Trabalhadores aprovam proposta com 1% de aumento real após mobilização que abre novo momento na história da Copel

Por 1.953 votos a 1.350, os copelianos presentes às assembleias realizadas em frente às sedes da empresa nesta quinta-feira (29) pela manhã aprovaram a nova proposta da Copel para o Acordo Coletivo de Trabalho 2012/13.

Assim, os 13 sindicatos que, unidos, representam mais de 90% dos copelianos, irão assinar o documento, que prevê reajuste salarial de 5,58% retroativo a outubro, pagamento de abono de duas remunerações (com desconto do imposto de renda), aumento real de 1% a partir de maio de 2013 e adoção do divisor 200, em vez do 220, para o cálculo de horas extras, como determina súmula do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Além disso, não haverá desconto nos salários dos milhares de copelianos que aderiram à paralisação do último dia 22. Em vez disso, o tempo parado será devolvido à empresa pelo sistema de compensação de horas.

A aprovação da proposta encerra as manifestações que, pela primeira vez em 23 anos, levaram os copelianos a cruzar os braços e protestar contra a direção da empresa. Essa postura dos trabalhadores foi determinante para que conseguíssemos arrancar, com muita luta, uma proposta um pouco melhor para nosso ACT.

Comprovamos que, unidos, somos fortes, temos valor e não aceitamos mais que nos empurrem à força uma proposta que não satisfaça nossa expectativa. Se não chegamos ao que considerávamos ideal, é inegável que obrigamos a direção a rever sua “proposta final”.

E seguiremos unidos. O ACT 2012/13 marca o início de um momento histórico para os trabalhadores da Copel. Queremos mais, e seguiremos unidos e mobilizados em busca disso.

Por fim, deixamos um apelo aos diretores da Copel e ao governo do estado, que durante quase toda a campanha salarial mantiveram uma postura inflexível perante os trabalhadores. Leiam os comentários postados pelos copelianos neste blog e em nossas redes sociais. Neles, fica clara a insatisfação dos copelianos perante seus comandantes e as condições de trabalho na empresa.

São recados claros, por vezes rudes, de que não há mais espaço para truculência e pouco caso. Os trabalhadores sabem que são responsáveis pela história de sucesso da empresa, e exigem o mesmo respeito que recebem os acionistas. Esperamos que, ao admitir que era possível melhorar a “proposta final” com um aumento real de 1%, a partir de maio, a direção da Copel esteja dando um (ainda tímido) passo nessa direção.

Anúncios
Esse post foi publicado em ACT 2012/13, Notícias do Coletivo. Bookmark o link permanente.

138 respostas para Trabalhadores aprovam proposta com 1% de aumento real após mobilização que abre novo momento na história da Copel

  1. thezunido disse:

    Eis que a luta chega a seu fim
    De certo não é o que postulavamos, mas houve um tímido avanço.
    Parabenizo aos sindicatos que se mantiveram firmes em suas posições.
    Rogo aos sindicatos que abandonaram a luta para que no próximo ano se sensibilizem e vejam que unidos podemos mais.
    E aos companheiros, parabéns pela persistência e perseverança.
    Agora, esperar o próximo ano e coragem para que se a negociação vá para além do controle dos empregados e daempresa, tenhamos confiança de que o caminho a ser explorado leva a resultados, pois agora conhecemos bem esse caminho.

  2. tuliotracker disse:

    Isso ae cambada do abono, voces que estavam com o AGIOTA na porta de casa cobrando cheque de outubro, vão poder pagar a conta e esperar até maio pra receber o valor do seu trabalho.

    É isso que voces valem. 1% daqui 7 meses. Digam adeus ao PL em maio, porque vão dizer que aumentaram o salario.

  3. pacman171 disse:

    Fracos! Perdemos mais uma! e essa vai doer… Aguarde e verá! Usem essa migalha de abono para fazer mais dívidas e no ano q vem vai ser a mesma choradeira! afffff vergonha!

    • atendente4h disse:

      Agora posso pagar minhas dividas, porque 493 de salario não paga nada…

    • copalhaço disse:

      Tenho dó de vc, pois vc deveria dar a mesma importancia a copel que ela lhe da, ou seja, nenhuma, tb trabalho 4 horas e nem por isso estou mendingando migalhas, com as outras 4 horas tento ganhar a vida de maneira a não precisar de migalhas sendo muito mais reconhecido em outros empregos, estou com dias contados na copel, tento apenas tirar as vantagens, a copel não da camisa pra ninguem.

      • thomas disse:

        Você trabalha só 8 horas por dia? Pois bem… trabalho 12 horas por dia e mesmo assim votei SIM. Por que a briga dos funcionários 4 horas é outra e não essa rixa política. Temos que nos unir pra brigar por um plano de carreira.

      • tuliotracker disse:

        ta fazendo o que aqui? ta com uma bola de ferro presa no pé? ta com divida na copel? vaza fora mané

  4. copalhaço disse:

    Migalha… falou e disse!

  5. Prezados representantes do coletivo sindical, os empregados dos sindicatos que ja haviam aceito a proposta anteriormente tambem tem direito a este aumento real em maio, ou somente os que lutaram ate o fim tem este direito?

    • thomas disse:

      hahahaha… todos tem os mesmos direitos… até os que já assinaram o acordo.

      • Eu nao pedi a sua opiniao, salario mixuruca, o meu abono da 8 mil, e sou da turma do nao.

      • thomas disse:

        ta chateadinho é? se quiser falar de dinheiro e bens materiais podemos falar… posta a sua declaração de IR primeiro que posto a minha, daí veremos quem pode mais.

        Como disse anteriormente, estou trabalhando aqui pra sentir o gostinho da independência… digamos que essa minha experiência aqui seja uma espécie de laboratório. Beijunda! 😉

      • dneves2012 disse:

        Pra quem estava dizendo que o filho não iria viajar por causa do atraso do abono, é.. você com certeza deve ter muito dinheiro.
        thomas disse:
        28/11/2012 a 15:24
        que seja… mas o complicado é que tinha planos para este abono… sem o abono não viajarei mais nas minhas férias, que aliás se iniciam na próxima segunda… vou pedir para vocês explicarem isso para meu filho, que com toda certeza ficará frustrado com a notícia que terá que passar todas férias trancado dentro de casa.

      • copelino disse:

        auahauhuahuauah…que massa…esse thomas é o mais fulero e comédia que tem por aqui…manda mais uma mer… ai thomas q é mto massa ver a agonia sua e do copel4h ahuahauhauhauahuahauhauahuahuahauhauahuahuahauhauahuahauhauhauhauahuahua
        cara meu ir paga seu abono e salario e ainda sobra pro copel4h ahauhauhauahuahauhauhauahuahauhauhauahuahauhauha q comédia aahuahauhuahuahuahauhauhauhauuauauahauhauhauhauauauahuahauhauhauhauhdfufhsuahfuasfhduhuhuhau….

      • thomas disse:

        não queria depender de dinheiro da família… e nem vou mais… agora com o abono to susse… 😉

      • thomas disse:

        E dneves2012… nascer com a vida “ganha” não é tão fácil assim não… é fácil pra quem abaixa a cabeça… to no passando perrengue na copel porque não quero ficar dependendo de família… se eu cansar eu posso voltar pra mordomia tão sonhada por todos… mas ao invés disse decidi batalhar por meu próprio dinheiro… quando eu cansar eu volto pra mordomia… ou não. Uma coisa que tenho é orgulho, e não vai ser por causa do meu salário baixo que vou voltar pra mordomia… tudo que to conquistando sozinho dou mais valor… até flat e carro eu devolvi pra minha família, pois to conseguindo me manter trabalhando 12 horas por dia… mas sim, se eu voltar pra mordomia eu tenho sim muito dinheiro…

      • dneves2012 disse:

        OK, entendo. Então depois você posta o IR da sua família ao invés do seu.

