a Copel.

      • araponga31 disse:

        Esse forayara2013 defecou e limpou as nádegas com os mesmos dedos que digitou esse comentário, só pode. Calaboca cara…

      • É…
        Assim que as coisas andam ultimamente…
        Se todos pensassem assim, nunca conseguiríamos nada…
        Não sou muito favorável a teorias e conspirações, mas somos todos como gado. Quem tem poder, manda e desmanda em gente como nós.
        Esse discurso de que o funcionário é importante, deve ser valorizado e etc só serve pra acalmar a boiada. No fundo, eles querem mesmo é que a gente fique quieto e produza, gerando mais lucro pra quem tá no topo da pirâmide.
        Falando em boiada… Enquanto os bois abaixam a cabeça, o “dono” manda. Mas quando a boiada estoura, não há boiadeiro que fique na frente!

      • forayara2013 disse:

        ARAPONGA31 SÃO DE PORCARIAS COMO VC QUE A COPEL PRECISA SE LIVRAR, PEÇA A CONTA E VÁ TRABALHAR NOPS QUINTOS DOS INFERNOS ENTÃO, QUE LÁ É UM LUGAR IDEAL PARA FUNC COMO VC. ESSES DEDOS COÇAM A BUNDA DA SUA IRMÃ TODAS AS NOITES TBM….. PARE DE CRITICAR A COPEL E TRABALHE SEU BOSTA…

      • benzolla disse:

        Nobre colega. Seguindo seu raciocínio de que “se não está contente VAZA e procura algo melhor”, sugiro que mude de Estado e não critique o atual governo que foi eleito democraticamente. Aliás, TODOS os manifestantes do nosso Brasil varonil, PAREM com as manifestações e mudem de País. Se não está bom aqui, não critiquem, aceitem bovinamente. Ninguém que bancar o subversivo, mas tem certas atitudes que não tem como ficar indiferente. Não está bom, porém não vamos criticar. Então, como pode piorar, muda aí o nick forayara2013 –> ficayara2014.

    • forayara2013 disse:

      TÁ CERTO QUE NÃO FOI AQUELAS COISAS MAS TBM NÃO VAMOS FALAR MAL PESSOAL.

  2. semdireitoaopcao disse:

    Já que a COPEL ficou em posse desse dinheiro por mais de dois meses, é mais do que justo que recebamos ao menos os juros de poupança por esse período em que a COPEL ficou de posse de um dinheiro que não lhe pertencia por conta de ATC; pois não dá pra acreditar que a empresa tenha deixado esse dinheiro PARADO em alguma conta sem rendimentos. Pois nem um pai de família por mais sem instrução que fosse guardaria tal quantia debaixo do colchão.

  3. eu começo a desconfiar que ou o Tiririca, ou o Tom Cavalcante, ou quem quem sabe até, o Bozo ou o Sérgio Malandro estão escrevendo esses comunicados… haaaa.. pegadinha do malandro!! ie ie!!!!

  4. poisze56 disse:

    Copelianos,
    Mais uma vez estamos diante da palavra mentira.
    Se uma inverdade é dita sem prejudicar ninguém é apenas uma inverdade, Mas perante os mandamentos empresariais, divinos é o que?
    A propósito, a Copel mente? Quem mentiu? Quem autorizou? Escreveu?
    Para pensarmos bem sobre esta atitude. Afinal o puraenergia não pode mentir certamente. Um purosangue não mente.
    Não devemos seguir o exemplo. Escrever de forma a deturpar, qualquer um sabe. Mas não é uma atitude correta.
    Trocando de assunto, os bancários estão se manifestando devido a um plano de funções, cargos, e gratificações ser imposto sem a participação do sindicato, no Banco do Brasil. E que mexe no dinheiros mensal.

