Na Copel, falta inovação na maneira de lidar com os empregados

Em comunicado interno distribuído nesta terça-feira, a Copel comemora, com justificado orgulho, sua inclusão na seleta lista de empresas que mais investem em inovação tecnológica em todo o mundo.

Infelizmente, essa visão inovadora não é vista na maneira como a empresa lida com as reivindicações e anseios de seus empregados. Isso fica claro nos inúmeros comunicados distribuídos sob o título “Acordo Coletivo de Trabalho”, que informam que sindicatos que representam categorias amplamente minoritárias na empresa aceitaram a “proposta indecorosa”.

Esses comunicados trazem, inclusive, a data em que tais categorias irão receber o abono (com abatimento do imposto de renda, lembre-se). É uma estratégia repugnante de tentar seduzir empregados que possam estar em dificuldades financeiras, mas que ainda assim têm a grandeza e a coragem de dizer “Não” à “proposta indecorosa” da empresa e de assumir uma luta por um Acordo Coletivo que traga um aumento real de salários, além do abono.

Lamentamos, mais uma vez, a forma truculenta e autoritária que a direção usa para interagir com os copelianos, nesse momento em que uma empresa inovadora de fato estaria, isso sim, sentada à mesa discutindo (e não impondo), aberta e francamente, um acordo vantajoso para todos. Já que não é assim, caberá aos trabalhadores mostrar à arrogante direção da Copel que nós temos valor, e não preço.

Por fim, lamentamos também a atitude do Sinap, sindicato que representa os advogados da Copel, que, sem prévio aviso aos dirigentes das demais entidades do Coletivo, aceitou a “proposta indecorosa” da Copel.

E, muito importante, lembramos que advogados, economistas e secretárias, as três categorias que se dobraram à intransigência da Copel, não terão direito aos avanços que a maioria dos copelianos irá obter por ter a coragem de dizer “Não” e exigir uma proposta condizente com as reivindicações que apresentamos à Copel em agosto.

Anúncios
Esse post foi publicado em ACT 2012/13, Notícias do Coletivo. Bookmark o link permanente.

16 respostas para Na Copel, falta inovação na maneira de lidar com os empregados

  1. quepateta disse:

    São incapazes de inovar em um melhor PCS. pois dificulta o amiguismo paternalismo ser aprovado.
    Mas cadê o resultado das promo? Ninguém sabe ninguém viu?
    Anulação já. É falcatrua.

    • poisze56 disse:

      Funciona assim.
      O cupincha é garantido, depois tapinha nas costas ano que vem; voce tá bem; quase conseguiu.
      Manda-se varias mensagens aos gerentes e comite, com perguntas até que algum dia um deles liga e diz que é melhor conversar do que responder a mensagens.
      daí começa um empurra pro outro o outro gerente pro um e voce fica sem nada, perdido. O importante é que sua mensagem não foi respondida. então não houve responsabilidade. Evita um processo administrativo com questionamentos.
      É um processo em um só sentido, o do cupincha. Se voce reclamar tá marcado.
      Nunca peça uma reavaliação, é ofensa. daí começa o assédio e a pressão. voce se curva e tudo bem. ano que vem. Afinal o comitê, não erra, o processo é 10. foram vários que concordaram com a nota, mas e o cupincha hein?
      Sindicato, faço uma pesquisa on-line sobre o que se acha do PCS com alguns qestionamentos.

  2. eletricistasdo disse:

    olha ta cada vez mais complicado trabalhar nessa empresa,nada ta bom p gerencia.querem arrancar o couro mesmo.a muito tempo atras um tecnico dos antigos me disse “só cara burro e sem perpectiva de vida trabalha na copel de eletricista” puts isso naquele tempo me deixou de cara, não dei importancia vesti a camisa da empresa ,mas de uns tempos p cá a forma que a gerencia trata os eletricistas,tanta cobrança.só metas e mais metas.nada ta bom.,não sei mais o que pensar.

  3. loucocwb disse:

    “…E, muito importante, lembramos que advogados, economistas e secretárias, as três categorias que se dobraram à intransigência da Copel, não terão direito aos avanços que a maioria…”

    Como assim?

    Isso significa, então, que se a questão for a dissídio, também não teremos direito ao abono que eles ganharam? O conceito de isonomia é variável?

  4. PREZADOS REPRESENTANTES SINDICAIS
    O que adianta fazer postagens em blogs e afins influenciando a rejeição da proposta indecorosa? O que adianta protelar tanto a negociação oi rejeitar na mesa?
    Se o representante do sindicato Sintec, diante de todos,antes da votação trouxe um discurso que só nos deixa com dúvidas da UNIÃO SINDICAL. Redijo um trecho de sua fala: “Se votar sim, podem comprar a costela pro churrasço, se votar não, a responsabilidade é de vocês.”
    Esta frase se repetiu em várias localidades.

    Em quem devemos acreditar

  5. Diogo Guerro disse:

    Uma das questões que me intriga na Copel é a seguinte:
    Por que existe um “sindicatozinho” para cada categoria em uma mesma empresa?

