Sem reajuste, Copel inaugura “risco protesto” na bolsa

(25/06/2013 – Gazeta do Povo) A Copel foi a primeira vítima do “risco protesto”, um novo fator que os investidores passaram a considerar em suas escolhas na bolsa de valores.

Na avaliação do mercado, a pressão popular – a pouco mais de um ano das eleições para governador e presidente – deve levar o poder público a impedir reajustes de tarifas em áreas como energia, saneamento e rodovias. Essa contenção limita a geração de caixa das concessionárias e, portanto, os dividendos pagos aos acionistas. As maiores vítimas tendem a ser as estatais, mais vulneráveis à interferência do Poder Executivo.

Interpretada pelo mercado como uma reação do governo estadual às manifestações de rua, a suspensão do aumento da conta de luz no Paraná – que chegaria a 13,44% para as residências – derrubou as ações da Copel, que caíram quase 20% em dois dias. Outras estatais, como Eletrobras, Cemig, Sabesp e a paranaense Sanepar, caíram junto.

Clique aqui e leia a matéria completa.

Nosso comentário – A dúvida persiste: o aumento de 14,61% era necessário, e o governador agiu de olho na reeleição? Ou não era, e a direção da Copel pediu um aumento abusivo à Aneel (que o aceitou)?

Dúvidas à parte, vemos que Beto Richa (PSDB) vive situação curiosa. Apesar dos afagos ao acionistas (que viram sua fatia de dividendos aumentar desde 2011), ele vê as ações da Copel despencarem nas bolsas de valores por conta de sua decisão.

Esse post foi publicado em Notícias do Coletivo, Saiu na imprensa. Bookmark o link permanente.

47 respostas para Sem reajuste, Copel inaugura “risco protesto” na bolsa

  1. juu86 disse:

    Não á duvida!!! Esse Beto Richa e o PSDB… são populistas e oportunistas como os Petistas!!!! Estamos Lascados!!!!! Para onde corrermos? Unica opção é o Requião, se ele se candidatar! Não “só” mobilização pelo ACT ou PLR, é tbm nas eleições contra essa cambada de sangues-sugas!

  2. forayara2013 disse:

    VAMOS NOS UNIR POR UM VOLTA REQUIÃO GENTE!!!

  3. forayara2013 disse:

    POR FAVOR GENTE CADE AS NOTICIAS DA PLR, ESSE BLOG TBM TÁ IGUAL O JOAO EVANGE SO FALAVA O QUE TODO MUNDO SABIA, A RADIO PEÃO SABE MAIS QUE ESSE BLOG MINHA GENTE!!!!

  4. forayara2013 disse:

    THOMAS AGILIZA UM VOLTA REQUIÃO JA VIMOS QUE VC TEM FORÇA AQUI NO BLOG.
    FORÇA MINHA GENTE POR UMA COPEL LIMPA DA CORRUPÇÃO E JUSTA COM OS FUNCIONÁRIOS. VOLTA REQUIAO GOVERNADOR DO PARANÁ…

  5. forayara2013 disse:

    REQUIAO GOVERNADOR DO PARANÁ.

  6. Só quero saber onde está aplicado os milhões do PLR e pra quem vai o rendimento dessa “pequena” aplicação, vão distribuir entre todos?

  7. E a reunião do dia 27/06 o coletivo não vai comentar?

  8. aldrilobato disse:

    Bom, pl a parte, tem coisa pior vindo, um tal caça-a-bruxas… um que nunca houve na copel… mas não eh soh a copel, outras empresas de energia eléctrica Também terão ….

  9. aldrilobato disse:

    cara, soh pra resumir, apos alteracoes nas lei, da peri, so vai receber quem tiver pendurado na linha…., quem cumpre nr10 e usa epi, nao vai receber….. logo, contratos anteriores continuam valendo, logo vao cacar chifre me cavalo pra justa causa, e justa causa na copel eh facinho!!!, (as nacs, iaps e o diabo a 4 estao cheia de exemplos!), ou seja vao mandar embora pra contrar novos!

