Ministério Público convoca Copel para discutir PLR no próximo dia 13

A procuradora do Trabalho Margaret Matos de Carvalho irá convocar a direção da Copel para uma reunião conjunta com os sindicatos que representam os trabalhadores para negociar o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), conforme determina a lei federal 10.101. O encontro está marcado para o próximo dia 13, e foi definido em audiência da procuradora com 18 sindicatos, realizada nesta sexta-feira (3) em Curitiba.

O papel do Ministério Público do Trabalho (MPT) é zelar pelo cumprimento da legislação trabalhista – e, quando ela não é cumprida, acionar a Justiça para que tome providências. No caso da PLR dos copelianos, o MPT é claro: é preciso haver negociação para que um acordo seja assinado. Por isso, a procuradora convocará a Copel, e irá mediar a reunião com os sindicatos.

Questionado a respeito por acionistas durante a Assembleia Geral Ordinária, um diretor da Copel disse que, após a lei estadual 16.560, não há mais o que negociar sobre a PLR.

Está errado. A lei estadual, editada no governo de Roberto Requião, estipula apenas que o valor a ser pago deve ser distribuído de forma linear aos empregados. Mas o próprio montante da PLR deve ser definido por livre negociação entre patrão e empregados, como estipula a legislação federal.

Como não houve negociação alguma, e a Copel simplesmente arbitrou o valor que pretende pagar como PLR, o “acordo” que a empresa propõe é ilegal. E documento ilegal nós não assinaremos. Queremos negociar o montante a ser pago. E nossa proposta é a seguinte: 25% do que receberam os acionistas, como está no último acordo de PLR que assinamos com a empresa, no já distante ano de 2011.

Pedimos a todos que compreendam que está em jogo a perda de um direito de todos os trabalhadores. Entendemos que parte dos copelianos contem com o dinheiro da PLR para saldar compromissos financeiros. E, justamente por isso, estamos tentando há dois anos nos reunir com a empresa para tratar do assunto. Nunca fomos recebidos.

Da mesma forma, já há semanas que estamos tratando do assunto com o MPT. Mas era preciso esperar que a empresa formalizasse a intenção de atropelar a lei (e, para variar, os direitos dos trabalhadores) para que o MPT pudesse intervir na questão.

Finalmente, nós sempre quisemos que a PLR fosse incluída nas discussões do Acordo Coletivo de Trabalho – algo que a Copel sempre negou. Enfim, que fique muito claro: se houver atraso no pagamento da PLR, a responsabilidade é da direção da empresa, que ignorou a lei, fugiu de reuniões e agora tenta se eximir de sua culpa dizendo que “faltam apenas as assinaturas dos sindicatos”.

A arrogância e desrespeito não se deve responder de cabeça caixa. E documento ilegal e injusto com os trabalhadores não merece (nem terá) nossa assinatura. Estamos certos de que a imensa maioria dos copelianos tem brios e não aceita ser passada para trás com a “empulhação” que a empresa chama de “acordo da PLR”. Nós faremos a nossa parte para evitar que isso aconteça.

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias do Coletivo, PLR. Bookmark o link permanente.

91 respostas para Ministério Público convoca Copel para discutir PLR no próximo dia 13

  1. kotzenn disse:

    Sindicato, mas não seria possível realizar o pagamento do que a Copel ofereceu até agora aos funcionários e só depois entrar com o MPT para tentar conseguir o restante?

  2. aldrilobato disse:

    Lá vai o sindicato lutar por mais 1% pra ser descontado da PL que vem!

    • Diego Fracaro disse:

      Mas tu é um baita argentino velho, só joga contra, não precisamos de alguém como tu, que só aponta o dedo!
      O que o sindicato precisa é de apoio, é muito fácil sentar e julgar o trabalho dos demais, e quando as coisas não dão certo falar “eu já sabia, são uns otários”, gente como você, que não apoia, são a famosa “turma do amendoim”, aqueles que geram discórdia e desunem o grupo;
      Se não quer ajudar, não atormente! Não é de ti que precisamos (trabalhadores e sindicatos)

      • aldrilobato disse:

        E tú é o que? Kara, vc não me conhece… O ano passado apoei firme o sindicato… fiz campanha pela greve!!! só olhar os postes passados, mas agora a situação é outra… o sindicato não argumento, e não é transparente… no dia da votação do ano passado perguntamos e perguntamos e perguntamos, e ninguem falou que esse 1% era pra descontar do act deste ano, ou seja, o sindicto agiu pior que a copel!!! O sindicato nos vendeu!!!
        Porque o ano passado ninguem foi ao mpt? sendo que a quantia foi a mesma da pl? pq? vc não acha que tem alguma coisa errada não com o sindicato?
        O sindicato nunca me respondeu um email se quer!!! Vive se escondendo… Vc vai ver, eu aposto contigo que não vai dar em nada, a nao ser o atrazo!

      • aldrilobato disse:

        E tu não passa de um tecnico administrativo burocratico dai de cascavel, que nao sabe o valor do trabalho!

      • aldrilobato disse:

        Não tem nem 4 anos de copel direito e se acha de falar pela maioria!

      • sleestaks01 disse:

        ah tah, então quer dizer que porque trabalho no administrativo não sei o que é trabalho, e porque estou há quatro anos na copel deverei ser conformista e aceitar tudo que me é proposto, veja bem, tu quer a porra das coisas do jeito que elas são, sem ao menos tentar!! Vc não é melhor que ninguém aqui, eu também fiz greve e fiz campanha pela mesma, e daí? Não sou conformista como tu. Se quiser, pede pra sair 😉

  3. kobberal disse:

    Parabéns SINDICATO, força nessa luta.

  4. Copeliano disse:

    Parabéns ao Sindicato! Continue lutando pelo que é nosso!!!

    • quepateta disse:

      Workflow System designacao de Gerente
      Workflow System designacao de Gerente
      Workflow System designacao de Gerente
      Workflow System designacao de Gerente

      Workflow System designacao de Gerente
      Custos custos custos
      A administracao parece que nao sabe para onde vai com os gerentes

      Daqui a pouco desfaz e faz e wf System de novo.

      Bom, creio, `Caros` do Sindicato que trata-se de um ultimo credito a voces. Caso nada consigam, ou consigam migalhas, por favor, ergam a cabeca retirem-se para que outros tenham outra maneira de negociar. Seria justo nao seria?
      Voces estao ha anos ai. Nem facam chapa. Sejam honrados e deem oportunidade a outros que muito reclamam. E por favor, nao me respondam dizendo se eu aceitaria ou faria melhor. Esta todos ja leram de voces.
      Nao sei negociar. Mas acho que muitos sabem.
      Ao menos deste ultimo post eu gostei. Parabens.

  5. TNC com essa merda mesmo! Parece que não aprendem! E la vamos nós novamente ser enrolados pra nada, pois a Copel não vai aumentar em nada a PLR! Leiam o que to escrevendo, NÃO VAI ADIANTAR NADA BRIGAR COM A COPEL! ELA NÃO IRÁ PAGAR MAIS QUE ISSO! PORTANTO ASSINEM LOGO ESTA MERDA E DEIXEM PAGAR MINHA PLR DE DIREITO! ESSE COLETIVO DE SINDICATO TA FODA!

