Apesar de autorização da Aneel, Richa diz que vai segurar aumento na conta de luz

(20/06/2013 – G1 Paraná) Após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizar a Companhia de Energia Elétrica do Paraná (Copel) a reajustar a conta de luz em 14,61%, o governador Beto Richa (PSDB) desautorizou o aumento na tarde desta quinta-feira (20). “Por mim, segura”, declarou Richa.

“O que me parece é que em função dos últimos gastos do governo federal com a estiagem, tiveram que colocar a todo o vapor as usinas termoelétricas, que além de mais poluidoras, são usinas muito mais caras para estar operando e salvarem o Brasil de um apagão. Então, a Aneel está encaminhando este aumento para várias concessionárias de energia”, afirmou o governador, em Londrina.

Clique aqui para ler toda a matéria.

Nosso comentário – A pouco mais de um ano de disputar sua reeleição, o governador claramente politiza a questão. As termoelétricas existem justamente para evitar problemas de abastecimento num sistema dependente de chuvas como o nosso, não para “salvar o Brasil do apagão”.

Além disso, joga para a plateia (ou deveríamos dizer o eleitorado?). Dentro da Copel, o discurso é outro – a direção repete que a situação da empresa é difícil, e por conta disso promoções foram suspensas até segunda ordem. Se o aumento não vier, como fica a situação da Copel? Richa irá por em risco a situação da empresa por conveniência eleitoral? Ou a empresa pediu demais à Aneel? Se é esse o julgamento do governador, haverá punições aos diretores?

Esse post foi publicado em Notícias do Coletivo, Saiu na imprensa. Bookmark o link permanente.

20 respostas para Apesar de autorização da Aneel, Richa diz que vai segurar aumento na conta de luz

  1. pacman171 disse:

    açoes da COPEL ja caem 14% na bolsa… acho q a DDI ja era… Betinho vai queimar em prol do povo paranaense q ele tanto ama!!!!!!

  2. forayara disse:

    Fontes próximas ao governador Beto Richa informaram q a Diretora Yara acaba de pedir demissão após muita pressão dos copelianos, devido todos os desmandos na Copel. O Governador q sabe q sua imagem está muito desgastada está pensando em mais mudanças para oxigenar seu governo. Também ordenou q seja pago imediatamente a participação dos lucros e resultados para evitar protestos.

  3. araponga31 disse:

    A Copel convocou os sindicatos para negociar a PL no dia 27.06.2013, das 14h às 17h, no Shopping Estação em Curitiba. Golpe ou boa vontade?

  4. copeldis disse:

    Sendo ou não verdade, uma das reinvidicações é a saída da sra. Yara da Copel, pois já acabou com o funcionalismo da URBS e agora da esta acabando com a da COPEL. Por seguinte, tem que haver a divisão dos 25% dos acionista e não menos que isso, além disso o que pagaram errado o ano passado. Quanto que os acionista ganharam? Qto foi repassado pra nós, funcionários?

    Além disso, caro sindicato verificar o que a diretoria, superintendentes estão fazendo contra nós, população como um todo, diminuindo nº de funcionários atendendo clientes, seja eletricistas, técnicos, administrativos é certo que estão baixando a qualidade dos serviços, isso pq a COPEL recebe certo valor da ANEEL e esse não paga o valor desembolsado pela CIA. O que fazer? Primeiro diminuir número de Diretores e salários, após retirar gratificação da gerencia, investir corretamente, isto é não comprar caminhonete e deixar meses, anos encostadas no polo Atuba, investir em equipamentos com valor 3 x maior que o atual e ainda sem confiabilidade, entre outros…

  5. pevermelhoo disse:

    Olocoooooo meuuu… muita notícia boa pra uma sexta-feira:
    – Dn Yara pedindo demissão;
    – Copel chamando para “negociar”;
    – Beto temendo as manifestações;
    – ANEEL autorizando o aumento da tarifa;
    – Os brasileiros continuam nas ruas reinvindicando melhorias;
    ” HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA” (Araponga31)

  6. araponga31 disse:

    Senhores, nessa história toda, eu só acredito em boa vontade da Copel e em todas essas notícias a favor dos trabalhadores depois de se tornarem oficiais. Se for, sairemos vitoriosos e mais fortes para as negociações do ACT.
    Duas observações:
    1) A pouca quantidade de comentários no blog. Esse blog seria um meio democrático para todos virem aqui e debaterem civilizadamente, dando opiniões e fazendo críticas construtivas.
    2) O blog continua sem divulgar a intenção da Copel de reunir-se com os sindicatos na próxima semana. É por isso que alguns usuários do blog metem o pau nos sindicatos, parece que as coisas estão acontecendo às escuras.

  7. poisze56 disse:

    Qual a razor do sindicatodosbancariosdecuritiba nao postar sobre a reuniao Quais os assuntos?
    Soube que o pcs ta saindo. Mas de nada adianta um pcs se quem avalia vive de politicagem e nao de tranbalho Serio?
    Tem que o avaliador ser aprovado de alguma forma pelos empregadogado se nao Apenas mas Uma enroll ao pra ingles ver. O sindicatodosbancariosdecuritiba deveria ser convidado apalpitar no pcs. TransparEncia com controle, e antes do resultado, pois na copel, divulda e nada Mai’s resta a fazer quem sabe na proxima …

  8. pacman171 disse:

    coletivo confirma essa reuniao na sexta?????

    • rvsnakes disse:

      A notícia é procedente, conforme divulgado no site do Sindelpar.

      21/06/2013 Reunião da PLR em Curitiba
      Autor: Imprensa
      Foi marcada nesta sexta, 21/06, uma reunião entre os sindicatos e a representação da Copel sobre a PLR. Ela acontecerá em Curitiba no dia 27 às 14:00, com a presença das entidades que vêm, com o apoio do Ministério Público do Trabalho, questionando a falta de negociação do acordo de PLR de 2013 (relativa ao ano de 2012).

      Vamos aguardar!

  9. pacman171 disse:

    pessoal da tele confirma por favor se nova tebas ta sem internet pq faz um dia q nao leio besteiras nesse blog oriundas de lá…. Obrigado

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s