    • Pois é…
      E agora, o que a gente faz?
      Segue o exemplo da direção que mente?
      Ou age corretamente, contra o exemplo que vemos todos os dias?…

      • poisze56 disse:

        Colega Copelianoindignado
        De um lado a copel sempre com mensagens simpáticas e boas, positivas pra com os empregados, inclusive da pra interpretar que foi lá pedir ao Juiz para pagar, e não intimado a ir.
        De outro o famigerado sindicato, e seus associados, malcriados, grosseiros, cheios de palavrões para com os inocentes e justos administradores da empresa. Está assim, uma pena. É de indignar-se.

        Na verdade, os empregados estão ansiosos para conhecer o primeiro gerente puro energético, que não mente, sem hipocrisia, sem mando do poder, admirado pelos subordinados e que será seguido pelos demais gerentes na avaliação como o Exemplo.
        E também conhecer o miserável empregado impuro que ao menos servirá de exemplo a não ser seguido.
        Como a defesa do empregado inexiste, diante do poder, fica o impuro apenas na visão de uma pessoa, do gentil e compreensivo, aquele que tem ajudado SEMPRE o mau empregado para que melhore, mas que apesar de todos os esforços de seu gerente. ele ficara como selo de impuro.

        Na internet, consta que se uma mentira prejudicar alguém é passível de crime e penalidade.

        Aguardemos pelos fatos

  5. Joao Flavio disse:

    Parabéns ao sindicato vamos juntos, o importante é não perder mais um direito, dentre tantos que já perdemos!!!!

  6. Mais uma vez Parabéns Coletivo, Vamos com esta força e vontade para o ACT 2013/14

  7. copelmaringa disse:

    Somos todos criançinhas e com algum atraso mental !!!!! A Copel nos vê assim,, SÓ PODE,, pra ter coragem de mandar um notes daquele… CADA COISA VIU, é de se revoltar mesmo…

  8. araponga31 disse:

    Alguém conhece a pessoa que escreve esses comunicados hilários da Copel? Se conhece, dá um peteleco na orelha dela e pode pôr na minha conta.

  9. kotzenn disse:

    Para os que me chamarem de leigo…

  10. sickboy disse:

    Será que caiu na conta já? Já liguei pras meninas da Casa Nova de Maringá e reservei a sala vip!!! Quem for de Maringá está convidado, é só chegar na portaria e falar que está com o BREJINHA.

  11. vamosaluta123 disse:

    Sindicatos, o pessoal acredita e vocês mesmo postaram que a copel tentou usar os comentários aqui postados a seu benefício. Sendo assim, temos que usar esse meio de comunicação, para que chegue até o Beto Richa, o descontentamento dos funcionários da Copel em relação as atitudes da diretoria e que se ele depender dos copelianos, ele perderá muitos votos, não só dos copelianos como dos familiares, além da campanha que faremos contra ele. Ele que não espere o ano eleitoral para reparar as barbaridades que estamos sofrendo. O acordo coletivo desse ano é a grande oportunidade da copel demonstrar um pouco mais de respeito a quem de fato faz a copel ser o que ela é hoje e valorizar o nosso passe. Os diretores tem que se lembrar que se o Beto perder eles também perdem…. O recado está dado, esse blog não deixa dúvida do descontentamento de todos. Sindicato, aproveitem esse momento, talvez não terão outra oportunidade de mostrar a capacidade que vocês tem de negociar com o apoio dos copelianos.

  12. bom acabei de olhar meu extrato e nada ainda, neste exato momento

  13. aldrilobato disse:

    já ta na conta desde cedo!

  14. aldrilobato disse:

    3,mil,87reis. e 11 centos!

  15. araponga31 disse:

    Aos que escrevem “não está contente, pede para sair”: parem com essa imbecilidade.
    Com certeza, se todos os que estiverem descontentes na Copel pedirem para sair, fica uma meia dúzia. Estamos todos lutando por nossos direitos e não vamos abandoanar o barco só porque nos privam deles.