    Será que tem algum jeito de parar de pagar para este sindicato? Porque se tiver, eu quero pular fora… cansei já. Toda vez é a mesma enrolação, TNC! Birgam, brigam e brigam para no final não conseguirem nada! Quer dizer, conseguem sim. Conseguem atrasar o nosso pagamento! Se vocês estavam esperando PLR + ABONO, podem dizer adeus. Porque agora que a Copel não pagará mesmo.

    • aldrilobato disse:

      O pessoal que ta informado sabe que iria rolar o abono!!!, pra não deixar os peixes grandes na mao!, mas agora…. rsrsrsr vai ser dificil!

      • quepateta disse:

        Belavisao colega seria Mai’s justo faces grandes diferencas fazer faixas dando Mai’s abono aoseletricistas que carregando a empress emenos aos directores que ja tem famoso salario e naonecessitamtanto.

  6. Ta de sacanagem essa porcaria msm… eu to postando com o meu perfil do Facebook… para que quando algum fdp de sindicato vier com papel para eu me filiar, pense bem antes de me propor isso… pq a raiva que eu to, eu ia dar umas porradas nesses caras… na boa eu preciso de dinheiro… eu ganho uma mixaria de salario… os bonitões que estão enrolando meu dinheiro ganham, o triplo, quadruplo do que eu ganho… sindicalistas não prestam para nada… meus companheiros de empresa… que a anos estão na copel… ja falaram… nunca ganharam uma… TNC que raiva!!! Sindicatos de merda!!!!

  7. É triste ver certos comentários, reflete realmente o que essa miscigenação fez com nosso país. Requião tinha razão no seu discurso no KM3. FORÇA COLETIVO!

  8. Olha! na Copel… tem nego que naum precisa de grana e acredita em contos…. kkkkkkkkkkkkkkk
    e ainda se acham superiores!!!!!!!!!!!!!!!! Vai sindicato!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Dps dessa Vamos ganhar R$10.000,00 de abono!!!!!! EU ACREDITO!!!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  9. divino84 disse:

    Prefiro pagar juros das minhas conta e tentar buscar algo melhor para oferecer a minha familia do que ser um baba ovo e um medroso.

  10. Parabéns ao sindicato, é isso aí. Se não fizerem algo, quem fará? Menos critica e mais apoio, por favor.

  11. Medroso???????? kem da atras de um fake???????????? Acho q em todas essas opiniões, eu sou o que ganha menos na copel!!! Sou desiludido… alg se lembra do ACT???????? então não preciso falar mais nada!!!!!!!!!!!!!!!!

  12. henryfiat disse:

    Em 2003, quando a Copel alegou que houve prejuizo, o sindicato não fez denúncia ao MPT.
    No ano passado, também não foi ao MPT, mesmo ladrando que a empresa foi autoritária..
    Eu vou ao MPT, denúnciar esse Sindicato:
    – Por não prestar contas dos recursos que recebe anualmente dos empregados.
    – Por estar agindo de má fé, nos ACT’s.
    – Porque há mais de 15 anos não conquista um reajuste salarial decente.
    – Conforme abaixo, o Sindicato tá metendo o bico sem ser chamado.

    “Art. 2o A participação nos lucros ou resultados será objeto de negociação entre a empresa e seus empregados, mediante um dos procedimentos a seguir descritos, escolhidos pelas partes de comum acordo:

    I – comissão escolhida pelas partes, integrada, também, por um representante indicado pelo sindicato da respectiva categoria;

    II – convenção ou acordo coletivo.”

    E ainda estão defendendo o Sindicato…vcs são farinha do mesmo saco. A greve foi uma retaliação do sindicato, devido a empresa não pagar aquela contribuição pela negociação em 2011, valor correspondente a cada empregado “e sem prestar contas, prá onde foi”. AH! esse valor foi repassado pela empresa ao sindicato durante oito anos, gestão do governo passado e também pode ser chamado de, “Cala Boca”. Dessa forma o sindicato sempre foi omisso, jogou contra nós trabalhadores..
    .Vamos fazer uma comissão e acertar esse PL, podemos até convidar o sindicato para participar da Reunião, mas não pode abrir a boca…

    • coletivocopel disse:

      Prezado anônimo: já ouviu falar em sofisma? Faça uma visita ao dicionário e descubra o que significa. Mas, antes disso, deixe que nós te expliquemos algumas coisas. O próprio artigo da lei citado por você deixa clara a participação dos sindicatos (no item I). Isso pra não falar no item 2 (quem é que representa os trabalhadores em acordos coletivos?). Quanto à comissão de funcionários, basta ler o texto (o que você, certamente, ou não fez, ou fez e não entendeu) para perceber que há dois anos que a Copel a ignora (motivo pela qual vários de seus membros renunciaram, em sinal de protesto). Aliás, parece mesmo que você não leu o cabeçalho do blog. Somos um coletivo de sindicatos. A qual sindicato (no singular) você se refere, quando faz suas acusações (sem provas, o que configura crime de difamação, no mínimo, ou de injúria)? Quantos às contas dos sindicatos, elas são públicas e podem ser obtidas numa rápida visita às suas sedes (que estão abertas a você). Por fim, o que a Copel pagou chamando de “PLR” em 2012 também está, desde à época, sob análise do MPT (por não respeitar a lei que regulam a PLR).

  13. personavenia disse:

    Henry,
    Uma vez foi questionado quanto ganham e enrolaram mas responderam mais ou menos.
    Fato: o Sindicato somente vai trabalhar, quando o o dinheiro deles depender de resultado somente, ou seja, de seus associados. Nada de obrigatoriedade anual. O sindicato tem que mostrar trabalho, e as pessoas vendo resultado se associam. Agora, se o dinheiro vem de outras fontes e fica no que algumas empresas repassam, o sindicato fica meio inerte, os sindicalizados ficam desanimados,pois o deles vem na conta. Agora, quando perder seu dinheiro, (pois vejo todos bem de vida.) a coisa muda.
    O sindicato tem que ser privatizado de fato.
    Lei neles

    • coletivocopel disse:

      Caro anônimo: as contas dos sindicatos, reguladas por lei, estão à sua disposição. Basta visitar o seu. Da mesma forma, sindicatos são entidades de direito privado. Que nascem da união e da consciência de trabalhadores quando a seus direitos. Os dirigentes sindicais não são remunerados pelas entidades. Simplesmente recebem os salários que já tinham, como empregados, nas empresas às quais estão vinculados (sem, no entanto, uma série de vantagens e adicionais, além de exporem ao defender os interesses de trabalhadores que, assim como você faz aqui, podem permanecer no anonimato). Pense nisso. E, se tiver ideias para melhorar seu sindicato, está desde já convidado a participar dele. Um cordial abraço.

      • aldrilobato disse:

        Estar engavetado em arquivo esquecido no porão não quer dizer exatamente disponivel para os afiliados!!!, principalmente aos plantonistas!!! porque os senhores, de vocabulario tão requintado não publicam nos meios de comunicação como aqui no blog ou nos sites dos sindicatos, uma vez que os senhores vem aqui pra encher linguiça mesmo!