    Isso me lembra o Brasil colonial, onde os portugueses e suas autoridades evitaram a concentração de escravos de uma mesma etnia nas propriedades e nos navios negreiros, dificultando a união.

  6. DIGA NÃO AOS PARASITAS DA DIRETORIA!!
    PARALIZAÇÃO JÁ, COPELIANO NÃO ACEITE ESMOLA DESSES CARNICEIROS.
    OLHA O QUE ESSA GENTINHA ESTÁ FAZENDO COM A GENTE, SEUS PLANOS DIABÓLICOS SÃO PARA O ESVAZIAMENTO DA EMPRESA, COM O AUMENTO DA PRECARIZAÇÃO(TERCEIRIZAÇÃO) DOS SERVIÇOS,
    SAIU NA GAZETA E NA REUTERS A MÁ INTENÇÃO DA EMPRESA EM REDUZIR SEU QUADRO DE PESSOAL, SUA FOLHA DE PAGAMENTO EM 2013, A PRECARIZAÇÃO JÁ COMEÇA ESSE ANO COM UM ACT MISERÁVEL, RIDÍCULO, ONDE MENTIRAS ESTÚPIDAS SÃO CONTADAS POR PARASITAS DISFARÇADOS DE ANJOS, DIGA NÃO , VALORIZE-SE COPELIANO. VC É A COPEL, SE ESSA EMPRESA É EXCELENTE É POR QUE VC O FAZ DANDO O MELHOR DE SI, NÃO ACEITE O PIOR, O PÉSSIMO, QUE ESTÁ SENDO OFERTADO POR ESSA GENTE SUJA, VAGABUNDA, DESONESTA E INCOMPETENTE, E SEM VERGONHA NA CARA INDICADOS POR UM GOVERNO CANALHA QUE “TRABALHA” CONTRA A COPEL QUE É VC COPELIANO E FAVORECE ESSES ACIONISTAS ESPECULADORES, FDPS.

    PARALIZAÇÃO JÁ!! DIGA NÃO

    NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO

    NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO

    NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO

    NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO

    NÃO ACEITAMOS ESSE ACT MISERÁVEL CAMBADA DE PARASITAS DA DIRETORIA!!

  7. Esses advogados de merda!
    Mais uma vez provaram que não valem nada…
    Mais uma vez apunhalaram o resto dos funcionários pelas costas.
    Peguem esse abono e enfiem no c*!
    Babacas!…

  8. Pessoal, vamos manerar um pouco nos ataques, cada um sabe onde pisa, são categorias de minorias que atuam diretamente com chefias, logo tem mais medo de serem prejudicados e perseguidos pois são mais faceis de se identifacar os indivíduos, no caso dos advogados, serão estes que vão estar administrando os processos do que vier a frente, logo para eles tamvém tem um código de ética gerido pelo OAB, onde a lealdade a seus cliente deve ser integro e responsavel. Não concordo com a virada de casaca, mas se o fizeram, fizeram para mostrar que não merecem a confiança do seus colegas, mais nada. Fazer o que agora já foi. Boa sorte a todos. As cartas estão na mesa.

  9. djcmancha disse:

    Nas usinas o representante do Sintec se acovardou diante de todos e disse que o SIM significa irmos para casa fazer churrasco e tomar cerveja, e o NÃO é de nossa responsabilidade. O Sintec manda informativo pedindo para lutarmos por nosso direito e vem um cara mal preparado falar esses absurdos. Será que o Sintec vai até o fim com a maioria dos sindicatos????Estou na dúvida…

    • bau2005 disse:

      Se realmente houve estasituação, deve ser reladata diretamente ao sintec, para q este seja desligado (a) da diretoria do sintec, pois na reunião em q participei opresidente Solomar foi plenamente parcial ao seus representados, ou seja discurso claro de que a rejeição da probosta deve acontecer e que ele orinta ao não em nome do sintec. Portanto ou este representante está vendido por promessas ou foi uma infeliz colocação mal interpretada, mas mesmo assim deve se colocar a situação ao sindicato.

  10. joao84 disse:

    Tenho dúvidas sobre a legalidade de aumento diferenciado para secretárias e demais sindicatos. Pode mesmo acontecer de as secretárias, advogados e economistas não terem direito a um possível aumento que os outros sindicatos consigam? Eu até acharia justo eles não terem direito, afinal eles aceitaram receber menos… nós por outro lado estamos sofrendo pressões de todos os lados. Assim no ano que vem eles pensariam melhor antes de aceitar qualquer coisa. Mas a minha dúvida é: é legal ter funcionários de categorias diferentes com aumentos diferentes?

  11. Daqui a pouco saberemos a resposta dos copelianos, alguns de nós receberemos o resultado por sms, assim que tiver a resposta postarei aki, seria legal se houvesse alguém acompanhando a apuração e registrando em real time aki no blog. Vamos aguardar.

  12. Pingback: Resposta dos sindicatos dos trabalhadores da Copel a nota oficial da empresa sobre a paralisação |

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s