Entenda os prazos de realização de assembleias

Caro colega

Algumas dúvidas surgiram quanto aos prazos para realização de assembleias e às datas marcadas para as eventuais paralisações. Para que não restem dúvidas nem mal-entendidos, esclarecemos:

  • Até esta semana, contávamos com a possibilidade de seguir negociando com a Copel. Como, nesta quarta-feira (24), a diretoria reiterou sua inflexibilidade quanto ao que pedem os trabalhadores, decidimos que é hora de agir. Mas os sindicatos não têm, perante a lei, autonomia para convocar uma paralisação. Isso deve ser feito pelos trabalhadores.
  • A Copel atua em 396 municípios do Paraná. Para que nosso movimento tenha legitimidade, é preciso realizar assembleias em cada localidade, em cada regional. Para isso, é preciso que os dirigentes dos sindicatos se desloquem para conversar com os trabalhadores, ouvir a opinião deles, e finalmente votar a pauta da assembleia.
  • Some-se a isso o fato da Copel liberar poucos empregados para a atividade sindical (muitos dos dirigentes trabalham normalmente e precisam de autorização das gerências para se ausentarem e atuarem em defesa do corpo dos empregados).
  • Estamos realizando as assembleias em todo o Paraná em 11 dias úteis. É um prazo bastante enxuto e razoável. Para que se tenha uma ideia, apenas em Curitiba são 14 assembléias.
  • Uma vez aprovada uma eventual paralisação, é preciso cumprir prazos legais. É preciso notificar a empresa com 72 horas de antecedência. E, muito importante, essa notificação só pode ser feita após contagem dos votos da assembleia que definiu a paralisação. É lei, e não podemos atropelar a lei. Além disso, é necessário manter 30% do quadro atuando nas áreas essenciais, eleger comissão e organizar a logística do movimento.
  • Enquanto tudo isso ocorre, estamos trabalhando em outra frente: seguimos tentando retomar a negociação com a empresa, estamos mobilizando a imprensa e lideranças políticas para se unirem a nós nessa luta.
  • Por fim, reafirmamos nosso compromisso de defender os interesses dos copelianos. É a eles, e só a eles, que somos leais. Foi graças à união das 17 entidades, e a mobilização dos trabalhadores, que estamos perto de dar um passo importante para mostrarmos que estamos cansados de desrespeito ao que é nosso direito. Se já chegamos até aqui, agora é hora de redobrarmos a união, a mobilização. E, também, de termos paciência. Os resultados de uma luta como a nossa não aparecem do dia para a noite. Mas, se esmorecermos, voltamos à estaca zero.

Conte conosco. Se ainda tiver dúvidas, ligue para o seu sindicato, converse com um dirigente. Esse é o momento para isso.

Anúncios
Esse post foi publicado em ACT 2012/13, Notícias do Coletivo. Bookmark o link permanente.

12 respostas para Entenda os prazos de realização de assembleias

  1. GREVE JÁ, É PRA ONTEM, ONDE JÁ SE VIU TANTOS GASTOS COM ESSA DIRETORIA INCOMPETENTE, COMPRANDO AVIÃOZINHO, COMPRANDO EMPRESA FALIDA, DIRETORIA HIPÓCRITA, DESONESTA, ESTÁ NEGANDO AO TRABALHADOR QUE A CARREGA NAS COSTAS, CARREGA ESSE BANDO DE PILANTRAS, PARASITAS POLITICOS, COM DISCURSOS NA ÉPOCA DE CAMPANHA QUE IRIA “FORTALECER” AS EMPRESAS ESTATAIS E SEUS SERVIDORES. O QUE FEZ ENTÃO? FORTALECEU (ENRIQUECEU)O BOLSO SÓ DOS PILANTRAS, ESQUECENDO-SE DA SUA FORÇA DE TRABALHO QUE FAZ ESSA EMPRESA DE FATO EXISTIR.
    GREVE JÁ, AGORA , MAIS DO QUE NUNCA, CHEGA DE ESMOLA PRA FORÇA DE TRABALHO (RAZÃO DESSA EMPRESA EXISTIR E FUNCIONAR MUITO BEM) E CHEGA DE MILHÕES AOS GESTORES POLITICOS INCOMPETENTES E DESONESTOS, QUE TEM LEVADO A EMPRESA AO BURACO COM AQUISIÇÕES ABSURDAS E SALÁRIOS EXORBITANTES PARA REMUNERAR TANTA GENTE INCAPAZ, CPI NESSA DIRETORIA DESONESTA JÁ!!
    GREVE, GREVE , JÁ!! PRA ONTEM.
    CPI NA DIRETORIA DESONESTA JÁ!! MINISTÉRIO PÚBLICO NO ENCALÇO DESSA TURMA DE PARASITAS JÁ!!

