Ações da Copel caem 16% após governo cancelar aumento

(21/06/2013 – Gazeta do Povo) As ações da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) tem queda de até 16% na cotação da Bovespa nesta sexta-feira (21), um dia após o governo do Paraná comunicar que deve impedir o reajuste das tarifas, autorizado pela Aneel. Por volta das 14 horas, as ações da empresa caíam 16,01% (COPEL ON N1), 14,75% (COPEL PNB N1) e 14,16% (COPEL PNA N1).

Nesta quinta-feira (20), a Copel chegou a anunciar que iria repassar integralmente aos consumidores o reajuste de 13,44% na tarifa residencial, autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No fim do dia, no entanto, o governador Beto Richa (PSDB) suspendeu o aumento. Ele disse que vai fazer uma reunião na segunda-feira (24) com os gestores da empresa para definir se haveria ou não reajuste.

Clique aqui e leia toda a matéria.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

29 respostas para Ações da Copel caem 16% após governo cancelar aumento

  1. Ok, a cada dia que passa as ações da Copel, assim como as ações de qualquer empresa listada em bolsa de valores, podem subir ou cair: isso é normal e não afeta diretamente o operacional da empresa. Vamos ao que interessa: a discussão sobre a PLR, em que pé está?

  2. coletivocopel disse:

    Meu caro, de fato, é de conhecimento até do mundo mineral que ações flutuam cotidianamente. Uma queda (ou alta) de 16% já é algo menos casual. Donde chamou atenção da Gazeta do Povo (e, por conseguinte, a nossa). É uma queda que flagra, também, que o governo se coloca numa posição curiosa. Afinal, apesar de super-valorizar os acionistas, com aumento nos dividendos pagos, para isso cortando na carne dos copelianos, uma simples declaração do governador provoca uma queda de dois pontos percentuais na cotação dos papéis da empresa.

    Se você acompanha este blog (cremos que sim), sabe que não houve “discussão” da PLR. A empresa ignorou os reiterados pedidos que sindicatos e a comissão eleita com esse fim pelos empregados fizeram para que se discutisse a PLR desde o ano passado. Por isso, virou caso de Justiça, numa ação civil pública movida pelo MPT. No último dia 11, o desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca deu prazo de dez dias para que a Copel se manifestasse. Como o prazo ainda não se esgotou (o décimo dia se completa hoje), ainda não há novidades.

    Quando houver, publicaremos, como de resto sempre fizemos. Fique atento. Um abraço fraterno.

    • copelino disse:

      he a reuniao no shopping estação???? não é novidade ??? o que vcs vaum fazer lah c naum “negociar” … ou não vaum?

    • inri11 disse:

      Coletivo, como ficou a situação do plr, o que é o mandato de segurança que está na ação???? por favor deem as informações para o pessoal….

    • poisze56 disse:

      Sobre aa ações, obviamente que o investidor não quer politicagem, e os principais acionistas aceitam as vontades do Governo, logo a CVM sabe disso e não “vai mais investir” em uma empresa que tem chances políticas de diminuir os lucros para fins eleitoreiros. Por esta razão foi publicada. Assim que o Richa revoge sua decisão as ações sobem. Ou seja, o investidor tá de olho(mais atento) na administração gov\copel

  3. Ok, coletivo. Grato pelo retorno! Um abraço!

  4. araponga31 disse:

    Por que não divulgar a intenção da Copel de reunir-se com os sindicatos na próxima semana?
    O que de fato será discutido nessa reunião?
    Essa reunião não deveria ser acompanhada por alguém do MPT?
    Vamos aceitar qual proposta da Copel? Eu só aceitaria os 25%…

    Quando nada é divulgado, abre margem para questões como as que fiz e outros estão fazendo e dá a impressão de que as coisas estão ocorrendo na obscuridade. Isso é só uma crítica construtiva: transparência dos fatos.

  5. holeesheet disse:

    Aproveitando o momento, por que não paramos? Todos no pátio da empresa durante o expediente, Chega dessas palhaçadas que estão fazendo com a gente! Vamos exigir um acordo coletivo e PLR mais justa! Acho que todos estamos cansados de esperar pela boa vontade dessa atual diretoria!

  6. vamosaluta123 disse:

    Galera, sou igual São Tomé. Se eu não por a mãozinha no meu dinheirinho do PL, não acredito em nada que está se postando aqui. Ver para crer essa é a minha opinião…..

  7. vamosaluta123 disse:

    Outra coisa….Não só o Betinho, mas toda essa corja de políticos que estão nos representando hoje, nas esferas municipais, estaduais e federais, todos tem que cair. Começando o ano que vem nas eleições. Vamos dar oportunidade a quem nunca foi candidato, mudar todos que estão lá, essa seria a verdadeira revolução…mas, já sabemos, o povo grita, pede, reivindica e o ano que vem vota nos mesmos políticos que estão lá hoje ferrando nosso Brasil, nosso estado e nossas cidades. Duvido que o Betinho perca a eleição o ano que vem, dúvidooooooooooooooooo. Com certeza não vai ser com meu voto e nem com o da minha família…..
    Tenho dito…

    • araponga31 disse:

      Comentário capcioso esse seu. O povo já mudou várias vezes os governantes e quem assume se corrompe pelo poder. Exemplo disso é o PT, que era o guardião da moralidade e vendeu a alma (mensalão, política do pão e circo, privatizações, etc). Mas enfim, acho que a discussão política não é foco do blog.

