Copeliano, participe das assembleias e faça valer a sua voz!

Clique na imagem para ver o quadro atualizado de datas, locais e horários

Já começaram as assembleias em que os empregados da Copel irão avaliar a “proposta indecorosa” da direção da empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho 2012/13 e discutir uma possível paralisação de protesto.

Como, neste ano, os 17 sindicatos que representam 99% dos empregados da Copel estão unidos e defendem uma pauta unificada de reivindicações, você pode participar e votar em qualquer assembleia.

Atendendo a pedidos dos colegas, conseguimos alterar a data da última assembleia para 9/11. Confira datas, locais e horários e participe! Essa é a hora de mostrar a sua voz!

Anúncios
Esse post foi publicado em ACT 2012/13, Notícias do Coletivo. Bookmark o link permanente.

22 respostas para Copeliano, participe das assembleias e faça valer a sua voz!

  1. piazinho disse:

    Aí sim vi vantagem! Isso é para mostrar que estamos sendo ouvidos, sim… E a paralisação, se houver, se mantém para o dia 22 de novembro ou também será possível antecipar?

  2. Acabei de receber um notes da Copel sobre o ACT. Me senti assediado e pressionado. Isso é brincadeira da empresa.

    • piazinho disse:

      Sim… este notes foi uma brincadeira. Pedindo para procurarmos nossos gerentes para que eles nos expliquem a situação da copel??! Vão tomar um NÃO maciço.
      AH! Quem quiser saber mais sobre quem é essa Yara, procurem no google por “repúdio a Yara eisenbach”. Foi chamada de incompetente para cima quando fugiu da diretoria do ACP. Ela está aqui apenas para ajudar a tentar privatizar a Copel. FORA YARA!!!

  3. doido2012 disse:

    Bom…aposto que muita gente vai meter a boca em mim, mas a minha resposta e voto é SIM…SIM porque a proposta da empresa não é tão ruim assim. SIM porque todo ano é essa mesma palhaçada de votar não e depois votar SIM. SIM porque aposto que 99% precisam do abono que a COPEL está dando. SIM porque eu duvido que num dissídio ainda tenhamos abono e aumento real. SIM porque lógico que os valores estão aquém do que sempre ganhamos, porém NUNCA numa segunda rodada de negociação tivemos aumentos significativos da proposta e SIM porque sendo solteiro ou casado, aposto que todos aqui querem esse abono e aumento para o final do ano, porém não admitem. Levar para a aposentadoria, para o FGTS, ora senhores, a COPEL dá aumento todo ano e PL + abono. Qual empresa faz isso de todas que os senhores já trabalharam? Sejamos realistas. EU VOTO SIM e me desculpem se preciso do abono. Será que tem tanta gente com tanto dinheiro guardado no banco ou “filinho de papai” que não está precisando do abono, ou todos vamos pegar o adiantamento das férias e pagar em 10x ?????…SERÁ QUE É TÃO MELHOR ASSIM LEVARMOS PARA O DISSÍDIO, GANHARMOS MAIS 1 OU 2% DE AUMENTO REAL E FICAR SEM ABONO. ALGUÉM PENSOU NISSO? REFLITA: VOCE PREFERIRIA O SIM HOJE E O DINHEIRO NA CONTA? ou preferia 80 reais a mais no salario todo mês ( e olhe lá) com o dissídio e sem abono…sendo pago SABE LÁ QUANDO ????

    • joao84 disse:

      Caro colega, entendo seus argumentos para votar sim. Apesar de eu também precisar do aumento e do abono, eu pretendo votar não por outro motivo: acho perigoso sempre abaixarmos a cabeça para tudo que a diretoria diz. Eles dizem que o momento não é favorável, mas sabemos que isso não é verdade conforme o sindicato argumentou muito bem aqui nos diversos artigos do blog. Você sabia que depois de ganhar o prêmio Abraade os gerentes e diretores receberam um salário de bônus? E depois disseram que quem fez a “diferença” foram os trabalhadores. Ué, se fizemos a diferença, porque só eles receberam abono? Pensem bem se devemos mesmo sempre engolir tudo o que nos dizem. Eu votarei NÃO!