    • quepateta disse:

      Correto Araponga31,
      Até porque é uma situação política que deve mudar.
      Ter que sair da empresa, as vezes mudar de estado só porque a administração atual está tomando ações incoerentes, não é uma atitude certa. É esperar e votar correto, Há várias formas de luta.
      Diz o ditado: Não vá contra a lei, lute para alterá-la.
      Eu diria, que o voto não tem preço. Não é recebendo, muita altíssima PL que se muda um voto. O caráter não tem preço.
      Mesmo que a atual administração melhore, peça desculpas, resolva tudo com o que foi discutido aqui, pelo passado, pelos colegas que possam ter inclusive saído, pelo prejuízo dado pela administração, é melhor votar em alguém mais preparado uum político de verdade.
      Um voto consciente vale bilhões de PL, este deve ser o valor do empregado copeliano
      Um forte abraço.

  16. bau2005 disse:

    Beleza, agora é só esperar pelo restante, e focar no ACT 2013/2014, e lutarmos pelos enquadramentos bloqueados. Um abraço a todos e bom fim de semana.

  17. bau2005 disse:

    só uma pergunta alguem mais vè uma caretinha smile no centro do rodapé desta pagina?

    • araponga31 disse:

      Aumentei o zoom da página e, sim, existem dois olhos e um sorriso. Seria uma mensagem subliminar? Alguém está rindo de nós ou para nós? É um sinal divino? Saiba mais, sexta-feira, no Globo Repórter hehehehe
      Bom fim de semana a todos (com 3 milhões na conta).

  18. 3 mil suados, parece que foi um grande favor da Copel, sempre arrogante.

  19. quepateta disse:

    Lembrar sempre que a PL, seria para estimular o empregado, mas se o lucro é bom e o valor da PL uma merrequinha. Não vale o suor. Há desestimulo.
    E aproveito para lembrar que: Voto não tem preço, tem valor. Valores morais de honestidade, de ética, de respeito aos colegas, de buscar melhoria para todos.

  20. acarlosfs1963 disse:

    Cade os juros que a copel ganhou com esses 28 milhões aplicados por 60 dias??????? Disso ninguem fala nada????? Esse rendimento por direito é nosso, deveria ser dividido entre os empregados.

  21. acarlosfs1963 disse:

    Acho que é mesmo a nossa energia indo para o ralo , quando entrei na copel em 1988 me orgulhava de trabalhar nela, uma empresa séria. Alguns problemas que toda empresa tem mas que passava a impressão de que éramos unidos e tínhamos um objetivo sermos os melhores porque éramos uma família de Copelianos que junto a empresa visávamos o melhor para todo nós e para os clientes da empresa, mas hoje com esta diretoria colocada ‘imposta” goela abaixo (alguns nem fazem parte da história da empresa) pelo Sr Governador do Estado do Paraná ,a empresa começa a perder a ética o respeito a transparência e a responsabilidade que deve ter com cada copeliano que deixa seu suor todos os dias na empresa , para sustentar suas famílias e fazer com que a Copel sempre esteja ganhando prêmios e sendo bem vista no macro cenário. Penso que até onde conseguiremos aturar a tirania que trata a maioria dos funcionários como se não tivéssemos valor nenhum , e que premia acionistas com o dinheiro arrecadado pelo corte de nossos benefícios e o suor de nosso trabalho??
    Acho que a empresa hoje vive um momento difícil mas não financeiro, mais importante que isso: esta perdendo o respeito!!! a ética!!! a sua missão!!!, seus valores e quando isso acontece a empresa começa a morrer aos poucos e acabamos morrendo aos poucos com ela por isso temos que ir em frente e fazer alguma coisa porque a Copel ainda somos nós, muitos governadores virão muitos cargos de “cabide” virão mas irão embora e nós ficaremos!!!somos mais fortes e não podemos deixar que matem a nossa empresa a melhor do Paraná porque se deixarmos estaremos arruinando tudo que foi construído ao longo dos anos por todos nós.

  22. araponga31 disse:

    “Nosso futuro é aqui” ! ?
    A lavagem cerebral vai começar…

  23. plantao10 disse:

    Cade os reclamantes de plantão??????? irão esperar outubro para começar a reclamar de novo? se querem alguma coisa tem que começar a pedir agora e não no dia 31/10/13 ou já estão contente com essa merreca de PLR.

