Chegou a hora! Nesta quinta, a Copel vai parar!

Nunca, na história da Copel, tantos empregados participaram das assembleias convocadas pelos sindicatos para manifestar nosso descontentamento com o pouco caso com que estamos sendo tratados pela direção da empresa.

“Proposta indecorosa”, intransigência nas negociações, chantagem, coação e ameaças tiveram a resposta merecida: “NÃO”. Foi isso o que disseram 73,51% dos 5.840 copelianos que votaram nas assembleias.

Junto com o “NÃO”, também decidimos cruzar os braços nesta quinta-feira, dia 22, para dar corpo e voz ao nosso descontentamento. A decisão das assembleias é democrática, soberana e inquestionável. E, acima de tudo, amparada pela legislação.

Pois chegou a hora de pararmos, para mostrar, à direção da Copel, que temos valor, e não preço. Que nós, funcionários de carreira, somos os verdadeiros responsáveis pelo sucesso e prestígio desta empresa. E, acima de tudo, que somos muito fortes quando unidos, como agora.

Nesta quinta, não vá para seu local de trabalho. Em vez disso, vamos todos nos concentrar no local indicado pelo sindicato da nossa região. Vamos, unidos, dar corpo e voz à nossa insatisfação com a “proposta indecorosa” da direção.

Em Curitiba, estaremos mobilizados, na frente da sede da empresa, para garantir que os nove diretores que aumentaram os próprios salários em 42,34% em dois anos ouçam alto e claro o grito de descontentamento dos milhares de empregados a quem negam um único centavo de aumento real.

Colega terceirizado: pedimos seu apoio e compreensão à nossa luta. Afinal, você sabe, melhor que ninguém, que todos precisamos de melhores condições de trabalho, você inclusive. Lembre-se: nesta quinta-feira, ninguém vai entrar nas instalações da Copel.

Colega copeliano, lembre-se: essa luta é sua, é nossa, é de todos nós. Vamos todos juntos, agora, porque assim é que nos faremos respeitar.

Anúncios
Esse post foi publicado em ACT 2012/13, Notícias do Coletivo. Bookmark o link permanente.

26 respostas para Chegou a hora! Nesta quinta, a Copel vai parar!

  1. piazinho disse:

    Ok, mas… onde serão os pontos de concentração? Não vão deixar para informar na última hora, não é mesmo?!?

    • quepateta disse:

      Haverá piquete nas entradas?
      Caminhão
      Alguém falando os nomes das pessoas que estão pressionando os colegas?
      Como o bter informação da situação no Paraná?
      Voces vão enviar e-mails a todos a todo momento para saber da paralização de 1 dia?
      E sobre a provável troca do Presi? Haverá nova negociação?
      Quem vai ficar em qual ponto de concentração?
      O que devemos fazer? Ir de preto novamente?
      Haverá cartazes para a população sobre o que a admin está fazendo? Com os altos valores de soldos? Sobre o aerocopel, a politicagem que ocorre lá dentro?
      Que mais que mais queopateta quer saber.

  2. QUE VENHA A PARALIZAÇÃO, GREVE JÁ , E MUITA MULTA DA ANEEL PARA DESCONTAR DO LUCRO DOS ACIONISTAS E DA DIRETORIA POLITICA

  3. pedrocvel disse:

    Digamos, que a copel nos ofereça 1% real quarta-feira, o sindicato trará essa merreca p/ nova votação?

    • Acredito que não seja, pois as reivindicações são para os 3% de ganho real, e o mais importante a retirada do banco de horas, este jamais deverá ser aceito por nós, pois estaremos vendendo 1,5 ou 2 por 1, aí num dá pra viver.

  4. Agora é pra valer, mas o Sindicato deve informar aqui pelo blog ou por sms os locais das paralizações, que já estão sendo realizadas visitas pelos diretores informando ao pessoal os locais de concentração. Mas não custa nada divulgar aqui pelo blog. Gerencia orientada a “não interferir diretamente”. Governo do estado informou que não quer saber de movimento, que a situação deveria ser resolvida sem exposição da empresa nem do governo (roupa suja se lava em casa). vamos ver o que acontece até o dia 22/11

  5. Só mais um detalhe hoje na RIC tv foi ao ar uma materia paga pela copel falando que a resolução da renovações das conceções, é prejudicial e lesiva aos cofres das empresas e só a Copel já teve prejuizo de 138 milhoes, um matéria longa e com claro intuito de informar ao cidadão que a Copel está financeiramente abalada no momento com queda dos valores das suas ações nas bolsas de valores. Seria cômico se não fosse trágico tal situação, como uma empresa que vem com lucros na casa dos bilhoes alega estar tendo prejuizo com algo que já foi pago pelo povo paranaense em suas faturas. Quem não guenta pei.., como diz o ditado se fosse assim a geração não seria a prima rica aos olhos dos outros menbros da copel.