  2. joao84 disse:

    Bacana a iniciativa do sindicato de explicar os prazos, até porque isso nos dá a chance de tentar encontrar pontos de melhoria. Por exemplo, percebi que grande tempo (15 dias pelo menos) são gastos na votação. Será que não poderíamos evoluir para um sistema online de votação, assim como a Fundação Copel, Cipa, entre outros órgãos? Não é tão difícil criar um sistema eleitoral eletrônico ou talvez até exista algum gratuito disponível na Internet. Assim ao invés de 15 dias, levaríamos apenas 8 horas para sabermos o resultado da assembléia.

  3. NÃO ESQUEÇA QUE VC COPELIANO, É A COPEL, GESTORES PASSAM, GOVERNOS ACABAM,
    E A EMPRESA COPEL (VC COPELIANO) DÁ CONTINUIDADE ININTERRUPTAMENTE AOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA, E COMO PATRIMONIO (HUMANO) DESSA EMPRESA COPEL (COPELIANO) MERECEMOS INVESTIMENTO ADEQUADO PARA QUE TODO ESSE PATRIMONIO (INCLUSIVE SEU QUADRO DE SERVIDORES) TENHA SUCESSO NOS DESAFIOS DESSE EMPREENDIMENTO. QUAL A RAZÃO PARA SE INVESTIR EM DIRETORES INCOMPETENTES, QUE ESTÃO LEVANDO A EMPRESA PARA O BURACO COM COMPRAS INFUNDADAS E EM SALÁRIOS EXORBITANTES REMUNERANDO ESSA GENTE QUE ESTÁ DESPERDIÇANDO DINHEIRO PÚBLICO? ESSA GESTÃO SE ENCERRA, LESA OS COFRES DA EMPRESA, ENQUANTO O COPELIANO QUE É A PEÇA PERMANENTE DA EMPRESA, É PORCAMENTE REMUNERADO.
    PARALIZAÇÃO JÁ, NÓS SOMOS A COPEL E NECESSITAMOS DE ADEQUADOS INVESTIMENTOS EM NOSSO SALÁRIO PARA QUE ESSA EMPRESA FUNCIONE.

  4. Quanto ao questionamento do trabalhador sobre a votação eletrônica, a Copel ofereceu o sistema para os sindicatos. Acontece que não é uma eleição, é uma assembléia onde a votação só deve ocorrer após ser tiradas e explicadas todos os ítens, para que não reste nenhuma dúvida sobre a proposta. Tenho certeza que a proposta tem cláusulas que retiram direitos, por isso é que o trabalhador deve comparecer na assembléia , e votar consciente da sua posição.

    • joao84 disse:

      Na minha humilde opinião, acho que as dúvidas deveriam ser tiradas antes de ir para eleição. Até porque, a pessoa precisaria ir até o site do sindicato se informar de como será o processo de votação, cadastrar senha, etc. Nesse ínterim é que caberia tirar dúvidas sobre a proposta. Já no dia do SIM ou NÃO seria só votar mesmo…

  5. Pra mim o nosso sindicato continua nos enrrolando, com esse papinhode legaliidade, vão senhores sindicatos, corram o Paraná e relizem assembleias o qto antes sei que sao varias cidades no Paraná, e os bancários que são varias cidades no Brasil! me expliquem como eles fazem greve relampago? Vocês estão trabalhando a favor da empresa, quando chegar na hora de votar visto a demora disso que vocês estão, a maioria, principalmente os funcionários mais novos vão aceitar essa bosta desse acordo, porque vocês mataram todo mundo no cansaço, acredeitei em vocês, achei que vocês realmente estavão do nosso lado esse ano, até falei para outras pessoas que vocês se superaram esse ano, mas me enganei, principalmente nós de curitiba o nosso Sindenel é um fiasco, e depois querem que os funcionários se filiem, vocês não merecem filiação, vocês não fazem nada, estão mais me parecendo sindicatos dos patrões!

  6. Bah caras, vocês perdem tempo aqui ainda. Isso nunca dá em nada. Na primeira votação, o povo não vai aceitar a proposta. Depois, a Copel vai dar ganho de 1% e, como estará próximo ao fim do ano e todo mundo precisando de dinheiro, vamos aceitar a proposta. Todo ano é assim. Só depois que saírem da empresa os registros menores de 40000 é que poderá acontecer greve.

    • grandenamoita,

      A empresa mudou. Lembra-se do ano passado?
      Não houve aumento real. A empresa chegou a soltar um vídeo (nunca fez isso antes).
      As coisas estão diferentes. Pra pior, é verdade. ;(
      Os sindicatos estão juntos, temos mais força.
      Esperamos que seja possível conseguir mais da empresa. Mesmo porque, até o momento, a Copel mostrou-se rígida e sem possibilidade de negociação.
      Só nos unindo conseguiremos algo em nosso favor.

      • Leandro, tu é um cara novo de empresa e não sabe da missa, a metade. Essa “união” nunca existiu. O que existe é conveniência de interesses. O pessoal mais velho, enquanto ganhava muitas vezes mais que os mais novos, não queria saber de união. Agora, depois da equiparação que ocorreu ano passado, querem união, querem greve, querem revolução cubana na Copel. Assim é fácil.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s