  14. araponga31 disse:

    Parabéns sindicato, mesmo se não conseguir nada, pelo menos tentou e fez a Copel cumprir a lei. Está me representando e representando a todos. Os erros do passado servem de aprendizado. Critico quando tem que criticar e elogio quando isso se faz necessário. A Copel que achava que iria dar restos aos porcos, terá que sentar na mesma mesa que eles.
    Beijo na bunda dos argentinos velhos, dos frouxos novos e velhos e dos que comem sardinha e arrotam caviar só porque caem no conto de fadas da “maior empresa do Paraná”.

  15. Araponga31, você disse uma coisa muito verdadeira: Conto de fadas. Esse conto expressa a ilusão em achar que se esta em uma empresa top, mas na verdade o top aqui esta em desvios e falcatruas. Tenho visto compras de coisas na Copel através de licitações, que feitas no mercado local, ficam 3 ou 5 vezes mais baratas que quando a Copel compra milhares de peças……e se não bastasse isso , ainda estão empurrando os grãos restantes das espigas aos porcos, ou seja, nós. Essa PL é a mais explicita amostra de que isso na Copel virou festa. Antigamente as coisas ao menos eram mais discretas, agora virou bagunça mesmo. Não sei se aos olhos desse povo somos considerados tão idiotas assim, ou ao menos medíocres. Isso é muito revoltante. Quero deixar meu agradecimento ao sindicato, comprado ou não, mas que esta enfrentando esses administradores de buteco, espartanos por sinal, com as armas que tem. Deixar claro também que dentre aos inúmeros sindicatos do estado, o meu é extremamente atuante e esta sempre em contato conosco, nos mostrando o que vem acontecendo. Também deixar claro que não tenho vinculo com sindicato algum, e que o meu interesse é simplesmente no que eles tem me representado. Vocês tem meu apoio integral. Só gostaria de pedir encarecidamente mais uma coisa, que os maiores sindicatos do estado não venham a vender o acordo como fizeram ano passado. VOCES ERRARAM FEIO!!!, que isso não aconteça novamente, e se acontecer, como disse um companheiro anteriormente, peçam pinico e caiam fora. Vocês não agiram como coletivo. Será que agora vocês aprenderam??

  16. bau2005 disse:

    Mais uma vez a empresa consegue dasabonar os sindicatos pelos bolsos dos funcionários. Que quer faz, quem não quer inventa desculpas. Os sindicatos fazem o mínimo e o povo reclama, fazem a média e o povo reclama, quando tem chamada para montagem de pauta de ACT aparece apenas meia dúzia de gatos pingados e depois quem não foi fica criticando o que foi decidido, antes de reclamar deveríamos tirar o bundão da cadeira e ser mais participativos e reclamar diretamente para o povo do sindicato nas reunião na frente de todos, e não depois que o bonde tiver andando e querer sentar na janelinha.
    Só mais uma coisinha, com as eleições sindicais, a direção da empresa está montando as chapas com compinchas deles para manipular ainda mais os act´s. É melhor ficarmos atentos a estas movimentações e quem está na chapa de quem, e participarmos ativamente deste processo democrático dentro dos sindicatos. Depois não venham dizer que a cigana enganou.
    Quanto a PL, bom já virou novela é um diz que diz do barulho, e nada certo até o momento. o MPT já tá na jogada, agora é esperar para ver,

  17. Só digo uma coisa, já que estamos nas mãos destes sindicatos, não nos resta a fazer nada. Aquele 1% do acordo passado que não foi, eu naum engoli até hj. Ninguém no momento de votar lá na greve sequer cogitou que o 1% era adiantamento do acordo 2013/2014. Isto sim achei uma enganação, saíram cantando vitória que conseguiram 1%, conseguiram uma ova, isto vai ser adiantamento deste ano, e se a inflação der 6% este ano a empresa estará todinha no direito de oferecer só 6% ou melhor 5% pq 1 ela já vai dar em maio, e aí vão lá no MPT reclamar, foi assinado no ano passado, por este motivo eu não confio no sindicato. Mentiram ao levar o 1% a votação…

  18. semdireitoaopcao disse:

    ((NÃO FOI DEMOCRACIA!!!!!! NÃO foi dada a oportunidade para TODOS como na primeira vez. E o sindicato com a DEMAGOGIA de que vencemos mais essa??? Só resta indignação… pra quem tem os olhos abertos…não quero acusar ninguém…mas se antes tínhamos confiança no sindicato…agora só resta dúvida…será que se venderam???????????))

    Esse foi meu comentário quando contra a vontade de muitos assinaram a ATC. Agora sindicato Quero tirar essa dúvida! Mais uma chance pra vcs provarem q não estão fazendo todo esse ENREDO só pra copel ganhar mais tempo para investir o nosso PL e ganhar mais dinheiro para o governo. Acho a denuncia muito justa, mas espero que vcs saiam dessa negociação com sua dignidade limpa ( e suas consciências), pois não estão representando só os trabalhadores, mas também suas famílias, o que envolve o pão e o sustento de crianças. Pensem nisso!! Mais uma Chance!! Espero que minha cara fique inteira!

    • plantao10 disse:

      Escrevi a mesma coisa com outras palavras, concordo plenamente com isso “semdireitoapcao”.
      Acredito que essa é a hora do sindicato mostrar suas dignidade, levando qualquer decisão para votação na base, agir com a cabeça e não com a pressa, qualquer proposta que seja considerada boa tem que ser levado a votação na base de dar oportunidade de todos votarem, e não decidirem em uma votação suspeita igual ano passado.
      A HORA E AGORA MEUS AMIGOS DO SINDICATO, MOSTREM SUA DIGNIDADE.

  19. plantao10 disse:

    Parabéns!!!!
    Demorou muito, já estava até desanimado achando que o sindicato não ira fazer nada.
    Mas desta vez quando for para votação, leve para a base e faça o voto em todos as bases sem pressa para resolver, adie qualquer combinado e marque votação.

    Para os que são contra o sindicato assine um documento doando seu PLR para alguma instituição de caridade, porque ser ficarmos de braços cruzados até o final do mandato do Beto Richa não teremos PLR.

    Governador esta agindo da mesma forma com o PLR da Sanepar, inventou outra desculpa e esta enchendo o bolso dos acionista.

  20. plantao10 disse:

    Representantes dos sindicatos, veja a possibilidade de fazermos uma manifestação em conjunto com a Sanepar, já que as duas empresas estatais estão passando pela mesma situação da PLR.

    Assim, atingiria um visibilidade muito maior.

  21. Tem que fazer isso mesmo, MPT na área, é por ai…

  22. Quem quer receber logo vai na frente da SEDE pra exigir da DIRETORIA. Ano passado não precisaram de assinatura nenhuma pra depositar a mixaria que eles deram de esmola para gente.
    FORÇA COLETIVO. Lutem firme, inclusive para repor a PLR do ano passado já que não foi assinado o acordo também.
    Firme nessa, que minhas contas eu seguro por aqui.
    Com a diferença que podemos receber, que é justo e NOSSO por direito, receberemos mais que o dobro que essa gembada de apressado quer receber agora.
    Se assinar esse acordo, estaremos nos enforcando com esses 4% pra sempre. Pensem nisso.