  4. Respeito sua opinião, mas será que a empresa tem respeitado o empregado?
    Concordo que no passado o empregado não se deu o respeito devido, mas a empresa já está abusando da nossa inteligência.
    Essa atitude dela vem realmente demosntrando total desrespeito pelo empregado.
    É como deixar de alimentar seu cachorro deixando um prato cheio de alimento gostoso onde ele não pode alcançar.
    Creio que a empresa pode fazer melhor por quem já se sacrificou para que a empresa pudesse construir várias usinas, muitas linhas de transmissão e distribuição e manter um padrão excelente de atendimento ao consumidor.
    Isso fomos nós que fizemos. Estranho é ver que alguns desses diretores também se sacrificaram no passado. Não sei porque motivo sacrificam seus ex-colegas de trabalho hoje desta forma tão desrespeitosa.

    • doido2012 disse:

      Entendo voce colega..obrigado pelo respeito…mas entendo que infelizmente, isso é visão da gestão atual. Ano passado a Diretora já tinha sinalizado que não seria tão facil assim como era antes e outra. Acredito que a maioria nessa época do ano gostaria muito de ter um ABONO e que vão ficar muito “apertados ou tristes” no final do ano. Acredito que poderíamos votar SIM e reivindicar que, no proximo ano mudassem a data da nossa “data-base” para que ficasse para o meio do ano (julho, junho) e não ficassemos com a corda no pescoço como no final/começo de ano. Eu admito que realmente a grande maioria está precisando desse abono. Abraços e mais uma vez obrigado pelo respeito com minha opinião.

      • doido2012,

        Se a empresa não se mostra receptiva à proposta que os próprios empregados pediram, o que o leva a crer que estará aberta a negociar o período da data-base?
        Se a intenção é fechar suas contas de final de ano, o caminho definitivamente não é votar a favor da proposta. Até porque esses “míseros” 1% ou 2%, conforme você mesmo cita, fazem uma enorme diferença ao longo dos anos.
        Se os copelianos tivessem batido o pé antes, talvez não estivéssemos com os salários tão defasados e muitos de nós não precisassem se atolar em dívidas (leia-se: depender do abono).
        Pense bem…

  5. 1 – Creio que não devemos confundir as coisas com “abono”.
    Abono na realidade é uma indenização por perda de massa salarial havida durante os meses da última data base e a atual.
    Não sei como fazer esses cálculos (o sindicato porderia nos ajudar a esclarecer), mas a primiera vista creio que exista uma dúvida de quanto desse abono é indenização e quanto dele é realmente abono.
    Talvez não sobre muita coisa para a empresa se vangloriar chamando isso de ganho real.
    2 – Plano de cargos e salários não pode ser chamado de ganho real, visto que somente alguns empregados o recebem.
    E quando recebem, supõem-se ser por mérito (promoção salarial e prêmio por desempenho). Então não pode ser chamado de ganho real ou produtividade.
    3 – PLR é lei. È um prêmio pelos empregados terem aceito os desafios e se comprometido com os resultados da empresa. E este quando alcançado é dividido uma parcela entre seus empregados.

    A empresa está nos engodando com esse negócio de abono.
    A situação está difícil, eu sei. Mas está difícil para todos.
    A tal inflação que a empresa diz estar dando, sinceramente, só nos índices governamentais mesmo.
    Todos sabemos que a inflação foi muito maior que isso, especialmente no quesito alimentação.
    Até a refeição servida nos polos creio ter subido acima disto, e apoiado por uma planilha de custos das empresas prestadoras de serviços que comprovaram a elevação de seus custos, especialmente no preço dos alimentos.

    Meu voto é NÃO e fica minhas considerações.

    Espero que os sindicatos se pronunciem para tornar mais claro o que realmente é abono e o que realmente é o que nos é devido pela corrosão salarial ao longo do tempo.

  6. doido2012 disse:

    APENAS MAIS UM PONTO: Será verdade que desde o ano passado a diretoria não repassa verbas ao sindicato e por isso eles estariam tão revoltados com a tal “proposta indecorosa” da empresa? que não é tão indecorosa assim?..ISSO EXPLICARIA MUITO A REVOLTA HEIN !!!…será verdade?

