Esclarecimento: aumento real de 1% não é antecipação do ACT 2013/14

Alguns colegas têm nos questionado sobre o aumento real de 1% a partir de maio de 2013, obtido pelos 13 sindicatos que representam mais de 90% dos trabalhadores da Copel após muita insistência durante uma reunião mediada pela Superintendência Regional do Trabalho (SRT).

Não se trata, de modo algum, de uma antecipação do reajuste a ser concedido no Acordo Coletivo de Trabalho 2013/14. Nenhum dirigente sindical assinaria um documento com uma cláusula dessas.

A redação original da cláusula, proposta pela Copel, afirmava que o aumento real de 1% seria uma “antecipação da negociação de 2013”. Nenhum sindicato concordou com tal texto, e graças a isso ele foi modificado. Se assinássemos, estaríamos, na prática, abrindo mão até mesmo de 1 ponto percentual da inflação do período.

Assim, por insistência da direção Copel, que acredita ser “irresponsável” perante os acionistas, neste momento, falar em aumento real para os trabalhadores num “cenário desfavorável”, consta do ACT 2012/13 que o 1% que receberemos a partir de maio é uma “antecipação de discussão de aumento real” a ser feita no ACT 2013/14.

Isso não quer dizer nada. Em primeiro lugar, porque aumento real nunca é líquido e certo numa negociação. Na maioria das vezes, é resultado da força e da pressão dos trabalhadores, algo que os copelianos demostraram, nas últimas semanas. E, em 2013, nada limita (muito menos qualquer cláusula do ACT que assinamos) que reivindiquemos um aumento real superior a 1%.

Outro esclarecimento: segundo a legislação trabalhista, trabalhadores em greve (como estávamos no último dia 29) estão em “estado de assembleia permanente”. Assim, é totalmente possível e legal que os presentes às manifestações deliberem por todos os empregados. Isso acontece, comumente, em paralisações de metalúrgicos, quase sempre encerradas após votação da porta das fábricas.

Se você não esteve na manifestação (divulgada, assim como a realização de assembleia, com tempo suficiente para a presença de todos) nem ficou satisfeito com os resultados, da próxima vez compareça e faça valer a sua voz.

Por fim, informamos aos colegas que a Copel já abonou a falta de registro de entrada no último dia 29, segundo afirma a Superintendência de Recursos Humanos.

Anúncios
Esse post foi publicado em ACT 2012/13, Notícias do Coletivo. Bookmark o link permanente.

12 respostas para Esclarecimento: aumento real de 1% não é antecipação do ACT 2013/14

  1. personavenia disse:

    Deveria este blog chamar-se de MendicânciaCopel, e não coletivo.
    Humilhação é assédio moral?
    1% … 3%
    Seriedade na Copel tá longe, pois impregnou o impreguismo como já tá por aqui.

  2. sohchoram disse:

    É briga briga e ainda aceitam uma ANTECIPAÇÃO de ganho real do ano que vem, muito bom, esses sindicatos estão cada vez melhor! O que foi passado para os trbalhadores é que o 1% era a título de ganho real, referente ao ACT 2012/2013, não uma antecipação de aumento real do ACT 2013/2014, o que se traduz em … NADA DE GANHO REAL NO ACT 2012/2013, depois os sindicatos ainda ficam magoados por receberem tantas cartas de recusa de contribuição sindical.
    Essas reuniões de negociação dos Sindicatos e a Diretoria deviam ser abertas, ou ainda transmitidas ao vivo para estarmos cientes do que “realmente rola” por lá, e quais os exatos termos que a Diretoria expõe,pois não é o que é repassado aos trabalhadores.
    Sindicatos da Copel, isso é uma Vergonha!

  3. zaarr disse:

    Pessoal!

    Isso é palhaçada. A diretoria da COPEL insulta nossa inteligência e o Sindicato, por sua vez, aceita esses termos.
    Cadê o sindicato que até a poucos dias pregava calma e afirmava que não iríamos recuar perante as intransigências da diretoria?
    O Sindicato deveria falar mais claramente com os trabalhadores.
    Quer dizer que esse 1% não é adiantamento do ACT 2013/2014? Mas para os acionistas foi informado que assim seria?
    Ou seja, – Vai Sindicato, aceita aí, mas os termos são de mentirinha. Não precisa se preocupar, não vai ter problema nenhum, no próximo ACT a gente nem discute isso.
    Outra coisa. Cadê o cenário DESFAVORÁVEL? A COPEL não aderiu a MP579. Isso significa que não precisa e não vai rever suas tarifas.
    Será que a diretoria não sabia que o Betinho – em conluio com o Anastasia e Alckmin – não iria aceitar os termos da MP579?
    Palhaçada total.