  23. bau2005 disse:

    Tá beleza, só informando aos mal informados que o 1% que entra agora é adiantamento sim da negociação de 2013/2014 mas apenas para ganho REAL, qualquer dúvida procure ler o paragrafo único do act2012/2013, antes de vir aqui querendo gerar uma insatisfação a mais para cima dos sindicatos, logo não poderá ser retirado do mínimo que a empresa vai oferecer que é a inflação do período, se der 6% será de 6%, a não ser que ela de 6% da inflação + 1% de ganho real, este ultimo já esta sendo dado agora.
    Se não buscarmos nossos direitos juntos aos sindicatos, não será junto da chefia que o conseguiremos. avião com custo mínimo mensal de 115 mil/mês + regalias da direção + verbas doadas para futura campanha eleitoral do estado + + + += esta PL ofertada.
    O correto é nos unirmos e não nos dividirmos, juntos somos mais. Um abraço a todos e bfds.

  24. jucaballla disse:

    Já há muito perdi a confiança neste coletivo… na Copel também. Lembro que nos ídos 10 anos…, no início deles, sentia que estava no caminho certo, no lugar certo. Agora não, vou correr em busca de outras fontes… Porque não confio mais nestes que me representam…, está claro que as intenções são outras que não mais aquelas que beneficiam a categoria. O ditado de que todos e tudo tem seu preço…, é uma evidência agora.

  25. poisze56 disse:

    Sindicato, voces deveriam ter se mexido o ano todo pra pl, e ter usado a lei, dizendo que a empresa enrola ou tem recusado a concversa. Agora, sair correndo ao MP, agora? Aprendam a empresa evita dialogo, ganha tempo. Prazo , antecipem Aprendam.
    Com certeza alguns sindicatos estao na fila para ser o primeiro a assinar a proposta mesmo sem negociar.
    Mudando a conversa, acho que li que a DIS deu um preju?
    Bom, mudaram os gerentes, diretoria. Os que foram, foram Punidos? Mas e a responsabilidade dos que antes estavam? Ganharam salario pra que? Eles foram incompetentes certo? Ressarcimento? Se um simples elericista erra, gancho, bate o carro, paga se errou. O Brasil vive um momento de impunidade. triste pensar que isso ocorre e muito na empresa. Raros os gerentes punidos por fazer favores aos seus abrigados, prejudicando merecedores que trazem resultados para a empresa. Quando havera um PCO que puna os gerentes?
    O boato de um novo plano para merecimento. eita trem bao so!, Que sera complexo, mas no final, voces sabem, o favorismo ao abrigado, ao coitado amiguinho. Afinal ele trabalha pouco, quase nada faz, erra muito, por isso merece um incentivo. Piada na empresa.
    Falar na MP 3579 como desculpa , mas ela vale para este ano em diante. O lucro e pl vem o ano passado.

    • plantao10 disse:

      A ideia sua é boa, concordo que deve se precaver e adiantar, mas se você prestar atenção no inicio do texto estão explicando que o MP pediu para esperar um posicionamento da Copel antes de tomar alguma atitude.
      E antes encima da hora do que depois que não tiver mais jeito, porque se deixarmos queto logo não teremos mais PLR

      • quepateta disse:

        Colegas, o que a empresa quer: venhar assinar que eu to certo sempre!
        Bom o dito: a resposanbilidade? Se comprou ou vendeu eenergia de forma errada ficamos com pouca PL. E a responsabilidade dos Cad, Diretores e do Presidente perante a sociendade? Prejudicaram o povo com dinheiro mal gerido.
        Devolvam por favor!

  26. djcmancha disse:

    1% de aumento em maio na linha 1000, e aumento na fundação, lá se foi o aumento real….trouxas….

  27. copelino disse:

    EXTRA…EXTRA!!!!
    SINDICATO E COPEL(…mais uma vez) SE UNEM PARA ATRAZAR PLR!!!!

  28. VEJO QUE NÃO DEMORARÁ MUITO PARA QUE A EMPRESA IMPONHA QUALQUER PORCARIA AOS “COPELENTOS” E ESTES ASSINEM QUALQUER COISA, SEM SABER QUE PODEM ESTAR ASSINANDO O SEU ATESTADO DE ÓBITO FUNCIONAL, ATRAVÉS DE SUA DEMISSÃO OU MESMO DE DESESTATATIZAÇÃO DA COPEL, MUITOS FALARAM A VERDADE NESTE BLOG, PENSAM QUE SÓ POR QUE SÃO ZÉ PEÃO NA COPEL, SE ACHAM E SE AFUNDAM EM CONTAS, FALTA EDUCAÇÃO FINANCEIRA A ESTE POVO. NÃO CONSEGUE PAGAR SEU CARRO? COMPRE UM FUSQUINHA, UMA MOTO, ANDE DE ONIBUS. COMPROU TV DE LCD? PRA QUE CE APARECER CE VC NÃO PODE? FIQUE COM A SUA VELHA TV 29 DE TUBO. ENFIM , POR MUITAS COISAS DESNECESSÁRIAS O POVO SE AFUNDA. SÓ JUSTIFICA UMA DIVIDA POR UMA CASA PRÓPRIA, NÃO SE INDIVIDE POR BOBAGENS E COISAS QUE VÃO TE FAZER APEGAR A QUALQUER MERRECA QUE POSSAM TE OFERECER PARA RESOLVER O TEU PROBLEMA. O SEU “PROBLEMA” NÃO SÃO SÓ AS CONTAS DE HOJE, VC TEM PROBLEMA COM FINANÇAS, EDUQUE-SE FINANCEIRAMENTE.

    • copelino disse:

      Caro…vc precisa de terapia…

    • plantao10 disse:

      O pior que falar a verdade doe, muitos irã ficar braco com vc, rsrsrsr já estava na cara que a Copel agiria dessa forma e as pessoas estavam fazendo dividas, existe um ditado “não conte com o ovo da galinha antes dela bota” e a maioria do Copelianos que estão reclamando fazem conta com um dinheiro que nem recebeu ainda, aposto que essas pessoas já estão gastando o Cala Boca e nem sabem se vamos ter ele este ano.
      E como já conhecemos o povo Brasileiro cada um pensa em seu umbigo, e como gastarão sem ter recebido agora fica metendo a boca no sindicato para receber essa merreca oferecida pela Copel.
      E Pelo amor de Deus, não venha dizer que tem divida porque ganha pouco, porque existem muitos pais de famílias ganhando menos que vc e não tem divida.

    • poisze56 disse:

      Alberto,
      Voce sabe o que é inflação real? É mais que ganho real.
      Estamos empobrecendo e a empresa investindo o tempo todo, adquire, compra etcetal.
      Os acionistas satisfeios, porém sabem que precisam da peaozada.
      Voce sabe como foi feito este calculo da PL? O que desconta tira e tira e o que sobra vai pra peaozada? A negociação sabe de como é feito este valor exatamente?
      Pergunto? É verdade que querem dar depois um código 1000, só pra garantir de fato quem ganha mais, consultores engenheiros, contadores, advogados, etcetal. Elkes também em grandes gastos e sentem isso no daybyday.
      Tem colega que administra muito bem suas contas, mas teve que ir dar aula a noite. , para não ter que vender sua casa financiada. Provavelmnte terá que pedir a conta da Copel, afinal se ele dá aula, em conhecimento e experiência, se garante
      Não julgue apenas por um lado por favor.