      • thomas disse:

        da uma pesquisada no google que nem preciso postar…

  6. A INJUSTIÇA FOI FEITA. ASSEMBLÉIA DE ULTIMA HORA, DENTRO DO PÁTIO DA COPEL, E DURANTE A VOTAÇÃO, VEM UM NOTES DA DIREÇÃO CONVIDANDO PARA TODOS EMPREGADOS (QUE NÃO ESTÃO PARALISADOS) IREM VOTAR. VOTAÇÃO SEM NENHUM CONTROLE, MESMO AQUELES DOS SINDICATOS QUE JÁ HAVIAM ACEITADO A PROPOSTA FORAM LÁ E VOTARAM SEM SEREM BARRADOS PELOS “NOSSOS” REPRESENTANTES SINDICALISTAS.

    ASSIM, QUE VOCES QUE VOTARAM SIM, DEPOIS NÃO RECLAMEM AQUI. VÃO NA PORTA DA DIRETORIA QUANDO ANO QUE VEM, ESTE 1% SAIR DA PL, QUE VAI SER INEXISTENTE E NO FINAL DE 2013 ELES VIEREM COM ESTA DITADURA, DE NOVO.
    COLETIVO COPEL, UMA OVA. BANDO DE VENDIDOS.

    • copalhaço disse:

      Sempre assim, quem vai pagar o pato? Não é a copel.
      Ano que vem, em maio, todo mundo vai tá pagando R$3,50 o litro de gasolina, não sou muito bom de matemática, mas acho que é bem mais do que 1% do aumento que vai vim no salário e sair da PL.
      Assino em baixo do comentário de nosso amigo “COLETIVO COPEL, UMA OVA. BANDO DE VENDIDOS.” quem sai perdento se diz vencedor, jeito estranho de vitória!
      Abraços a todos, agora o leite ja está derramado.

    • stargazer122 disse:

      ASSINO EM BAIXO, ACHEI QUE A CULTURA DO PESSOAL FOSSE OUTRA E VOU COM CERTEZA ME DESFILIAR DO SINDICATO DEPOIS DESSA PALHAÇADA

      SINDICATO VENDIDO QUE COISA MAIS DESORGANIZADA

      • sereia19 disse:

        COM CERTEZA!!! SINDICATO FOI VISIVELMENTE VENDIDO! UM ABSURDO! E AINDA VEMOS AQUI NO BLOG MESMO, COMO OS COPELIANOS PENSAM PEQUENO E SE TROCAM POR TAO POUCO AO INVES DE UNIREM-SE. UMA PENA MAS OS QUE LUTAM PAGAM POR ESTES MEDÍOCRES.

    • Eh fica dificil de votar assim, trabalhando apos o expediente em baixo de chuva ateh as 20 hrs nenhuma noticia do sindicato, dp as 23 e 30 ja fora do horario que recebo sobreviso quem liga??? COD !!! trabalho ate as 2 e 30. deskanço chego na agencia hj . Ja foi votado e aprovado. PARABENS>!!! Foi uma negociação histórica mesmo.

  7. Isso chama-se DEMOCRACIA… e como tal, a maioria vence.

    De antemão gostaria de parabenizar a todos aqueles que participaram das negociações, e deixo como sugestão para uma próxima negociação que os mesmos foquem nos pedidos.

    Ataques pessoas desgastam o movimento e resultam em quebra de egos.

    Um abraço

  8. plantao10 disse:

    Essa proposta só foi aprovada porque a maioria dos plantões não votaram, ela foi feita errada e desvalorizou o voto de muitos empregados que na primeira vez votou não e com certeza votaria não novamente.
    Esses votos são na maioria da parte adm, muitos com pretensões em cargos de gerentes devido a varias agencias que estão sendo abertas.
    Os sindicatos deveriam ter feito igual a primeira votação, passado por todas as localidades dando a possibilidade de todos os empregados expressarem suas vontades.
    Mesmo assim, parabenizo os sindicatos e os copelianos que participaram das paralisações, pelo pequeno avanço que conseguimos, mas fica a revolta por não terem ouvidos todos os funcionários, em situações futuras parecidas não resolvam tudo com pressa, marquem assembleias e de a oportunidade de todos votarem.
    E por ultimo espero que os sindicatos que representam os eletricista estejam preparados para retirar o banco de horas, ou acrescentar que as HE só será compensada por vontade dos empregados, grato.

  9. nos2013 disse:

    Vergonha……. vergonha…….. que decepção….. o sindicato praticamente assegurou a vitória do sim…….

  10. nos2013 disse:

    Votação na última hora…….. que vergonha………

  11. nos2013 disse:

    Como já foi citado, porque não deram prazo para que todos votassem………. quanto será que o sindicato levou nessa…….

  12. d588 disse:

    me pergunto como alguns funcionários ainda não entenderam que independente de classe ou função, somente unidos ganharíamos essa briga! entendo que alguns tenham dividas (seja pelo baixo salario ou qualquer outro motivo), queiram tirar férias ou simplesmente ter o $$ no bolso, mas vocês acham mesmo que a suas necessidades são maiores que as de TODOS NÓS? até mesmo aqueles que querem usar a copel como trampolim, é muito egoismo pensar “vou o ganhar o meu e o resto que se lasque”.

  13. plantao10 disse:

    Ultimo pedido para todos os sindicatos, por favor façam campanha para os funcionários não gastarem os abonos antes da negociação do ACT 2013/2014, para não acontecer como todo ano, muitos dizendo sim só por causa do abono.
    É dever do sindicato orientar e mostrar que isso deixa todos de mãos amarradas a merce da empresa.

    • copel4h disse:

      q isso agora? estão querendo me dizer como usar o meu dinheiro? haha! não se preocupe comigo, até lá já estarei longe da copel.

      • plantao10 disse:

        Não quero e tenho certeza que ninguém tentara te dar algum conselho, porque com você nem se Jesus Cristo descer do céu e te dizer como deve ser você ouvira.

      • copel4h disse:

        olha aqui seu palhaço, Jesus não tem nada a ver com isso, não coloque ele neste rolo! e o seu 1° comentário foi sim de querer ensinar os outros a gastar o dinheiro “de forma certa”, mas o pior foi mesmo vc falar em jesus… se vc fosse um bom cristão saberia os momentos certos de se falar em Jesus/Deus

      • pedrocvel disse:

        Copel4h VAI PRO INFERNO entao.!! Vc que é pobre e ganha 400 pila por mês cai fora logo seu FDP.!!! todas vezes que contestaram sua opinião, vc foi com 7 pedras.!!! Entao te digo seu FDP “VAI PRO INFERNO” saia logo da Copel.!!! Se vc fosse mais competente, teria passado em outro concurso de outra empresa, ou na propria Copel num cargo melhor.!! Digo outra Vez, Cai fora.!! Vc não vai fazer falta nenhuma, até pq esse seu cargo foi criado por exigência da Aneel.!! Qto aos outros que trabalham nessa função (que nao é o caso desse FDP) pensem que a copel não criará plano de cargos e salários p/ vcs se vcs sempre fizerem o que for do agrado dela, ela conta sempre com esse voto de vcs. Mas outra coisa é esse sindicato, eu tinha certeza que isso aconteceria, Tanto que dia 19/11 fiz uma pergunta no blog que foi a seguinte: Caso a diretoria nos ofereça 1% real (quarta 21/11) o sindicato irá fazer nova votação? A resposta do coletivo foi a seguinte: NÃO ACEITAREMOS NADA DIFERENTE DO QUE ESTAMOS REINVINDICANDO, 3%. Agora eles vem com essa conversa tendenciosa p/ votarmos SIM.!!! Por Favor.!!! Com certeza tem mutreta.!!! Eu gostaria MTOOO que ano que vem a copel fizesse a 1º proposta com um abono parecido com esse e 1% real.!!!(Porém sem R$ p/ o sindicato) A proposta iria passar de cara e eles achariam outra forma de reinvidicação pra tumultuar.!!