    • araponga31 disse:

      Agora sim, boa informação aldrilobato.
      Eu só achei que isso estava demorando para acontecer no governo Piá de Prédio Criado a Leite com Pera.
      Não me entendam mal, mas sou a favor do pagamento de periculosidade para quem realmente trabalha com risco. Tem muita gente sentadinha no escritório que vai uma vez por ano para o campo e ganha periculosidade. Isso banaliza o benefício. Logicamente, não sou a favor do tal caça às bruxas como você relatou.

      • aldrilobato disse:

        so que pela modificacao da lei, so vai receber quem trampar na linha viva…..
        manutencao nao vai mais (desde que siga as nrs)
        e tambem pros tecnicos que uma vez no mes iam fazer curso no campo, expessao e tudo mais…. nao vao mais receber… como tambem muitos tecnicos de usinas…., mas friso desde que se siga a nrs

  10. aldrilobato disse:

    em cabeça de cavalo, soh pra corrigir!!!

  11. araponga31 disse:

    Daniel Maruchin, thomas e demais,
    Eu também estou aguardando o coletivo explicar o motivo dessa reunião “secreta” não ter sido divulgada oficialmente aqui. Sempre defendo os sindicatos, mas dessa vez não vai dar.
    Devem ter uma ótima explicação, alguma estratégia que não devemos saber. Eu espero que sim, mas já que nada se fala, pensamos o que quisermos.
    Sinceramente, estou preocupado com o que pode ocorrer nessa reunião, ainda mais se não estiver presente nenhum representante do MPT. Depois não adianta chorar que foi passado para trás pela Copel.

    forayara2013 e juu86,
    vocês querem mesmo o Requião ou estão brincando? É muita falta de opção mesmo…
    Ele mal conseguiu se eleger nessa última eleição para senador, não vai querer confusão com eleição para o executivo. Está numa boa em Brasília sem fazer nada e falando o que quer. Jogo 1 real que ele apoia a Gleisi para governadora.

    • aldrilobato disse:

      bom o unico sindicato que se manifestou foi o sindelpar (ta no site), e o sintec mandou pros emails…., ja o steem… nada, sin denel , nada…. OHHH steem da uma luz, eu ainda sou filiado!

    • thomas disse:

      Caro araponga31, se você não está defendendo o sindicato desta vez, é porque a porra ta ficando séria. Isso que da o sindicato esconder informações. O povo acaba perdendo a pouca fé que tem. Acorda Coletivo Sindical! Se continuarem assim, vão perder o pouco apoio que tem.

    • poisze56 disse:

      Pois é, o homem chama de frouxo e se alia ao PT (ao menos o PT acordou o Brasil. E está querendo os méritos até nisso). Gente o voto vale muito.

  12. aldrilobato disse:

    se a gente pegar as normas da copel, e ler c om atencao….. e os caras aplicar de verdade elas ao peh da letra, tamus fudi…. ja um monte de coisa que faco que eu nao sabia mas eh passivo de advertencia!!!!…. sem falar que
    kakakaka, falar mau do colega eh justa causa!!!!! rsrsrsrsr

    • pacman171 disse:

      enquanto o corpo juridico da copel estiverem na folha de pagamento nao precisa temer, os unicos que conseguem perder uma ação trabalhista pro copel são os advogados que nao tem OAB

  13. thomas disse:

    Essa noite sonhei que tinha recebido a PLR… coitados dos velhinhos do asilo de minha cidade… não vai ser dessa vez que receberão minha doação…

  14. santosxavier disse:

    E a reunião de amanhã??? O que será que vai dar???

  15. plantao10 disse:

    Para os que só sabem reclamar: vou passar umas informações fornecida pelo presidente do meu sindicato. obs. concordo que falta informação, até cobrei o presidente do sindicato, mas aprendam a pegar o telefone e ligar para ter mais informações, e cobrar a divulgação delas isso ira ajudar muito, ficar aqui reclamando não vai levar a nada.
    Agora de volta ao assunto:
    1ª os sindicatos estão proibido de assinar qualquer acordo, eles consultaram o MPT e foram orientados a ir na reunião ouvir a proposta fazer uma ata e encaminha ao MPT.
    2ª sobre a periculosidade a copel não pode corta, ela tem um acordo judicial com prazo indeterminado, registrado nos órgãos competentes.