  7. A PROPÓSITO, A SRA. YARA É UMA FUNCIONÁRIA INCOMPETENTE, QUE VIVE DOS APADRINHAMENTOS POLITICOS, QUANDO ELA CANDIDATOU-SE PARA UM CARGO PARA ESCOLHA DOS EMPREGADOS NA EMPRESA FOI COLOCADA NA “ROÇA” POIS NÃO TEM A MENOR SIMPATIA DOS FUNCIONÁRIOS, SUA GESTÃO COMO PRESIDENTA DA URBS INDICADA POR TANIGUCHI E BETO RICHA FOI UM FIASCO, ASSIM COMO NA SUA ATUAL FUNÇÃO DE DIRETORA MAL PREPARADA, OBSOLETA E ARROGANTE. ESSA MULHER ALÉM DE INCOMPETENTE E PARASITA, É UMA VERDADEIRA MADAME MIM(BRUXA), FAZENDO BRUXARIAS E MARACUTAIAS NOS BASTIDORES DA EMPRESA. PEGA SUA VASSOURA E SUMA DA COPEL SUA BRUXA PARASITA!

  8. NÃO ESQUEÇA QUE VC COPELIANO, É A COPEL, GESTORES PASSAM, GOVERNOS ACABAM,(PORÉM PARASITAS POLITICOS SEMPRE TEREMOS, MAIS EM ALGUNS MENOS EM OUTROS GOVERNOS, INFELIZMENTE NÃO HÁ VENENO CONTRA ESSA PESTE)
    E A EMPRESA COPEL (QUE É VC COPELIANO) CONTINUA ININTERRUPTAMENTE OS SERVIÇOS PÚBLICOS DE GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA, E COMO PATRIMONIO (HUMANO) DESSA EMPRESA COPEL (COPELIANO) MERECEMOS INVESTIMENTO ADEQUADO PARA QUE TODO ESSE PATRIMONIO (INCLUSIVE SEU QUADRO DE SERVIDORES) TENHA SUCESSO NOS DESAFIOS DESSE EMPREENDIMENTO. QUAL A RAZÃO PARA SE INVESTIR EM DIRETORES INCOMPETENTES, QUE ESTÃO LEVANDO A EMPRESA PARA O BURACO COM COMPRAS INFUNDADAS E EM SALÁRIOS EXORBITANTES REMUNERANDO ESSA GENTE QUE ESTÁ DESPERDIÇANDO DINHEIRO PÚBLICO? ESSA GESTÃO PARASITA SE ENCERRA, LESA OS COFRES DA EMPRESA, ENQUANTO O COPELIANO QUE É A PEÇA PERMANENTE DA EMPRESA( A FORMIGUINHA QUE TOCA ESSA MÁQUINA), É PORCAMENTE REMUNERADO.
    PARALIZAÇÃO JÁ, NÓS SOMOS A COPEL E NECESSITAMOS DE ADEQUADOS INVESTIMENTOS EM NOSSO SALÁRIO PARA QUE ESSA EMPRESA FUNCIONE. INVESTIMENTO NAS FORMIGAS E VENENO AOS PARASITAS, PARALIZAÇÃO JÁ!!

    • quepateta disse:

      Lembrem que muitos que chegam lá em cima, viraram parasitas ao sentir o gostinho do poder e de mais erário. Também tem gente que não tem cargo, mas anda com alto salários por ser compadreado. Sai o governo, mas os compadreados ficam disseminando, corroendo a verda, querendo os louros, a cada mudança de diretoria ou na politica. Pena quem fica e tem que trabalhar para o engodo dos que raptam uma idéia, marketeiam-se sem o devido direito autoral.

  9. ricardoclima disse:

    Boa tarde a todos,

    Levando em conta a liberdade de expressão e também, considerando o respeito mútuo dos colegas de trabalho que aqui já se manifestaram, gostaria de deixar aqui minha simples opinião.

    Tomando por base informações amplamente divulgadas tanto pela empresa quanto pelos sindicatos, concordo plenamente com nosso colega DOIDO2012. Pelo andar da carroagem acredito que temos muito a perder se mantivermos essa ideologia de votar “NÂO”.

    Eu voto SIM e farei campanha pelo mesmo resultado.