      • tuliotracker disse:

        tomara que voce morra bem longe daqui também

      • copel4h disse:

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk q medo de vc hein pedrocvel. como vc é malvadão! nossa me mandado pro inferno? to cagando e andando p vc e pra sua opinião, seu merda kkkkkk pobre é a puta que te pariu. bom, não vou mais ficar respondendo esse tipo de merda, já consegui oq queria.

    • copel4h disse:

      tuliotracker, tambem espero morrer bem longe do PR, merda de estado.. nunca devia tes saido de SP!

  14. nos2013 disse:

    Será que teremos abono ou outra esmola qualquer ano que vem?

  15. Caro Paulo Eduardo Bredow , faço minhas sua palavras, “SINDICATO DE MERDA”, bando de vendidos mesmo, ainda vão querer levar uma contribuição, por essa palhaçada que fizeram, vamos ter que novamente nesse ano fazer aquela cartinha, não autorizando o desconto, desse abono mediocre! SINDICATO LIXO, entreguem a direção desse sindicato para quem realmente se preocupa com os trabalhadores!

    • sereia19 disse:

      SIDICATO VENDIDO. E EU QUE ACREDITEI NA HISTORINHA BONITA DELES. UM REAL ABSURDO, AINDA BEM QUE VI DE PERTO HOJE! NADA DE PAGAR SINDICATO,MAS COM O ACORDO QUE ELES DEVEM TER FEITO HJ COM A DIRETORIA PARA NAO PARALLIZARMOS AMANHÃO DIA QUE TERÇAO REUNIAO COM OS ACIONISTAS, COM CERTEZA VÃO VIVER BEM O ANO TODO, ATE ANO QUEVEM ROUBAREM DE NOVO NOSSA ESPERANÇA DE MELHORES E VENDEREM-SE.
      ABSURDOOOOOOOOOOO…

  16. nos2013 disse:

    Sindicato fraquíssimo………. abriu as pernas…….. bem abertas, diga-se de passagem……..

  17. nos2013 disse:

    O Rapaz …..representante do sindicato, não sei qual, só faltou dizer… votem sim pelo amor de Deus… induziu fortemente os que estavam no Km3 ……… brincadeira………….

  18. kiko8002 disse:

    Deve ser respeitada a vontade da maioria, independente do resultado, não era isso que escreviam os companheiros do “NÃO” neste mesmo espaço? Certamente contavam que a sua opnião prevaleceria.. mas agora, com o resultado contrário às suas expectativas, vomitam ofensas desmedidas aos colegas de opnião diferente..
    Culpam aqueles que preferiam receber o abono ao reajuste com ganho real como se somente essas pessoas precisassem desta bonificação, os demais certamente iriam doar a alguma instituição de caridade, já que um aumento de 3% sobre um salário médio de R$ 1.500,00 acumularia, em um ano, R$ 585,00 a mais em salários e 13º (incrível!) e o abono é uma merreca de R$ 3.000,00 médios (notem que R$ 585 é “maior” do que R$ 3 mil na visão dos “rebeldes”).
    Então meus caros, é uma questão lógica e simples: cada um luta por aquilo que lhe é conveniente, necessário e lhe trará benefícios, sejam eles a curto, médio ou longo prazo, cada um no seu quadrado e respeitando o próximo.
    São situações distintas para cada história de vida: alguns estão com salários exorbitantes, vão levar a maior bolada com o PDV e o calaboca, e o aumento real não vai alterar em nada sua aposentadoria; outros, como o pessoal das 4hs, ganham uma miséria (não os culpo ou os inocento por isso, é só um exemplo) e 3% sobre nada, é nada “amplificado”. Existem ainda aqueles que almejam coisas melhores dentro da empresa, e sabem que para isso acontecer tem que submeter a situações complexas (é cultural, não vai mudar, tenham certeza!) não podem “queimar” a cara.
    E por último, restam aqueles que não se enquadram em nenhum dos perfis acima, querem continuar na empresa, e lutam por reconhecimento.
    Em resumo: todos esperam por algo melhor, lutam por isso dentro de suas expectativas e limitações, então respeitem os colegas, afinal a vida profissional continua. Hoje pessoas trocaram ofensas, e amanhã, como é que fica o “clima” no ambiente de trabalho?

  19. Pequenocascavel, como você disse: democracia seja feita.
    Porém esta votação NÃO foi uma democracia. Não foi dada oportunidade dos plantões e outros trabalhadores votarem. Foram chamados colegas de sindicatos que JÁ HAVIAM ACEITADO a proposta para votarem novamente, uma vez que não houve controle algum. Queria ver se puxassem a lista de assinaturas dos votantes, excluíssem estes votos SIM do montante e qual o resultado disso tudo.
    Creio que teríamos um resultado um tanto diferente.
    Para quem tem mais conhecimento, não caberia um apelo, processo, ou nova assembléia, somente com os colegas representados pelos 13 sindicatos que ainda estavam na luta por melhorias?
    Deixo aqui minha triste opinião.

  20. plantao10 disse:

    Total de votos 3.303 menos da metade do quadro de funcionários da empresa, não tem validade, não foi ouvido nem a metade dos funcionários.
    Esta errado isso não é democracia, e pensar que eu defendia o sindicato, estou começando a desistir deles.

  21. Eu já havia postado aqui que estava pagando pra ver se essa merda iria dar em alguma coisa. Tá aí, essa assembléia de última hora, sem ninguém paramostrar a realidade aos empregados.
    Na hora de contar os votos tinha 6 gerentes, 1superintendente,e só 1 empregado que era EU, conferindo se estavam contando os votos corretamente. Na hora de votar, tinha mais gerente que empregado no meio do pátio. Votaram e saíram correndo para seus postos de trabalho com o c…na mão, com medo de dar não e eles serem impedidos de voltar. Agora os que já receberam o abono vão ficar rindo da nossa cara e vão receber a mesma vantagem que nós lá em maio. Me orgulho de trabalhar na Copel, mas tenho vergonha de pertencer a esta categoria.
    Se preparem que daqui alguns dias os sindicatos virão cobrar a taxa do showzinho que fizeram, irão descontar 2 dias do seu salário, e aí, meu caro que trabalha 4 horas, você vai amargar um salárinho menor ainda. TÔ DECEPCIONADO!!!

  22. desrespeitado disse:

    Voces reclamam mas a maioria nao ia continuar se tivesse uma greve de verdade, reclamam dos sindicatos, mas muitos que criticam nem mesmo sao filiados, querem que o sindicato lute por todos, mas presencie pessoas reclamando da copel e que o sindicato nao fazia nada por sua categoria e estava entregando carta para que nao fosse descontado o dia para ajudar o mesmo, bando de chorao e medroso, algumas pessoas vivem reclando mas na hora de lutar so aparece para votar sim, se voce acha que seu sindicato nao fez o que voce quer na proxima eleicao sindical sai da toca e coloque sua cara a tapa, sou diretor sindical mas como outros estamos de saco cheio de ver e ouvir alguns comentarios, quer mais do sindicato seja sindicalista, quer melhorias lute por elas. Trabalha 4 horas, provavelmente nao faz parte de nenhum sindicato e quer que lutem por seus direitos ou quer direitos iguais aos que trabalham mais de 8 horas na copel, ve se te enxerga, se nosso plano de CS esta na gaveta a anos imagina o de voces….. Parabens ao que votaram nao, pois como no passado mais uma vez foram prejudicados pelo medo de lutar da maioria copeliana….