  29. aldrilobato disse:

    Meu Deus… Um blog de consulta financeira!!!
    Que coisa linda!!!
    Também deveria ter um tópico de educação política…
    Uma vez que o ano pssado, a situação era a mesma, no entanto não vi ninguem reclamar, se falta 40 milhoes na pl de hoje, tmbem faltou da do ano passado!!!
    Então porque o ano passado ninguem reclamou, porque o sindicato não foi ao mpt?
    Oras, a questão vai muito além de desregramento da economia do lar… não sejamos cegos!
    Se esta errado, esta errado do três lados do triangulo copel sindicato empregado!

  30. aldrilobato disse:

    O empregado além de ser enganado pela empresa, também é enganado por aquele que deveria defende-lo

  31. aldrilobato disse:

    Enquanto ficamos aqui acusando o sindicato, acusando a copel, acusando a nós mesmo, a Dilma colocou em consulta publica a lei da periculosidade!

  32. humbertoreis disse:

    Bom, ainda bem que não sou mais copeliano desde maio de 2012, graças a Copel, estudei (usando os livros da biblioteca do km3) e passei em outro concurso. Um gerente de divisão que eu tive me disse que essa era a melhor opção. infelismente a negociação toma o rumo escuso. A PL vem de brinde se aceitar o que a empresa impor? Ainda tenho PL pra receber, mas dos males o menor, que pelo menos incomodemos, mas contra força não há resistência. A cultura da Copel é essa, “cala boca”, “abono”, “PL”… e quem ta enforcado financeiramente, aceita… eles lutam com as armas que têm, se estivessemos do outro lado da mesa, como seria? É só pensar como um negociador, mas a história sempre vai ser a mesma. Quando me perguntam como é trabalhar na Copel, mostro a minha indiguinação, falo que não vale a pena… melhor estudar para outro concurso… Pra ter idéia, até trabalhar com atestado eu trabalhei, porque mandaram me chamar na minha casa. Pra quem ficou, resta a luta… contra a politicagem, o assédio moral, o abuso de poder, as retaliações. Ou resta a toalha… eu preferi a toalha e não me arrependo.

  33. Por favor quem puder informar, quanto as negociações, uma vez definido o montante e os percentuais, o coletivo levará os acordos para definição em assembleia ou não será mais necessário????

  34. As vezes me pego pensando em como seria se todos parassem, exatamente toda a peaozada. Queria ver até onde a arrogância e desrespeito desses diretores e sangue sugas iria. A sociedade paranaense acha que a Copel é um mar de rosas. Quando atendo um cliente sem luz, fica na cara dela aquela admiração pelo que fazemos, pelo que ganhamos. Muito dolorido saber que os únicos que pensam assim são os nossos queridos clientes. A diretoria não esta nem ai para nós, muito menos para os clientes, para eles só existem acionistas. Penso que deve haver uma fabrica de dinheiro na Copel, afinal, não somos nem nós, muito menos os clientes que fazem esse dinheiro surgir, não é mesmo? A questão aqui é exatamente o que o humbertoreis disse acima, é uma cultura. E nos resta tomarmos uma decisão, ou mudamos de emprego, ou aguentamos essa empresa que só suga seus empregados e pendura fantoches nos cofres da empresa para saqueá-la. Como mudar uma cultura com pessoas que querem receber um terço que seria de direito e ainda acham bom? Há vinte anos atrás, não davam aumento porque estavam construindo usinas e deveríamos aguentar as pontas que seríamos recompensados, depois veio a história da privatização, após isso a recuperação da empresa, agora vem a tosca história da MP. E o pior, acham que acreditamos nisso….Aos que querem a PL como esta, tudo bem, respeito todos vocês. Mas vocês não sabem 1/20 da história que envolve essa discussão toda. A história aqui não é do ano passado, se arrasta há 20 anos, ou mais. Se foi ano passado, ou será esse ano, não importa, mas alguma coisa precisa ser feita. Além de ficarem pedindo a PL, gostaria de fazer uma proposta: Coloquem aqui nos comentários, ideias para mudar isso. Quem sabe algum de vocês tenham uma maravilhosa e que possamos acampa-la e mudarmos essa história!!! Sem demagogia, estou pedindo sugestões, na boa. Concordo que os sindicatos precisam mudar de cenário, mas para qual???? Grande abraço a todos, e vamos mudar isso, só depende de nós. Alguma sugestão???

    • personavenia disse:

      Amigo,
      O Sindicato também tá cego.
      Ele só repete. Quando vai entender que a missão do sindicato está além.
      ‘E de fiscalizar, como nós, o dinheiro público.
      Se mal gerido,
      A exmplo, Como a Copel teve baixos lucros? Responsáveis?
      Se a admin erra, tira do peão. Culpa o mundo, mas nunca a presidência, o Governo?
      Tão tirando da PL ?
      Quantas decisões? O problema que se ouve é menos custos. Os empregados são o custos? MAs gerentes ealguns diretores não são empregados?
      E os indicados políticos não são custos?
      Um diretor copeliano pode optar por manter seu salário ou aceitar como emprestado para a política e aceitar uns 35000? A administração primeiro pensa no seu, depois, os trocos, pro peão.
      A Cpel parece que tem pisado na bola.
      S I N D I C A T O Fiscalize e ganhará respeito na mídia, com seriedade.

    • humbertoreis disse:

      O problema é macro. Não é só da “cultura” do peão, porque todos são copelianos, inclusive os gerentes… Eles que deveriam se indignar com o que está acontecendo, eles também dão o tiro no pé… salvo alguns que são copelianos até no sangue, mas que são poucos. Eles tem medo de perder o status e boa parte dos copelianos também tem medo de perdê-lo. Muitos diretores não são copelianos, e só vão fazer coisa errada se o copeliano que está abaixo dele deixar. Entendo vergonhasempre, que o problema é bem maior do que parece. Mas temos o costume servil de obedecer o senhor do engenho (fruto de uma sociedade escravocrata), não importa quem ele seja. O pior é que tem gente morrendo nos “postes da vida”, mas ninguém percebe. De quem é a culpa por esses “assassinatos”? De quem cobra o resultado a todo custo? de quem quer que o palm fique limpo? de quem quer que o serviço seja feito não interessa em que condições? Não sei. Mas sei que a gestão dói no couro, a cada chicotada, mas a gente só sente quando dói no bolso. O copeliano precisa entender que todos estão no mesmo barco, que essa história de prejuízo é a mesma da pré-privatização (quem lembra?). Se os próprios gerentes e outros mais, que, entraram na Copel pela porta da frente não permitissem isso, muita coisa seria diferente. Hoje eu não tenho medo de falar porque sei que meu ex-gerente não vai me mandar assinar uma carta de alerta, mas o clima é esse. Eu não condeno o Copeliano quando falam que ele é Frouxo, ou é anônimo, porque depois da negociação é ele que vai encarar os gerentes no dia-a-dia, é depois da greve, da manifestação, que a coisa aperta. Eles conseguem fazer da vida do pobre trabalhador um inferno, até que ele se demita ou seja demitido, até porque quem consegue trabalhar nestas condições? Sozinho ninguém ganha nada, A questão é a união, porque a Copel é feita de energia, e por consequência, de eletricistas. Os eletricistas tem o poder são a enorme maioria e sempre serão, porque eu nunca vi um robô subir no poste,ou um macaco adestrado bater chave. Se os eletricistas baterem o pé a coisa tem que mudar, se não a empresa pára. Eu nunca fui eletricista, mas percebo que na chuva, no sol, no perigo, tempestade e o raio que o parta; qual outro colaborador da Copel corre tantos riscos de morte? Como você disse vergonhasempre, estamos perdendo dinheiro já fazem alguns anos, acrescento que estamos perdendo amigos também, porque muitos de nós já tivemos que enterrá-los. A vida vale mais do que qualquer PL, entender que estamos deixando a nossa vida na Copel é o mais importante, porque a Copel paga a sua vida com dinheiro, e quanto vale a sua vida? A minha vale muito e eu não deixaria nenhum mercenário pagar uma micharia por ela.