    • araponga31 disse:

      Tá, e essas informações não poderiam ser divulgadas aqui no blog dos sindicatos? Custa muito escrever meia dúzia de linhas sobre a reunião?

      Sobre a periculosidade, ela não pode cortar dos funcionários existentes, mas dos próximos ela pode não conceder. Acho que é isso…
      Muitos dos novos empregados já entraram sem receber o benefício.
      Aí, entra a situação levantada pelo aldrilobato: dar justa causa por qualquer coisa para os funcionários que tem salário mais alto e que ganham a periculosidade e contratar novos por salários menores, sem pagar periculosidade.

      • plantao10 disse:

        A copel não pode cotar o beneficio de ninguém que esta na área de risco, se ela não pagar e só entrar com ação coletiva que é causa ganha.
        Ligue para o advogado do seu sindicato.

    • poisze56 disse:

      Pois é.
      Acho que o sindicato tem também ,nesta reunião, que cobrar que a empresa se desculpe junto aos copelianos, ao falar dos empregados culpados pelos perdas nos lucros. Fato da administração trazer menos lucro, uns poucos prejudicaram o lucro (na PL) de muitos. E quem sabe responabilidade. Aí sim a empresa muda de conduta com os empregados.
      Na reunião fica só entre copel e sindicato? A ata tem que ser clara, tipo minuto a minuto, com testemunhas independentes, e nada de assinar antes de assembléias. Para evitar coisas mal contadas do passado.

  16. plantao10 disse:

    Para os que estão reclamando da demora do PL estou comprando o PL, pago avista e recebo o valor que for conseguido pelo sindicato, quem tiver interesse e só avisar.

    • zaarr disse:

      Vai dando ideia…
      Vai chover copeliano pedindo esse adiantamento.
      Você tá parecendo o BB. Fazendo antecipação do IR.

      ps. eu seria um dos primeiros. hehe

      • plantao10 disse:

        zaarr se eu tivesse uns 50 mil iria fazer a antecipação de do PL sim, porque o valor que os contabilistas e todos os outros receberam já esta garantido com juros para nós.

  17. aldrilobato disse:

    sobre a peri, após mudar a legislação o acordo não valera, valera apenas para contratos anterior as mudanças… Nao vai ser a copel que vai cortar a peri, e sim os legisladores!!

    • plantao10 disse:

      Cara liga no seu sindicato e converse com o advogado, esta acordado, não pode mais ser mudado, se a copel não pagar e só entrar com ação e causa ganha.

      • aldrilobato disse:

        cara , nao vai ser mudado acordo, esta sendo eh mudada a legislacao…. sobre as areas de risco, procure se informar…. e quem disse isso eh o proprio sindicato, nao sou eu….
        e como eu disse, pra quem ja esta contratado continua valendo o decreto de 86….

  18. aldrilobato disse:

    Sobre comunicação, os blogs, e sites do sindicato são veículos de comunicação, onde deve ser publicadas informações de interesses de todos, telefone também eh meio de comunicação, mas para informações mais singulares e especificas…..
    Sobre assinar ou nao assinar, soh esta proibido se nao houver negociação, havendo a negociação pode se sim assinar…. e outra, o MPT nao proibi nada….pode alertar sobre irregularidade e promover as sindicancia necessárias…. proibir nunca….

    • plantao10 disse:

      Ligue e converse com o seu sindicato, porque essa informação foi passado pelo presidente do meu sindicato, inclusive tem sindicato enrolado para explicar porque assinou um acordo prejudicial aos empregados.
      A Promotora orientou os sindicatos a ouvir a proposta e fazer a ata, e eles estão proibidos de assinar acordo se assembleia, sobre o risco de responder judicialmente caso assinem.

      • aldrilobato disse:

        A promotoria orientou nao assinar sem a devida NEGOCIACAO, e eh so uma orientacao, nao eh proibicao…. pois mp nao pode proibir nada, e risco de responder todos correm, estando certos ou errados….
        E eh isso que a copel vai fazer, ja que ela se fud… agora vai marcar negociacao com o sindicato, para amenizar a situacao, pois no proprio auto a juiza do trt deixou bem enfatizado que no prazo poderia ocorrer negociacao…..