  23. semdireitoaopcao disse:

    NÃO FOI DEMOCRACIA. NÃO foi dada a oportunidade para todos como na primeira vez. E o sindicato com a DEMAGOGIA de que vencemos mais essa??? Só resta indignação… pra quem tem os olhos abertos…não quero acusar ninguém…mas se antes tínhamos confiança no sindicato…agora só resta dúvida…será que se venderam???????????

  24. sohchoram disse:

    Palhaçada, o coffe break deve ter sido bom na reunião do sindicato ontem. Fazem tanto fervo para aceitar migalhas depois? Cade o sindicato com o seu “o que queremos é 3% de ganho real”? O que rolou nessa reunião parao sindicato ficar tão mansinho?

  25. kiko8002 disse:

    Penso que foi de grande valia a mobilização dos empregados e sindicatos neste ACT, e de fato foi um momento histórico na empresa! Embora não tenhamos obtido êxito em tudo que solicitamos, demonstramos à companhia a força de seus empregados, fato que certamente será ponderado no próximo ACT.
    Críticos e críticas sempre haverão, e é importante que hajam, pois isso aqui é uma democracia, e todos devem ser ouvidos, embora em certas ocasiões os comentários fossem desprezíveis, agressivos ou distantes do propósito em questão, ainda assim foram ouvidos.
    Espero que para 2013/14 haja uma revisão da nossa proposta, concentrando-a em pontos realmente relevantes, chega de “ctrl-c” e “ctrl-v” das propostas anteriores, com a manutenção (creio que por apego sentimental) dos itens sempre reprovados.
    A Celesc, se não me falha a fonte, conseguiu vitórias significativas esse ano, como a inclusão da licença prêmio remunerada (direito de 30 dias de licença a cada 5 anos trabalhados) e anuênio (1% de gratificação por ano trabalhado), por exemplo, para os empregados admitidos a partir deste ACT, ou seja, a proposta se preocupou também com a NOVA GERAÇÃO DE EMPREGADOS, pois de nada adianta ficar dando soco em ponta de faca se não pensarmos também nos futuros empregados, e estabelecermos melhorias a partir de agora, do contrário, daqui a 15 anos teremos, com todo respeito, uma proposta do tamanho de uma Bíblia, pois ficamos insistindo em benefícios pontuais ou retroativos, que sempre nos serão negados (a história nos mostra isso) e que irão se acumulando numa lista de “sonhos impossíveis” que o nosso ego nos impede de desfazermos deles.
    Sei que vão dizer que temos que nos preocupar é conosco e não com os que virão, eles é que lutem por si, mas já aprendemos que não adianta, por exemplo, pleitear a volta do anuênio congelado em 1998 com a indenização de todo o período em que ele deixou de ser pago, seria fantástico que isso acontecesse, mas nunca, jamais a empresa reassumirá esse ônus já que o salário médio dos empregados mais antigos é alto, sem falar que foram os próprios empregados que abriram mão do benefício.
    Analisem: boa parcela dos empregados tem em média 10 anos de casa (a nova geração), então imaginem se em 2002/2003 tivessem colocado em discussão os benefícios semelhantes aos conquistados pela Celesc para as futuras gerações? Hoje teríamos um alto percentual de empregados com excelentes benefícios consolidados, percentual este que se elevaria ao máximo com o passar dos anos, naturalmente pela rotatividade de pessoal (aposentadorias, demissões e admissões).
    Fica a dica: é hora de repensarmos nossas reivindicações!

  26. joanacopel disse:

    Quem tem certeza que o Sindicato conseguiu o que queria põe a mão aqui… kkkkkkk
    Somos um bando de trouxas, usados! Fizeram tudo isso por 1%?????? Estou me desfiliando amanhã deste SINDICATO de m…
    Realmente perdemos parte do nosso PL e da meritocracia… pois adivinha dá onde saiu o $$ pra pagar os Sindicatos?????

  27. Luiz Santos disse:

    Não é por aí moçada!S agredindo uns aos outros….o importante é q saimos fortaleçidos,todos nós temos as nossas opiniões e temos q respeitar cada um,apesar d ser somente um por cento,melhor q nada,não há luta sem vitória,temos q respeitar qm foi dar a cara a tapa angariando este mísero 1% até mesmo por vc q ficou no trabalho e mesmo assim não desmerecemos vcs!

  28. desrespeitado disse:

    Quem manda? Os funcionarios ou os sindicatos? Por que so apareceu para votar os que pararam os trabalhos e povo mandado pelad gerencias para votar sim e acabaram decidindo tudo, se o povo tivesse coragem de verdade nao ficariam se escondendo, arregassaria as mangas e defenderia seus direitos, nao tinha necessidade de ficar criticando os outros pela a falta propria de coragem, a maioria das pessoas hj na copel sao um bando de reclamoes mas que nao tem coragem de lutar por nada… Neste quesito tiro o chapeu para os diretores da copel foram firmes na sua posicao e conseguiram ter o resultado que almejavam, do resto fica uns contra os outros tentando justificar a incapacideda de nos mantermos firmes no que queriamos, o que nos resta agora eh apagar as luzes e esperar que no ano seguinte seja melhor… Que venha os deuses das chuvas para que alguem lembre-se que copeliano existe….ate o ano que vem, caso o fim do mundo nao chegue primeiro:-):-):-):-):-)

  29. MEUS PESAMES AOS COPALHAÇOS DO MEIO PERÍODO E AOS COPELENTOS DAS 8 HS, NOSSA LUTA ESTAVA FIRME , MAS INEXPLICAVELMENTE BROXOU NESSA MANHÃ, NOSSA GREVE FOI POR AGUA ABAIXO, ANTES NEM TIVESSE AGENDADO AUDIENCIA COM ESSA DIRETORIA PARASITA, FORAM SIMPLESMENTE NOSSOS REPRESENTANTES TALVEZ ILUDIDOS, MAS O FATO É QUE SUCUMBIRAM, BROXARAM, UMA PROPOSTA MISERÁVEL IMPRESTÁVEL COMO ESSA NÃO MERECIA ATENÇÃO ALGUMA, ACABOU VINGANDO E ESTA MERDA BROXOU TODO NOSSO MOVIMENTO GREVISTA. SERÁ QUE SUCUMBIRAM POR QUE RECEBERAM ALGUM $$ POR FORA?
    QUE PALHAÇADA É ESSA DE QUALQUER UM VOTAR? GERENTE, SUPERINTENDENTE, DIRETOR, TODOS ESSES PARASITAS COATORES VOTARAM, SE FOR ASSIM, MEUS DEPENDENTES TAMBEM PODEM VOTAR, ALIÁS QUALQUER UM. SE FOREM HONRADOS MESMO SRS SINDICALISTAS FAÇAM A IMPUGNAÇÃO DESSA APURAÇÃO, ONDE CORRUPTOS DA DIRETORIA PARASITA E SEUS CAPANGAS PUDERAM IMPOR A VONTADE DA EMPRESA.

    ISSO TUDO FOI UM FIASCO, GOSTARIA DE SABER O QUE RESTOU DE ÚTIL DA NEGOCIAÇÃO ANTERIOR DE 2010-2011, SE NÃO PERDEMOS OS BENEFICIOS CONCEDIDOS PELO FINADO RAVEDUTTI, NA QUE CONSIDERO UMA DAS MELHORES ACTS CONQUISTADAS PELA CATEGORIA, ESPERO QUE NÃO TENHAM OS SINDICATOS FEITO A BURRICE DE TER ENTREGUE AOS PRIVATISTAS DESSA GESTÃO , OS BENEFICIOS CONQUISTADOS NO FIM DA GESTÃO PESSUTI-REQUIÃO.

    DEPOIS DESSE FIASCO VEJO QUE SOMOS TODOS COPALHAÇOS, PARA ALEGRIA DOS SENHORES FEUDAIS DA DIRETORIA.