  35. É VERDADE O QUE O COLEGA DISSE ACIMA, OS CONSUMIDORES MAIS HUMILDES, FICAM MUITO SATISFEITOS COM O SERVIÇO DOS TÉCNICOS DA COPEL, MESMO SENDO UMA SIMPLES NORMALIZAÇÃO DO REABASTECIMENTO OU UMA LIGAÇÃO NOVA. OS CONSUMIDORES SEM VERGONHA, NÃO ESTÃO NEM AÍ, ROUBAM ENERGIA , SÃO INADIMPLENTES EM GRANDE MAIORIA OS CUECAS DE SEDA COM GRANDES RESIDENCIAS E ATIVIDADES COMERCIAIS, E ESTES SÃO OS INGRATOS, OS QUE DESTRATAM NOSSOS TÉCNICOS, E DESEJAM O PIOR PARA A EMPRESA E SEUS FUNCIONÁRIOS, SE POSSIVEL SUA RUÍNA, PARA QUE POSSAM ESTAR INADIMPLENTES COM OUTRO FORNECEDOR. RECADO AOS COLEGAS ” ZÉ PEÃO”, QUE ESTÃO ENDIVIDADOS:
    PROCURE RENEGOCIAR SUA DÍVIDA, MESMO QUE A ÁGUA JÁ NÃO DE MAIS PÉ, CONVERSE PRIMEIRO, A NÃO SER QUE VC ESTEJA DEVENDO A UM AGIOTA ARMADO TE AMEAÇANDO, AÍ SIM VEJO QUE SUA SITUAÇÃO É DESESPERADORA, CASO NÃO SEJA TANTO SEU DESESPERO, EMPRESTE DINHEIRO DA FUNDAÇÃO, SE ESTÁ DEVENDO AO BANCO RENEGOCIE, HAVENDO COBRANÇA ABUSIVA PROCURE O PROCON OU O JUIZADO ESPECIAL, TENHO CERTEZA QUE ENCONTRARÁ A SOLUÇÃO SE SUA DÍVIDA FOR COM ESTABELECIMENTOS FINANCEIROS, AGORA SE SUA DÍVIDA FOI FEITA NA INFORMALIDADE (AGIOTAS) NÃO HÁ MUITO O QUE FAZER E LHE DESEJO A PROTEÇÃO DE DEUS, QUE ESTA MERRECA DE PL NÃO VAI TE SALVAR. AOS DEMAIS PEÇO QUE TENHAM JUÍZO E AUTO-ESTIMA, DEEM O DEVIDO VALOR QUE MERECEM PELO SERVIÇO QUE FORNECEM A COPEL, ESCUTEM OS SINDICATOS, ESTES ATÉ O MOMENTO NÃO ESTÃO FAZENDO NENHUMA MANOBRA IRRESPONSÁVEL, A EMPRESA SE APROVEITA DO DESESPERO FAZENDO-NOS VOLTAR CONTRA ELES QUE SÃO NOSSOS PRIMEIROS DEFENSORES, E COMO ELES TAMBÉM PRECISAM DE UMA AJUDA EXTRA, PRECISAM DE AUXILIO DAS INSTITUIÇÕES MEDIADORAS QUE SÃO O MPT, MINISTÉRIO PÚBLICO E JUSTIÇA DO TRABALHO. DESEJO PAZ, PACIENCIA E A PROTEÇÃO DE DEUS A TODOS QUE ESTÃO ENVOLVIDOS NESSA LUTA E EM TODAS QUE AINDA ENFRENTAREMOS. QUE MUNDO EU VIVO? NO MESMO QUE O DE VCS TODOS.

    • copelino disse:

      cara…queria mto acreditar em vc e no sindicato, mas depois de muitas situações que pude ver nos acordos passados não acredito mais nestes sindicatos que ai estão…por isso minha indignação, brigar por nada…pra daqui uns dias a copel pagar a mesma quantia…

      • aldrilobato disse:

        Tô contigo!
        Comemoramos o 1%, dai surgiu um boato no blog que 1% era adiantamento do futuro ganho real de 2013/2014… perguntamos pro sindicato, o sindicato desmentiu, chegou a afirmar que o sindicato nunca assinaria um acordo deste…
        Dai beleza, assinamos, foi a provado, então surge a verdade, ou o sindicato enganou todo mundo, ou o sindicato foi enganado, mas a mais pura verdade, todos copelianos foram enganos pelo sindicato, pois alem de negar os questionamentos, não veio abertamente explicar o acordo… pra mim, o sindicato agiu em conluio com a copel! pois é muito evidente isto…

  36. divino84 disse:

    Estão falando que teve 76 milhões de prejuízo a DIS. porra compraram uma merda de sistema que não serve pra nada. só dificulta as coisas e o pior o pai da criança q havia se aposentado voltou. para ganhar seu R$100.000,00 por mes. agora como diretor, e os trouxa querendo aceitar esta merda de pl que não da nem um salario de plantão que se fode 24h do seu dia. nem nas ferias deixa de ser ” O COPEL”, é de ficar indignado. não com a diretoria ela esta certa ta metendo a mão duido e pegando a parte dela. mas de se indignar com este FROUXO de Copelianos que aceita levar no rabo sem um cuspe se quer.

  37. GOSTO DE ACOMPANHAR AS DECLARAÇÕES, POIS DE TUDO UM POUCO É VERDADE. CADA COMENTÁRIO INTERESSANTE. APRENDO MUITO COM TUDO ISTO. APENAS NÃO QUERO PERDER MINHA FÉ. BOA SORTE A TODOS.