  4. poisze56 disse:

    Estão ocorrendo muitos boatos, seja sobre o F5, pressão para demissão incentivada que poderá ocorrer, pessoal próximo de se aposentar por idade, por tempo de empresa, quem tem um outro bico (aulas à noite} etc.
    Boatam que vai começar a rolar relatórios, quem não tiver o que fazer, ou grupos se unindo para se garantir de uma possível atitude radical da empresa(independente se competentes ou não). Vão sobrecarregar quem trabalha para mostrar mais resultados. Perdas de GFs, HE etc. Enfim, Os parasitas acobertados pela gerência estão preocupados, pois pouco fazem e prejudicam os que realmente fazem. E daí o clima está horrível internamente, pessoas com leve assédio, fala-se em transferência de realocação mesmo que indesejada etc. falta de esclarecimento por parte da empresa e a rádio peão tá inventando um montão. Será?

  5. quepateta disse:

    A atual administração deixou a empresa inchar, também é da rádio peão que muitos que ganham muito, produzem pouco, e isto está matando a empresa como uma das péssimas com esta relação. Apadrinhados, altos gastos na direção, cursos sem controles reais cm resultados
    Confunde-se treinamento útil com horas de treinamento. Não hé um programa concreto de repase de conhecimento que é mais economica, ou seja, a situação chegou a um ponto em que uma auditoria externa apontará como não eficiente a administração atual.
    É o que resulta colocar políticos e parentescos afilhados, pessoas trabalham envergonhadas mas tem que sustentar a família. Não adianta os PDs, pois a cultura fica. Um mundo do faz de conta está acabando, muitas terceirizações não são economicas relativamente aos resultados.
    A empresa, como disseram precisa de cura. E onde o sindicato pode ajudar? Acompanhando as licitações? Perguntado para a mídia sobre a empresa. Um ex-direos viu isso solicitou uma auditoria, tipo PCO, mas saiu sem deixar algo em tempo. Mesmo o PCO tiraram pois seria evidência do clima.
    Pessoas cantam, jogam, ficam felizes, mas depois encaram a realidade de voltar para um trabalho triste.

  6. A GREVE DE 28 E 29 DE NOVEMBRO JÁ ESTAVA MARCADA, ALIÁS COM MUITA ANTECEDENCIA, POR QUE VCS ARREGARAM SINDICATOS, POR QUE? NÃO TINHA NADA QUE FAZER ASSEMBLÉIA AS PRESSAS, ISSO ARRUINOU AS NEGOCIAÇÕES E TIVEMOS QUE ENGOLIR UMA PROPOSTA INDECENTE. DA PRÓXIMA VEZ TENHAM PALAVRA, FIRMEZA, GREVE TEM QUE SER DEFLAGRADA COM MAIOR CELERIDADE, NADA DE DAR TEMPO PRA ESSA DIRETORIA JOGAR SUJO COM SUAS ESTRATÉGIAS. ESSA GREVE JÁ ERA PRA TER ACONTECIDO EM MEADOS DE OUTUBRO E NÃO QUASE EM DEZEMBRO.

  7. azarakkram disse:

    Teor da cláusula:

    ________________________________________
    CLÁUSULA PRIMEIRA – AJUSTE SALARIAL:
    A partir de outubro de 2012, o salário nominal de cada empregado, vigente em 30/09/2012 (código 1000) será acrescido em 5,58% (Cinco vírgula cinquenta oito por cento).

    Parágrafo Único:
    Os salários nominais (1000) já reajustados de acordo com esta cláusula, em 01 de maio de 2013, serão acrescidos de 1% (um por cento). Este percentual tem caráter de antecipação de ganho real do acordo salarial 2013/2014.
    ________________________________________

    Em momento algum os representantes sindicais esclareceram isso aos empregados.
    Agora estão mentindo para os empregados. Vocês assinaram esse documento sim!
    E caso não saibam, este documento tem muito poder na mão da empresa.
    Pobre de nós, empregados, que não temos a quem recorrer.