    • quepateta disse:

      Ainda acho que a diretoria errou ao investir tanto nestes ultimos anos, com riscos mal analisados e agora os empregados pagam e ela sai santa da história, e o povo paga também.
      De quem a responsabilidade? Investiram demais sem deixar uma sobra .
      Culpam as novas leis MP. Isso é uma vERGONHA

  6. araponga31 disse:

    Os questionamentos do “quepateta” (19/11/2012 às 18:48) são pertinentes. Na minha opinião, dificilmente os funcionários irão paralisar as atividades se não houver ações contundentes dos sindicatos para que isso aconteça. Há a visão de que quem paralisa, fica mal visto na empresa. Eu irei trabalhar normalmente, se não houver uma pressão na portaria da minha regional por parte do sindicato.

  7. O FATO DA EMPRESA IMPOR BANCO DE HORAS AFETA MUITOS PROFISSIONAIS, PRINCIPALMENTE OS ELETRICISTAS, PENSO QUE NUMA NOVA NEGOCIAÇÃO EM QUE A EMPRESA INSISTA NA IMPOSIÇÃO DO BANCO DE HORAS, QUE OS SINDICATOS QUE REPRESENTAM O PESSOAL QUE REALIZA HORAS EXTRAORDINÁRIAS ALÉM DOS ELETRICISTAS (SINDENEL, SINDELPAR ENTRE OUTROS), SE RETIREM PARA VOTAÇÃO SEPARADA DOS SEUS REPRESENTADOS, POIS ASSIM COMO MUITOS PROFISSIONAIS TEM TRABALHO EXTRAORDINÁRIO FREQUENTEMENTE, MUITOS SERIAM INDIFERENTES A ESTA IMPOSIÇÃO E DIRIAM “SIM” POR NÃO TRABALHAREM NOS REGIMES DE ESCALA E SOBREAVISO, COMO POR EXEMPLO OS SINDICATOS QUE JÁ DISSERAM “SIM” COMO O DOS ADVOGADOS, ESTA IMPOSIÇÃO NÃO LHES AFETA EM NADA, JÁ QUE SEUS AMIGOS MAGISTRADOS TRABALHAM SOMENTE EM DIAS ÚTEIS ENTRE OUTRAS MORDOMIAS QUE DISPENSAM A EMPRESA DE DISPOR DE ADVOGADOS DE SOBREAVISO.

    ELETRICISTAS E DEMAIS COLEGAS DA HORA EXTRA, DIGAM “NÃO” E QUE VENHA A PARALIZAÇÃO!

  8. pevermelhoo disse:

    Na minha humilde opinião… esta paralização do dia 22 nada mais é do que um blefe que não deu certo! Digo isso porque não houve preparação nenhuma dos sindicatos para preparar os copeliano de “como agir neste dia”…
    Falo isso pois na ausência de ações mais enérgicas do meu sindicato (STIECP), acredito que a maioria dos colegas irão trabalhar NORMALMENTE, devido as “coerções” que já observo nestes últimos dias… aquela velha história dos 30%.
    Neste ponto eu invejo o sindicato dos bancários, que fecham as portas, colam cartazes e pronto… NINGUÉM ENTRA!
    Mas diante de tantas “reclamações”, deixo aqui a minha parabenização pela união dos sindicatos neste coletivo… acredito já ser uma vitória para todos nós copelianos! E deixo aqui a minha sugestão… AINDA HÁ TEMPO DE ORGANIZAR OS COPELIANOS PRA QUE ESTA PARALIZAÇÃO SEJA REALMENTE VALIDA! Vamos entrar em contato com todos para se unirem a esta luta, que pelo sinal, esta apenas começando!
    Abraço a todos.

    • pedrocvel disse:

      Perfeito comentário.!!! Pois já à gerentes vindo conversar a sós com eletricistas e perguntando: “vc não vai parar né? se quiser pode ir com o carro da Copel pra casa p/ que nao precise vim até a empresa no dia da paralização.!!”.

  9. coletivocopel disse:

    Caro pevermelho, haverá mobilização. O Stiecp irá avisá-lo. Abraço.