  38. danoutudo disse:

    Incrível ver o pessoal aqui se agredindo, bando de falastrões, brigando por causa de postar ou não o nome. Onde isto levará?
    O sindicato a meu ver é culpado apenas de não conseguir unir a categoria, mas como unir uma turma que defende seus próprios interesses (eng, adm, adv, tec, elet. etc). Quando houver interesse de defendermos um único ideal, aí sim. Mas por enquanto é só um sonho.
    Parem de besteira e vão trabalhar, alguns né, porque só alguns trabalham, outros só cuidam da vida dos outros pra falar pra chefia.
    Quanto a PLR, não esperem muito, melhor, não esperem nada, tudo na empresa é decidido nos bastidores, ou vcs acreditam que é diferente.
    Enquanto houver colegas entregadores, falsos e hipócritas, nada vai pra frente.
    Incrível como tem pessoas assim na empresa, puxando saco.
    Vamos dar um crédito ao sindicato.
    E pensem bem, nunca iremos ver um gerente, superintendente, assessor, diretor ou presidente, ser responsabilizado, punido ou investigado ou até mesmo processado e muito menos demitido, como acontece com empregados de baixo calão. Podem e fazem o que querem, falam o que convém demitem quem querem, nomeiam quem lhes é conveniente e nada acontece.
    Quanto ao “prejuízo” que a copel teve, como pode a nossa parte diminuir e dos acionistas aumentar?
    Uma coisa aprendi nestes anos de copel, nesta empresa não se negocia nada, tudo é obrigado.

  39. humbertoreis disse:

    O problema é macro. Não é só da “cultura” do peão, porque todos são copelianos, inclusive os gerentes… Eles que deveriam se indignar com o que está acontecendo, eles também dão o tiro no pé… salvo alguns que são copelianos até no sangue, mas que são poucos. Eles tem medo de perder o status e boa parte dos copelianos também tem medo de perdê-lo. Muitos diretores não são copelianos, e só vão fazer coisa errada se o copeliano que está abaixo dele deixar. Entendo vergonhasempre, que o problema é bem maior do que parece. Mas temos o costume servil de obedecer o senhor do engenho (fruto de uma sociedade escravocrata), não importa quem ele seja. O pior é que tem gente morrendo nos “postes da vida”, mas ninguém percebe. De quem é a culpa por esses “assassinatos”? De quem cobra o resultado a todo custo? de quem quer que o palm fique limpo? de quem quer que o serviço seja feito não interessa em que condições? Não sei. Mas sei que a gestão dói no couro, a cada chicotada, mas a gente só sente quando dói no bolso. O copeliano precisa entender que todos estão no mesmo barco, que essa história de prejuízo é a mesma da pré-privatização (quem lembra?). Se os próprios gerentes e outros mais, que, entraram na Copel pela porta da frente não permitissem isso, muita coisa seria diferente. Hoje eu não tenho medo de falar porque sei que meu ex-gerente não vai me mandar assinar uma carta de alerta, mas o clima é esse. Eu não condeno o Copeliano quando falam que ele é Frouxo, ou é anônimo, porque depois da negociação é ele que vai encarar os gerentes no dia-a-dia, é depois da greve, da manifestação, que a coisa aperta. Eles conseguem fazer da vida do pobre trabalhador um inferno, até que ele se demita ou seja demitido, até porque quem consegue trabalhar nestas condições? Sozinho ninguém ganha nada, A questão é a união, porque a Copel é feita de energia, e por consequência, de eletricistas. Os eletricistas tem o poder são a enorme maioria e sempre serão, porque eu nunca vi um robô subir no poste,ou um macaco adestrado bater chave. Se os eletricistas baterem o pé a coisa tem que mudar, se não a empresa pára. Eu nunca fui eletricista, mas percebo que na chuva, no sol, no perigo, tempestade e o raio que o parta; qual outro colaborador da Copel corre tantos riscos de morte? Como você disse vergonhasempre, estamos perdendo dinheiro já fazem alguns anos, acrescento que estamos perdendo amigos também, porque muitos de nós já tivemos que enterrá-los. A vida vale mais do que qualquer PL, entender que estamos deixando a nossa vida na Copel é o mais importante, porque a Copel paga a sua vida com dinheiro, e quanto vale a sua vida? A minha vale muito e eu não deixaria nenhum mercenário pagar uma micharia por ela.

  40. bau2005 disse:

    Blz, então vamos entornar mais um pouco o caldo, ouviram dizer que saíria uma abono pelo reconhecimento do premio Abrade, segundo o que rolou foi que o rh já tinha até rodado a folha do pagamento do tal abono, e devido a notificação do MPT uma diretora chegou no rh e falou para não pagar pois agora quem decidirá éo MPT. Num momento encheu a muitos de alegria depois veio o balde de água fria e a revolta pelos sindicatos terem reclamado ao MPT. Se liguem pessoal foi um grande e certeiro BLEF da diretoria. Eles sabem que estamos quase quebrados e apostam alto em nosso arroxo financeiro, sabem que nossa desunião não nos levará a lugar algum e estão cobertos de razão. Agora já ardeu, vamos aguardar os próximos capítulos desta intrigante novela, PLR Linear.

  41. Pois é, bau2005… O sindicato entrando no MPT só vai conseguir duas coisas: receber menos e mais atrasado. Parabéns sindicato! Espero estar errado, mas muito obrigado por nos ferrar mais uma vez 😉

  42. aldrilobato disse:

    kakakak…. bem isto!”!!!
    e ainda vão sair cantando que foi uma grande Vitória!

  43. Bruno Zoca disse:

    Enquanto o Sindicato finge que briga pelo trabalhador, os milhões que seriam pagos dias atrás ficam curtindo no ar com acionistas e investidores. Tempo é dinheiro, e a cada dia que passa esse dinheiro rendo. Olhando bem aguçadamente o plano do governador Richa, esperem melhoras para o ano que vem, pois ele é bastante estrategista e deve liberar muitas migalhas nos próximos meses para garantir a reeleição.

  44. bentocapixaba disse:

    Curiosa essa discussão por causa da plr. Recordo-me de que quando deixei a Copel para trabalhar em outra empresa, vários colegas copelianos me disseram “tá louco? vai deixar a Copel? temos plr, abono de act, abono de férias!! nunca que eu saio daqui!”…
    Mas uma coisa é certa: desde o act de 2011, quando aquela nojenta divulgou um vídeo de que não haveria avanços nas negociações, os copelianos perderam poder de barganha. Mostraram fraqueza perante a direção. Se os boatos que ouço procederem e der em torno de R$ 3.000,00 pra cada empregado, é uma ninharia! Menos de R$ 300,00 ao mês, se considerarmos o período de um ano. Lutem por mais!

    • Você agiu corretíssimo em não calcular estes ganhos extras.
      Do meu ponto de vista o problema começou em 2010, acredito que foi onde surgiu a idéia de nos pressionar. A proposta inicial do ACT de 2010 estava excelente, mas dizemos “não” apenas devido a cultura de que sempre melhora… melhorou apenas 0,5% e aprovamos com um “sim” expressivo.
      No próximo ano entrou esta “nojenta” e disse que não existiria a carta na manga como anteriormente, todos votos que ocorreram após o vídeo deixou claro o quanto o Requião estava certo sobre nós, e foi realmente quando nossa coerência e união foi medida, pesada e considerada insuficiente, pois a partir daí a direção deita e rola com nós.
      Não discordo totalmente de quem não confia no sindicato, mas se existe uma mísera possibilidade de conseguirmos melhoria, será em conjunto com sindicato, jamais teremos alguma melhoria na Copel se ela não for obrigada a fazê-la.

  45. Ana Carolina disse:

    abraços p meus colegas de mal. rondon e toledo.e piraquara…excelente empresa continue assim estou feliz por ser eletricista da copel ganho mal mas gosto do que faço.

