Mesmo com “cenário desfavorável”, Copel diz ter “proposta estruturada” para comprar empresa em dificuldades

O Departamento de Relações com Investidores da Copel, aparentemente, não foi avisado sobre o “cenário que não se apresenta muito favorável, que não dá condições para ganho real” para os trabalhadores da empresa no Acordo Coletivo de Trabalho 2012/13.

Em comunicado ao mercado acionário emitido no último dia 17, esse Departamento comunica que “protocolou junto à Aneel correspondência informando que, em parceria com a Energisa S/A, tem interesse na aquisição do controle acionário do Gupo Rede.”

Diz o comunicado, textualmente: “Copel e Energisa, na condição de ‘sócios estratégicos’, asseguram poder fomular proposta devidamente estruturada, respaldada por advisor financeiro de reconhecimento internacional, e que será tempestivamente, de acordo com os procedimentos legais e regulatórios, colocada à disposição para análise dos envolvidos na transação.”

Tem mais: “A referida proposta prevê aportes financeiros iniciais, de forma a garantir a continuidade do serviço público de distribuição de energia elétrica e demais atividades e compromissos decorrentes das concessões outorgadas ao Grupo Rede, bem como plano de reestruturação e saneamento para o médio e longo prazos.”

É uma ótima notícia, para a Copel. Mas não condiz com o “cenário desfavorável que não dá condições para aumento real”, não é mesmo? E, afinal, estamos um tanto confusos: qual das duas versões sobre a saúde financeira é a real? A que a direção conta para nós, trabalhadores, ou para os acionistas?

Anúncios
Esse post foi publicado em ACT 2012/13, Notícias do Coletivo. Bookmark o link permanente.

12 respostas para Mesmo com “cenário desfavorável”, Copel diz ter “proposta estruturada” para comprar empresa em dificuldades

  1. gutaguta disse:

    Meu caro, nas bases, o que se ouve falar é o desejo de uma paralização de advertencia…, tanto eletricistas, quanto tecnicos, é unanime ( a exessao é o supervisor), todos estão desjosos por uma atitude mais energica, queremos mostrar que estamos unidos, fortes e preparados, como foi citado acima, quem faz o sindicato é a base, maS A BASE ESTA MOBILIZADA, apenas aguardamos um norte que esperamos o sindicato nos indicar. Pode verificar nas postagem deste blog, quanto se fala que queremos paralizar a atividade para advertir o empregador. O sindicato não pode fazer vistas grossas a isto, pois esta aqui escrito para quem quiser ver, ler e entender.
    Hoje o momento na base é diferente, somos hoje uma base unida, e queremos o nosso valor, cansamos das migalhas, estamos cansados, e queremos o que é justo.
    E as postagem aqui no blog surgiram efeitos, hoje em varias areas houveram reunioes com os gerentes, os quais foram incubidos mais uma vez de nos empurrar guela abaixo o acordo da copel, e de nos pintar um cenario pessimista e dubio sobre o futuro da copel. Veja, eles estao com medo, pois sabem que somos fortes. Então companheiro, vamos a luta, vamos mostrar quao grande somos. PARALISAÇÃO JÁ!

  2. Que bom que o trabalho dos Copelianos podem possibilitar negócios desse porte.
    Pena que a contra-partida é aquilo verificado nas reuniões dos sindicatos com a empresa.
    Cuidado com o divisionismo. Já ouvi buchichos sobre assembléias segmentadas as escuras para dividir a categoria mais uma vez, por mais um ano.
    Isso é que acaba com as nossas perspectivas de poder melhorar uma pouco o rendimento do copeliano.

    • Gilberto,
      A empresa usa as ferramentas que tem. Inclusive fomentar comentários entre funcionários para que ocorram cisões e enfraquecimento.
      Os Sindicatos estão unidos e só ocorrerão Assembléias se houver o entendimento que todos os Sindicatos compareçam. Não há porque algum dos 17 Sindicatos realizarem Assembléias em separado.
      Lembre-se que estamos em um jogo de poder. A empresa quer mostrar aos funcionários que PODE e MANDA. Mas lembre-se que nem a Direção da Copel, nem seus acionistas podem passar por cima da Lei.
      Da mesma forma, não somos obrigados a aceitar as condições impostas pela empresa. Isso mesmo: IMPOSTAS. Há anos a Copel não negocia, há anos a Copel não cede. Ou é do jeito que a Copel quer, ou não há acordo.
      E, este ano, os Sindicatos, com o respaldo dos Copelianos, resolveram não mais aceitar esta forma de condução do processo de ACT. Ou há negociação, ou não há sentido em utilizar a palavra ACORDO.