  10. Tem gente que vai madrugar na empresa na mudançã do dia 21 para 22, gerentes por exemplo estão se movimentando para ficarem direto ou irem as de madrugada para não terem q passar pelo piquete, e já informaram para quem for paralizar tudo bem porém não fiquem na frente da empresa piqueteando, e os que forem para trabalhar e forem barrados que liguem para seus gerentes informado a situação, pois assim poderão justificar algo que não seja a paralização, assim deixandos os piqueteiros marcados pela paralização, e usem isso na justiça com quebra do direito de ir e de vir do cidadão, contra os sindicatos para manchar e enfraquecer os mesmos. Espero que o sindicato tenha se precavido juricamente e estejam pronto para batalhas posteriores. Pq Gerentes já estão dando como fracassado o movimento e jah estão preparando as salas de torturas para os participantes do movimento. As empreitera ja estão com os veiculos carregados para não terem que passar nas agencias e sejam barrados, eles já estarão prontos para trabalharem direto. O Coletivo deve ser mais ágil nas estratégias pois estão apostando em nossa derrota. O movimento deve ser esmagador, evamos orar para que amanha depois das 23h venha temporais pesados em todo o estado, é nossa unica salvação.

  11. Em Cascavel o sindicato enviou um email aos seus representados informando que não haverá piquete na entrada da empresa, ficando a cargo de cada um decidir se participa ou não da paralização.

    Em análise as notícias recebidas de outras regiões, esse posicionamento do sindicato vai de encontro ao que foi escrito aqui mesmo no blog pelo Coletivo. Agora as perguntas que não querem calar….

    Será que o movimentos estão perdendo as forças?
    Está havendo um racha entre os sindicatos?

    • foradaleinaluta disse:

      em cascavel a coisa esta esquentando, os gerentes começaram a chamar os subordinados, e avisando a Copel mandou dizer o dia sera descontado, quem quer trabalhar deve chamar o gerente para liberar passagem, e blá, blá, blá…..não seria coação. tem muito neguinho caindo fora da paralisação, medo de perseguição. como já aconteceu no passado, este foi o alerta dado por alguns gerentes.

  12. danoutudo disse:

    Não vejo muita movimentação nas bases. Para o dia 22….

  13. danoutudo disse:

    Espero que os sindicatos tenham um posicionamento para o dia. Estamos sendo tratados da mesma maneira que somos pela empresa. somos os últimos a saber. Por isso que não vai pra frente, muita informação truncada. Acho que se for desta maneira que esperemos mais 23 anos….

  14. Reforçando a Opinião do Pévermelhoo, Pelo jeito nós copelianos vamos ficar mais uma vez na mão, e vamos todos trabalhar no dia 22, pelo menos é o que parece na região do “Stiecp” os gerentes já estão ligando e convocando todos para trabalhar, pois até agora o sindicato ao menos deu uma ligação para instruir os copelianos!!! será mais um blefe???

  15. CALMA GENTE, ASSIM COMO TEVE A PARALIZAÇÃO DOS ELETRICISTAS EM 2007, OS SINDICATOS DOS TRABALHADORES QUE PARALIZARAM NAQUELE ANO (SINDENEL, SINDELPAR, ENTRE OUTROS ) PODEM E DEVEM AJUDAR COM SUA EXPERIENCIA E PARALISAR TODA A COPEL, A COPEL VAI PARAR E A ANEEL VAI CANETEAR

    • foradaleinaluta disse:

      quando os copelianos descobrirem a força que tem juntos, a diretoria vai negociar. Mas, se o trabalhador desistir da luta, não há sindicato que consiga negociar reajuste justo. 73% não, mostrem sua força.

  16. Caramba ! será que é so o STEEM e o Senge que trabalham. Não adianta união sindical se não houver união dos trabalhadores, não podemos nos acovardar e baixar nossas cabeças. Gente o que mais incomada na verdade é a capacidade de aceitação de uns e outros, sempre se vendendo por quinquilharias, agora irão dar as horas extras para banco de hora, fala serio, se for assim num faço mais nem um minuto de hora extraordinária sequer e nem sobreaviso.

  17. Olha que estou quase concordando com a opinião do nosso amigo PEVERMELHO que disse “Na minha humilde opinião… esta paralização do dia 22 nada mais é do que um blefe que não deu certo!”.

    Essa é a impressão que está sendo transpassada pelos colegas de trabalho que votaram “não” e que agora na hora de assumir a bronca estão começando a se esconder…

    Já vi pessoas dizendo que estão pagando pra ver essa paralização acontecer… que vai ser mais um fato vergonhoso para os funcionários da empresa e que a adezão dos companheiros vai ser tão pequena que a representatividade expressada em votação vai por água abaixo…

    E AGORA JOSÉ????

  18. pedrocvel disse:

    O sindicato de Cascavel é tão fraco, + tão fraco que nem lá nem cá se pronuncia.!!!
    Tenho quaaase certeza que em cascavel vai parar a minoria.. mais pelo sindicato do que pelos que fariam a paralização se a ajuda do sindicato fosse Maior. ( acho que presente seria a melhor palavra) pq o tal Pe… não vale nada.!!! Só aparece em época de reeleição.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s