    • vamosaluta123 disse:

      Pois é, depois chega outubro é aquele alvoroço. E depois querem que eu acredite que vai haver greve. É mais fácil os copelianos votarem sim já de cara para não correr o risco de atrasar o abono (ou cala boca como queiram se é que vai ter). Talvez não possamos fazer muito agora, mas temos que continuar postando aqui as nossas reivindicações, já que nem todos conseguem participar das assembléias. Não esquecendo que precisamos ficar de olho no andamento do processo da PL, cobrando informações de nossos sindicatos. Vou fazer uma listinha de reivindicações e postarei aqui. Todos tem que fazer o mesmo. Até mais….

      • loginless disse:

        Querem começar a protestar com vontade. Comecemos boicotando os prpgramas de qualidade de vida hipócritas da COPEL, não vamos aos jogos internos. A COPEL quer falar de quelidade de vida… comece com dinheiro, melhores salários. Qualidade de vida começa pelo salário.

  24. plantao10 disse:

    E isso ai vamosaluta123, posta a lista de revindicações que eu vou copiar e acrescentar as minha e postar de novo.
    Podemos fazer isso, todos copiam e acrescenta a dele, assim não tem como o sindicato dizer que não viu, porque no minimo uma vez na semana eles olham aqui e verão vários postes do mesmo assunto.

  25. dark0513 disse:

    sugiro que os integrantes da diretoria da copel juntamente com o gov Beto Richa sejam indicados ao prêmio Nobel da paz devido a tanta sensiblizaçao! outrossim pedirei uma audiencia com o papa para propor a canonizaçao dos mesmos!

  26. Charles Sow disse:

    Pedir aos empregados para doar cobertores, e depois colocar o nome COPEL, bem grande nas campanhas dizendo que foi ela que fez a doação!! Palhaçada, vou doar sim, mas para alguem que sei que precisa não para fazerem fama nas costas dos copelianos, dizem que já doaram 1300, esses que doaram ja devem ter torrado a merreca do PLR, e já estão com a lavagem cerebral feita!!

  27. dark0513 disse:

    concordo com vc charles sow. A copel quer fazer caridade ás nossas custas. Com essas reduçoes em nossos ganhos breve serão os copelianos que precisarão receber doações do provopar. A copel não vai gozar usando meu pau!

  28. Xunda Silva disse:

    e esperem que virão mais bombas ainda, mais reduções de custos, a coisa vai piorar…

  29. Souza Silva disse:

    ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-
    ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-
    ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-
    ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-
    ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-ACT-

    ACT 2013-2014
    proposta para a act 2013-2014 cláusulas economicas: reposição da inflação, MAIS aumento real de 8% , VA de R$ 900,00, que a copel patrocine inteiramente o plano de saúde, coparticipação nas consultas e exames de 10%,manutenção mínima de 50% da remuneração bruta na analise de pgto, opção do empregado em destinar até 12% da renda para o plano previdenciario com participação da copel na mesma percentagem, auxilio-educação de R$ 1000,00 extensivo aos dependentes para o ensino fundamental, médio, técnico e superior com participação de 80% da Copel no valor das mensalidades.
    auxilio creche de R$ 900,00 independente do sexo do empregado
    volta do anuenio;
    volta do PAMA, com cobertura equivalente ao dos dependentes;
    manutenção das conquistas anteriores, entre as quais a manutenção por 5 anos dos empregados e da fundação copel em caso de privatização, federalização ou unificação de subsidiárias.

  30. personavenia disse:

    Soube que a Eletrobrás está em greve por um melhor ACT. e o que o Lobão, ou onça ou algo parecido está irredutível. O SIndicato tem informações sobre o assunto e que possa ajudar na a uma negociação justa do nosso act?

  31. dark0513 disse:

    fiz uma enquete com alguns colegas copelianos e constatei que de acordo com as respostas, eles estão divididos em otimistas e pessimistas. Os otimistas dizem que com essa atual diretoria e esse atual governador, muito em breve os copelianos estarão comendo merda; e os pessimistas argumentam que não haverá merda pra todos!

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s