Celso Nascimento de olho vivo no “Aerobeto”

(31/07/2012 – Gazeta do Povo) A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) quer explicações da Copel sobre a compra do turbo-hélice King Air por R$ 17 milhões encomendado no início do ano. Antes mesmo de receber o avião (só será entregue em dezembro), a Copel firmou convênio com a Casa Militar do Palácio Iguaçu, por meio do qual a aeronave será utilizada pelo governador, gratuitamente.

A Aneel – que fiscaliza o setor energético com foco na defesa do consumidor e na regularidade administrativa das concessionárias – faz uma série de questionamentos à Copel. Argumenta que o avião é uma nova e cara fonte de despesas. Logo, ou seus custos recairão sobre a conta dos consumidores de energia ou, então, reduzirão os lucros dos acionistas, dentre os quais investidores privados. Mais: se o avião será mais usado pelo governador do que pela diretoria da empresa, este é um sintoma de que a Copel não precisava de um avião próprio.

Enquanto a Copel se vê obrigada a dar explicações à Aneel, tramita na Justiça desde novembro do ano passado uma ação popular impetrada pelo deputado Tadeu Veneri (PT) que pede a suspensão da compra. Entre os argumentos, Veneri cita a suspeita de que o edital já nasceu viciado, pois apenas uma empresa poderia fornecer o modelo com as especificações definidas. Segundo o parlamentar, só a fabricante Beechcraft poderia concorrer – previsão confirmada dois meses depois.

Clique aqui para ler a coluna de Celso Nascimento na edição desta terça-feira (31) da Gazeta do Povo.

Anúncios
Esse post foi publicado em Saiu na imprensa. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s