  19. pevermelhoo disse:

    O sindicato abandonou o blog…

  20. plantao10 disse:

    Meus amigos, como disse antes falta informação dos sindicatos, eles demoram muito para dar informação, sabemos que a justiça é lenta, mas mesmo assim falta informação semanal de como esta a situação.
    E não só informação do PL que falta, tem muitos outros assuntos importantes, com ACT, Privatização, …
    Eu liguei para o presidente do sindicato e cobrei, agora cabe a cada um desse blog fazer o mesmo, cobrar mais informações, preferencialmente semanal, nem se for uma linha dizendo ” continua na mesma”. Porque ficar aqui reclamando não vai resolver, você irão cansar.

  21. Quem disse que a Copel não pode cortar a peri dos antigos ? Um exemplo é que quem trabalha no COD não vai poder fazer as visitas nas SEs so pra ganhar peri, assim se não poder ir não ganha peri. Para os novatos a situação vai ser pior !!!!

  22. aldrilobato disse:

    ENTENDAM QUE HOJE NA COPEL, ATE MECANICO RECEBE PERI…., A LEGISLACAO ESTA MUDANDO DIZENDO O UE AREA DE RISCO, e quem sofre o risco, segundo a nova legislacao so receber peri quem tiver contato direto com energia eletrica, e mesmo assim, se cumprir a nr10 eoutras nrs a risca nao recebera mais peri…., pergunte para qualquer sindicato que a resposta vai ser esta!

    • poisze56 disse:

      Pois é gente. Esclareçam-me:
      – O que é trabalhar na área de risco.(tempo na área, manuseio com o risco)
      – Visitar\estar na área de risco então não ganha Peri? (Se não tiver uma OS de mexer no risco?)
      – Quem trabalha no COS, lá tem uma peque subest. é risco?
      – Quem está junto no trab com linhaviva mas não trepa, ganha peri?
      – Há levantamento trasparente de quantos, trabalham (se) no administrativo e ganham peri?
      – Custos com a peri é significativo para a empresa? Disfunções no judicial é caro pra empresa?(sobre a peri)
      – Quanto assunto a se discutir? O que mudará na lei?
      – E Quem recebia(eu) peri indevidamente? Como fica?
      Acho que a empresa deve transparência do assunto na Intranet. Pra evitar estas discussões.

      • aldrilobato disse:

        pra quem tem contrato nao muda nada, mas muda para os novos……ou seja, nao vai ter nada no judicial, pq ninguem daqui hoje, sera afetado, e sim os futuros eletecitarios, de copel, chesf, c emig, itaipu, petrobras e todas as outras….

  23. copeldis disse:

    A nova LEI 12740-2012 revoga a LEI de 85 e 86 assim como alterar CLT art 193 o que era antes contato com rede , agora é exposição permanente. Ou seja, Os que estavam recebendo antes de dezembro ñ ha mudança no calculo sobre a periculosidade, somente após, o qual incidirá somente sobre linha mil, sem adicionais. Enfim. O que esta mudando com essa diretoria é que entendem que deverão receber somente os que efetivamente tem contato com a rede elétrica, tais como BA, Eletromecanica, eletricistas, entre outros. E qto ao Samuel Soares do Nascimento a COPEL a mais de 20 anos paga errado o adicional de periculosidade, para quem trabalha no COS, COD, por exemplo, conforme gerencia ñ tempo de sair a campo, devido a escala e trabalhos em tempo real. No entanto no ambito geral estão inseridos no SEP. E qto aos novatos, tem a possibilidade de mudanca de área para receber, caso contrário cabe passível trabalhista. PQ realizam o mesmo trabalho que os demais. A empresa esta usando dois pesos e duas medidas. Assunto é vasto e amplo com varios entendimentos. Contudo, mtas coisas ruins estao acontecendo na empresa e é sabido que acontecem por má gestão, recursos mal empreendidos e assédio por parte dos gestores…

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s