  8. personavenia disse:

    Ou seja, nada ganhamos no de 2012 e 2013 ?
    Eita engenheirada burra. Cairam de novo feito uns patinhos???
    E se dizem inteligentes.
    Enviem desculpas pela incompetencias aos engenheiros que confiaram em voces e voces não entenderam a falcata,

  9. gutaguta disse:

    SINDICATO!!! SEUS MENTIROSOS!!!
    ACABEI DE LER O ACORDO COLETIVO ASSINADO http://www.sindelpar.com.br/doc/64.pdf
    QUE VERGONHA…. EU ME ENVERGONHO DE SER FILIADO
    SEU MENTIROSOS… ME ENGANARAM, ME FIZERAM DE TROUXA…
    EU QUERO PEGAR UM DE VCS AQUI NA MINHA FRENTE, CARA A CARA….
    SEUS INCOMPETENTES…
    SEUS TRAIDORES…
    SEUS FILHO DO CAPETA, SATANAS… FILHOS DO DEMO, FILHO DO ENGANADOR!!!
    VOCES NAO MENTIRAM PRA MIM, VOCES MENTIRAM PARA MINHA FAMILIA, PROS MEU FILHOS, PRO MEU NENEM…..
    VOCES SAO PIORES QUE OS DIRETORES DA COPEL…
    VOCES FIZERAM PIOR DO QUE OS DIRETORES DA COPEL….
    VENDERAM NOSSA ALMA…
    “”””Não se trata, de modo algum, de uma antecipação do reajuste a ser concedido no Acordo Coletivo de Trabalho 2013/14. Nenhum dirigente sindical assinaria um documento com uma cláusula dessas.”””””
    “”””” Nenhum sindicato concordou com tal texto, e graças a isso ele foi modificado. Se assinássemos, estaríamos, na prática, abrindo mão até mesmo de 1 ponto percentual da inflação do período.”””””””
    CARA, QUEM ENGANA OS OUTROS VAI DIRETO PRO INFERNO, QUEM TIRA COMIDA DA BOCA DE UMA CRIANCA CAI NA UNHA DO CAPETA….
    NAO EXISTE ISSO, ASSINOU, TA ASSINADO…..SE FUDEMOS TODOS NOS….
    NAO EXISTE ACORDO DDE BOCA COM A COPEL… TODOS NOS SABEMOS DISTO.
    PRINCIPALMENTE VOCEIS…

  10. Pessoal não é bem assim não, tá certo que esta paralização foi histórica foi mas maior ainda foi a caca de fazer a assembleia nos portões e por aclamação, o sindicatos devem sempre ter em mão urnas lacradas e cédulas além de um gabinete que garanta o direito de voto secreto, nada de ter que ter que mostrar sua insatisfação nas caras dos gententes, desse jeito foi ponto para a direção, mas vivendo e aprendendo vamos ver se aprendemos com nossos erros. Ou se resolva baixar a cabeça sempre. Brigar pra quê?se a maioria fica nas sombras, esperando acontecer ou babando ovos para ver se cai aguma promoção por dedicação.
    Mas que agora está divertido ver alguns caciques aposentados levar uma ferroada (ultimo PDV) do proprio escorpião que carregam nas costas. Já gente com depressão, não esquente a cabeça a direção reconhece seus tempos de trabalho, ou sai agora com até 30 remuneções ou sairá sem nada daqui alguns meses, kkkkkkkkkkkkk.
    Fazer o quê? Mas tem mais Deus pra dar que o diabo pra tirar.
    Um abraço a todos.

  11. poisze56 disse:

    Esperar o que de uma administração suspeita?
    O Descaramento continua e o sindicato? Deveria ensinar sobre abuso de poder,
    Assédio. perseguição. e principalmente enviar aos gerentes qual a pena na lei para eles.
    Gravem, fotografem, anotem que só assim o dissídio fica mais educado o ano que vem. Mas penso que já foi feito e ponto(.) 1% que anteciparam e só.
    Enquanto isso, a incompetência dos gerentes vai faznedo burado no barco

  12. No ACT NAO está escrito “antecipação de discussão de aumento real”, lá esta escrito “este percentual tem caráter de antecipação de ganho real do acordo salarial 2013/2014″. O sindicato em que vocês tanto confiam assinou. Agora já era, meus queridos. =D

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s