    • copalhaço disse:

      Falou bunito caro Alberto Gilberto Roberto, mas no final de tudo, não acha que foi um jogo de fantoches, aonde o sindicato e a diretoria brincava com os fantoches funcionarios, aonde estava tudo certo, combinado, o sindicato sabia que dia 28 a tarde eles iriam “receber uma contra proposta”, tudo acertado com a diretoria, que nos próximos dias têm que renovar concessões, e não poderia estar em tribunal trabalhista, respondendo uma ação, senão não teria direito a renovar concessões das hidoeletricas vencendo esse fim de ano, péssimo para os acionistas. Então aquele blefe da copel de 72 horas para o sindicato aceitar ou mandar para dicidio, se isso realmente acontecesse, seria um tiro no pé.
      Continuo achando que estava tudo acertado Sindicato – Diretoria, desde o inicio. Coicidentemente essa proposta saiu dia 28 a noite, antes da paralização, antes de virar para dezembro, fim de várias concessões.
      Complementando seu comentário do acordo 2010-2011, a memória é fraca, antes mesmo de gastar todo o abono desse acordo a maioria não vai lembrar nem da metade das cláusulas do ACT 2012/13.

    • tuliotracker disse:

      Alberto Roberto, voce nao leu a PAUTA do sindicato? voutou sem saber o que tinha pra ser votado???

    • acarlosfs1963 disse:

      VERGONHA… ISSO SÓ VEM MOSTRAR QUE O REQUIÃO TINHA RAZÃO QUANDO SE DIRIGIU AOS COPELIANOS COM AQUELA FRASE QUE TODOS CONHECEM E OS COPELIANOS A CONHECEM MELHOR QUE NINGUEM. VERGONHA SIM. E DECEPÇÃO PELA FALTA DE COLEGUISMO NESSA LUTA.

  30. doisneuronios disse:

    Ops! Vamos comecar o ACT 2013/2014 agora? Topa agir? A despeito das ofencas, este blog está muito rico. O diagnóstico está todo disponível para que especialistas nos preparem um planejamento profissional para acões de curto, médio e longo prazos.

  31. como assim ???
    a votação era as 09:00 e meu gerente me avisou as 10:00 ???
    que palhaçada é essa ? e meu direito de voto!!!
    “sindicato” cadê aquele barulho todo!!! vamos lutar pelos 3% de ganhos real.
    e agora se vender por 1% kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que migalha!!

    como disse o Alberto Gilberto Roberto: DEPOIS DESSE FIASCO VEJO QUE SOMOS TODOS COPALHAÇOS, PARA ALEGRIA DOS SENHORES FEUDAIS DA DIRETORIA.

  32. poisze56 disse:

    Parabéns pela democracia, embora descontentes, mostramos respeito. Fui a dois locais e de votação e percebi isso.
    Foi uma luta da ética contra a jogatina.
    Decência contra manipulação. Quem venceu? A Democracia.
    Sindicato voce errou, não queria a greve ficou evidente.
    Copel, voce manipulou ficou evidente. Todo ano é isso, brincadeia de gente grande em um jogo, Mas aos poucos, após 23 anos, ao menos este ano foi de uma educação aos colegas, que leram, entenderam, o ano que vem será melhor eu estou convicto.
    Sindicato aceite os erros e diga o que pode corrigir
    Copel, reveja e ponha gerentes decentes, estes não tem como corrigir, tire a GF deles, troque.
    Até o ano que vem se estiver na Copel pois há pouco futuro pra quem é decente.
    Me sinto desrespeitado também pela empresa pelo que vi. Ouvi que no Brasil, mais da metade são desonestos.

    • doisneuronios disse:

      Vamos comecar o ACT 2013/2014 agora? Topa agir? Vamos prestar uma contribuicão ao coletivo? Vamos desenhar o que queremos, aprovar um cronograma e ficar de olho no andamento das acoes. Nós podemos mudar sim esta cultura!

  33. Só para lembrar os desesperados… se o ACT não for assinado amanhã 30/11 o tão “sonhado” ABONO só virá no pagamento de dezembro, isto de acordo com o notes da primeira proposta passado pelo RH. e caso seja assinado nesta data, ainda segundo o cronograma é até dia 05/12 ser creditado. o jeito é esperar pra ver!!
    Deixo também uma saudação aos colegas que enfrentaram esta batalha e aos verdadeiros copelianos que não se entregaram nunca. Na minha humilde opinião perdemos a batalha mas a guerra continua por acordos melhores e segue a luta!

  34. TOPO AGIR SIM, PRA COMEÇO DE CONVERSA ESSA MERRECA DE 1% EM MAIO, JÁ QUE É EM MAIO, MUDEMOS NOSSA DATA BASE PARA MAIO TAMBÉM, SE ELES PODEM FAZER ESSA BARGANHA IMPRESTÁVEL DE 1% REAL EM MAIO, NOSSA DATA BASE TAMBÉM SERÁ EM MAIO, PARA ISSO SERÁ MEDIDA A INFLAÇÃO DE 1 DE OUTUBRO, A 1 DE MAIO.
    FAZER EM MAIO MESMO, HAVERÁ MUITO TEMPO PRA FAZER UMA GREVE DE FATO MESMO, NÃO ESSA PALHAÇADA QUE VIMOS, ISSO FOI UMA PIADA, MAS O QUE GOSTARIA MESMO É A IMPUGNAÇÃO DESSA VOTAÇÃO, ONDE SÓ MORTO NÃO VOTOU, ATÉ OS AMIGOS DOS CORRUPTOS PARTICIPARAM. NÃO DUVIDO QUE HOUVE ATÉ DUPLICIDADE OU TRIPLICIDADE DE VOTOS, ISSO FOI UMA PALHAÇADA.

  35. doisneuronios disse:

    Ei, nao sou do sindicato, não! Ainda, pois o que proponho é agirmos. Direcionarmos nossa energia para a acao do próximo ACT, agora, já. E estou convindando os especialistas do SIM, do NÃO, do +- SIM, do +-NÃO, e outros, ou seja, vocêm, para comecarmos a agir. Ao final, quem sabe, teremos um novo produto, um sindicato forte, inteligente, sábio, unido, respeitoso, etc. Depende de nós! Da turma do SIM e do NÃO que tem um objetivo em comum, uma boa negociacão!

  36. jjunksfeld disse:

    Parabéns, prevaleceu a democracia! Infelizmente só a minoria tem coragem.

    Estão falando em sindicatos comprados? Quais sindicatos? O que te representa? Então fale o nome do seu sindicato, não generalize. Aqui em Campo Mourão a adesão foi muito boa nos dois dias, e, dos 50 e poucos que votaram , deu 37 Não e 17 Sim. O Coletivo Sindical avisou que seria deliberado no local da greve. Se você é plantão e está reclamando de não ter podido votar, era só ter aderido à greve que estaria lá votando. Se 100% tivesse aderido e você fosse obrigado a ficar trabalhando a sua área já teria uma boa votação, porque 70% votaria Não. Se não aderiu, perdeu o direito de reclamar daqui pra frente.
    Aqui, sindicato nenhum foi comprado. NÓS votamos! Sindicato não vota. Nós decidimos! Não adianta reclamar de sindicato, o voto é da massa. E foi triste ver gente vindo de longe pra votar Sim, mesmo que em minoria como no caso citado.

    Eu não vi nenhum representante de sindicato falando “votem sim que vai ser bom pra vocês”. A decisão foi nossa.

    Com a vitória do Sim, conseguimos reafirmar ao Requião que somos frouxos. Ele estava certo. A maioria na Copel é bunda mole.