  46. quepateta disse:

    Então faça o que gosta em outra empresa com mais dignidade, melhor para se trabalhar.
    A empresa está dividida entre político e peão.
    O peão tem que chegar na hora, o político(gerente) não.(O peão chega cedo, o outro não.)
    O engraçado de tudo é que um beneficiado por não bater ponto. é assim pelo cargo e por ser uma pessoa responsável, afinal gerente.
    Com uma reeestruturaão, ela perdendo a gerência, bate ponto? Logo deixa de ser o responsável que podia chegar quando queria. Estes benefícios são discriminatório não acha?
    O filho do diretor e ele, que testão dormindo, agora tão gordinhos, vc tá chegando e preocupado com a família. Bom, ao menos vc está magro e quem sabe mais saudável

  47. Os comentários do “quepateta” são dignos do nickname dele. Sem mais.

    • quepateta disse:

      Colega,
      Perdão se meu escrever levou-o a pensar que o Pateta é um ignorante, um bobo.
      O Texto foi para induzir a reflexão mais ampla, digamos, como figura de linguagem.
      Poderia ter sido escrito de forma(por exemplo) que um eletricista está em um poste porém intranquilo, preocupado com o salário, cujas expectativas não se concretizam. Ele deve tomar uma decisão, sair o continuar a acreditar na empresa ou na próxima gestão. e esperar por mudanças futuras. E isto é preocupante. Haja vista que é mais fácil um acionista aumentar o salário de ums dúzia de diretores do que de 3000, operacionais.
      (Por exemplo)Não tive a intenção de ofender o filho de ninguém, apenas colocar situações. Nem sei se todos os diretores tem filhos pequenos. Perdão se assim fui interpretado
      Agora, peço sua reflexão.
      Meu nickname é o do Pateta sim. aquele cachorro bondoso, ingênuo e alegre, que acredita, por exemplo, (leia bem é uma outra expressão de linguagem, num esforço que acredito que você compreenda) que um dia espera que as atitudes das gerências em geral sejam aplaudidas. Mas de coração, não de pressão política para ir parar na Intranet. Um Pateta que hoje questiona ou está em dúvida sobre a atual administração. Que pelo que leio, não está só.
      Um pateta que ainda acredita na empresa e que não sabe o que responder aos amigos sobre sua situação(salário) ir aos poucos morgando.(espero que saiba interpretar o morgando).
      Um conselho, aproveite então a sua sabedoria para se direcionar ao problema sindical. Um dos quesitos de uma das últimas revista do Engenheiro é por exemplo, o Pacto Global, onde deve constar negociação com a coletividade. E a Empresa deve cumprir ou fica mal nas notícias. Entendeu? Ficamos em paz ok amigo copeliano
      Um abraço fraterno.

  48. plantao10 disse:

    Até hj lembro de um senhor da roça que precisava de uma ajuda da prefeitura para uma necessidade publica, e já havia pedido algumas vezes nos departamentos, até que um ficou de saco cheio quando foi atendido pelo funcionário da prefeitura, disse a ele: – eu não quero falar com os porcos quero falar com os pais dos porcos. Se referindo ao prefeito e no final conseguiu ser atendido no que precisava.
    Tenho isso como exemplo, se queremos conseguir alguma coisa temos que ir na raiz do problema , não adianta ficar reclamando da Yara, temos que ir direto ao problema, nosso querido Governador.
    O sindicato poderia muito bem entrar com uma ação de IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA contra o Presidente de Copel e ao mesmo tempo contra o Governador que colocou ele na presidência. Se a empresa esta tendo prejuízo eles tem que serem responsabilizados, como que uma empresa que tem prejuízo aumenta o lucro dos acionista.
    E tem mais, junto tem que ser cobrado o fato de não terem renovado a concessão da distribuição.

  49. plantao10 disse:

    Está visível que o Governador pretende privatizar a copel, e vamos esperar até quando para começarmos a agir.
    Ele tem que ser cobrado desde agora para não perder intencionalmente o leilão da distribuição, porque é isso que vai acontecer se ficarmos de braço cruzados.

    • Talvez a intenção do Governador é privatizar apenas a COPEL DISTRIBUIÇÃO S/A, se ele quiser mesmo, não sei se temos condições de impedir, há tempos o que ele está fazendo é onerar a DIS. Só para ter uma idéia, ele está usando ela para sanar compromissos políticos, tanto que nas terceirizações já foi um arrombo maior que o prejuízo citado acima pelo colega divino84.

      • quepateta disse:

        Caros copelianos,
        Quepatetada colegas. A Diretoria acusa os empregados pelo prejúizo da DIS?
        O engraçado é que somente após o balanço (1 ano) eles viram que os profissionais eram os culpados? Estavam fazendo o quê? durante o ano. Afinal, não era de suas responsabilidades acompanhar o andamentos e custos das atividades?
        Exemplo: Será que o empregadoe estava passeando de carro com ar condicionado ou estava indo atender a um chamado. Mas a Copel não está entre as melhores? Com menos interrupção? Então seria o passeador o
        culpado ou estaria atendendo a um chamado?
        Nesta hora o mérito é da diretoria, mas na hora do prejuízo, são os empregados os irresponsáveis.
        Que nome se daria a estas atitutes das diretorias responsáveis. Alguém se habilita a pensar em um?

  50. copel4h disse:

    ta, mudando um pouco de assunto, e o plano de carreira dos funcionários 4hrs?
    me parece que o sindicato não se lembra que ainda não temos um.
    já faz 1 ano e meio que estamos na copel e só promessas, isso quando alguém da uma resposta.

    • copel4h disse:

      antes que alguém venha me criticar, não estou de forma alguma minimizando os outros assuntos abordados aqui, apenas quero informações sobre algo que imagino ser direito meu e de meus colegas de cargo. gostaria muito que o próprio coletivo me respondesse.

  51. aldrilobato disse:

    Então, alguma novidade? pois é hoje a tal reunião? que horas vai ser? como vamos ficar informados?

  52. atendente4h disse:

    EM setembro faz 2 anos que eu e meus colegas estamos na Copel e ganhamos menos do que um salario mínimo 674,00 reais específico, entrei na copel acreditando em conts de fadas mas hoje a realidade é outra, abono do ano passado, PL de agora, plano de carreira que na tem… Eu entrei sabendo sim, pois estava claramente no edital, promoção para 8hrs conforme necessidade da empresa, plano de carreira, vale alimentação… Na época ate pensei o salario é baixo mais depois de 6 meses fica razoável….. O que não acontece na realidade…. Caros colegas 4 hrs, gostaria da ajuda de vocês para tentar arrancar esse plano de carreira da copel, pois se ficarmos parados esperando gerente, diretores, sindicato não vamos conseguir nada… Mesmo eu já fazendo novos concursos ainda tenho uma esperança… Pois trabalhar na copel e fazer bicos não dá..

    • copel4h disse:

      apenas para deixar claro para os “mete-boca” de plantão, recebemos menos de um salário líquido, mas de qualquer forma, o bruto não passa de 10 reais a mais do salário mínimo (sem contar o vale, é claro). atendente4h, tá apoiado! temos de nos unir, se nós não nos mobilizarmos, quem vai se mobilizar por nós?
      os sindicatos? acho que não, eles me parecem apáticos quanto a essa situação!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s