    Digo isto baseado em decisão favorável a empresa julgada pelo ministério do trabalho quando do dicídio em um ano lá atraz.

    A pergunta que não quer se calar é: Será que a proposta da empresa é tão ruim assim? Não é melhor pegar os 5.58% de aumento mais o abono ofertado, do que batalharmos por aumento real e corrermos o risco de perder todas as outras ofertas em troco dos 5.58% que seria determinado pela justiça em caso da empresa cumprir o comunicado e deixar ir para dicídio?

    Espero não ser linchado por ter dado a minha opinião!!!

    Abraço a todos

    • quepateta disse:

      A empresa está no direito, apenas reposição e ajuda com o matafome ou calaboca, ou corrompe o humilde menos esclarecido ou necessitado.
      O que me funda a cuca é que então a Cople não fale aos burricos que carregam seus altos,gostosos,renovados anualmente salarios com o “Muito bom”. Bolinho pra voce.. Pura hipocrisia. A Copel tem sido lucrativa há decadas e assim continua. Mas a administração de hoje quer os louros. Mas Gente, ponham o cabresto e olha a cenoura na sua frente, vai? No futuro da aposentadoria será minguado. Diga sim e ainda bem que quem diria o governo pagará seus remédios devido a carga que voce levou a mais nos anos de lida. E daí, cuide da laboral aos 60 anos Tá bom?

    • ricardoclima,
      Se for a juízo, coisa pouco provável, juiz nenhum no mundo dará sentença desfavorável aos copelianos.
      A Copel coloca que podemos perder os direitos e que a negociação começa do zero, mas isso não é verdade. É mais uma forma de terrorismo e pressão para convencer os funcionários a votar a favor da proposta.
      Uma vez que os economistas e secretárias já aceitaram a proposta, o judiciário não concederá menos que isso (princípio da isonomia).
      Pensar em ganhar um “aumento” igual ao INPC é assumir perda. Ou você acha que a sua, a minha ou a inflação de qualquer funcionário da Copel fica somente nisso?
      Escolas sobem 10% ao ano, alimentação subiu 10%, transporte sobe mais que isso, e por aí vai…
      Claro que vale a pena tentar brigar por mais. Afinal, isso reflete em seu salário daqui pra frente. Abono vem e um dia pode não ter mais. Não “agrega” a longo prazo. Não gera direito adquirido.

  10. kdmeudinheiro disse:

    Olha! Eu sei e repeito muito que cada um tem sua opinião! Mas gostaria de deixar a minha aqui.
    Se todo copeliano começar a pensar igual ao nosso amigo acima o que vai acontecer:
    – Vai chegar uma hora em que a empresa vai oferecer o abono e nada de aumento, pois como a maioria se individa, aceita a proposta e o salário acaba na situação que está hoje, todos reclamando pedindo reajuste para perdas nos últimos anos, e claro a Copel não da nada.
    – Vão acabar por perder tudo aquilo que já foi conquistado por outros copelianos, como o anuênio, dupla função e outros tantos, por causa de dívidas feitas sem pensar. Conselho! Da próxima vez, não conte com este dinheiro! Ele é uma bonus Lembra! Pode não vir!
    – Para quem está lendo isto aqui, saiba que também preciso muito do abono! Mas prefiro lutar por meus direitos do que “VENDER” eles! Pois é isto que esta Diretoria quer de você Copeliano! ACORDA!!!!!! Enquanto você fica ae se contentando por migalhas jogadas ao vento, ela se esbauda junto com os acionistas o retorno de “SEU” suor, seu trabalho, pois lembre, PL é o Lucro da empresa, lucro vem do trabalho bem efetuado e é o que sobra pagando tadas as obrigações da mesma, portanto, se sobrou dinheiro por trabalho bem feito quem o FEZ?! Por isso mais uma vez ACOOOOOOORDA Copeliano. Sinto muito aqueles que precisam do Abono! Mas lembre-se, amanhão ele pode deixar de ser dado e você não vai poder fazer nada devido ao seu “RELAXO” de não correr atrás dos seus direitos devidos!!!! Eu fico louco quando vejo alguém reclamando de políco neste país e depois leio estes posts! UMA NAÇÃO MERECE O POLÍTICO QUE TEM!!!!
    Portanto, mais uma veeeeez!!!!! ABRE O OLHO!!!!! Do jeito que está amanhã estaremos todos pagando para trabalhar na Copel!!!! Putz……