    Para a meia dúzia de atendentes de 4 horas que estão aqui chorando as pitangas, podem pegar seu meio abono e ir comprar a carne pro churrasco. Se estão querendo abandonar o barco como ratos num naufrágio, não precisam nem esperar a PLR. Se esse ano com lucro recorde já foi a metade do ano anterior, imaginem o ano que vem quanto vai ser com a empresa num “cenário desfavorável”? Votaram sim, f….ram todo mundo, mas já que é pra ver só o interesse próprio, vai ser lindo ver vocês choramingando aqui porque receberam só 1/6 de PLR. Na Sanepar já caiu pra 1/3, a nossa é a próxima.

    Essa meia dúzia de prostitutas de abono que veio aqui chorar por ser atendente de 4h devia conversar com as pessoas da minha região. O concurso da Copel foi o mais aguardado por aqui, pois era IDEAL PARA PESSOAS COM OUTRA FONTE DE RENDA (INCLUINDO CÔNJUGE) OU QUE AINDA MORAM COM OS PAIS E QUEREM TEMPO PARA ESTUDAR. Vocês estão reclamando que não tem plano de cargos e salários? Grande coisa! Vocês acham que a gente ficou no pé quanto tempo pra sair o PCC em 2011? Mesmo assim o danado ainda nasceu pela metade, mas já foi um avanço. Quando vocês tem a oportunidade de mostrar sua insatisfação como no caso da ausência de plano de cargos e salários o que fazem? Votam Sim!

    Então, peguem esse abono e façam um belo churrasco, pois será o ultimo. Daqui pra frente o trabalhador não tem mais voz pra nada. A empresa venceu. O governador também. E de quebra, ganhou mais 4 anos de governo, já que a ultima esperança de colocar a população ciente do que está acontecendo se foi Sim abaixo.

    E que venha o banco de horas e o divisor 200, este ultimo que não terá muita serventia graças ao primeiro.

    Sem mais.

  37. rose1958 disse:

    Estive na frente da sede hoje e o que posso dizer é que estou indignada. Senti-me usada e feita de palhaça pelos sindicatos. Claramente conseguiram algum bom acordo para eles na reunião de ontem, pois todo o empenho antes empregado na tentativa de mobilizar os copelianos na luta, hoje foi destinado à desistência. Um coletivo sindical sério teria marcado assembleias no modelo tradicional, para amanhã, assim todos os que ainda teriam direito ao voto poderiam faze-lo e sem maiores exposições. O que se viu hoje foi ridículo. Afirmar que a “nova proposta” foi uma vitória? Brincadeira. Assembléia com menos de 50% dos trabalhadores, sem saber se alguém votou uma ou cinco vezes, sem saber se quem votou já não tinha firmado acordo anteriormente, sem dar chance para que mais copelianos pudessem votar, sem ao menos divulgar com tempo hábil a votação.
    Enfim … se a falta de respeito e reconhecimento por parte da diretoria me deixou entristecida, afirmo sem sombra de dúvida que minha decepção maior foi ver como os sindicatos são ainda piores .. vendendo seus “representados” sem pestanejar …
    Amanhã mesmo entregarei ao sindicato, que teoricamente me representa, uma carta de oposição ao desconto da taxa assistencial em minha folha de pagamento. O prazo para esta solicitação vai até 10/12/2012. Fica a dica.

    • piazinho disse:

      Me fale mais dessa carta de oposição…

      • rose1958 disse:

        A carta deve ser escrita de próprio punho e entregue pessoalmente no seu sindicato até o dia citado para evitar a cobrança da taxa de 2% em seu salário. Existem modelos na internet.

    • sereia19 disse:

      BOM SABER QUE O PRAZO PARA ENTREGAR A CARTA ÉDIA 10.12, SOU NOVA NA COPEL TB ESTOU INDGNADA POIS ESTAVA LA NA FRENTE DA SEDE. FOI COMO DISSESTE RIDÍCULO PARA O SINDICATO. DEI CARA A TAPA ATE PARA ME GERENTE QUE ME COAGIO E AFIRMEI QUE IRIA NA GREVE, AGORA EU QUE VOU SOFRER PRPERSEGUSSÃO COM MENOS DE UM ANO DE CASA, PQ ACREDITEI EM MELHORAS! POR FAVOR rose158 ME ORIENTE COMO É FEITO ESTA CARTA E ONDE DEVO LEVAR! MUITO OBRIGADA!!!

  38. vamosaluta123 disse:

    Galera, como já disse ontem, só tem um jeito de dar uma resposta a tudo isto, é nas urnas em 2014. Vamos fazer campanha contra o Betinho e seus comparsas que estão na diretoria da nossa empresa. Não podemos colocar a culpa só nos sindicatos, mas faltou duas coisas importantes…Sindicatos que realmente lutem pelos nossos direitos, e copelianos que não se acovardem na hora de se unir e fazer a paralização. Infelizmente há muitos interesses particulares e como podemos ver aqui no blog, os copelianos mais brigam entre si do que se unem. Como fortalecer os sindicatos e como fortalecer a nossa força de trabalho se nem nós mesmos nos unimos.
    Os poucos que deram a cara para bater demonstraram que a união faz a força, mas a maioria ainda se escondeu, faltaram dia 22, mas não se fizeram presentes nas frentes de protestos.
    Fica a lição, se todos se unirem é possível ganhos muitos maiores, caso contrário vai ser sempre assim.
    VAleu galera que lutou e aqueles que se sentiram no direito de não contribuir faz favor, peguem esse 1% de aumento e doem para uma instituição de caridade, pois vocês não merecem esse pequeno aumento.

  39. SENHORES SINDICALISTAS, SE TIVEREM VERGONHA NA CARA NÃO ASSINEM ESSE ACORDO, PROCEDAM A IMPUGNAÇÃO DESSA VOTAÇÃO, ESTAVA TUDO CERTO PARA NOSSA PARALIZAÇÃO DE 2 DIAS, VOCES SÃO NOSSOS REPRESENTANTES, NÃO REPRESENTAM A DIRETORIA E SEUS APADRINHADOS E OS DESERTORES DOS OUTROS SINDICATOS QUE FORAM MACIÇAMENTE VOTAR, HÁ TEMPO PARA DESFAZER ESTA MERDA, COMO NÃO TEVE PARALIZAÇÃO MARQUEM PARA SEGUNDA FEIRA A VOTAÇÃO DESTA PIADA DE PROPOSTA, INCLUSIVE COM A NECESSÁRIA SEPARAÇÃO DOS SEUS REPRESENTADOS ELETRICISTAS E PESSOAL QUE REALIZA HORAS EXTRAS( ATENÇÃO SINDENEL, SINDELPAR E OUTROS REPRESENTANTES DA CATEGORIA), POR QUE NÃO ACEITAMOS BANCO DE HORAS COM GERENTINHO DITADOR, COATOR, FOLGADO, PARASITA DETERMINANDO NOSSA FOLGA, QUEREMOS HORA EXTRA, E COM CERTEZA COM ESSA VOTAÇÃO AS PRESSAS, MUITOS NÃO PUDERAM EXPRESSAR SUA INDIGNAÇÃO COM UM “NÃO” BEM CONVICTO NAS URNAS, CONTRA UMA PROPOSTA QUE DE INDECOROSA PASSOU A IMPRESTÁVEL, SOMOS COPELIANOS, NÃO COPALHAÇOS.

  40. Alberto Gilberto Roberto… infelizmente agora é tarde…. já foi…

    Quem sabe para o ano quivem o povo do NÃO permanece unido até o final e não vira a cazaca…

    • doisneuronios disse:

      Propostas de Grupos com suas funcões e objetivos.
      1 – Engenheiros/Técnicos/Eletricistas
      CARACTERÍSTICAS: Torque, Potência, Choque, Protecão, Escudo.
      2 – Administradores/???/???
      CARACTERÍSTICAS: Termômetro, Intercâmbio, Bússola
      3 – Advogados/Secretárias/Economistas/Contabilistas
      CARACTERÍSTICAS: Aprovar a proposta mínima, Provedor, Bússola, Intercâmbio
      4 – Atendimento/Escriturários/???
      CARACTERÍSTICAS: Torque, Choque, Assistência.
      5 – Pelego Real: existente em todos os grupos (Precisamos mudar este nome/SÉRIO)
      CARACTERÍSTICAS: Ótimos espiões, Visão 360, Ambicioso.

