Dieese: maioria das negociações tem ganhos reais em 2012

A maioria das 238 negociações salariais fechadas no País até junho de 2012 rendeu ganhos reais aos trabalhadores. Levantamento realizado pelo Dieese mostra que 96,2% dos contratos entre patrões e trabalhadores terminou com reajustes acima da inflação. Além disso, apenas 0,8% delas terminou com ganhos inferiores à inflação do período.

O Dieese também chama a atenção para o fato de que o ganho real médio está próximo de 2,5%. E mais: 42% das negociações obtiveram ganhos acima de 2%, e uma expressiva fatia de 10% delas teve aumentos acima dos 5% (o maior ganho real registrado até o momento supera os 9%).

“Mesmo num cenário de crise internacional, incertezas no horizonte e redução do ritmo de crescimento econômico nacional, verificamos resultados expressivos, inclusive acima dos de 2010, que foi um ano de crescimento de mais 7% do PIB”, analisa Fabiano Camargo, economista da subseção do Dieese no Senge-PR, em Curitiba.

Para Camargo, fatores como baixa inflação, mercado de trabalho aquecido, baixa taxa de desemprego, escassez de mão de obra em alguns segmentos, avanço do salário mínimo e de pisos regionais contribuem para os bons resultados.

E na Copel? Os sindicatos já começaram a discutir a pauta e a estratégia para a campanha salarial 2012/13.

Mas não depende só de nós. Você é e faz o seu Sindicato, trabalhador. E, neste momento de reivindicações, é preciso que sua voz seja ouvida – por nós e, principalmente, pela direção da Copel.

Nunca é demais repetir: a união faz a força.

Anúncios
Esse post foi publicado em ACT 2012/13, Notícias do Coletivo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s