  3. “Exorto-vos agora . . . e que não haja entre vós divisões, mas que estejais aptamente unidos na mesma mente e na mesma maneira de pensar.” 1Cor 1:10

  4. Estamos junto na luta. A parte da linha de frente da empresa nem mesmo é reconhecida pela companhia e agora nesse momento mais uma vez junto com demais colegas será subvalorizada e tratada com descaso. Salários menores que empresas privadas, esse é o cenário e ainda sem ganho real. É hora de mobilização, paralização já! Chega de descaso. Atendimento: é hora de exigir seu lugar de valor… Sem negociação, vamos à paralização….

  5. pibecopel disse:

    Pessoal, queria colocar mais uns pontos nessa discussão. Estas ditas “reflexões sobre os impactos da MP 579 na Companhia” que a Diretoria diz que devem ser levadas em conta no Acordo Coletivo simplesmente não existem, sabem por que? Porque neste momento nem a própria Diretoria conhece todos os impactos que esse novo modelo terá. Existem muitos pontos que não estão totalmente esclarecidos, tanto que todos os agentes do setor tem discutido sobre as mudanças que ocorrerão. Portanto ao invés de argumentos vagos, eu e muita gente do setor eletrico gostaria de saber que tipo de reflexões que devem ser levadas em conta.
    Outra coisa, mesmo que estas medidas sejam negativas para a Copel, se aceitarmos este argumento para abrirmos mão de ganho real, então devemos assinar um acordo sem aumento real pra este ano, ano que vem, e depois e depois… Porque esta não é uma situação passageira, é um modelo novo, que não deverá ser alterado nos próximos anos.

    • Pois é… Esse foi um dos argumentos que usamos na mesa de negociação.
      Aliás, já estamos há muitos anos ouvindo da Copel que o cenário não é favorável, que existem muitas incertezas. Que se houverem aumentos, ocorrerão impactos na perenidade da empresa.
      E, ano após ano, a empresa cresce. Aumenta fatureamento. Aumenta lucro. Cresce geograficamente.
      Se olharmos para trás, veremos que ano após ano fomos logrados pelos gestores da empresa. Economizam ao nos dar aumentos. Garantem mais dinheiro no caixa para gerar negócios e para aumentar os lucros.
      Até quando vamos permanecer nessa situação? Até quando vamos deixar a “mãe” Copel abusar de nossa boa vontade?

  6. sleestaks01 disse:

    “A dedicação de nossos eletricistas é o diferencial que levou a Copel a receber o prêmio Melhor Avaliação pelo Cliente pela Abradee este ano. Por isso, acredito no talento e preparação desses copelianos no Rodeio”, explicou o diretor.
    Digo eu: enquanto isso a Copel não aparece nem perto nas 100 melhores empresas para se trabalhar no país.. estranho, não?

  7. joao84 disse:

    Um passarinho me contou que cada gerente recebeu 1 salário de gratificação pela conquista do Prêmio Abradee e a diretoria teria recebido algo entre 100 mil e 1 milhão de reais cada um. Você, eletricista que foi o “diferencial” pra essa conquista, recebeu quanto mesmo?

  8. NÃO ESQUEÇA QUE VC COPELIANO, É A COPEL, GESTORES PASSAM, GOVERNOS ACABAM,
    E A EMPRESA COPEL (VC COPELIANO) DÁ CONTINUIDADE ININTERRUPTAMENTE AOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA, E COMO PATRIMONIO (HUMANO) DESSA EMPRESA COPEL (COPELIANO) MERECEMOS INVESTIMENTO ADEQUADO PARA QUE TODO ESSE PATRIMONIO (INCLUSIVE SEU QUADRO DE SERVIDORES) TENHA SUCESSO NOS DESAFIOS DESSE EMPREENDIMENTO. QUAL A RAZÃO PARA SE INVESTIR EM DIRETORES INCOMPETENTES, QUE ESTÃO LEVANDO A EMPRESA PARA O BURACO COM COMPRAS INFUNDADAS E EM SALÁRIOS EXORBITANTES REMUNERANDO ESSA GENTE QUE ESTÁ DESPERDIÇANDO DINHEIRO PÚBLICO? ESSA GESTÃO SE ENCERRA, LESA OS COFRES DA EMPRESA, ENQUANTO O COPELIANO QUE É A PEÇA PERMANENTE DA EMPRESA, É PORCAMENTE REMUNERADO.
    PARALIZAÇÃO JÁ, NÓS SOMOS A COPEL E NECESSITAMOS DE ADEQUADOS INVESTIMENTOS EM NOSSO SALÁRIO PARA QUE ESSA EMPRESA FUNCIONE.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s