    • kiko8002 disse:

      Gostaria muito de participar da formulação da proposta, mas também não sou sindicalizado, e pelo que vejo por aqui o sindicato é uma filial da cia, ou seja, mantém os mesmos “cabeças” há décadas, pessoas desinteressadas em ouvir os mais jovens, em lutar por novos direitos, apenas ocupam cargos por lá…

      Convivo com uma dessas “cabeças” e posso perceber que eles têm o sindicato como a sua “lujinha”, ninguém entra, e quem está lá não sai. Provavelmente há algo muito bom e interessante por lá que desconhecemos.

      Mas enfim, não sei como funciona a criação da pauta de reinvidicações, pois nunca ninguém nos informou a respeito, apenas recebemos a pauta já pronta as vésperas das negociações, sempre com o mesmo blá blá blá (famoso ctrl c e ctrl v das propostas anteriores), sem que ninguém tenha sido ouvido a respeito, sugerido algo, enfim, participado da elaboração.

      Acho que deveria haver uma renovação nesses sindicatos, mas conforme já disse acima, aqui na minha região isso é impossível, as portas estão fechadas para pessoas sem o “perfil” desejado (prestes a aposentar, ou já aposentados, e que têm muita, mas muita preguiça mesmo de fazer algo pelos seus representados).

      • doisneuronios disse:

        A idëia não é entrar na “lujinha” e sim funcionar em PARCERIA como consultoria, regulatório, assitência, fiscal e auditoria nos nossos sindicatos. Nós precisamos dos sindicatos, ainda mais agora que a FIESP tá pegando pesado com o setor elétrico nacional.
        Precisamos FORTALECER nossa capacidade de agir com inteligência e sabedoria URGENTEMENTE!
        copelianofrouxo@gmail.com em busca da dignidade!

  41. avozdoveio disse:

    Desculpem-me se eu estiver errado, mas desde o princípio sabia que essa de coletivo não ia vingar. O que queremos não é o mesmo que engenheiros e adms. querem. Se realmente querem um sindicato forte tem que ser formado só pelos eletricistas e talvez os técnicos, que são quem realmente faz a diferença nesta COPEL! Somos sim capazes, quando após o temporal, levantamos todo o sistema elétrico, então pessoal, não se misturem, pois vai ser sempre a vontade politica prevalescendo. Se todos eletricistas se unificassem num só sindicato, ai sim teríamos o poder de mudar, já pensaram nisso. todos eletricistas no mesmo ideal.

    • doisneuronios disse:

      Ô véio, eu sempre escuto a ONV… Opinião do Nego Véio… ela é muito importante devido a experiência…mas a proposta é alinharmos todo o interesse Técnico/Operacional e o Engenheiro Eletricista faz parte deste contexto. Mas o que queremos não é apenas a união Técnico/Operacional e sim uma união maior que atenda toda nossa Copel, sem excluir ninguëm. Abraco! Fique atento!

      • avozdoveio disse:

        É realmente to muito véio pra essas coisas, não era minha intenção excluir ninguém, só que temos interesses diferentes, e essa união dos sindicatos ao meu ver não funcionou a nosso favor, então cada classe que lute pelo que quer. Essa piazada ai que fica só falando m… e só penssam no abono, que lutem pelos abonos, eles não sabem o que é sofrer debaixo de chuva de madrugada para recompor o alimentador da casa deles.
        Somos sim capazes de conquistarmos muito a nosso favor, mas unidos e sem esse bla bla ba ai.

  42. doisneuronios disse:

    ATENCÃO! MARCO ZERO! ANOTEM O E-MAIL DA REVOLUCÃO!
    copelianofrouxo@gmail.com
    Veja a proposta nos posts anteriores. O telhado já está todo quebrado. Muita pedra. Precisamos agir e parar de apedrejar. Depende de nós. mas terá um preco. Teremos trabalho, teremos contribuicões financeiras… só com estes 2 filtros já veremos quantos sobrarão para por a mão na massa na elaboracão da proposta diretriz para o próximo ACT bem como outras acões estratégicas para 2013. Aguardo as contribuicoes de ideias – sem ofensas e educadas – no e-mail para iniciarmos o resgate da nossa dignidade. Somos chamados de frouxos devido ao fato de sermos desunidos. Vamos nos unir, nos respeitar e conquistar uma a uma as reinvindicacões dos diversos grupos de interesses existentes em nossa Cia. Sempre com um Grupo ajudando e protegendo o outro. Você vai ficar apedrejando, ou vai colaborar?

    • plantao10 disse:

      doisneuronios a sua ideia esta certa, temos começar a pensar no ACT 2013/14 desde já, e arrumar um forma de cobrar do sindicato para nos representar conforme queremos e não como eles querem, chega de “ctrl C” “ctrl V” com pedidos absurdo que todos sabem que nunca sera aceito, temos que enxugar as revindicações para serem poucas e possíveis de alcançar.
      Também concordo com o avozdoveio, com certeza se fossemos os eletricista todos unidos separados dos demais sindicatos conseguiríamos algo melhor, mas infelizmente isso não é possível hoje, mas é uma situação de se estudar, porque quem faz HE são praticamente só os eletricista.
      Vamos iniciar o ACT do ano que vem. segue itens que podem ser revindicado;
      * Fim do banco de horas.
      * Sobre aviso das 18 as 8 hs, mais horário de almoço, obs. isso já é lei.
      * Máximo de dois finais de semana de plantão no mês. (3 fds para os meses com 5 fds)
      * CLT art. 66 e 67 nos finais de semana de 46 hs em 3 intervalos de sexta para sábado, sábado para domingo e domingo para segunda. São 3 noites e hoje e considerado só 2, isso quando eles pagam.

  43. OS ELETRICISTAS DEVIAM TER PULADO FORA JÁ NAQUELA PRIMEIRA PROPOSTA MISERÁVEL, AFINAL A MAIORIA DOS DEMAIS REPRESENTADOS NÃO FAZ E NEM SABE O QUE É HORA EXTRA, ENTÃO SÃO INDIFERENTES A ESSA QUESTÃO, TANTO FAZ PRA ELES, MAS O PIOR DISSO É SABER QUE A MAIORIA DOS COPELIANOS SE VENDEM POR MISÉRIA, DESDE OS PEÕES 4 HORAS ATÉ OS DOUTORES DE CARREIRA, VCS SÃO UMA VERGONHA (SEM AUTO ESTIMA ALGUMA), DEVEM ESTAR COM A CORDA NO PESCOÇO, PROTESTADOS, DESESPERADOS, ATÉ COM A CONTA DE LUZ ATRASADA ( JÁ CORTEI LUZ DE COPELIANO INADIMPLENTE E ERA UM DOUTORZINHO, NEM ERA PEÃO), ENFIM, POR CONTA DE DESESPERADOS QUE DÃO O PASSO MAIOR QUE A PERNA, E DOS DEMAIS CAPACHOS DOS CORRUPTOS PARASITAS DESTA EMPRESA, FICAMOS NA MERDA, ENQUANTO ISSO OS PARASITAS SANGUESSUGAS POLÍTICOS COMEMORAM COM SEUS MEGASALÁRIOS, ALTOS DIVIDENDOS NAS PLS E TODAS AS MORDOMIAS QUE OS COPALHAÇOS LHES PROPORCIONAM, POR QUE SÃO BARATOS E ACEITAM POUCOS TROCADOS, ATÉ UM FLANELINHA RECLAMA QUANDO LHE PAGAM COM MOEDINHAS, POIS QUER DINHEIRO DE PAPEL, OS COPALHAÇOS NÃO TEM A AUTOESTIMA DE UM SIMPLES FLANELINHA, É DECADENTE , DECEPCIONANTE CONSTATAR ISSO.

