Unidos, 17 sindicatos entregam pauta unificada para Acordo Coletivo de Trabalho 2012/13 à Copel

Diretores de 17 sindicatos entregaram nesta quarta-feira (22) a pauta unificada de reivindicações dos trabalhadores da Copel para o Acordo Coletivo de Trabalho 2012/13 ao superintendente de Recursos Humanos da empresa, Luiz Carlos Cavanha Junior.

A pauta tem como itens principal um reajuste salarial de 8,5%. Além disso, pede correção salarial de 16,21%, para repor perdas por acordos com reposições inferiores à inflação celebrados entre 1994 e 2012, segundo cálculo do Diesse.

A volta do Adicional por Tempo de Serviço e um auxílio-alimentação de R$ 750 também estão na pauta econômica (clique aqui para ler todo o documento).

“Este ano, 17 dos 19 sindicatos se uniram para formular uma pauta unificada, a partir das reivindicações que coletamos na base”, explica Claudeir Fernandes, diretor-presidente do Steem, de Maringá. Apenas os sindicatos que representam secretárias e economistas se recusaram a aderir à negociação em bloco.

“Além disso, estamos propomos um jeito diferente de negociar. A pauta foi dividida, e a parte econômica será prioritária. Ou seja: estes itens serão os primeiros a ser discutidos. Cláusulas administrativas ficarão para um segundo momento”, afirma Claudeir.

“Por fim, a votação também será diferente. Os sindicatos não mais divulgarão resultados separadamente. Eles serão divulgados de forma unificada, tendo como base todo o corpo de empregados da empresa”, diz.

“Com os sindicatos que representam a imensa maioria dos copelianos unidos e defendendo uma só pauta e uma discussão que priorize as cláusulas econômicas, estamos mais fortes para representar os interesses dos trabalhadores perante a empresa. Acreditamos que todos só tem a ganhar assim”, argumenta o diretor-presidente do Steem.

Ivan de Oliveira Soares, presidente do Stiecp, de Cornélio Procópio, será o único mediador dos sindicatos na mesa de negociações com a Copel.

Expectativas

“Na entrega da pauta, já encontramos um cenário bem melhor que o do ano passado, com a empresa mais receptiva as negociações do trabalhador. Parece ter ficado claro que, este ano, teremos um Acordo Coletivo de Trabalho negociado entre patrão e empregado, e não imposto pela empresa”, afirma Claudeir. “Fomos recebidos com mais respeito”, atesta Paulo Sérgio Rodrigues, presidente do Sindel, de Londrina.

“Além disso, a SRH informou que já conversa com a direção da Copel quanto à participação de pessoas solicitadas pelos sindicatos no processo negocial, o que ano passado não foi possível”, acrescenta Claudeir.

Anúncios
Esse post foi publicado em ACT 2012/13, Notícias do Coletivo. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Unidos, 17 sindicatos entregam pauta unificada para Acordo Coletivo de Trabalho 2012/13 à Copel

  1. josesouzacruz disse:

    e o plano de cargos para os atendentes de 4 horas?

  2. Cadê o plano de cargos para os atendentes 4 horas? Uma outra dúvida que eu tenho é se o “Pagamento de auxílio alimentação no valor de R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais) mensais a todos os empregados,”, também será para o atendimento 04 horas? Hoje só recebemos metade do VA e do VL, entretanto fazemos as mesmas refeições dos demais funcionários da companhia.

  3. coletivocopel disse:

    Boa parte, José e Rafael. A questão do plano da carreira para o pessoal das quatro horas está atendida no item 24 da pauta, que afirma o seguinte: “A Copel se compromete a revisar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários existente, discutindo com os Sindicatos as melhorias necessárias em grupo de trabalho específico.” Além disso, atendendo a reivindicações dos sindicatos, a SRH já nos informou que o plano irá contemplar o pessoal de quatro horas até o fim do ano. Seguimos cobrando. Abraços.

  4. Pingback: ACT 2012/13: Copel sinaliza com início das negociações no dia 9/10 |

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s