  11. Pessoal, isso a situação horrivel dos atendentes 4 Jrs,! Cade o plano de carreira! Mais de 1 ano e nada! O vale alimentação pela metade! Se muita gente reclama de tudo isso, imagina quem ganha R$638,00 mais R$352,00, para sustentar a casa? Sem contar descontos na folha! Situação horrivel

  12. DIGA NÃO AOS PARASITAS!!
    PARALIZAÇÃO JÁ, COPELIANO NÃO ACEITE ESMOLA DESSES CARNICEIROS.
    OLHA O QUE ESSA GENTINHA ESTÁ FAZENDO COM A GENTE, SEUS PLANOS DIABÓLICOS SÃO PARA O ESVAZIAMENTO DA EMPRESA, COM O AUMENTO DA PRECARIZAÇÃO(TERCEIRIZAÇÃO) DOS SERVIÇOS,
    SAIU NA GAZETA E NA REUTERS A MÁ INTENÇÃO DA EMPRESA EM REDUZIR SEU QUADRO DE PESSOAL, SUA FOLHA DE PAGAMENTO EM 2013, A PRECARIZAÇÃO JÁ COMEÇA ESSE ANO COM UM ACT MISERÁVEL, RIDÍCULO, ONDE MENTIRAS ESTÚPIDAS SÃO CONTADAS POR PARASITAS DISFARÇADOS DE ANJOS, DIGA NÃO , VALORIZE-SE COPELIANO. VC É A COPEL, SE ESSA EMPRESA É EXCELENTE É POR QUE VC O FAZ DANDO O MELHOR DE SI, NÃO ACEITE O PIOR, O PÉSSIMO, QUE ESTÁ SENDO OFERTADO POR ESSA GENTE SUJA, VAGABUNDA, DESONESTA E INCOMPETENTE, E SEM VERGONHA NA CARA QUE “TRABALHA” CONTRA A COPEL QUE É VC COPELIANO.

    PARALIZAÇÃO JÁ!! DIGA NÃO

    NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO

    NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO

    NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO

    NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO

    NÃO ACEITAMOS ESSE ACT MISERÁVEL CAMBADA DE PARASITAS!!

  13. piazinho disse:

    Tem gente criando vários nicks para apoiar o sim para que fique a impressão de mais gente aprova esta PROPOSTA INDECOROSA. Mas vai dar NÃO! NÃO!NÃO! NÃO!NÃO! NÃO!NÃO! NÃO!NÃO! NÃO!NÃO! NÃO!NÃO! NÃO!NÃO! NÃO!NÃO! NÃO!NÃO! NÃO!NÃO! NÃO!NÃO! NÃO!NÃO! NÃO!NÃO! NÃO!NÃO! NÃO!NÃO! NÃO!NÃO! NÃO!NÃO! NÃO!NÃO! NÃO!NÃO! NÃO!NÃO! NÃO!NÃO! NÃO!

  14. PARALIZAÇÃO JÁ!! DIGA NÃO

    NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO

    NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO

    NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO

    NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO

    NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO

    NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO

    NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO

    NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO

    NÃO ACEITAMOS ESSE ACT MISERÁVEL CAMBADA DE PARASITAS!!

  15. caras, vcs das 4 horas levarão sorte se a diretoria não remunerar tudo pela metade, meio abono, meio auxilio educação, meio vale-creche, meio adicional de hora extra, meio sobreaviso e meio tudo que tiver. mas não reclamem tanto, um carteiro trabalha 44 horas semanais, trabalha(trabalha, camela mesmo, é chuva, frio, sol) mais de 8 horas por dia e recebe só 900,00 reais, trabalho semelhante ao do nosso leiturista que recebe 1100,00. o jeito é vcs procurarem outro concurso. concordo que os salários na copel estão bem defasados se comparados aos dos bancários (bb e cef), mas se comparado aos dos correios (que ralam mesmo, não trabalham num escritório ou agencia com ventilador ou ar condicionado) vcs não tem do que reclamar. duvido que vcs pensariam em fazer concurso para a ECT(correios)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s