  44. O kiko8002 é a pessoa mais pondera e sensata de todas as que postaram neste blog desde o começo da negociações do ACT… concordo com 100% do q vc colocou aqui…

  45. araponga31 disse:

    Meu comentário:
    “araponga31 disse:
    27/11/2012 a 18:32
    A diretoria da Copel vai oferecer 1% e os funcionários da Copel votarão SIM em massa. Anotem…”
    Vish, eu só não acerto os números da Mega-sena para sair da Copel e nunca mais ver esses piazitos de prédio, criados pela avó a leite com pêra.

  46. foradaleinaluta disse:

    Realmente colegas foi triste ver a votação de hoje, gerente que já tinha votado com os administradores votarem hoje de novo, gerente ir para a votação seguido por seus comandados como se fossem para orientados a ir votar pelo sim. O Sindicato meus amigos sem preparo nenhum de organização de uma manifestação. A única coisa de que se orgulhar foi daqueles que ao votar não, de fato não se omitiram e foram para a manifestação, e daqueles que mesmo votando sim também apoiaram os manifestantes, pois entenderam que a posição da maioria devia ser respeitada. Vergonha saber que tanta gente que votou não, simplesmente não teve coragem de ir mostrar a cara e realmente assumir seu voto. No mais entendo que o sindicato é muito fraco, mas que com ou sem sindicato, se os copelianos forem mais unidos podem vencer qualquer batalha, o problema é que vivemos uma luta de egos, cada qual olhando para o próprio umbigo, entrar assim numa batalha e pedir para ser derrotado. Vamos tentar ser mais coerentes com nosso voto numa próxima vez, e aprender com os erros.

  47. araponga31 disse:

    Onde estão os líderes sindicais agora? Queria que viessem aqui e comentassem o que está sendo escrito por aqui. Aliás, sempre defendi a maior presença deles aqui, como se fosse um fórum.

    Eu sou totalmente a favor de um só sindicato que represente a classe baixa operária, desde o atendimento (telefônico e personalizado) até os eletricistas, passando pelos engajados naturais. UM só sindicato. Esse amontoado de sindicatos só atrapalha e tem vícios, que não citarei pois não tenho provas. Todos viram que essa votação de hoje foi muito esquisita, quem era vinho virou água.

    A força está na união dos grupos que citei. Se houver uma revolução na Copel, ela virá bem de baixo para cima. Quem está na parte mediana administrativa, geralmente, não quer se incomodar porque almeja o poder e só atinge o poder na Copel quem não se incomoda com nada, nem com o trabalho, pois precisa fazer marketing pelos corredores e dar tapinhas nas costas.
    Os engenheiros ganham muito bem perto dos demais empregados. Estão nem aí para o resto. Não contem com eles. Dos gerentes para cima, a mesma coisa.

    Quem acompanhou meus comentários aqui, estava ciente de que fui totalmente contra essa greve. Ela só representava o interesse dos sindicatos. Como um outro colega falou, os funcionários estavam sendo usados.

    • araponga31 disse:

      (continuando)
      Seria a favor de uma greve planejada e organizada. Até para fazer bagunça precisa de planejamento e organização. Até as crianças fazem isso quando vão aprontar alguma estripulia.

      Será que os sindicatos dos bancários, dos professores, dos Correios, fazem greve do dia para a noite? Eu entendo que os sindicalistas tem vida pessoal e profissional além do sindicato, mas não dá para fazer uma greve sem ações planejadas antecipadamente.

      O tal “doisneuronios”, lucidez pura, escreveu bem quando devemos nos organizar para o próximo ano. Esse piá tem futuro.

  48. nos2013 disse:

    Gostaria de saber como as 4 e 30 da tarde do dia 28 já havia vazado a proposta de 1% da Copel……… alguém explica isso……….

  49. eletricistasdo disse:

    vçs ficam ai brigando discutindo ,mas vejam o que esta acontecendo esdta faltando material.quem é mais velho como começou no tempo do Jaime Lerner…e ano que vem Adeus PL,,.e vãi começar as retalhaçoes.começara pela advertencia e chegará a justa causa.

  50. pacman171 disse:

    Ao menos se organize para nao depender dessa migalha de abono (NAO GASTE ANTES DE RECEBER), em outubro q vem vc vai poder sair no portao e gritar de peito aberto junto com seus companheiros q lutaram por vc este ano, quando vc receber seu 1% no ano q vem lembre-se VC JA ESTAVA VENDIDO!!! quando um veiculo do TIPO CAMININHONETES OU CAMINHOES (muitas vezez com barro ate no teto) estiverem saindo no portao ao menos freie seu carro e de passagem para o trabalhador q sai ao sol para garantir seu VALE FOME!

    Aos que lutaram e nao se intimidaram MEUS PARABENS! Aos fracos vendidos meus mais sinceros votos de repudio a sua opção.

    JUNTOS SOMOS FORTES!

  51. avozdoveio disse:

    Quando tiverem ai um sindicato de verdade que seja realmente do lado dos funcionários me avizem por favor. Detesto esses abonos, eles já nos tiraram anuenio, dupla função, e muito mais.
    K dê o sobreaviso 24 horas, K dê a equiparação salarial ( os estágios são sempre para os mesmos, quando sobra…) .

  52. AVOZDOVEIO,

    Desculpe descordar de ti… mais ninguém tirou anuênio, dupla função, e muito mais de ninguém…

    O que aconteceu foi que os Copelianos “sabidos” da época trocaram todos esses adicionais por um dinheirinho qualquer mais conhecido como “cala boca”.

    Sendo assim, a culpa da situação exposta não é do sindicato e sim dos sindicalizados que aprovaram em assembléia tal proposta!

    Abraço

  53. avozdoveio disse:

    É realmente, em assembléias como essas de ontem………

  54. maisumtrabalhador disse:

    Alguém pode confirmar que esse 1% é a titulo de adiantamento do próximo acordo coletivo?

  55. tonzinho41 disse:

    Governo altera a MP579 e a indenização da Copel será maior.
    Parabéns pra Copel! Cheque mate!

  56. poisze56 disse:

    Reforço algumas sugestões talvez que já foram escritas de que o sindicato deve estar acompanhando as ações internas, ouvir a Rádio Peão e perguntar sobre o PDv,PDI, pressões, quem está próximo a se aposentar e mais mais.
    A Copel não está confiável. A Ouvidoria apenas fica na banalidade, quando é sério, não atua.
    Comite disto ou daquilo não acreditam.
    Há politicagem e perseguição sim. É só alguém reclamar ou acusar um gerente.
    Pronto, adeus vida na Empresa. façam uma pesquisa anonima neste blog dá uma idéia.
    Tem que existir, já que a coisa tá feia, Um processo de que o empregado solicite a Copel e ao Sindicato um programa de proteção. daqueles de testemunhas, de forma que ele não possa ser mudado de área por dois anos.(ou mais) Para isso ele deve alegar medo da empresa e em contra partida, fazer relatório de seu desempenho.
    Idéia inútil? Com certeza sim. Mas fica mais este protesto, pois ouvi sobre um colega em risco, com medo.

  57. daniel0da0sdo disse:

    esse cara tem peito..rsss..pareçe que é um eletricista de Toledo Pr,mas deve estar se aposentando p escrever isso ai…esse é carudo.
    http://www.facebook.com/groups/125528447522157/permalink/389659511109048/

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s