  8. Pelo comentário o colega Eduardo Denbinski não deve ser funcionários da DIS, pois essa notícia interessa e muito, a única forma da distribuidora equilibrar suas contas e pleitear uma renovação da concessão em 2015 é, além de ter um bom desempenho no PMSO (parcela B), repassar integralmente os aumentos autorizados pela ANEEL da parcela A da tarifa, não aplicá-los é como revender por 80 um produto em que se pagou 100, ou seja, não fecha a conta nunca.
    Os colegas da DIS estão fazendo das tripas o coração para melhorar o desempenho da parcela B , mas se os diretores não conseguirem convencer o governador a voltar atrás nessa declaração não haverá muito mais o que fazer para salvar a empresa…..

    • araponga31 disse:

      Nitidamente, o Richa fará o mesmo que o Requião: congelar aumentos nas tarifas para não sujar sua imagem perante a população. Porém, não sei se propositalmente, afetará a economia da empresa, que economiza até em cafezinho e papel higiênico, achando ser a revolução da administração financeira.

  9. personavenia disse:

    Poxa gente,
    Os manifestos tem lembrado-me a Copel. Vi manisfestos de outra empresa sobr PLR.
    Será que é coincidência a pesquisa abaixo com a Copel? Pelo que leio aqui?
    http://www.cdlcampos.com.br/noticia.php?id=6989

  10. pacman171 disse:

    pessoal da tele, confirme por favor se nova tebas ta sem internet pq faz 3 dias q nao leio besteiras nesse blog oriundas de lá…. Obrigado

    • aldrilobato disse:

      Não, Nova Tebas não esta sem internet, até porque lá não tem internet…, uns 5 anos atras existia uma tal de internet via a radio disponibilizado pelo prefeito, e vendida a 50 reias a quem quisesse 1mega divido…
      No entanto, reza a lenda, que na inspeção de uma radio comunitaria que estava preste a iniciar as atividades, a tal de Anatel levou uns scaner de frequencia 2,4ghz… o qual localizou nada mais nada menos que 4 provedores roteando ip por wifi, todos sem os devidos registros…, incluindo o da PFMUNI, sendo assim, muitos equipamentos sem o selo da agencia, e sem nehuma documentação foram lacrados e multados em 9 baroes cada um… pois esta é a prevista multa…
      Por isso, que de lá só se for sinal de fumaça….

  11. pevermelhoo disse:

    Até de tarde teremos notícias do MS sindicato?

  12. aldrilobato disse:

    como eu disse dia 26 teriamos noticias, mas errei por um dia, mesmo falando besteira, sempre tenho informações…, só não sei como consigo elas estando aqui em New Tebes…. sem net, sem celular, sem radio, sem bip, e com goteira no telhado!!!

  13. Cintia Froes disse:

    Novamente em busca de informações. Estamos ouvindo muito rádio peão e nenhuma informação do sindicato (Sindenel em especial), não encontrei no site nem neste blog confirmação da reunião com a diretoria para 27/06, ela realmente acontecerá? Caso sim, o Ministério Público participará? Como fica ação judicial?. Sindicato, pode por favor confirmar ou negar a informação da reunião e qual é a preparação do sindicato para o andamento tanto da reunião quanto da ação judicial. Obrigada

    • araponga31 disse:

      (Sobre a reunião, converse com o seu sindicato. Ele recebeu o convite)
      Eu fiz questionamentos semelhantes aos seus na sexta-feira e ninguém respondeu ainda. Diante disso, aumentam-se as desconfianças sobre essa reunião, mesmo que, A POSTERIORI, sejam INFUNDADAS.
      Para mim, o MPT DEVERIA ESTAR NESSA REUNIÃO. Depois, não adianta chorar que foi passado para trás pela Copel…

  14. thezunido disse:

    Viva a política.
    Aumento foi vetado pelo governador que pretende se reeleger.
    E essa é uma boa forma populista de conseguir.
    Em 2014 ele consegue a reeleição e em 2015 não precisa mais da Copel Distribuição, pois é seu último mandato.
    E os funcionários aqui tentando fazer de tudo para conseguir a renovação na concessão.
    Pode esquecer.
    Que o povo descasce o abacaxi que começa a ficar claro e aparecer agora.

  15. Charles Sow disse:

    O Sindelpar já divulgou no seu site esta reunião. Apenas divulgou.
    http://sindelpar.com.br/

  16. pacman171 disse:

    Srs observem a materia postada agora a tarde na intranet… o cara bulinando no “chat” da copel e o calendario do BB sobre a mesa… q vergonha, nem um calendario veio esse ano!!! q ki eu vo dize la em ksa??????

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s