Um ano para ficar na história

Está terminando um ano histórico para os trabalhadores da Copel.

Em 2012, pela primeira em 23 anos, unidos resolvemos cruzar os braços para chamar a atenção da empresa para as nossas reivindicações.

A consequência disso é que, depois de muito tempo, celebramos um Acordo Coletivo de Trabalho em que consta o termo “aumento real de salários”. Mais ainda – a direção da empresa já sinalizou, nesse mesmo documento, que voltaremos a discutir um novo ganho real para todos os trabalhadores nas discussões do ano que vem.

Isso não veio por acaso. Veio, isso sim, porque os copelianos demonstraram força e união. As quais fazemos questão, aqui, de aplaudir e elogiar. Pois essa força e essa união é que tiraram a direção da Copel da sua arrogância e a fizeram voltar atrás em sua “proposta final” para o ACT 2012/13.

Cabe lembrar que nem mesmo o assédio e truculência demonstradas por alguns gerentes da empresa conseguiram intimidar e frear essa demonstração de força e união dos copelianos. E aí está, provavelmente, o resultado mais importante de tudo o que fizemos em 2012: percebemos que, juntos, podemos ir além, em benefício de nós mesmos. E tenha certeza de que só o primeiro passo foi dado – seguindo unidos, teremos força para buscar mais do que já conquistamos.

Cabe um agradecimento, também, às lideranças dos sindicatos das categorias diferenciadas, que desde o início se dispuseram a se unir com os eletricitários e não foram responsáveis pela mudança de direção durante o trajeto. E também lamentar que gerentes tenham insuflado a saída de alguns desses sindicatos do Coletivo, buscando (inutilmente) enfraquecer o movimento dos trabalhadores.

Por fim, nosso trabalho continua. Lembre-se de que, no ACT deste ano, privilegiamos a discussão da pauta econômica. Mas ainda há muita coisa a se discutir, nas próximas semanas. Assim, em janeiro iniciamos, com força total, a negociação de todas as demais cláusulas de nossa pauta de reivindicações.

Um bom fim de ano e um grande 2013, com força, união e conquistas, a todos os copelianos. Vamos trabalhar por isso.

Anúncios
Esse post foi publicado em ACT 2012/13, Notícias do Coletivo. Bookmark o link permanente.

7 respostas para Um ano para ficar na história

  1. solicito aos sindicatos que intervenham na questão do edital do concurso público, que penaliza os empregados com a rescisão do contrato de trabalho em caso de aprovação neste concurso, que seja neste caso utilizada as mesmas diretrizes quanto a ascensão funcional do empregado o mesmo disposto no edital de concurso 01-2010 no seu item 4:

    4. DAS CONDIÇÕES PARA ADMISSÃO, QUANDO SE TRATAR DE CANDIDATO EMPREGADO OU EX-EMPREGADO DA COMPANHIA
    4.1. Não serão admitidos ex-empregados da Companhia Paranaense de Energia – Copel que tenham sido desligados por justa causa.
    4.2. Se o empregado classificado estiver enquadrado em carreira de nível maior que aquele para o qual foi classificado, quando de sua convocação, aceitando a vaga, deverá se desligar da Copel para ser contratado no novo cargo/carreira com o
    salário oferecido neste Edital. Se o empregado classificado estiver enquadrado em carreira de nível menor que aquele para o qual foi classificado, quando de sua convocação, aceitando a vaga, será mantido o contrato de trabalho, mediante
    formalização de termo aditivo.
    Para efeito de comparação entre as carreiras, a ordem crescente é: operacional, administrativa, técnica profissional de nível médio e profissional de nível superior.

    solicito a impugnação do item 07 , 7.2 do edital 02-2012, que penaliza o empregado aprovado em concurso com a rescisão do contrato de trabalho, substituindo o texto integralmente pelo item 4 do edital 01-2010

    Atenciosamente

    souza

  2. daniel0da0sdo disse:

    tem gerente que estão penalizando os eletricistas na minha região tem uns 5 que ganharam gancho mais de 15 dias, …

  3. personavenia disse:

    Incrível o que tenho ouvido. onde vou perguntam é verdade sobre a roubalheira dos gerentes na Copel? Aumentam seus salários, desviam merecimentos, perseguem, usam do poder? Ouvi sobre a greve. Voces foram ludibriados?
    Está na boca do povo. Fico quieto. Digo que há exceções, mas a política proliferou a ponto de virar desculpas para os golpes.
    Ouço: – Faz parte do jogo, quem é político ganha, quem trabalha perde.
    Ouço: – É assim mesmo, é a política, (quando questionado se algo estaria errado aos gerentes.)
    (Obviamente que não se trata das regras(pol[iticas) da empresas.)
    Ouço: – Obedece quem tem juízo …
    Política dentro da Copel é oficialização do golpe.
    Acreditem se quiser. Aceite quem quer continuar com o emprego. Ao menos até o próximo governo. quem sabe com esperança de honestidade gerencial chegar.
    Socorro, que Deus nos ajude. Tá feio o troço.

  4. tá feio mesmo, basta ver nos concursos que a empresa está realizando nesta gestão beto richa desde 2011 sob comando da bruxa Yara , agora o empregado tem que pedir demissão para ingressar no cargo concursado, se reprovar na experiencia, rua, não retorna mais ao cargo anterior como acontecia no edital do ultimo concurso da era requião em 2010, e nos demaIS anteriores. não há incentivo para crescimento do empregado, se é pra pedir demissão para reingressar na empresa de novo, melhor fazer outro concurso ou ingressar na iniciativa privada, sem concurso e com melhores salários, se é pra se arriscar, melhor arriscar-se fora da copel, onde concurso interno é impossível e nos externos também fomos roubados com esse golpe da Yara de demissão forçada. deram poder demais a essa mulherzinha, o lindolfão não se manifesta em nada, todos editais de concurso até 2010 na era requião eram homologados pelo Diretor Presidente, agora já na gestÃO BETÃO(bestão), é a diretora porcorativa quem homologa, a parasita da Yara, deram asas demais a essa incompetente, e os lesados somos nós, copelianos.

  5. barbudao disse:

    Falou e disse garoto!!!!!!!!!!!

  6. barbudao disse:

    VOLTA REQUIÃO, SALVE A COPEL DAS GARRAS DA TIRANIA.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s